Usuário:Teles/Sim ao IP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isso ainda é um rascunho... não espere uma tese de doutorado ¬¬

Todos usuários da Wikipédia devem possuir os mesmos privilégios editoriais não importa qual o nível de acesso que possuem. Consta nos princípios fundadores a habilidade para qualquer pessoa editar (a maioria dos) artigos sem registrar-se. Algumas vezes, os artigos são protegidos para impedir edições de IP. Isso, entretanto, é feito pela incapacidade dos usuários de vigiar um grande número de edições ou para impedir ações maliciosas de IP ou contas recentes. Assim como edições maliciosas são evitadas nessas proteções, também são impedidas edições benéficas de outros IP que poderiam editar adequadamente. É verdade que a maior parte dos vandalismos é proveniente de editores sem registro. Isso ocorre, pois muitos não querem ter o trabalho de criar uma conta. Entretanto, não podemos generalizar e reduzir a importância de um comentário ou edição de IP pelo fato de ele ser um IP.

A criação de uma conta oferece ao editor certas vantagens, mas não oferece mais direitos. Editores que editam sob IP não devem se ver obrigados a criar uma conta e qualquer argumento sobre suas edições que leve em conta o usuário e não a edição em si deve ser caracterizado como Ad hominem, pois não foi construído utilizando qualquer base racional. Se a edição parece válida, se parece ser bem intencionada, não há razão para dizermos que ela é menos importante, nem podemos nos dar ao luxo de considerar tal contribuição desnecessária, algo que seria contra o espírito da Wikipédia.

Devemos sempre ter em mente que, atrás do endereço de IP que vemos nos históricos, existe também uma pessoa editando. Não há garantia de que ocorra uma melhora de comportamento, nem na qualidade de edição após criação de conta, o que se mostra verdadeiro pelos inúmeros vandalismos que são feitos por usuários registrados.

A:CCC