Usuário:Rjs.silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Associação Musical de Cabanas de Torres
Informação geral
Origem Cabanas de Torres
País Portugal
Gênero(s) Banda Filarmónica
Período em atividade 2012 - actualidade

Associação Musical de Cabanas de Torres 'AMCT' é uma associação sem fins lucrativos da freguesia de Cabanas de Torres, concelho de Alenquer, Portugal.

Historial[editar | editar código-fonte]

A Associação Musical de Cabanas de Torres (AMCT), é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Cabanas de Torres, concelho de Alenquer, que surgiu na sequência da iniciativa de um grupo de jovens músicos, pais e junta de freguesia de Cabanas de Torres, onde a vontade de criar uma escola de música já existia há algum tempo. Fundada a 19 de Abril de 2011, esta associação tem como principal objectivo o ensino da música aos mais jovens, tanto da freguesia como das áreas mais próximas, de forma a ocupar os seus tempos livres e proporcionar-lhes contacto com o universo musical. Criadas as condições suficientes e necessárias para o seu funcionamento, a AMCT deu início à sua actividade no mês seguinte, através da sua escola de música e formação da sua banda filarmónica.

Actualmente, a AMCT conta com um universo de aproximadamente 300 associados, dos quais 94 são alunos da escola de Música. Estes números, tendo em conta a curta história desta associação são indicativos da grande aceitação por parte da comunidade envolvente.

Das várias valências da AMCT faz também parte uma Banda Filarmónica que tem ao longo deste últimos dois anos dado provas da sua qualidade, tendo sido convidada para actuar em várias Romarias do Concelho de Alenquer, mas também em Palcos de maior exigência, como o caso do Tivoli, onde actuou em conjunto com a Orquestra Sinfónica Juvenil. Actualmente a Banda Filarmónica proporciona um ciclo de concertos com uma periodicidade trimestral. Além dos dois grupos mencionados anteriormente, a AMCT acolhe outros projectos musicais que cresceram dentro de portas - quarteto de cordas da AMCT e o Ensemble Musical.



Outras actividades[editar | editar código-fonte]

Escola de Música da AMCT[editar | editar código-fonte]

A estrutura docente da AMCT é composta por 9 professores que asseguram um leque de classes muito variado. São exemplos destas classes, Piano, Acordeão, Guitarra clássica/Portuguesa, Canto, Sopros, Cordas clássicas, Percussão.

Orquestra Sinfónica Juvenil[editar | editar código-fonte]

A Orquestra Sinfónica Juvenil da AMCT, integra várias classes de alunos da escola de música desta associação.



Banda Filarmónica da AMCT[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2011, a banda filarmónica da AMCT realiza o seu primeiro serviço, numa localidade próxima do concelho de Rio Maior. Em Janeiro de 2012, a banda filarmónica saúda todos os seus associados, familiares e amigos com um concerto de ano novo, na igreja de Cabanas de Torres.

A 6 de Maio de 2012, é estreado o seu fardamento, comemorando assim o primeiro aniversário desta associação. O momento é assinalado com uma missa para benção da indumentária e também um concerto na localidade de Cabanas de Torres.


Ensemble AMCT[editar | editar código-fonte]


Quarteto de Cordas da AMCT[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Categoria:Bandas filarmónicas