Usuário Discussão:FML/017

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

+ Nova mensagem

Home
Home
Discussão
Discussão
Contribuições
Contribuições
Commons
Commons
Opiniões
Opiniões
Home
Discussão
Contribuições
Multimídia
Opiniões

Línguas do(a) usuário(a)
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-1 This user has basic knowledge of English.
Utilizadores por língua
Histórico arquivado (editar)

Boa noite!


Discussão


De [1]:

Bem-vindo(a) à Wikipédia. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura desses tópicos antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:

Boa estadia e bom trabalho.

Hinkel 20:53, 30 Abr 2005 (UTC)

As regras da Wikipédia protegem ações difamatórias e persecutórias (que perseguem alguém)[editar código-fonte]

As regras da Wikipédia protegem ações difamatórias, e até as estimulam e protegem ações persecutórias (que perseguem alguém).
Quando alguém é difamado aqui, nada pode fazer nada para proteger-se internamente ou externamente. Sock puppets podem difamar livremente com a proteção da Wikipédia, mas um difamado é perseguido se quiser se defender.
As votações são manipuladas com regras nada claras para que favoreçam os "Crimes de Honra" conforme a Constituição Brasileira.
No caso especifíco daquela votação que foi proibida. Criaram outra votação onde distorceram todo o texto para manipular e favorecer "Crimes de Honra" na Wikipédia. Se aquela votação teve 12 votos a favor da minha solicitação, é que muitos a acharam democrática e dentro das regras da democracia. Que achassem que tinha que ser melhor adequado o texto para que todos se beneficiassem dos "Crimes contra a Honra" (esse é o nome do capítulo na Constituição Brasileira), mudassem aquele texto e lá o tempo de duração.
Proibir por interesse de uma minoria uma votação democrática, por picuinhas de quem ficou com raiva de ser contrariado e porque gostam sadicamente de perseguir alguém é algo ditatorial, vergonhoso e que permite, e pior, ainda estimula "Crimes de Honra" na Wikipédia.
Apagar difamação na Wikipédia não pode. Mas dar voz a usuários protegidos por um anonimato como os Sock puppets, ah isso pode e aí lembram que a Wikipédia têm regras. Não cansam inclusive de lembrar para perseguir mais ainda o difamado com textos ofensivos como: Estão nas regras. Volto a ressaltar, as regras na Wikipédia não são claras, vários administradores de longa data na Wikipédia entram em inúmeras contradições sobre as regras. Cada um fala uma coisa. Fiquei abismada como cada um aqui entende a regra de um jeito e falo de administradores experientes, como vocês os chamam.
Manter a difamação para continuar difamando e ofendendo um usuário idôneo é permitido e estimulado pelos usuário, mas protegê-lo não há interesse e aí lembram das regras distorcer tudo a seu favor.
A difamação é um "Crime de Honra" segundo a Constituição Brasileira e está no artigo 139. E as regras deveriam ser para proteger a Wikipédia e usuários de vândalos, difamadores e perseguidores.
Textos que difamassem usuários e personalidades em artigos deveriam depois da discussão terminada serem apagados ou arquivados, o que significa que ficariam visíveis internamente e não para qualquer um ler.
O estranho é que uma discussão importante que eu tinha aberto na esplanada que não falava de um caso pessoal, esse pode ser apagado, mas as difamações e ofensas de Sock puppet não podem ser apagadas. Como sempre a regra só serve para favorecer um lado e o lado de um criminoso que é consecutivamente protegido por regras na Wikipédia que não defedem usuários idôneos e somente aqueles que querem fazer o mal no sistema.
Vocês se utilizam de um poder mesquinho de mandar e desmandar no sistema para se auto-afirmaram e dizerem que quem manda é aqui, em vez de buscarem a valorização de artigos, edição e qualidade de tudo o que é produzido aqui.
Como me disse um usuário experiente aqui: -Onde você achou que a Wikipédia é séria?
Realmente, se um usuário experiente acha isso, o que eu estou fazendo aqui?
E muito provavelmente essas minhas colocações vão ser apagadas muito em breve, mas as ações difamatórias que fizeram contra a minha pessoa talvez não. Aí a regra vai valer para proteger "Crimes de Honra" e expor usuários a difamação.

