Usuário Discussão:Chicocvenancio/Arquivo/2018/01

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para qualquer demanda urgente, ou para conversas e pedidos de ajuda mais imediatos sugiro que me contatem no grupo do telegram @wikipediapt sob o nome @chicocvenancio.

This Month in GLAM: November 2017[editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

ChicoBot: A adicionar a categoria Deputados federais da Assembleia Nacional Constituinte de 1946[editar código-fonte]

Olá! Sobre 50455692], você adicionou erroneamente a categoria em Lauro de Freitas. Reverti. Deve ter havido confusão com Lauro Farani Pedreira de Freitas. Saudações, Luan (discussão) 23h06min de 8 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Structured Commons newsletter, December 13, 2017[editar código-fonte]

Welcome to the newsletter for Structured Data on Wikimedia Commons! You can update your subscription to the newsletter. Do inform others who you think will want to be involved in the project!

Community updates
Things to do / input and feedback requests
A multi-licensed image on Wikimedia Commons, with a custom {{EthnologyItemMHNT}} Information template. Do you also know media files on Commons that will be interesting or challenging to model with structured data? Add them to the Interesting Commons files page.
Presentations / Press / Events
Presentation about Structured Commons and Wikidata, at WikimediaCon in Berlin.
  • Sandra presented the plans for Structured Commons during WikidataCon in Berlin, on October 29. The presentation focused on collaboration between the Wikidata and Commons communities. You can see the full video here.
Partners and allies
  • We are still welcoming (more) staff from GLAMs (Galleries, Libraries, Archives and Museums) to become part of our long-term focus group (phabricator task T174134). You will be kept in the loop of the project, and receive regular small surveys and requests for feedback. Get in touch with Sandra if you're interested - your input in helping to shape this project is highly valued!
Research
  • Research findings from interviews and surveys of GLAM project participants are being published to the research page. Check back over the next few weeks as additional details (notes, quotes, charts, blog posts, and slide decks) will be added to or linked from that page.
Development
  • The Structured Commons team has written and submitted a report about the first nine months of work on the project to its funders, the Alfred P. Sloan Foundation. The 53-page report, published on November 1, is available on Wikimedia Commons.
  • The team has started working on designs for changes to the upload wizard (T182019).
  • We started preliminary work to prototype changes for file info pages.
  • Work on the MediaInfo extension is ongoing (T176012).
  • The team is continuing its work on baseline metrics on Commons, in order to be able to measure the effectiveness of structured data on Commons. (T174519)
  • Upcoming: in the first half of 2018, the first prototypes and design sketches for file pages, the UploadWizard, and for search will be published for discussion and feedback!
Stay up to date!

Warmly, your community liaison, SandraF (WMF) (talk)

Message sent by MediaWiki message delivery - 16h32min de 13 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

The Signpost: 18 December 2017[editar código-fonte]

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar código-fonte]

Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Atividades de outubro-novembro

Difusão[editar código-fonte]

Olhares sobre o Museu do Ipiranga[editar código-fonte]

Na primeira quinzena de novembro realizamos o "Olhares sobre o Museu do Ipiranga", uma oficina acompanhada de uma caminhada fotográfica. Ao longo de uma manhã, foi promovido um passeio educativo ao Parque da Independência, explorando por meio da fotografia a história do Museu do Ipiranga e as diversas transformações e usos do espaço. O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência e é ainda o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista.

MOOCS e a Wikiversidade lusófona[editar código-fonte]

O grupo de usuários em parceria com o NeuroMat segue no fomento à integração de um módulo de MOOC à Wikiversidade lusófona. Para tanto, estudamos o modelo MOOC oferecido pela Wikiversidade dos anglófonos no intuito de entender o que seria necessário para o seu funcionamento. Percebemos que existiam códigos, módulos e predefinições que permitiam o uso do MOOC de modo interativo. Essas páginas precisariam ser traduzidas para o português e os códigos adequados aos já existentes: e foi exatamente o que foi feito! Embora o processo pareça principalmente mecânico, entender os elementos principais para o funcionamento do MOOC e adequá-lo à Wikiversidade foi trabalhoso: foram mais de 20 páginas de códigos que precisaram ser identificadas e que precisavam ter a conexão correta entre si para o funcionamento pleno do MOOC.

Wiki iGEM I[editar código-fonte]

O Wiki iGEM I foi a primeira maratona de edição sobre biologia sintética promovida pelo time iGEM da USP em parceria com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. A iniciativa inaugurou uma parceria entre os dois grupos e o time iGEM da USP foi um dos medalhistas na competição internacional de 2017.

