Usuário:Vapmachado/Sala de estudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Divisas[editar | editar código-fonte]

Uma sala de estudo não é uma taberna, mas numa taberna também se pode estudar e aprender. Vapmachado

Provérbios[1]

A apressada pergunta, vagarosa resposta.

A ignorância e o vento são do maior atrevimento.

A razão e a verdade fogem quando ouvem disputas.

Usa e serás mestre.

Locuções latinas e estrangeiras[1]

Duvidando chegamos à verdade.

Errando se corrige o erro.

Convite[editar | editar código-fonte]

Vivemos num mundo imperfeito, de homens imperfeitos (as mulheres, essas são todas perfeitas), porque é que a Wikipédia havia de ser diferente? É possível fazer melhor? Absolutamente. Como? Com a colaboração de homens e mulheres de boa vontade.

Afinal a Wikipédia é de todos e não só de alguns. Todos temos algo de muito positivo para contribuir para o bem comum. Nem sempre tudo corre a nosso bel-prazer? Claro que não. Nem tal é possível. Há alguma empresa, algum projecto que não tenha as suas dificuldades? Quando a montanha não veio até Maomé, não foi Maomé à montanha? Porque não usa o melhor das suas competências para benefício de todos os leitores da Wikipédia? Não é aos seus leitores que a Wikipédia serve?

Faça aquilo que tão bem sabe fazer e que tão útil é para os leitores da Wikipédia. Faça-o com gosto e alegria, mesmo que seja só de vez em quando. O resto, deixe ficar. Outros que tratem e resolvam. Ninguém, só por si, pode endireitar o mundo, quanto mais a Wikipédia (acho que escrevi isto ao contrário).

Gostaria de encontrar algo de novo? Passe pela sala de estudo. Se lhe agradar, apareça por lá, sempre que quiser e traga um amigo também.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

Colaboração na Wikipédia[2][editar | editar código-fonte]

Ajudar as pessoas a trabalhar juntas[editar | editar código-fonte]

O trabalho na Wikipédia é feito por pessoas a trabalharem com outras pessoas, passando ideias entre si, aproveitando o melhor umas das outras, reforçando os conhecimentos e intuições de cada uma e resubmetendo o trabalho umas das outras. É essencial ajudar as pessoas a trabalharem melhor juntas.

Conheça as pessoas com quem trabalha[editar | editar código-fonte]

Conheça bem as pessoas com quem trabalha na Wikipédia e dê-se a conhecer. As pessoas têm que estabelecer ligações entre si e conhecer-se bem umas às outras. O nível de confiança que têm umas nas outras aumenta, quando as pessoas podem contextualizar o quem, o quê, quando, onde e porquê das outras com quem trabalham. O resultado é mais trabalho de equipa e trabalho de melhor qualidade.

Ajudar as pessoas a conhecerem-se umas às outras[editar | editar código-fonte]

As pessoas têm que se conhecer umas às outras. Têm que ser conhecidas fotos, antecedentes, experiência, competências, interesses, ligações Web e histórias. Tem que se saber com quem as pessoas estão a colaborar, para que as outras possam beneficiar dessas ligações, e em que é que estão a trabalhar, para que as outras saibam em que é que estão envolvidas. As pessoas têm que adoptar caixas de editor e terem espaço para aquelas que as outras pessoas lhes queiram atribuir. Têm que ter espaço para mostrar as áreas de trabalho que têm em comum umas com as outras, na medida em que isso contextualiza ainda mais as relações existentes.

Descubra quem pode ter valor para si[editar | editar código-fonte]

Uma grande parte do valor das relações na Wikipédia resulta de ligações com todas as pessoas que não estão directamente envolvidas num mesmo projecto. «A força das relações fracas». São as «relações fracas» que podem desbloquear e acelerar a produtividade do grupo. Estas ligações abrem novas perspectivas, ideias e conhecimentos. Parta duma contribuição para a apresentação do editor e conheça a pessoa. Observe as caixas de utilizador para ter uma ideia do grupo e encontrar possíveis contactos novos. Procure quem tem as competências necessárias para lhe dar as informações necessárias para tomar uma decisão, orientar as ideias ou contextualizar melhor um projecto. Observe que contactos essa pessoa tem, para descobrir novos contactos.

Aprenda observando os que são mais hábeis[editar | editar código-fonte]

Todos aprendemos a fazer melhor observando aqueles que são mais hábeis. Observe e aprenda com aqueles que podem ter valor para si. Ao observar o fluxo de conteúdo útil criado, fica-se, também, a conhecer melhor o que é importante para essa pessoa, como é que abordam certas situações, quais as suas prioridades e decisões. As pessoas podem ajudar outras e aumentar a sua reputação, simplesmente fazendo o seu trabalho.

Mantenha-se actualizado automaticamente[editar | editar código-fonte]

É necessário manter-se em contacto com o maior número possível de editores, mantendo-se actualizado, automaticamente, sobre o que estão a fazer, trabalhar e produzir. Cada pessoa deve manter a sua rede de contactos informada sobre o que estão a fazer, em resultado de um simples subproduto do seu trabalho. A divulgação dessa informação não pode ocupar tempo nenhum.

Um bom exemplo vale mais que mil palavras[editar | editar código-fonte]

Não tenha vergonha de se mostrar, de dizer quem é. Estamos a participar num projecto ímpar do conhecimento. Orgulhe-se disso.

Mantenha a página pessoal actualizada. A página pessoal é o cartão de visita na Wikipédia. É através da página pessoal e de discussão que os demais wikipedistas saberão quem é.

Seja acessível. Deixe alguns meios de contacto (e-mail, MSN, ICQ).

Propostas de Vapmachado[editar | editar código-fonte]

  • 2009 04 12 Onde se lê, devia ler-se:
    • Usuário, Editor (não foi encontrada uma palavra de género neutro)
    • Steward, Supervisor, Delegado, Executivo ou Director
    • Discussão, Conversa

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b SÉGUIER, Jaime de - Dicionário prático ilustrado. Porto: Lello e Irmão, 1973.
  2. FIVE biggest blunders to avoid with enterprise collaboration. Palo Alto, CA: Socialtext, 2009.