Grata, BMel 11:07, 5 Abril 2006 (UTC)

Poxa Felipe, se ela pelo menos tivesse lido a template de boas-vindas (estou pensando em inserir project:página de vaidade)! Eu sei que ela pode não entender direito como a wikipédia funciona, mas depois de tantas explicações que teve naquela votação, este pedido dela soa como teimosia... De qualquer jeito, estou me abstendo, o que não parece ser machista... -- Slade 16:00, 7 Abril 2006 (UTC)
Se existe em outras Wikipédias, não é necessário colocar que é recomendação da lusófona, apenas da WIkipédia. -- Fernando Ф 16:51, 7 Abril 2006 (UTC)

Tenho sim: Mas só fico online após as 23h (Hora de Brasília), estou no trabalho. O endereço é guandraded@hotmail.com Abraços -GAD 17:26, 7 Abril 2006 (UTC)

Brinquedinho do Nuno[editar código-fonte]

FML, aqui está a página que eu havia mencionado no MSN. Se você conseguir que o Nuno te passe o código, eu posso ver se não consigo instalar um repositório en:Darcs num servidor externo... Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 03:02, 10 Abril 2006 (UTC)

  • Isso você tem que perguntar pro próprio Nuno. Quanto ao Wikieditor eu estou fazendo apenas papel de palpiteiro e fuçador, após ter feito pressão psicológica indireta por algumas semanas (o máximo de programação que sei é html extremamente básico e acionar comandos por simulador de DOS). Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 03:09, 10 Abril 2006 (UTC)

Your chinese name[editar código-fonte]

have a look: http://zh.wikipedia.org/wiki/Wikipedia_talk:Guestbook_for_non-Chinese-speakers

--Vipuser 10:10, 10 Abril 2006 (UTC)

Imagem de Jesus[editar código-fonte]

Dá uma olhada aqui e aqui e vê se concordas. Um abraço --Andreas Herzog 11:53, 10 Abril 2006 (UTC)

Categoria:Biografias[editar código-fonte]

Olá Felipe, estou propondo a eliminação da Categoria:Biografias por achar que ela tem a mesma função da já existente Categoria:Pessoas, ou seja, só serve para abrigar de forma não específica os artigos biográficos. O correto é categorizá-los por especialização, exemplos: escritores, músicos, desenhistas, comunistas, etc.... Do jeito que está, quando algum usuário quer categorizar um artigo biográfico e vê a Categoria:Biografias, imagina logo que é só colocá-lo ali e está feito o trabalho, o que não é verdade. Para evitar que ele seja induzido ao erro é que proponho que ela seja apagada. Estou particularmente te enviando esta mensagem, pois vi no histórico da categoria, que apesar de você não a ter criado foi o único usuário que a desenvolveu, o que demonstra um certo interesse por ela. Temporariamente redirecionei a categoria para Categoria:Pessoas. Coloquei esta minha posição no "Café dos categorizadores" para saber a opinião de outros interessados pelo assunto. Gostaria de ter o seu parecer também por lá. Agradeço a atenção e até a próxima.--Bonás 16:56, 10 Abril 2006 (UTC)

Obrigado pelo link. Amanha, digo, mais tarde dou uma lida. Abraco, Martiniano Hilário 02:42, 11 Abril 2006 (UTC)

  • FML: deixe que quem for ler tire suas conclusões. Isto está igual à questão da BMel, só que, invertida. Aliás, aproveite para adicionar algo referente ao assunto (dificultamento de visualização de leitura para supostos ataques pessoais em espaços públicos) às suas propostas. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 16:57, 11 Abril 2006 (UTC)

FML, quando tiver tempo consegue ver pq meu relógio nao está funcionando na minha página de discussão? Obrigado Glumresponder 05:11, 12 Abril 2006 (UTC)

Etáh lelé kdê Mensager??? Tudo legal cara. Tá bonito a página, mas para mim confuso. Vou dar ao dente para depois voltar às minhas revisões, Lol ... Abraxos da Vidente 15:34, 13 Abril 2006 (UTC) e dos seus 2 Búzios.

  • Além das cópias, estava substituindo versões já trabalhadas de textos por essas, o que já é motivo para reverter, mesmo que não fosse VDA (na verdade, nem verifiquei o copyright, apenas reverti por ter ignorado edições anteriores). Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 02:29, 14 Abril 2006 (UTC)
Fui eu quem avisou do problema de VDA. Estamos aí pra isso! Abraços -GAD 02:47, 14 Abril 2006 (UTC)

Proposta para votação[editar código-fonte]

Lipe, seu texto esta exelente, e seus mecanismos super criativos. Só lamento que seja muito dificil as pessoas desenvolverem o bom senso para lidar com regras flexiveis, tais como escopo e tempo de votações flutuantes. Tais características assustam pessoas que estão acostumadas a lidar ccom bit byte e pensamentos binários...

