Usuária Discussão:Belanidia/2007/Dezembro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Bonifácio

Bom dia. Gostaria que voce desse mais uma olhada no artigo José Bonifácio de Andrada e Silva proposto para destaque. O artigo foi modificado e está bem melhor escrito com mais imagens e organização. Acredito que agora voce terá melhores condições de avaliar ou reavaliar seu voto. Abraços - --Renzo Grosso 14h41min de 1 de Dezembro de 2007 (UTC)

Bela...

...adormecida...?! Querida Lúcia, foi só pra descontrair. Tudo bem? Sim, eu sei que andas bastante ocupada... Quando puderes, hás de escrever-me, certo? Peço-te — ou pessoalmente, ou recomendando-o a outro admin — providenciar o bloqueio do artigo/verbete Gay, que tive a paciência de corrigir e formatar cuidadosamente, mas que está a ser alvo de vandalismos recorrentes. Bjs! EgídioCamposDiz! 22h38min de 1 de Dezembro de 2007 (UTC)


NR

Oi, poderia me dizer pq bloqueou as edições em Eventos Recentes por vários dias, tendo o cuidado antes de reverter minha ultima edição, ou seja, vc não teve intenção de acabar com uma guerra de edições mas de fazer prevalecer a colcação de outros usuarios, no caso o Garavello, desconhecendo que essa mudança toda hora de fotos não é o correto e nem o usual em NR. Sds Machocarioca 17h50min de 2 de Dezembro de 2007 (UTC)


Arena de Barueri

Não há comprovação (ou seja fonte) até esse momento que a prefeitura de Barueri está cumprindo o caderno de encargos da FIFA. Inserir informações sem fontes é tão prejudicial à Wikipédia quanto vandalismo.

Você chama de vandalismo questionar a falta de fontes de um arquivo? Vou colocar novamente o aviso de carece de fontes até você colocar a fonte da informação.o comentário precedente não foi assinado por 189.68.219.155 (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 22h19min de 2 de Dezembro de 2007 (UTC)

Desculpas aceitas. Parabens por combater o vandalismo. Mas a wikipédia é tão grande que as vezes nos perdemos. Eu estou cansado da arrogância de alguns usuários brasileiros que se acham os donos de certos artigos da wikipédia e não aceitam a colaboração de anônimos em artigos, muito menos quando um anônimo questiona e conserta erros, acusando de vandalismo e tentando bloquear IP's. Mas você é aparentemente uma pessoa muito educada e não merecia um comentário tão agressivo da minha parte. Por isso eu também lhe peço desculpas.

Eventos Recentes

Apenas para encerrar, Lúcia. Eventos Recentes não tem regras exatas mas recomendações e costumes. Sou um dos que mais colabora por lá e por isso já me inteirei de como a coisa funciona aqui e em outras. Mudança toda hora significa sim, mudar a cada noticia que entra, não importa a anterior. A foto do Chavez e a notícia foram colocadas num dia e o Caravello colocou esta pifia e irrisoria noticia trocando a foto no outro, o que NÂO É COSTUME nem recomendado ali, para não ser um album de figurinhas, nem em Wiki nenhuma, espero que consiga compreender isso. spera-se sempre a noticia da foto descer e envelhecer mais.

O nosso amigo Caravello é conhecido ali por querer impor na marra suas noticias, muitas delas absurdas e nunca abre mão nem com ponderações e já se meteu em guerra de reversões com vários e foi por toques do Slade e do Alexandrerps que passei a fazer uma espécie de vigilia. Vc não sabe da missa a metade e entrou ali para simplesmente manter o que não é recomendável pelos costumes daqui. E se disser que não é regra eu vou rir, porque vcs mesmo aqui, quando se fala que não há regra para tal coisa, vem com essa conversa fiada de que sicrano é disruptor porque quer avacalhar os costumes daqui e vc acabou de fazer a mesma coisa.

E pq? Vc nem estava aí para a noticia ou procedimentos, foi apenas porque Xavier entrou ali para manter a noticia. Vc não entrou ali por Caravelo, francamente, mas por Xavier. Se fosse exatamente o contrário, vcs, certos administradores (que não tem a menor credencial cultural e intelectual para quererem se sobrepor a quem quer que se ja aqui quanto a conteudo de artigos ou da Wikipedia) iriam retirar a foto e a noticia, me acha algum inocente? Vc me dá argumentos para as coisas como se eu fosse algum lesado, Belissima.

Repito: não é regra ,mas se deve evitar a troca constante de imagens dali, esse é o procedimento aqui e vc errou para ajudar seu protegido. E errou ainda mais, de maneira absurda, ao bloquear a edição ali por tres dias, o que vc nem ninguém tem autoridade para fazer, porque aquela seção tem mudança diária e necessita ter, portanto, não pode ficar bloqueada por dias, e por sinal, claro, foi desbloqueada para que se possa atualizar os eventos. Já fez errado de novo. Vc não foi injusta, foi apenas desinformada e apressada para se juntar ao Xavier. Me deu o direto de amanhã colocar uma foto ali de cabeça pra baixo, e ninguém poder tirar, principalmente vc, porque não há regra pra isso. Entende o ponto? é preciso um bom senso jornalístico ali.

