Usuário:Tiagormiguel/exercicio 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Logística do campeonato do mundo de futebol[editar | editar código-fonte]

A logística existente na elaboraçao de um evento como o campeonato do mundo de futebol é conhecida como logística desportiva.

A logistica desportiva tem como principal objectivo garantir uma eficaz gestão de recursos, equipamentos e informações, necessarias à execução de todas as actividades importantes a uma realização de um evento desportivo com sucesso.

Objectivos[editar | editar código-fonte]

Os objectivos principais da logística no planeamento de um campeonato mundial são:

- Criar um ambiente seguro para os atletas, espectadores e trabalhadores deste evento.

- Criar uma experiência positiva e agradável para todos.

Apesar de estas ideias parecerem básicas, não são necessariamente fáceis de cumprir. O facto de estarem dependentes de vários factores, tais como voluntários (sem conhecimentos e competências) que oferecem os seus serviços, das várias empresas que criam uma dificuldade de gestão devido a agenda de cada uma e das limitações físicas dos estádios onde e realizam os jogos.

Outro factor e talvez o mais importante de todos é o tempo. À medida que a data do evento se aproxima, mais prioritárias se tornam as necessidades, criando stress e desgaste físico para todos os responsáveis e trabalhadores que correm intensivamente contra o tempo.

Para uma boa solução contra estes factores são criados planos estratégicos organizacionais pela parte da logística, que definem prioridades e necessidades organizando e distribuindo tarefas pelos funcionários de modo a conseguir criar um equilíbrio entre os mesmos, para que possa estar tudo devidamente preparado para o início do evento. (WERTERBEEK, 2006, p. 198).

Segurança[editar | editar código-fonte]

A organização responsável pelo evento deve ter em estabelecer altos padrões de saúde e segurança de modo a manter intactas a reputação e imagem do evento, de todas as pessoas responsáveis e mesmo do país anfitrião.

Para um campeonato do mundo a procura de riscos começa com 3 ou 4 anos de antecedência pela parte das seguradoras e pelas equipas responsáveis pela segurança do evento que analisam factores como saídas de emergência, tácticas para controlar o publico no caso de conflitos. São também analisados outros factores tais como catástrofes naturais que leva a uma organização de planos de emergência para o caso de acontecer, e de planos de prevenção para o caso de um ataque terrorista. (INSURING2006).


Fases de planeamento[editar | editar código-fonte]

O planemento de um evento como o campeonato do mundo de futebol e dividido em fases.Essas fases são as seguintes:

Objectivos[editar | editar código-fonte]

Nesta fase apenas se determina o que vai ser o evento e quais os objectivos a cumprir. Esta é a fase inicial do projecto e nela não se planeia nada


Conceito[editar | editar código-fonte]

Começa-se a criar o design de todo o evento tendo em consideração todos os factores como a dimensão do evento, o país anfitrião, os estádios evolvidos na prova e o publico alvo. Nesta fase também se tem em estudo outros factores como os patrocinadores do evento.

Praticabilidade[editar | editar código-fonte]

É nesta fase que todo o design do evento é testado, para isso são criadas algumas das seguintes sub-fases:

  • Identifica-se quem é responsável pelos vários objectivos a cumprir
  • Identifica-se os recursos necessários, tais como recursos humanos, equipamentos, marketing, etc..
  • Determinam-se os parceiros que podem ser uma mais valia a nível financeiro e operacional
  • Faz-se uma analise de custos contra proveitos para garantir fundos necessários não só à manutenção dos estádios, mas também de todo o resto do planeamento.


Avanço[editar | editar código-fonte]

Nesta fase do projecto é feito um estudo de tudo o que já foi planeado e é tomada a decisão se o projecto pode avançar ou não. Se for encontrado algum problema o projecto não é cancelado, mas recomeçam-se os passos anteriores de modo a encontrar uma solução. Assim que todos os critérios forem cumpridos o projecto avança para a fase seguinte.


Plano de implementação[editar | editar código-fonte]

Nesta fase só são considerados os factores que são importantes a curto-prazo. Aqui determinam-se as estratégias operacionais: financeiras, serviços, equipamentos, vendas e marketing. São desenvolvidos caminhos críticos e indicadores de performance de modo a incorporar todos os detalhes necessários à realização do evento.

Fase de implementação[editar | editar código-fonte]

Os planos de implementação são executados e o evento começa a ser montado. Mesmo depois de terminada a execução dos mesmos, existem ainda factores importantes a planear.


Entrega[editar | editar código-fonte]

Depois de tudo organizado, é feita a entrega dos estádios e equipamentos às empresas contratadas para que elas continuem a operação de organizar o espetáculo e a realização do mesmo.

Avaliação[editar | editar código-fonte]

É feita uma avaliação de todos os objectivos de modo a verificar se todos foram cumpridos. (MASTERMAN,2004, p. 49).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • WESTERBEEK,Hans; SMITH,Aaron; TURNER,Paul; EMERY,Paul; GREEN,Christine; LEEUWEN,Linda van - Managing Sports Facilities and Major Events. Nova Iorque: Routledge, 2006. ISBN 978-0-415-40108-1. Cap.9

Ver também[editar | editar código-fonte]