Um grande abraço, e tem meu apoio no seu texto, inclusive ao mecanismo de minivotações e a enfaze no seja audaz antes de votar..

Glumresponder 20:25, 14 Abril 2006 (UTC)

Município de Volta Redonda

Olá! Estou passando pra dizer que montei uma proposta para a padronização dos mapas das nossas subdivisões e gostaria de ouvir a sua opinião. Dê uma olhada em Wikipedia:Projetos/Mapas do Brasil/Subdivisões assim que puder. Até mais! Raphael Lorenzetomsg 03:35, 16 Abril 2006 (UTC)

Felipe, posso te pedir um favorzinho pessoal? Deve ser uma coisa simples que eu ja deveria saber, mas nao sei. Voce sabe como posso configurar os tils, cedilhas e acentos do meu teclado???? É um saco viver clicando coisinha por coisinha...oh vida. eu sei que ha uma forma, meu irmao ja me explicou isso uma vez, mas nao na epoca nao dei bola, pq como tava no Brasil, ele fazia isso qdo eu precisasse usar teclado internacional. Mas agora, fico so imaginando a cara dele de gozacao ao receber um email meu perguntando issso Hein?. Help, please.

Títulos de filmes[editar código-fonte]

Oi, FML

Quando puder, por favor, dê sua opinão sobre este assunto aqui. Estou deixando esta mensagem a todos os que participaram da votação que, no ano passado, decidiu sobre a padronização dos títulos de filmes, porque a regra adotada para a capitalização dos títulos em português está sendo questionada na Esplanada.

Abraços, Loge | fogo! 16:05, 16 Abril 2006 (UTC)

O problema é a própria votação. As decisões aqui deveriam ser simples, desburocratizadas. Além desta votação proposta ser extremamente complicada, ela cria ainda mais burocracia. Além disso, votações deveriam SEMPRE ser previamente discutidas: uma votação somente deveria ocorrer após um impasse ter surgido.--g a f msg 00:07, 17 Abril 2006 (UTC)

Muad'Dib! Muad'Dib! Muad'Dib![editar código-fonte]

O Nuno arquivou a votação justo quando eu ia comentar. Apesar de não poder votar a favor hoje, creio que com um pouco mais de tempo e paciência, você pode vir a ser um bom administrador. Boa sorte. Corvomsg 00:09, 17 Abril 2006 (UTC).

Ave amiga? Espero que você tenha uma morte lenta e dolorosa! Haha Saudações. Corvomsg 00:21, 17 Abril 2006 (UTC).

Salvamento sucessivo em "Wikipedia:Votações"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Wikipedia:Votações. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

-- Fernando Ф 01:20, 17 Abril 2006 (UTC)

Mas neste caso já é abuso. E, se pensa rápido demais, vai usando o botão Mostrar Previsão e pensando. -- Fernando Ф 01:25, 17 Abril 2006 (UTC)
Minha reversão também foi método audaz. Notei uma substituição considerável de texto e reverti. Aliás, não gostei da fragmentação em diversas páginas. Isso só me parece que complicará as coisas para os novatos. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 01:28, 17 Abril 2006 (UTC)

Eleições concluídas[editar código-fonte]

Sem querer me meter, mas já me metendo: Wikipedia:Pedidos de administração/Eleições concluídas/2006 Abraço. -GAD msg 01:39, 17 Abril 2006 (UTC)

Por nada. -GAD msg 01:42, 17 Abril 2006 (UTC)
    • É pena.--JP 14:06, 17 Abril 2006 (UTC)

Prezado FML,

por favor, não retire opções de uma votação sem antes discutir o assunto na página de discussão correspondente, como fez aqui. A terceira opção, embora de difícil implementação, é tecnicamente viável, e foi legitimamente sugerida por um colega seu ao longo do debate. Antes de realizar este tipo de edição - edições, por exemplo, que têm por comentário "creio que..." - convém consultar antes os outros editores para saber se eles também "crêem" como você.

Por fim, note que esta discussão diz respeito a títulos de filmes em português. Não acrescente títulos em inglês na série de exemplos, como fez aqui.