Enfim, agora já foi, a foto já está por ali, ( com uma noticia que não tem em lgar nenhum, só aqui, de tão relevante que é) não tem sentido reverter de novo. Terá que me bloquear para me impedir de fazer o melhor trabalho ali na Eventos Recentes, evitando que editores sem noção jornalistica queiram transformar aquilo numa bagunça, colocando qualquer coisa ali. Evento Recentes, em sua concepção (vá ler na Wiki-en como ele foi idealizado) não comporta essas coisas. Sugiro que da proxima vez, se informe melhor, e procure, uma vez na vida aqui, fazer as coisas pelo que é e não por quem está envolvido. (e sabemos do q estou falando, por fora daqui, certo?)

Ah, fique ótima, eu gosto de vc, e meu tom, apesar de não parecer, é cordial, apenas incisivo como é meu jeito. :-)) Machocarioca (discussão) 05h51min de 3 de Dezembro de 2007 (UTC)


Belissima, autoridade para bloquear a pagina vc tem, lhe deram a feramenta, não foi isso que eu disse, o que não tem é para bloqueá-la por dias, já que ali tem atualização constante, tanto que foi desbloqueada no mesmo dia por necessidade.

Qunto a não dar a minima para as explicações e para a razões de como funciona a ER, deveria ser sua função dar, pois elas lhe explicaram o que acontece. Quanto a não ter entrado ali pelo Fred, me engana que eu gosto, se quisesse apenas acabar com a guerrinha, teria bloqueado o artigo como encontrou, que era na minha versão. Ao invés disso, primeiro reverteu para a versão do Garavello e depois é que bloqueou. Já te disse, não me tome por ingênuo, conta essa pros novatos ou pra tua turminha. Quem é imparcial bloqueia como encontra.

Não se discute costumes na wiki, aplica-se. :-))

Depois vou ver com calma os arigos que me linkou. Sds afetuosas Machocarioca 04h21min de 4 de Dezembro de 2007 (UTC)

Início do item 6 - Regras específicas para IP

Conclusão de itens: 50% 50%

Feliz natal e feliz ano novo! Ainda não acabou Alegre mas estamos quase acabando! E já podemos comemorar por isso!

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

Você pode pode estar se perguntando: "ué, mas e cadê o item 5?" Pois Zé! Ele foi discutido (um pouco sem querer) no item 4.2. Acho que nos empolgamos e acabamos por definir com exatidão a política geral que também abrange bem os limites dos usuários registrados. Agora, precisamos discutir a real exceção: que são os IP.

Sobre o debate anterior, sobre como aplicar o bloqueio

A partir de um ponto inicial bastante complexo, que era como o debate estava estacionado, conseguimos simplificar tudo e definir com clareza suficiente os limites gerais dos tempos de bloqueio. Parabéns aos que analisaram tudo e quebraram a cabeça com o problema!

A conclusão está em Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Tentativa de consenso/Como aplicar o bloqueio#Conclusão. Pode ser que no futuro queiramos fazer alguns ajustes dos tempos limites, por isso ainda não se pode dizer que esses são os tempos definitivos. Mas, os números definidos já formam uma boa referência e tudo que fizemos até agora foi um grande avanço na discussão.

Agora vêm os itens finais!

É isso. O debate para o próximo item está aberto!

abraço e bom debate a todos!

PS: aos que perderam o debate dos itens anteriores:

Aos que não tiveram a oportunidade de participar dos debates anteriores: se ainda houver algo que não concorda ou se tem melhorias a propor, não entre em pânico! Ainda há estas opções para você:

Lembre-se: o consenso pode se alterar, e as políticas da Wikipédia não são escritas em pedra.

--Lipe λ FML 01h24min de 4 de Dezembro de 2007 (UTC)

Opinião

Olá; se possível, poderia dar seu voto aqui e aqui? Obrigado! --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 11h32min de 5 de Dezembro de 2007 (UTC)

Pedido

Poderia por gentileza apagar este título que fiz errado (Usuário:Jurema Oliveira/Usuário:Jurema Oliveira/monobook.js ) , Obrigado Jurema Oliveira (discussão) 20h43min de 5 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá

Olá Belanidia, eu acabei de criar minha conta no wikipédia visando colaborar com artigos do qual eu tenho conhecimento. O problema é que como sou novato por aqui, não sei os segredos do wikipedia, um usuário me recomendou você e eu gostaria de pedir sua ajuda.

gratoo comentário precedente não foi assinado por Pedro São Paulino (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 22h13min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

Chopin Tristeza

Bela, como vai? Estou tendo dificuldades com o Frédéric, principalmente nos trechos que não possuem referência, tanto da en.wiki quanto da es.wiki. Se soubesse alguma coisa de francês, tentaria corroborar os trechos com alguma referência de fr:Frédéric Chopin, mas sem condições. Estou pensando seriamente em comprar umas 2, 3 biografias dele e fazer a coisa de forma correta. Será que esse livro é bom? E esse? --Pedro Spoladore (discussão) 14h16min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

RE:Sysop

Olá Belanídia ! Obrigado pelo apoio, espero utilizar as novas ferramentas como deve ser, e provávelmente vou-te melgar com dúvidas :) Abraço, Carlos MSG 18h21min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

Silveira

  • Pois é… o que se faz nas nossas costas. Palavra que estou espantado. Com que então agora sou suspeito de CheckUser, olha que nem sabia que tinha dupla personalidade. É sempre bom ver que há alguém que nos conhece melhor do que nós a nós mesmos. É evidente que não tenho nada a ver com as personagens em questão. São das ilhas … ainda bem, assim sempre somos mais alguns a contribuir para este trabalho. Não sei quais as razões das suspeitas, mas pelo que posso ver das paginas está relacionado com a votação de Luís Gonzaga de Lancastre e Távora e de José Maria da Piedade de Lancastre e Távora. Ora bem, nunca pensei que ir contra a opinião de algum fosse motivo para tanto falatório. Para pena minha e como já tenho lido pela Wik. a democracia por aqui não existe, é uma pena, pois a democracia é um valor elevado, mas tal como outros valores, este, pelo que parece caiu em desuso. Não tenho nada para me defender pois não tenho nada para ser acusado. Façam o que quiserem, com a Wik. ou sem ela por este mundo continuarei, e a Wik só perde mais um contribuinte. Desde que entrei já fiz alguns milhares de artigos, mas isso pelo que vejo nem tem valor. Primeiro as suspeitas e as acusações e depois, eventualmente, os valores. Despeço-me como sempre com abraços desta vez para os meus eventuais carrascos.

