Usuário Discussão:JotaCartas/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • janeiro de 2009 → junho de 2012

Bem-vindo(a) à Wikipédia, JotaCartas !

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar.

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). Um eficaz programa de tutoria (clique nas palavras em azul: são ligações para outras páginas) poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares. Ainda que se trate de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, com a ajuda dos quatro tiles (~~~~) ou do botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não o faça nos artigos quando os editar. Todas as modificações são registradas no histórico do mesmo.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo.
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar.
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas.
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia e boas contribuições! Gerbilo :< 13h40min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)

Movimentos manuais[editar código-fonte]

Por favor não faça movimentos manuais dos artigos, na parte de cima de cada artigo existe a opção "mover" é ela que deve ser utilizada para não ocorrer a perda dos histórico do artigo. Antes de alterar nomes dos artigos que já foram editados por vários usuários faça uma consulta prévia por gentileza na discussão do artigo antes de mover. Cumprimentos. GRS73 msg 01h35min de 27 de fevereiro de 2009 (UTC)


Resposta a movimentos manuais[editar código-fonte]

Viva caro GRS73. Com é fácil de ver, sou novo nestas andanças, mas tenho procurado ser muito cuidadoso (com um pouco de audácia). Não sei sequer ao certo se estou a responder no sítio certo, nem como iniciar uma discussão sobre alterações num artigo, assim as minhas dúvidas: - Com iniciar uma discussão sobre alterações a um artigo ? - Quanto tempo (dias)devo esperar a para saber se alguém se importa com a discussão?

Quanto à tentativa de alteração de 'Farol da Ponta de Sagres' para 'Farol de Sagres', era para ficar de acordo com a 'Revista da Armada, Marinha de Guerra Portuguesa, que é o único site fidedigno português que faz referencia a este farol.

Também já percebi que o tentei fazer da maneira errada. Obrigado por me ter chamado à atenção. (vamos a ver se é mesmo aqui que deveria estar a escrever?) Cumprimentos --JotaCartas (discussão) 02h03min de 27 de fevereiro de 2009 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para o artigo :Categoria:A Lista das Listas[editar código-fonte]

O artigo Categoria:A Lista das Listas foi indicado para eliminação rápida. Isto foi feito porque o artigo, que aparentemente era sobre uma pessoa, organização (banda, clube, empresa, etc.) ou conteúdo de internet real, não indicou como ou por que um artigo sobre aquele assunto deveria ser incluído à Wikipédia. Pelos critérios de eliminação rápida, artigos que não indiquem a notoriedade do assunto podem ser apagados a qualquer momento. Se você puder indicar por que o assunto é realmente notório, sinta-se livre para recriar o artigo, assegurando-se de citar fontes verificáveis e relevantes.

Por favor, veja a página Wikipedia:Critérios de notoriedade para encontrar as diretrizes a respeito do que é geralmente aceito como relevante; além disso, para tipos mais específicos de artigos, você pode querer examinar os nossos critérios parabiografias, páginas de internet, músicos e empresas. Sinta-se livre para deixar uma nota em minha página de discussão se tiver quaisquer perguntas sobre o assunto.

Nova mensagem no café dos novatos[editar código-fonte]

Por favor, veja aqui. GoEThe (discussão) 14h07min de 5 de março de 2009 (UTC)

Re:Pedido de imagens[editar código-fonte]

Olá. Por enquanto você pode fazer o pedido em Wikipedia:Imagens pedidas, uma página que ainda não passou pela reforma que estamos fazendo nos Artigos Pedidos e que, por isso, pode ficar um pouco escondida por alguns dias. No momento não há melhor lugar para pedir imagens aqui na pt-wiki, mas você também pode fazer o pedido no Commons, o nosso projeto-irmão onde colocamos as imagens. Confesso não saber exatamente em que página deve ser feito o pedido, mas é só dar uma olhada lá. Cumprimentos. Filipe RibeiroMsg 13h29min de 14 de março de 2009 (UTC)

Re:Partidos Políticos[editar código-fonte]

