Usuário Discussão:Claudre

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Claudre, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

Leslie Msg 23:36, 3 Janeiro 2006 (UTC)


Quanto à imagem MeuSylvio.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na MeuSylvio.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Rei-artur  ?09:39, 15 Abril 2006 (UTC)

Licença incorreta em Imagem:Poteiro.jpg. -- Fernando Ф 18:28, 16 Abril 2006 (UTC)

Todas as fotos de quadros que eu adiciono an WIKIPEDIA são de quadros da minha propriedade, e tiradas por MIM ou por minha ordem. As licenças são perfeitas pois os quadros me pertencem. Claudre 21:15, 16 Abril 2006 (UTC)

Você está enganado: você NÃO tem os direitos de propriedade INTELECTUAL do quadro que você adquiriu. Apenas possui o original dele. Os direitos de autoria (aos quais se refere o copyright), continuam com o autor da obra, pois apenas ele pode permitir a livre reprodução da obra DELE.--g a f msg 03:00, 28 Abril 2006 (UTC)

Então nenhum quadro pode ser colocado na wiki, nem os que já estão, no mundo inteiro, a menos q tenham mais de 50 anos de produzidos ou com autorização do artista? Dá-lhe "burrocracia", pois mabe e sylvio pinto e já morreram. Não concordo, *mesmo*. Sou advogado além de colecionador, e sei que quem empresta um quadro para um museu que quer fazer uma exposição é o DONO e não o pintor. O DONO empresta. O DONO assina o formulário. O DONO autoriza. O pintor, morto ou não, não tem nada a dizer. Discordo de ti, amigo. Claudre 01:11, 29 Abril 2006 (UTC)

Antes de chegar à Wikipédia com este desejo de mudar as coisas, faça o favor de LER nossa documentação (tanto a da Wikipédia quanto a do Commons). Não sou eu quem "crio" esta suposta burocracia: são regras continuamente discutidas e democraticamente aceitas. Você, de fato, possui uma coleção invejável, mas não detém a autoria das obras. A não ser que nos prove que o autor das obras lhe transmitiu todos os direitos (como quando alguém morre e sua propriedade é transmitida aos herdeiros), a obra entrará em domínio público apenas após 75 anos da morte do autor.--g a f msg 02:22, 29 Abril 2006 (UTC)

Mais burocracia...[editar código-fonte]

É um verdadeiro absurdo que o proprietário do ORIGINAL (em acrílico ou óleo) de obras de ARTE - responsável e com autoridade para emprestá-la a museus, galerias e centros culturais - não tenha AUTORIDADE de liberar seu uso na wikipedia. Quando compramos uma obra de arte (ou, no meu caso, herdamos e compramos) uma das maiores alegrias é fazer com que as pessoas vejam estas obras, conheçam estas obras, o que com certeza é do AGRADO dos pintores, que se quisessem esconder suas obras e reservar seus direitos, não as teriam VENDIDO. Refiro-me às obras que estão para serem apagadas em 13 de maio (fotografias de quadros de POTEIRO, SYLVIO PINTO, RAPOPORT, ROMERO BRITTO e outros) e que foram por mim - PROPRIETÁRIO DAS MESMAS - colocados online para que os leitores da wikipedia possam conhecer a obra destes artistas, pois, infelizmente, poucas pessoas têm acesso às artes. As obras são minhas, a fotografia tirada foi tirada POR MIM. Me considero detentor dos direitos das mesmas, pois quando expus minha coleção em museus, foi a MINHA autorização que pegaram, não a do pintor. Esta burocracia atenta contra todo o sentido da wiki. É lastimável. Rogo a todos que NÃO deletem estas obras, pois elas são um patrimônio meu - sim - mas estão a serviço da wiki e de todos os aficcionados, o que com certeza deixaria os pintores muito felizes. Claudre 15:03, 29 Abril 2006 (UTC)

LEI 9610/1998 - DOS DIREITOS AUTORAIS[editar código-fonte]

(...) Capítulo IV Das Limitações aos Direitos Autorais Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos; b) em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza; c) de retratos, ou de outra forma de representação da imagem, feitos sob encomenda, quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado, não havendo a oposição da pessoa neles representada ou de seus herdeiros; d) de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatários; II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro; III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; IV - o apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicação, integral ou parcial, sem autorização prévia e expressa de quem as ministrou; V - a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas, fonogramas e transmissão de rádio e televisão em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que esses estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização; VI - a representação teatral e a execução musical, quando realizadas no recesso familiar ou, para fins exclusivamente didáticos, nos estabelecimentos de ensino, não havendo em qualquer caso intuito de lucro; VII - a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas para produzir prova judiciária ou administrativa; VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores. Art. 47. São livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito. Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

Em primeiro lugar, a Wikipédia é um projeto internacional. Nosso embasamento legal é o norte-americano. Além disso, mesmo com relação a material sujeito à nossa comunidade (da pt:wiki), como ficariam nossos colegas portugueses, moçambicanos, etc? Esta é a wikipédia lusófona, não a brasileira. Em segundo lugar, o dispositivo legal que você apresenta se refere à reprodução de trechos de obras. Nada fala sobre seu livre uso (que significa modificar a obra a nosso bel prazer, além de ter o direito de comercializá-la). Além disso, a Wikipédia não é a imprensa. Por favor, não venha com esta atitude prepotende sobre nós: o que você apresentou JÁ foi discutido (não apenas por meros mortais como eu, mas especialmente por advogados). Tenha a humildade de LER nossa documentação. Com relação específica ao trecho de lei apresentado, veja Usuário:Mschlindwein/Fair use.--g a f msg 15:32, 29 Abril 2006 (UTC)