Já agora meu caro Eduardo porque me mandou a mensagem “Bom dia,os resultados do checkuser que efectuei às suas contribuições confirmam que utilizou outras contas para burlar votações, proponho que leia o disposto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:CheckUser/Pedidos_de_verifica%C3%A7%C3%A3o e me diga a acção que pretende tomar no futuro.” A partir do mail Epinheiro <edcorpin@gmail.com> e não me contactou para minha pagina de discussão como é usual ? Vou mandar esta mensagem aos intervenientes neste acontecimento.

Silveira (discussão) 21h39min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

Proposta para sysop

Cara Lúcia, já se passaram cerca de 4 meses quando eu te procurei para te perguntar sobre a sua possível indicação minha para o cargo de sysop. Pois bem, já se passaram 4 meses, amadurecei muito mais, aprendi coisas que ainda não sabia. Sei que estou sendo chato novamente vindo aqui para te pertubar com estas minhas lorotas, mas o que eu queria mesmo saber é: estou preparado para me candidatar a sysop?

Neste domingo (9/12) irei fazer a 2ª etapa do meu vestibular e a partir de segunda-feira já entrarei de férias e assim, poderei ter mais tempo para me dedicar as possíves discussões que irão ocorrer na minha futura sabatina. Se você acha que ainda não estou preparado, não irei ficar magoado, mas gostaria de saber em que pontos eu estou ainda errando, para assim poder consertar e quem sabe numa outra vez poder me candidatar com chances reais de vitória.

Caso esta conversa possa ter sido chata para tu, considere as minhas mais sinceras desculpas, pois o que venho aqui não é fazer pressão para me eleger ou coisa do genero, mas sim pedir um conselho de amiga para uma pessoa tão educada e elegante como tu.

Abraços.

Ycaro Gouveia Ribeiro Fala que eu te escuto!! 12h06min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)

Oi tutora

meu msn eh

robson-correa-camargo@hotmail.com

habla comigo

Robson Camargo (discussão) 04h02min de 8 de Dezembro de 2007 (UTC)

Vandalismo

Olá moça, como vai? Bem, gostaria de saber o quê é possível ser feito ante vandalismos. A única maneira é apagar o erro do artigo ou tem outra forma de sanar o mal? Um indivíduo entra com esse endereço de IP 194.210.64.245 para fazer vandalismos, é possível fazer alguma coisa?

Até logo. Grande Abraço. Bill.baritono (discussão) 07h39min de 9 de Dezembro de 2007 (UTC)

Belanidia, veja isto: [1]. Não tem como cancelar esta votação não? Saudações! Gessinguer hum? 20h03min de 9 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá, Tutora!

Meu MSN é: roytuder@hotmail.com

Para uma tutoria dinâmica, né?

Tutoria

Boa tarde Belanidia! Sobre a Wikipédia tenho algumas dúvidas, talvez sejam até tolas, mais necessito de ajuda. Li e ainda estou lendo as políticas da Wiki e as formas de edição, mais até o momento o que ainda não encontrei ou não sei, é qual artigo eu poderia editar (sei que toda a wiki é editável) mais gostaria de saber se há uma lista de artigos que necessitem de edição, correção ou até mesmo que precisem ser ampliados em seu contexto. Atenciosamente Avalon (discussão) 17h26min de 11 de Dezembro de 2007 (UTC) hehe preciso me acostumar com essa assinatura.

"Vandalismo"

Olá Bela! Como está? Anda sumida!!!! Eu queria te pedir um favor..... Você poderia trancar/bloquear a pág. "Britney Spears"? É que eu não aguento mais tantos vandalismos.... sempre estou a consertar. Não sei o que acontece, quanto mais eu a organizo, mais é vandalizada!!! Dá uma ajudinha aí, hehehehe. Bjssssss e obrigado! Alegre crespus2006 (discussão) 02h28min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)


Oi Lúcia, muito obrigado. Fiquei realmente aborrecido com os vandalismos. Já era hora de um BASTA! Bjão! Alegre crespus2006 (discussão) 06h23min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)


Só uma dúvida: pq não tem tag???? Bjssss crespus2006 (discussão) 06h32min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)

Saudades

Oi, Milú... Pra mim, tá chegando o dia... Fico meio apreensivo...hehehehehe Tudo bem com vc? Vai vir prestigiar o meu casório?? Beijão. Alex Pereirafalaê 12h58min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

É já no próximo sábado!

