Usuário:VítoR Valente/Testes/g

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este livro de estilo (LE) para artigos sobre música serve para incentivar os editores a seguirem um padrão de formatação consistente. Caso esta página não apresente solução para uma questão em específico, experimente apresentar e debater o tópico na página de discussão.

Artigos sobre música variam consoante o leitor a que se destina: alguns são escritos para um público mais amplo em geral; outros, especialmente sobre assuntos técnicos (Hemíola, por exemplo) são para leitores com um conhecimento especializado. Sempre que possível, elabore o seu texto de modo a sua compreensão seja o mais abrangente possível para todos os leitores.

Capitalização[editar | editar código-fonte]

  1. As regras comuns da língua portuguesa para formatação aplicam-se aos nomes de bandas e de artistas individuais (ver Wikipédia:Convenção de nomenclatura/Nomes próprios)
  2. A primeira e última palavra no título de uma canção, álbum ou outro trabalho relacionado devem ser iniciadas com letra maiúscula. Todas as outras palavras intermédias, à excepção das conjunções coordenativas (e, mas, ou, nem), preposições (de, para', no, a, sobre), artigos (uma, a,o), e a palavra para no infinitivo, também devem ser capitalizadas. Note que os verbos curtos (ser) e pronomes (eu, ele, seu) são capitalizados.
  3. A grande maioria dos géneros musicais não são nomes próprios, logo não devem ser capitalizados.
  4. Nas listas de créditos, utilize letras minúsculas para os instrumentos (piano, guitarra, vocais, etc.).

Discografias[editar | editar código-fonte]

  1. Artigos sobre artistas, grupos ou trabalhos devem possuir uma seção apropriada sobre a sua respetiva discografia. Este tipo de seções devem ser subdivididas em álbuns e singles, gravações de áudio e vídeo ou outro sistema simples como é pretendido.
  2. Se a discografia de um artista, grupo ou trabalho se tornar desproporcionalmente grande em relação ao resto do artigo, deve ser movida para uma subpágina em forma de lista (de preferência, intitulada "Discografia de <Nome>").
  3. Não inclua capas de obras musicais, como álbuns, singles ou DVD, pois constitui um abuso de conteúdo protegido que não é permitido pela política de conteúdo restrito.

Listas[editar | editar código-fonte]

  1. Pequenas listas (de composições, gravações, etc.) podem ser úteis em biografias e artigos sobre obras de música. No entanto, caso se tornem desproporcionalmente grandes em relação ao resto do artigo, o seu conteúdo deve ser movido para uma subpágina apropriada em forma de lista.
  2. Artigos sobre géneros musicais não devem possuir listas dos seus intérpretes. Uma lista em separado deve ser criada nestes casos.
  3. Em geral, as listas não devem incluir músicos que não possuam artigo próprio.

Termos musicais italianos[editar | editar código-fonte]

Na terminologia da música, muitas das expressões usadas em português são de origem italiana. Como são estrangeirismos não devem ser formatadas em itálico. Por exemplo:

  • sonata
  • cantata
  • alto

De notar ainda que, quando aplicável, o uso de empréstimos é preferível. Por exemplo:

  • interlúdio = intermezzo
  • falsete = falsetto

Como nem todos os leitores poderão ter conhecimento de certos termos, é aconselhável que utilize ligações internas. Caso o termo não possua artigo, pode sempre indicar a lista de termos italianos em música como referência.

Letras[editar | editar código-fonte]

  1. Letras de músicas protegidas por direitos de autor podem apenas ser utilizadas segundo os termos da política de conteúdo restrito. Caso se aplique, passagens da letra devem ser utilizadas apenas para ilustrar certos pontos que são documentados por referências relevantes.
  2. O uso de listas de excertos provenientes de canções ou outras composições e gravações não é apropriado, bem como qualquer seção que consista inteiramente em citações.
  3. Letras de músicas que sejam de livre uso podem ser utilizadas. No entanto, devem ser incorporadas no artigo para ilustrar pontos específicos e documentados por referências relevantes.

Maior e menor[editar | editar código-fonte]

As classificações "maior" e "menor" devem ser utilizadas como palavras regulares, ou seja, a menos que sejam utilizadas para iniciar uma frase, devem ser grafadas com letra minúscula. As notas musicais devem seguir o mesmo exemplo, uma vez que não são nomes próprios. Abreviações (tais como "Dóm" ou "Si") devem ser evitadas em prosa.

Música popular[editar | editar código-fonte]

Na música popular, os títulos de álbuns e EP devem ser formatados em itálico e os títulos das canções e singles entre aspas: "(I Can't Get No) Satisfaction", da banda The Rolling Stones, foi incluída no seu álbum Out of Our Heads. Os nomes de concertos e digressões devem ser capitalizados e seguirem as regras comuns da língua portuguesa, ou seja, as palavras estrangeiras constituintes devem ser formatadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]