Ok. Vivam nas trevas então, se acham melhor. Acho que em vez de contribuir para cá vou ter essa atitude agradável de APAGAR TUDO inventando blandices sobre direitos autorais. Tem muita coisa pra apagar por aí. Verifique PORTINARI, DJANIRA, aliás, verifique TODOS OS PINTORES BRASILEIROS QUE MORRERAM HÁ MENOS DE 70 (e não 75) anos. Você vai fazer um grande bem à arte. Pode apagar tudo, pois garanto que nenhum pintor perdeu seu tempo autorizando ou desautorizando o uso do que quer que seja num meio tão restricto como este, principalmente os que morreram antes disso aqui ser inventado. E digo mais, duvido que as pinturas dos outros artigos sobre arte tenham sequer sido cedidas pelos seus proprietários. Infelizmente na wiki - diferentemente dos museus de todo o mundo - ser proprietário de uma obra é igualzinho fotografar a obra do alheio. Um grande abraço, e obrigado. Claudre 15:40, 29 Abril 2006 (UTC)

Esta atitude prepotente não ajuda em nada. Aliás, caso você não tenha percebido, a Wikipédia não está nas trevas: se estamos propondo uma cultura de liberdade, então nunca estivemos tão perto da luz... (talvez você não perceba que aqui não há apenas um, mas muitos diderrots e d'alamberts)--g a f msg 01:42, 30 Abril 2006 (UTC)

As imagens foram mantidas. Como informado em Especial:Upload, poderia (e deveria) ter apresentado a argumentação que as manteve no ato de as carregar. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 05:44, 13 Maio 2006 (UTC)

Informo que novamente (e infelizmente) marquei suas imagens para apagar, visto que, como diz a lei, a posse de uma obra artística não transfere direitos autorais (que é o que importa aqui). Favor ver http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200011 (seção Utilização da obra de artes plásticas: O autor da obra de artes plásticas, ao alienar o objeto em que ela se materializa, transmite o direito de expô-la, mas não transmite a quem adquire o direito de reproduzi-la. A autorização para reprodução de obra de artes plásticas, por qualquer processo, deve ser por escrito e se presume onerosa..).

Wikipedia:Opinião de terceiro[editar código-fonte]

Venho por meio dessa pedir o voto do colega, para o caso da pagina [1],proposta para ser apagada, a mesma tem a finalidade de diminuir as disputas localizando o seu foco e aumentar a camaradagem na wikipédia, através da prática de discussão, em vez dos dispositivos arbitrários utilizados na mesma até a presente data. Agradeço desde já a boa vontade do colega para o fato em questão. E também ao item seguinte Centro de Pesquisa Manuel Teixeira da Costa (UFMG/IGC), pois a pesquisa cientifica no Brasil precisa de todo apoio. Obrigado --EJC 22:38, 2 Julho 2006 (UTC)

Princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

Caro editor, notei que vem contribuindo em artigos diversos da Wikipédia - notadamente, sobre bairros cariocas. Entretanto, observe que em alguns trechos (em especial, nos artigos Gamboa e Centro) não está sendo respeitado o princípio da imparcialidade, com devida observância à escrita isenta e impessoal. Por favor, queira revisar algumas edições e adequá-las ao aqui proposto. Também devem ser citadas fontes fiáveis para todas as informações inseridas. Obs.: tome mais cuidado com o excesso de "maiúsculas", evitando empregá-las quando não for estritamente necessário. Cordialmente, Ruy Pugliesi discussão 23h58min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

Olá Cláudio. Vi que você alterou este artigo e indicou que ele não é mais presidente da Ademi. Você teria uma fonte fiável para isso? Se tiver, pode incluir no artigo, ok? Lembre-se, como mencionado na mensagem acima, do princípio da imparcialidade. Abraços --Mwaldeck msg 00h56min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Olá, Claudre. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Serviço dos Pavões não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto foi removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Vonoserbizky Spartacus-Targaryen (discussão) 12h09min de 6 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]

O artigo Inimá de Paula foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Inimá de Paula, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 02h04min de 18 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Inimá de Paula[editar código-fonte]

Atenção!

Caro editor, por favor, não remova a marcação de eliminação semirrápida, como fez na página Inimá de Paula.

Edições assim, além de rapidamente revertidas (como nesse caso), não impedem a comunidade de se pronunciar sobre o assunto. Se você não concorda com a indicação de eliminação, enquadre a página nas políticas vigentes e verifique se ela cumpre os critérios de notoriedade, sempre seguindo o princípio da verificabilidade.

Caso contrário, não volte a remover o aviso de eliminação; a insistência nessa atitude será considerada vandalismo, o que poderá implicar o bloqueio de sua conta. Obrigado.


Consulte: Políticas e recomendações | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Página de usuário | Ajuda

Yanguas diz!-fiz 04h36min de 18 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário[editar código-fonte]

Olá, Claudre. A página Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • A4: O artigo não cumpria os critérios de notoriedade. Consulte os critérios aqui. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Stego (discussão) 22h31min de 13 de julho de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Eduardo Camões, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Lechatjaune msg 01h16min de 22 de maio de 2021 (UTC)[responder]