O encontro WikiNorte2 é já no próximo sábado, dia 15, pelas 12h00 na Praça Super Bock do Cais de Gaia. Ainda vais a tempo. Inscreve-te e aparece. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 18h02min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Avistamento

Olá! Avistamento existe sim, como define aqui o dicionário da Porto Editora: trata-se de uma derivação masculina singular do verbo avistar. Está correcto usá-lo. O Google detectou +80000 páginas com o termo, bem frequente em Portugal e penso que no Brasil também. Cumprimentos! Alexg pqntc? 19h03min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá de novo. Peço-te que suspendas as correcções por um dia, pois creio que avistamento está correcto, mas eu confirmo amanhã se está ou não certo. Se quiseres sugiro outras correcções, por exemplo Suiça, Austria, extender ou Colombia, muito comuns. Alexg pqntc? 19h11min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)
Outra vez. Confirmei, avistamento está certo, é de uso correcto, repara em [www.isa.utl.pt/ceabn/uploads/docs/relatorioprogressofase2_1.pdf relatórios científicos]. Estava agora a pensar se não será melhor fazer uma lista de erros ortográficos ou lexicais comuns e ir emendando só coisas dessa lista... porque há "erros" que afinal não o são! Alexg pqntc? 19h16min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)
Se a palavra existe no dic. da PE não dando erro e definindo-a como "derivação masculina singular do verbo avistar" é porque está correcta, não é? Tenta corrigir primeiro erros mais comuns e vê-se isto depois. Alexg pqntc? 19h33min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Avistamento - ciberdúvidas

Olá, mais um avistamento meu. Vê isto:

"Não encontro avistamento em lado nenhum, mas nada impede a criação e emprego deste neologismo, pois está regularmente formado." e "De fa(c)to, “avistamento” é uma palavra que não está atestada nos dicionários. Provavelmente, a sua hipótese de uma tradução do inglês é a explicação para o aparecimento desta forma. No entanto, esta é uma palavra formada segundo as regras do português, já que o sufixo “mento” é muito produtivo na nossa língua, o que faz com que os falantes não tomem as formas deste tipo como elementos estranhos, sendo fortes candidatos à aceitação por parte de toda a comunidade linguística."

Acho que é boa energia desperdiçada a correcção de um não-erro. E olha que sou eu quem teve as discussões sobre os Pirenéus e não os absurdos Pirinéus/Pirineus e subvariedades... mas paciência! Alexg pqntc? 19h42min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Avistamento

Cara Belanidia, Vi as correcções introduzidas nos textos onde aparece a palavra "avistamento". Também não a consegui encontrar no meu diccionário, mas ele é comum em textos náuticos no contexto de avistar terra. A primeira descoberta de uma costa é em geral descrita como o seu "avistamento". Parece-me que devemos manter a palavra, que embora com um certo sabor a arcaísmo e restrita ao contexto da navegação ainda é útil. Registo visual e similares parece um tecno-jargão. Cumprimentos do Angrense (discussão) 19h47min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Jargão e o dicionário

Olha, concordo que o termo parece correto... Mas nem tudo aquilo que parece, é. Penso que o termo soa como "enxergamento" - também inexistente. Como já tinha falado alhures, o termo é antes um jargão muito afeito a quem faz avistamentos de discos-voadores - e creio que seu uso buscava mostrar uma certa diferenciação entre os que falam sobre isso daqueles que apenas têm uma... vizualição - termo este existente. O google parece confirmar isso (e, claro, os links raramente são fiáveis...)

De fato, um jargão, mesmo estando fora do dicionário comum, é correto. Lembro-me, ainda estudante, de encontrar numa obra do Orlando Gomes, a observação sobre o "caráter forfetário do contrato de trabalho". Jamais encontrei o termo em dicionário algum, mormente os jurídicos. O mais próximo disto que achei foi "forfait", um termo francês usado no turfe - embora nada a ver com aquilo que se pretendia sobre o referido contrato. Até que, anos depois de formado, encontrei o termo, com acepção jurídica, no inglês: forfeit - que é a perda de um direito pelo descumprimento de uma obrigação...

Note que o termo, usado como aportuguesamento por um único autor, não o incorpora à língua. Nem mesmo ao jargão. Mesmo num profundo conhecedor do idioma, como era o caso. Não posso dizer o mesmo dos ufólogos... ou observadores de baleias.

Se, entretanto, o termo vier a ser "consagrado", e portanto considerado correto pelos léxicos, aí sim, podemos e devemos utilizá-lo. Mas, note, é preciso haver uma fonte fiável. E esta fonte, aqui, uma enciclopédia, deve ser sempre o dicionário!

Do mesmo modo como abominamos pesquisas inéditas, devemos sim abominar o uso (ou mau uso) de termos que nem os dicionaristas consagraram... avistamentos serão erros, até eles disserem que não. Não nos cabe fazer juízo de valor, nem de proceder a libelos acerca de sua construção correcta... Não somos lexicógrafos, aqui, nem consagramos palavras nem verbetes.

Portanto, julgo valioso o teu trabalho... diria, mesmo, irreprochável, meritório e lapidar - sobretudo para muitos que querem fazer na wiki uma espécie de referendo a tudo quanto acontece mundo afora...

Enfim, tens meu apoio, porque tiveste antes o do dicionário.

Abracim, ieu... Conhecer ¿Digaê 06h11min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)

...mento

Olá, mais um avistamento meu (registo visual não, por favor).