Atenciosamente, Loge | fogo! 18:46, 19 Abril 2006 (UTC)

Projeto Larousse Cultural[editar código-fonte]

Caro Felipe, gostaria de levantar uma sugestão a respeito do projeto da Larousse Cultural, que você está coordenando e do qual eu estou participando. Estamos fazendo a listagem dos artigos, contudo a Larousse funciona também como um dicionário (além de enciclopédia). Há muitos verbetes que estão incluídos lá, mas que me parecem muito mais próprios para serem colocados no Wikcionário, como é o caso de verbos, adjetivos, advérbios e preposições. Será que não seria interessante listar apenas os verbetes que poderiam ter algum conteúdo enciclopédico? É claro, há certos casos em que as palavras podem servir de redirect, mas pelo que já observei são a exceção, e não a regra. Fábio Soldá 20:11, 19 Abril 2006 (UTC)

Então, Felipe, eu me refiro especialmente a verbos, preposições, adjetivos e advérbios. Não que não sejam válidos, mas acho que são entradas que caberiam ao Wikcionário, e não à Wikipedia. Por exemplo, ninguém recorre a uma enciclopédia para procurar palavras como "abstrair-se", "altruístico", "todavia", "talvez", "portanto", etc; mas sim a um dicionário; da mesma forma que não se procura nomes próprios num dicionário. Talvez até poderíamos dividir o projeto "Larousse Cultural" (que se auto-define como uma "enciclopédia e dicionário"), listando as entradas de enciclopédia na Wikipedia e as entradas de dicionário no Wikcionário. Alguns verbetes acho que valem para os dois, como nomes de ciências (geografia, economia, botânica, etc.) e adjetivos pátrios. Fica aí como sugestão. Fábio Soldá 21:13, 19 Abril 2006 (UTC)


Bom, quanto aos nomes próprios, acho que você entendeu o contrário do que eu quis dizer. Eu estava dando exemplos do que concerne à Wikipedia e do que concerne ao dicionário. Eu disse que os nomes próprios devem constar na Wikipedia, porque ninguém usa um dicionário para procurar isso. Eu não tiro sua razão de que esses verbetes poderiam eventualmente servir de redirect, é que eu acho que vamos perder muito tempo se tivermos que listá-los. Por exemplo, a palavra "açúcar", que é seria um verbete incontestavelmente válido. Na Larousse nós encontramos também as palavras "açucarado", "açucarador", "açucaragem", "açucaramento" e "açucarar". Será que haveria mesmo necessidade de listar todos esses verbetes na Wikipedia, sendo que todos eles seriam redirects para a mesma coisa? Fábio Soldá 21:46, 19 Abril 2006 (UTC)
Proponho o seguinte: podemos considerar como verbetes enciclopédicos válidos todos os nomes próprios, nomes comuns e siglas. Verbetes inválidos (ou melhor, válidos para o Wikcionário) seriam os verbos, adjetivos (menos os pátrios e os indicativos de cores), advérbios, pronomes, conjunções, numerais e preposições. Fábio Soldá 02:13, 20 Abril 2006 (UTC)


Dou minha mão à palmatória. Nem suspeitava que cabia tanta coisa para se falar sobre a preposição "a"... ainda continuo achando que isso tinha que ir para o Wikcionário, mas já que está aqui... volto atrás na minha proposta. Fábio Soldá 03:13, 20 Abril 2006 (UTC)

Fuso horario, imagens...[editar código-fonte]

Falta algo para aplicar isso nos artigos??? Se não falta, vamos colocar logo, a idéia é muito boa!!! Gabriel:ahn? 01:07, 21 Abril 2006 (UTC)

Sobre os horários.. Não entendo nada de java hehehe .. Só não entendi porque no Brasil está cerca de 1 hora atrasado o horário.. pelo menos com o meu.. heheh... mas tudo bem.. Gabriel:ahn? 02:05, 21 Abril 2006 (UTC)
Era isso mesmo.. Resolveu..valeu ;) Gabriel:ahn? 03:08, 21 Abril 2006 (UTC)

Ahh.. não sei também cara.. num tem nas preferências?? Gabriel:ahn? 03:33, 21 Abril 2006 (UTC)

[2] .. Fui olhar la não tinha o que imaginava.. tenta olhar no artigo da wiki en.. talvez ajude.. Gabriel:ahn? 03:48, 21 Abril 2006 (UTC)

Obrigado FML, estamos ae de volta a ativa. :D -- Marcelo Silva 16:21, 21 Abril 2006 (UTC)