Usuário Discussão:Chicocvenancio/Arquivo/2018/05

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para qualquer demanda urgente, ou para conversas e pedidos de ajuda mais imediatos sugiro que me contatem no grupo do telegram @wikipediapt sob o nome @chicocvenancio.

Structured Data on Commons Newsletter - Spring 2018[editar código-fonte]

Welcome to the newsletter for Structured Data on Wikimedia Commons! You can update your subscription to the newsletter and contribute to the next issue. Do inform others who you think will want to be involved in the project!

Community updates
  • Our dedicated IRC channel: wikimedia-commons-sd webchat
  • Several Commons community members are working on ways to integrate Wikidata in Wikimedia Commons. While this is not full-fledged structured data yet, this work helps to prepare for future conversion of data, and helps to understand how Wikidata and Commons can work better together.
Things to do / input and feedback requests
Discussions held
Events
Partners and allies
  • We are still welcoming (more) staff from GLAMs (Galleries, Libraries, Archives and Museums) to become part of our long-term focus group (phabricator task T174134). You will be kept in the loop of the project, and receive regular small surveys and requests for feedback. Get in touch with Sandra if you're interested - your input in helping to shape this project is highly valued!
Research
Development
  • Prototypes will be available for Multilingual Captions soon.
Stay up to date!

-- Keegan (WMF) (talk)

Message sent by MediaWiki message delivery - 19h48min de 3 de abril de 2018 (UTC)[responder]

Pedido de opinião de administrador para o usuário Mr. Fulano[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Felipe da Fonseca[editar código-fonte]

This Month in GLAM: March 2018[editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar código-fonte]

Esta é uma lista de nossas atividades recentes.

Atividades de fevereiro-março

Difusão[editar código-fonte]

Marielle Franco e o o Dia Internacional da Mulher[editar código-fonte]

Marielle Franco em foto produzida pela Mídia Ninja.

Durante o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, inúmeras ações em prol da redução do hiato de gênero foram conduzidas por indivíduos, grupos e capítulos Wikimedia ao redor de todo o globo. No caso de nosso grupo de editores, não foi diferente. Nosso grupo conduziu uma série de atividades, contando ainda com a colaboração do capítulo português. Lamentavelmente, esse mês mês foi marcado pelo assassinato de Marielle Franco, uma socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e política brasileira. Seu assassinato recebeu ampla cobertura midiática nacional e internacionalmente, o que fez com que o artigo fosse recriado na Wikipédia lusófona, uma vez que havia sido eliminado anteriormente. O caso recebeu atenção de um texto de Adele Vrana, da Whose Knowledge?, que embora reconheça o papel importante das parâmetros de relevância enciclopédia, destaca ainda as subjetividades intrínsecas a esse tipo de discussão, eventualmente agravadas pelo contexto do gender gap. Adele afirma que:

.

Edit-a-thons[editar código-fonte]

Nesse mesmo contexto das celebrações do mês de março e do Dia Internacional da Mulher, nossos editores organizaram e/ou deu suporte a diversas maratonas de edição temáticas:

Artes+Feminismos na Lusofonia 2018[editar código-fonte]

Nosso grupo foi um dos coordenadores do Artes+Feminismos na Lusofonia 2018, uma campanha para melhorar o conteúdo sobre mulheres e feminismo na Wikipédia em português. A campanha faz parte de uma iniciativa global, a Art+Feminism, que ocorre no mesmo período, de cafés e associações locais aos maiores museus e universidades do mundo. Os trabalhos foram realizados em parceria com o capítulo português "Wikimedia Portugal", tiveram eventos realizados em 7 cidades distintas e contaram com o apoio de uma dezena de organizações e instituições, incluindo grupos feministas, universidades e fundações.

A mulher que você nunca conheceu 2018[editar código-fonte]

Concurso de tradução e criação de artigos sobre mulheres organizado pelos grupos e capítulos da iniciativa Wikimedia Iberocoop. ocorre simultaneamente em pelo menos 14 países. Na edição de 2017, 1.800 verbetes foram criados, em 8 idiomas distintos!

WikiGap[editar código-fonte]

Nossos editores participaram da campanha WikiGap, com eventos na capital do país e em São Paulo, contando ainda com uma parceria com representações diplomáticas da Suécia no Brasil.