Depois de encontrar estes que acima digo:

notei que terminação ...mento denota o "acto ou efeito de" e é de aplicação legítima a muitos e muitos verbos, desde que não disponham na sua família lexical de palavras já consagradas com esse significado. Assim, por exemplo, não são palavras correctas, por disporem desse termo na sua família, as seguintes:

  • escutamento - usa-se "escuta"
  • plantamento - usa-se "plantação"
  • fermentamento - usa-se "fermentação"
  • seleccionamento - usa-se "selecção"

Como exemplos no sentido contrário temos, além do "avistamento", os casos correctos de:

  • emolduramento - e não emolduração
  • acanhamento - e não acanhação
  • apagamento - e não apagação
  • enamoramento - e não enamoração

pois nenhum destes termos existia na língua latina. Nesse sentido, tratam-se de neologismos bem construídos, largamente disseminados e consagrados pela prática, confirmando a dinâmica da língua portuguesa. O facto de "avistamento" ser de disseminação mais recente é provavelmente devido ao grande uso em biologia e áreas afins no que se refere às espécies. No entanto, em náutica, era já utilizado como sinónimo de observação ou descoberta de terra, como refere comentário acima. Bom, no fundo, podes comparar os neologismos aos cristãos-novos do nosso idioma... não lhes roubes direitos! :) Alexg pqntc? 10h01min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá de novo. Acho trabalho mal empregue essa tua vocação para "corrigir" um não-erro. Então se a palavra está no dicionário Priberam, se no Ciberdúvidas linguistas especializados e reconhecidos atestam o uso e formação correcta, se em náutica o termo é usado há mais que tempos, se o uso é disseminado (não é só ovnis e aves, vê aqui), como é que isso se pode confundir com "pesquisa inédita"? Uma palavra não é "pesquisa inédita"!... Pode ser um neologismo mas isso não é motivo para se eliminar, sobretudo para substituir pelo horroroso, tecno-jargão e esterilizado "registo visual"... Então e no Brasil não se diz "achamento"? E cá não há "policiamento"? E não estão no meu dicionário lá de casa...
Se aceitares a minha sugestão, acho honestamente que um trabalho bem mais útil seria feito se pudesses corrigir erros ortográficos como "extender" e outras barbaridades que listei, deixando viver a palavra "avistamento". Ou então pergunta à comunidade o que acha... Boas contribuições, Alexg pqntc? 20h22min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)

Veja só...

achamento
[De achar2 + -mento.]
S. m.
1. Achado (3).
policiamento
[De policiar + -mento.]
S. m.
1. Ato ou efeito de policiar(-se).

Fiz estes achamentos no Dicionário Aurélio, que copiei e colei aqui. Em casos tais, não se pergunta à comunidade - mas ao pai dos burros, que é a autoridade fiável.

Portanto, se não há fonte fiável uma palavra não deve ser usada. Neologismos são como as gírias: precisamos ter muito cuidado ao utilizá-las, por aqui. Não é porque o João das Couves teve um avistamento em Xorroxó de Baixo que a palavra ganha automaticamente direito de cidade...

Queria parabenizar à Bela pelo cuidado. Quem dera todos aqui tivéssemos este zelo para com o linguajar, ao editarmos os verbetes! Bravo! Conhecer ¿Digaê 19h46min de 14 de Dezembro de 2007 (UTC)

Medalhotcha

Pega lá a tua, que mereces... Conhecer ¿Digaê 07h02min de 14 de Dezembro de 2007 (UTC)

PS:Pode "espalhar" aos outros... quem sabe a idéia não "pega"?

...está em votação! Podes dar ali o teu "sim" ou o teu "não"? EgídioCamposDiz! 00h23min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Votação e eleição

Olá Belanidia/Lúcia Carvalho! Agradeço pelo apoio dado! Farei bom uso das ferramentas.

Abraços e boas contribuições. --ArmagedonDiscussão 01h24min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tutoria/Dúvida de Páginas para Eliminar

Olá tutora!!! Queria saber se posso indicar páginas para eliminar? Aprendi (fuçando hehe) que a página Mudanças Recentes, já responde a minha pergunta sobre artigos para editar... Mais se houver alguma lista de artigos que precisem ser editados e expandidos, por favor me dê um toque. Quanto as páginas para eliminar é que vi uma página, mais enquanto escrevia aqui já vi que um usuário marcou a mesma como ER, mais gostaria de entender essas coisas se for possível:

  • Posso marcar páginas para exclusão (só marcar, não votar), mesmo não tendo a quantidade de edições exigidas no domínio principal?
  • Queria saber se posso, e se puder como faço para colocar aquele anúncio de boas vindas para os outros novatos?
  • E o que vem a ser VDA? Até agora não encontrei a explicação desse termo que vi em algumas discussões.
  • E se você usar msn o meu é vampirelestaty@hotmail.com assim creio ficar mais fácil a comunicação hehe. Beijos Abraços e Boas Contribuições, e estou no aguardo. Avalon (discussão) 17h27min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Direito de votação

Oi, Professora!

Faz tempo, não? Peço seu esclarecimento sobre o direito de votação na Wiki:

  1. Número de edições inclui as da própria página ou não?
  2. Qual é o tempo mínimo (se houver) de registro para o direito a voto?
  3. [Alguma outra orientação a mais?]

Obrigado e abraço! FieldsDiga! 18h22min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Britannica

Vi que havia secções diferentes (A partir da secção 6 de ambas as Wikipédias), mas é que não gosto de traduções: elas não deixam o artigo original, ao meu parecer. Mas desde o início do artigo até o fim da secção 5, o artigo é uma tradução. Desculpe-me se te ofendo, mas é meu ponto de vista. Ainda vejo que, mesmo para a tradução, deve ter sido necessário um trabalho longo. Mas por que não editar um artigo que seja mais original? Um dos exemplos que poderia dar é o artigo que escrevi que foi destacado em Setembro (Depois de ter iniciado meus trabalhos nele em Fevereiro). Um dos meus colegas tinha a versão traduzida a Wikipédia Anglófona pronta para ser salva. Mesmo assim, se o artigo for destacado, não acharia algo ruim, mas não seria algo original. Espero que entenda meu voto e desculpe-me se te ofendi novamente.