Preparação para Rota de Guaxenduba[editar código-fonte]

No contexto da preparação para Rota de Guaxenduba, definimos em conjunto com a WMF realizar um evento anterior de preparação para aumentar as chances de conseguir conteúdo adequado e maximizar os resultados da atividade. Essa atividade de preparação realizou um treinamento de edição básica em projetos Wikimedia para familiarizar aos alunos que irão na atividade bem como aproveitar esse momento para realizar uma seleção entre os voluntários e planejar a viagem para Icatu e as atividades lá desenvolvidas.


Workshop na ANAC[editar código-fonte]

Durante o curso de Facilitadores da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, o membro do grupo de usuários Ednei Amaral apresentou conceitos básicos de funcionamento da Wikipédia e do Mediawiki, bem como noções gerais de sistemas colaborativos como os projetos Wikimedia. Além de permitir que os participantes pudessem criar um artigo usando códigos wiki e o editor visual, a ideia da atividade é permitir que num futuro próximo novas atividades correlatas possam ser conduzidas no contexto da agência reguladora.

Ferramentas[editar código-fonte]

Merge2PDF é uma ferramenta de conversão de lotes de páginas para o formato .pdf desenvolvida pelo wikimedista Chicocvenancio no contexto de nossa iniciativa GLAM do Arquivo Nacional.

Wikidata Lab II[editar código-fonte]

No mês de novembro organizamos ainda a segunda edição da série Wikidata Lab. O tema desta vez foi a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente para a preparação automática de listas. A oficina foi apresentada em inglês pelo wikipedia Mike Peel, e contou com tradução para os presentes.

Educação[editar código-fonte]

Programa Cásper Líbero 2017[editar código-fonte]

No contexto do programa de educação na Faculdade Cásper Líbero, o segundo semestre de 2017 propiciou à Wikipédia lusófona inúmeros artigos sobre pintores, pinturas e até mesmo fotógrafos e fotografias presentes no acervo do Museu Paulista, alvo de uma de nossas atividades GLAM. Mais do que permitir que as pessoas possam ler os artigos, foram produzidos ainda versões audíveis para os artigos, num trabalho criado a partir de um treinamento que os alunos receberam para descrever as obras de modo adequado e que num segundo momento passou por uma avaliação resultante de uma parceria com a Laramara, uma organização não-governamental brasileira criada em 1991 que se tornou referência no país no apoio às pessoas com deficiência visual.

Encontro Estudantil na Bahia[editar código-fonte]

O grupo de usuários foi convidado por professoras do Instituto Anísio Teixeira a dar uma palestra no 5º Encontro Estudantil promovido pelo Governo da Bahia. O encontro ocorreu no Estádio da Fonte Nova com a participação de professores e estudantes da rede pública de todo o estado. Durante a palestra, foram tiradas dúvidas dos participantes e foram discutidos temas vriados, como a importância da participação de grupos diversos na ampliação do conteúdo disponibilizado em grandes mídias, especialmente quando se trata de assuntos com maior dificuldade de acesso, como é o caso de assuntos relacionados ao interior da Bahia.

Mídia[editar código-fonte]

Imprensa[editar código-fonte]

  1. Estadão: Museus brasileiros seguem tendência global e colocam acervo na internet, matéria no contexto de nossas iniciativas GLAM n'O Estado de S. Paulo, um dos principais jornais de referência do Brasil.

Boletim de GLAM[editar código-fonte]

  1. "Can you hear this GLAM?". Tradução livre: Você pode ouvir esta iniciativa GLAM?. (Novembro)
  2. "Integrating Wikimedia projects into the Brazilian National Archives GLAM". Tradução livre: Integrando os projetos Wikimedia ao Arquivo Nacional. (Outubro)

Posts recentes no site[editar código-fonte]

Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 02h22min de 24 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Feliz Natal![editar código-fonte]

lhe desejo um ótimo natal para você e sua família! Desejo toda sorte de bençãos sobre a sua vida. Abracos! MadeinChina (discussão) 02h38min de 25 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Olá Chicocvenancio, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Sabia que/Propostas, pois, devido à baixa participação, as novas curiosidades estão a estagnar. O "Sabia que" é um projeto da Wikipédia que tem como objetivo a publicação de curiosidades na página principal com o intuito de atrair os leitores a Wikipédia. Nós precisamos de sua ajuda para avaliar as propostas já existentes e propor novas curiosidades, de forma a evitar que o projeto deixe de existir.

Feliz 2018!!![editar código-fonte]

Que o Destino guarde para o seu novo ano muita alegria,, paz, amor, saúde, luz, estabilidade financeira, um sem-fim de momentos com seus amigos e entes queridos e tudo mais que possa lhe fazer se sentir uma pessoa melhor e capaz de alcançar qualquer sonho!!! FELIZ ANO NOVO!!!-- Leon saudanha 23h31min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)|}[responder]