Wikidata Lab IV[editar código-fonte]

No dia 22 de fevereiro de 2018, uma quinta-feira, organizamos a quarta edição de sua série de workshops acerca do Wikidata intitulada Wikidata Labs. Desta vez foi apresentado um treinamento para a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente para a adição de grande volume de dados ao Wikidata.

Wikidata Lab V[editar código-fonte]

No dia 22 de março de 2018, uma quinta-feira, organizamos a quinta edição de sua série de workshops acerca do Wikidata intitulada Wikidata Labs. Desta vez foi apresentado um treinamento para a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente para a utilização de GLAMpipe..

Educação[editar código-fonte]

Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina[editar código-fonte]

O projeto de extensão Reformulação e construção de verbetes da Wikipédia na área de Teoria da História é uma iniciativa desenvolvida por professores do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina que visa contribuir para a produção de material para consultas, investigações, preparações de trabalhos escolares, ensaios e artigos acadêmicos, e integração de propostas universitárias. A iniciativa contou com o apoio do editor Chico Venâncio.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul[editar código-fonte]

Iniciativa conduzida pelo editor e professor Fábio Azevedo em Matematica Aplicada II.

GLAMs[editar código-fonte]

Imagem de Werner Haberkorn, do acervo do Museu Paulista.
  • Museu Paulista
    • No contexto da iniciativa GLAM conduzida por nós em parceria com o Museu Paulista, novas imagens têm sido carregadas e o número total deve atingir o número de 3,000 arquivos ao final do ano de 2018.
    • Arquivos carregados
  • Arquivo Nacional
    • No contexto da iniciativa GLAM conduzida por nós em parceria com o Arquivo Nacional (Brasil), novas imagens têm sido carregadas e o número total deve atingir o número de 1,200 arquivos ao final do ano de 2018.
    • Arquivos carregados

Imprensa[editar código-fonte]

  1. Iniciativa busca diminuir desigualdade de gênero na Wikipedia, matéria n'O Globo.
  2. Suécia quer equilibrar representação de mulheres e homens na Wikipédia, matéria no "Vozes do Mundo".
  3. Representatividade da mulher na internet é destaque em oficina realizada no Ipea, matéria no Portal Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Posts recentes no site[editar código-fonte]

Próximos eventos[editar código-fonte]

  • Wikidata Lab VI - treinamento para a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente na estruturação de dados de arquivos de mídia no Wikimedia Commons.
  • Mulheres na Ciência - oficina de edição envolvendo tópicos relacionados a mulheres na ciência.
  • Na sequência dos Wikidata Labs que foram oferecidos em 2017 e 2018, adiantamos aqui o anúncio da edição do mês de junho, na dos Wikidata Lab VI e Wikidata Lab VII. No caso, com o CEPID NeuroMat convidamos desde já, no contexto do Wikidata Lab VIII, para um fim de semana de treinamento em Wikidata, com Andrew Lih e Magnus Manske, dois dos principais nomes relacionados aos projetos Wikimedia no mundo. O evento está organizado num formato intensivo, no fim de semana de 9 a 10 de junho, das 9:30 às 16:30 nos dois dias. Durante a manhã e até o almoço, haverá uma apresentação expositiva; à tarde. No dia 9, o evento será "Explorando e consertando ontologias na modelagem de dados", com Andrew Lih. No dia 10, o evento será "Imagens, metadados e gamificação do Wikidata", com Magnus Manske. Haverá streaming para ambas as apresentações.


Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 00h11min de 12 de abril de 2018 (UTC)[responder]

Olá, Chicocvenancio! Isto é um convite para que conheça e participe do GLAM do Museu Paulista, uma iniciativa para melhorar o conteúdo relacionado ao Museu Paulista e seu acervo nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia em português. O Museu Paulista com o apoio de wikimedistas está desde 2017 carregando sua coleção em nossos projetos, como pinturas, fotografias históricas, mapas e objetos. Acreditamos que essa iniciativa pode ser de seu interesse; esperamos que possa participar. Obrigado!

--Joalpe (discussão) 00h18min de 23 de abril de 2018 (UTC)[responder]

The Signpost: 26 April 2018[editar código-fonte]