Maneco Discussão 00h45min de 17 de Dezembro de 2007 (UTC)

Concordo com você. Temos que ter diferentes opiniões na Wikipédia. Isso é bom e é melhor ainda quando não há bate-bocas por aqui. E tem razão: o artigo do protesto na praça da paz celestial é realmente uma tradução, muito mais Castelhana do que Anglófona. Nem tinha dado conta disso. Desculpe-me pela injustiça e boas contribuições!

Maneco Discussão 13h51min de 17 de Dezembro de 2007 (UTC)

Querida Lúcia,

Eis a nova sugestão. Podes dar ali o teu parecer? Agradeço! EgídioCamposDiz! 19h29min de 17 de Dezembro de 2007 (UTC)

Bem recentemente alterei o artigo sobre a "Fórmula fundamental da trigonometria". Gostaria de me desculpar, mas acreditava que os novos dados estavam certos e ainda acredito. Por favor, verifique. Minha fonte foi:

  • http://paginas.terra.com.br/educacao/Astronomia/trigonometria.htm

e o autor que criou o artigo parece ter confundido a "relação fundamental da trigonometria" com as "fórmulas fundamentais da trigonometria".

Obrigado

A mensagem acima não foi assinada por 201.78.9.245

Voto

Tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia fica lá. Vou fazer o meu melhor para merecer a confiança. Um beijinho do "afilhado". EuTugamsg 22h58min de 17 de Dezembro de 2007 (UTC)

Eventos Recentes

Sabia que eu não entendi nada, e acho que ninguem tbem, daquilo que escreveu lá na discussão sobre o poe e tira de eventos recentes? O que quis dizer lá afinal? hahaha Machocarioca (discussão) 04h54min de 19 de Dezembro de 2007 (UTC)

Não tenho acesso ao MSN aqui, no serviço... Escreve-me no e-mail, vc sabe qual é. Beijo. Alex Pereirafalaê 16h15min de 19 de Dezembro de 2007 (UTC)
Agora já, lá! Alex Pereirafalaê 16h32min de 19 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá ! Acrescentei mais algumas hipóteses de escolha na votação, porque me parece que assim se consegue ter um consenso mais alargado. Peço desculpa de só agora o ter feito. (estou a deixar avisos a todos os que votaram e coloquei também um aviso na Esplanada Anúncios). Abraços João Carvalho deixar mensagem 15h31min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tutoria.

Olá Belanidia!!Td bem?? Primeiramente gostaria de agradecer por ser minah tutora. Gostaria que, se possivel, me ajudasse com o commons.Adicionei algumas fotos lá e sempre aparece uma mensagem dizendo que as fotos serão apagadas em 7 dias.Gostaria de saber como posso regularizar as fotos. desde já agradeçoo comentário precedente não foi assinado por Fabiobarbin (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 23h06min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)

Peço auxílio

Na Predefinição:Eventos atuais, o Machocarioca (DctribAElogsBMF) insiste agora em inserir notícias sem fontes, repetidas ou anteriores a data da última notícia como se fossem novas.

Não satisfeito, ainda me acusa e ao JSSX de uma série de coisas, apenas por havermos removido alguma noticia dele bem como mantido duas notícias que ele removeu (sendo q as notícias haviam sido mantidas e melhoradas por no mínimo 7 e 3 editores respectivamente).

Além de tudo, parece-me óbvio que o usuário quer fazer da seção seu apqruinhoi de diversões. Acusa os outros de ir contra as "regras e costumes" (costumes esses que ninguém jamais soube), de fazer "apagamento de informações" (em uma notícia vinculada a página que está sendo votada para eliminação.

Acredito que o usuário não busca consenso, visto q já discutiu e se manteve irredutível em conversas comigo, JSSX e PTJoel. Solicito auxílio de um administrador para avaliar e resolver o caso, pq é cansativo ver alguém tentar "dominar" uma parte da wikipédia só pra ele. Garavello (discussão) 23h17min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)

O pedido foi feito aqui há alguns dias por outro editor, mas parece que ninguém viu ou ninguém se prontificou, hehehehehehe. Garavello (discussão) 23h29min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)
No hurry. Alegre Garavello (discussão) 23h50min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)

Agradecimento e pergunta!

Olá Belanidia/2007/Dezembro.

Obrigado por sua ajuda,já contatei a PatriciaR.Criei um artigo sobre o Vittorio Barbin e nele há uma caixa de diálogo dizendo que o artigo que diz que o artigo foi marcado para revisão devido a inconsistências e dados de confiabilidade duvidosa.Gostaria que me ajudasse a solucionar,pois não sei o que há de errado com o artigo. Aproveito o ensejo para pedir que me ensinasse a organizar minhas userboxes,isto seria em segundo plano,visto que o que mais gostaria era de aprender tudo que você soubesse para que eu tambem pudesse tutorar e colaborar sempre com a wikipedia. Desde já agradeço Fabiobarbin Tambaú Msg 04h12min de 22 de Dezembro de 2007 (UTC)


Eventos Recentes

Minhas colocações sobre a questão envolvendo Eventos Recentes foi colocada lá na pagina da proposta, onde vcs estão se manifestando. Que a leia de boa fé, e, PRINCIPALMENTE, LEIA por favor com atenção tudo que escrevi. Abraços Machocarioca (discussão) 07h47min de 22 de Dezembro de 2007 (UTC)

Bela

Posso dar opiniões e participar com votos na explanada? Ou lá vigora as mesmas regras para exclusão de páginas? Abraços e HOUWHOUWHOUW pra ti! Alegre Avalon 11h54min de 22 de Dezembro de 2007 (UTC)

Bela, está on-line? Poderia indicar para o Avalon a página Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/História. Será útil para que ele entenda o que anda acontecendo em mais um caso relativo ao Machocarioca, visto que ele desconhece o passado do editor. Cumprimentos! JSSX uai 04h27min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)
Ah, muitos usuários experientes abandonaram a Wikipédia após começarem a se envolver com a Esplanada. Acho bom você precaver o editor da página, sempre marcada por conflitos e ataques. Não gostaria que ele tomasse o mesmo caminho. Tentei ser cordial com ele, embora tenha sido firme em minhas colocações. Até o próximo vandalismo/ataque do Machocarioca! JSSX uai 04h31min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. De facto, grande parte da população ainda vê a Wikipédia como o site que os estudantes usam para copiar textos sem sequer os lerem. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que a Wikipédia e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

Para se criar uma filial local da Fundação Wikimedia é recomendável reunir um mínimo de dez pessoas interessadas no projecto. Assim, o que se pergunta é: estaria interessado em ser um associado da Wikimedia Portugal? Se a resposta for sim, peço-lhe que assine a lista (não assumindo nenhum compromisso). Gil 18h21min de 22 de Dezembro de 2007 (UTC)

Obrigado

Prezada Belanidia

Obrigada por ser minha tutora. Espero aprender bastante com sua experiência aqui. Esses dias de festas entrarei pouco, então ja desejo um Feliz Natal.


Olá

como eu faço para criar tópicos de discussão em certos assuntos?

Fotos

Prezada tutora

Eu gostaria de entender melhor a política de fotos. Eu vou meio que me "especializar" aqui em questões de futebol, como perfis de jogadores. Gostaria de saber se posso colocar as fotos de jogadores que estão em dominio publico (ex. site dos clubes) ou na imprensa, citando as fontes.

grato Marceloo comentário precedente não foi assinado por Mleone75 (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 19h27min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Ho, ho, ho...

(Pra descobrir onde está...)

Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Feliz Natal, Bebela, sei que num é das que festejam... mas nesta datinha toda cheia de família, um aboborado ora por ti e pelos teus! -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -Ho, ho, ho, mortal! O ABOBORADO voltou para assombrar o teu Natal... -

Boas Festas

  • Olá Lucia, passo por aqui para te desejar Boas Festas e um óptimo 2008. Grande abraço desde São Paulo.-- Jo Lorib d 13h11min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Olá, gostaria que voltasse para dar uma olha na votação a respeito do artigo Clube de Futebol de Santa Iria. Todo o VDA foi removido e o artigo, apesar de esta bem curto, ficou bastante informativo. Boas festas, Tito MartinsMSG 17h32min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Feliz Natal

  • Feliz Natal a você e a toda sua família. Fabiano msg 19h00min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)
Oi Belanidia! Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para você e para todos os seus familiares. Abraços, Lц¢ลs Msg? 19h02min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Feliz Natal

Ciao Belanidia/2007/Dezembro

Augurissimi di Buon Natale e Buone Feste!

Con i migliori saluti Adailton msg

Olá Belanidia

Preciso organizar a wikipédia do site portal UNIPOL e gostaria de contar contido para categorizar as seções.

Henriqueo comentário precedente não foi assinado por 200.215.210.210 (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 19h06min de 25 de Dezembro de 2007 (UTC)

Nome do Jornal da Wikipédia

Olá, minha cara Lusitana.

Está acontecendo uma votação em Wikipedia Discussão:Jornal da Wikipédia#Votação para escolha do nome do Jornal da Wikipédia. Por isso vim aqui lhe convidar, já que precisamos de pessoas votando.

Grato, Tijolo Elétricomsg? 15h51min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

Eventos recentes

Ok, tenho acompanhado e vou participar, apesar do desânimo: seu pedido para que as partes não editassem até a conclusão novamente não foi observada, uma vez que o Xavier pediu ao Alexg que incluisse mais notícias, conforme as respectivas páginas de discussão, tornando a página propriedade desses administradores durante a votação. De qualquer forma obrigado pelo aviso, Belanidia. Charley (discussão) 15h53min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

Uma outra coisa, Belanidia, posso adicionar itens à proposta de votação ou devo discutí-las na página de discussão primeiro? Charley (discussão) 16h10min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

RE:Eventos recentes

Ora aí está uma velha "guerra" entre o Macho, o Fred e o Garavello ... ok, eu dou uma vista de olhos nisso. Mas está para lá uma discussão valente, vou precisar de tempo para ler e digerir tudo aquilo. Abraço! EuTugamsg 15h54min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tão logo possível, acompanharei a discussão. Gervásio Santana de Freitas 16h08min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)
Entra no IRC para conversarmos... Saudades de você... Anne ValladaresUia! 16h40min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo
Feliz Ano-Novo!

Olá Belanidia/2007/Dezembro, gostar de desejar pra você (e para as pessoas que você ama) um bom ano-novo cheio de Paz, Felicidades, Alegrias e principalmente Saúde; que todos os seus desejos (os bons) se realizem. Boas Festas!

Gessinguer hum?

Obs: Eu copiei essa caixa do Vini, mas façam de conta que não perceberam! ;)

Prev

Oi, tudo bem. E você, como vai? Eu mereci o prev, tive que editar várias vezes pois a cabeça não está funcionando direito hoje. Sabe como é, final de ano, fazendo hora no trabalho até 5:45h para cair fora daqui, o tempo não passa, nem os vândalos a combater vieram hoje, já devem estar na praia.-- Jo Lorib d 19h32min de 27 de Dezembro de 2007 (UTC)
Te prometo que daqui seis minutos eu paro de trabalhar.-- Jo Lorib d 19h39min de 27 de Dezembro de 2007 (UTC)
Oi, amiga... Assim que tiver as fotos, já te mando... Volto para as minhas wikiférias, feliz e casado, pena que não possas ter vindo, foi uma festa e tanto... Feliz 2008!!! Saudades dos nossos bate-papos, doidos...hehehehe Se cuida! Até a próxima!!! E logo te mando as fotos do vestido da noiva (agora, minha esposa) e do bolo. Alex Pereirafalaê 21h44min de 27 de Dezembro de 2007 (UTC)

Agradecimentos e mais

Olá,

Primeiro gostaria de agradecer pela boa vontade de ajudar os iniciantes ^_^.

Estou com uma dúvida em relação à edição de artigos: Quando alteramos um artigo ja criado que seja, por exemplo, um esboço o costume é apagar o que já está escrito e começar do zero, incorporar o que está lá ao texto que vai ser adicionado ou manter esse texto separado do que está sendo adicionado? Eu tenho um pouco de receio de mecher no texto que foi escrito por outros então por enquanto peferi a terceira opção, mas acho que em alguns casos isso pode tornar o texto confuso e/ou repetitivo.

Obrigada. Dani Toste (discussão) 18h49min de 28 de Dezembro de 2007 (UTC)

Aviso

Obrigado pelo aviso sobre a votação. Infelizmente, estarei ausente de férias pelo que não poderei ajudar em sua formulação, mas estarei de volta a tempo de votar. Abraço e feliz ano novo! Mateus Hidalgo quê? 20h16min de 28 de Dezembro de 2007 (UTC)

Início do item 7 - Política de bloqueio: Regras específicas para bots

Conclusão de itens: 60% 60%

Essa é moleza!

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

Sobre o debate anterior, regras específicas para IP

A conclusão está em Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Tentativa de consenso/IP#Conclusão.

Já estamos quase acabando! Ufa!

O próximo debate é fácil! Vamos lá, mais um pouco de ânimo para terminar esse debate que está na reta final.

abraço e bom debate a todos!

PS: aos que perderam o debate dos itens anteriores:

Aos que não tiveram a oportunidade de participar dos debates anteriores: se ainda houver algo que não concorda ou se tem melhorias a propor, não entre em pânico! Ainda há estas opções para você:

Lembre-se: o consenso pode se alterar, e as políticas da Wikipédia não são escritas em pedra.

--Lipe λ FML 05h17min de 30 de Dezembro de 2007 (UTC)


Não eliminação

Olá. Penso que dispomos do mesmo sentimento de que a wikipedia portuguesa tem muitos artigos eliminados de uma forma impropria e de uma forma que não a deixa crescer. Eu vejo a wikipedia como um guia para tudo. E se tem que ser para tudo, é normal que algumas coisas sejam mais relevantes para uns do que para outros.

Assim gostaria que me ajudasse a combater algumas dessas eliminações desnecessárias.

Se for essa a sua opinião por favor contacteme na minha pagina de discussão.

AbraçoGoliveiraesilva (discussão) 12h01min de 30 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tutoria

Claro, eu agradeceria, começando por me ajudar em como responder um comentário. Acertei?

Tenho notado que se levássemos o livro de estilo ao pé da letra, a Wikipédia ficaria quase toda errada. Vários artigos usam definições diferentes das listadas lá, então surge a dúvida. Estou fazendo certo? (Ex: Predefinição:Info álbum - Quase nenhum artigo sobre álbum usa esse código).

Quantas perguntas.

Tutora, estou muito grato.

Rafael

Perdão Belanidia

Perdão Belanidia, Sou novato. A partir de agora vou enviar mensagem direto em sua página de discussão. Para ser específico, instalei a wikimédia no projeto unipol e estou tendo dificuldade para entender o sistema, pois preciso categorizar este outro projeto. De agora em diante, posso contribuir com a wikipédia e ao mesmo tempo poder conceituar o outro projeto. É isto. Como admin desse outro projeto qual o link para categorizar e subcategorizar?o comentário precedente não foi assinado por Liquiviacava (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 01h49min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC) Legal Belanidia, vou ler o guia prático. Talvez seja isto mesmo... Caso não falamos mais... um Ano Novo cheio de realizações e sucesso prá ti.--Liquiviacava (discussão) 02h04min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)


Oi Belinha!!! Consegui conectar um pouquinho... e só dá pra votar... não posso fazer nada mais demorado, pq tenho pouco tempo. Tá tudo bem aí e por aqui? Feliz Ano Novo, se não falarmos mais até lá!Bj, --Nice msg 01h57min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)

Nomenclatura

Outra dúvida: nomenclatura de álbuns. Procurei especificamente por isso e não encontrei. Devo utilizar a regra de nomenclatura de obras de arte? Grato. (Earphoria (discussão) 16h55min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC))

Feliz 2008

Antes de saltar a rolha do espumante, feliz 2008. NH (discussão) 23h43min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)