Olá, tudo bem? Sim, as suas edições estão bem feitas, só lhe peço que coloque sempre as referências - {{ref-section}} - antes do Ver também. Qualquer coisa, não hesite em mandar-me mensagem. Abraços. Pcjrm (discussão) 20h07min de 22 de setembro de 2009 (UTC)

Pronto, pode mover. Daimore msg 16h52min de 13 de outubro de 2009 (UTC)

Categoria: Maiores faróis do mundo[editar código-fonte]

Olá, coloquei uma discussão sobre essa categoria nocafé dos categorizadores. Se puder ler lá e dar sua opinião. Até, Eamaral (discussão) 07h54min de 30 de outubro de 2009 (UTC)

RE: Ordem das secções finais[editar código-fonte]

Olá, tudo bem? A ordem é essa que me perguntou. Não existe informação explicita sobre esse assunto aqui, mas o padrão usado é esse que me indicou, e é esse que eu uso. Abraços. Pcjrm (discussão) 16h02min de 21 de novembro de 2009 (UTC)

Independente do tamanho e da quantidade de informações, as listas têm que ficar no domínio Anexo. Solicitei a eliminação do título antigo para poder mover de volta. Boas contribuições. ThiagoRuizmsg 05h11min de 28 de novembro de 2009 (UTC)

Sem problemas. ThiagoRuiz msg 05h22min de 28 de novembro de 2009 (UTC)
Desejo-lhe um feliz Natal e um novo ano próspero de realizações, superações, muita paz, criatividade e bons artigos.

Ruy Pugliesi 17h37min de 24 de dezembro de 2009 (UTC)

Re:Feliz Natal[editar código-fonte]

Para você e sua família também. Fabiano msg 03h57min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)

Desêjo-lhe também um Feliz Natal, e um Ano Novo cheio de realizações pessoais e contribuições na Wikipédia, que precisa de gente séria e competente como você. Abraços Eliezer (discussão) 11h20min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)

Obrigado pela lembrança, Jota. Espero que tenha tido uma ótima noite de Natal. Felicidades. Filipe Ribeiro Msg 14h20min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)
Desejo-lhe um feliz Natal e agora já seguida um óptimo Ano Novo :)--Cordeirol (discussão) 22h42min de 27 de dezembro de 2009 (UTC)

Olá Jota. Lamento não ter tido a oportunidade de lhe escrever mais cedo, mas por questões pessoais não pude. Gostei muito da sua mensagem, que agradeço muito. Espero que você e a sua família tenham tido um Bom Natal, com muita luz e paz, e desejo-vos um Feliz Ano Novo 2010 com muita saúde, felicidade, amor, paz, tranquilidade... enfim, tudo de bom! Abraços!Pcjrm (discussão) 15h08min de 29 de dezembro de 2009 (UTC)

Olá, JotaCartas! Por causa dessa edição, eu venho te perguntar que "Nº internacional: G-0242" é esse? É dado por que organização? É que eu quero retirar esses três números do corpo do artigo e tranferi-los para a infocaixa (tal como a en:Template:Infobox lighthouse). Cumprs. Łυαη fala! 19h57min de 7 de janeiro de 2010 (UTC)

Está feito! Agora pode incluir tanto o número da UKHO (basta responder o parâmetro "n_UKHO"), quanto o da agência nacional (basta responder os parâmetros "n_nacional" e "da_agência_nacional"). Łυαη fala! 03h14min de 8 de janeiro de 2010 (UTC)

Procurando amigos em Portugal, tem msn?

--Bob Bancrofth (discussão) 16h20min de 15 de janeiro de 2010 (UTC)

Fichas do IHRU[editar código-fonte]

Viva, abrindo o site do IHRU deve clicar em "Sistema de Informação" e seleccionar o monumento pretendido; seguidamente clique em "imprimir" do lado esquerdo, abre então uma janela nova que tem o endereço desejado na barra superior (nota: não funciona em IE 6). Espero que isto ajude.Oriolus (discussão) 22h16min de 22 de fevereiro de 2010 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Anexo:Lista de faróis do Brasil"
Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Anexo:Lista de faróis do Brasil. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botãoMostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração.

Boas contribuições!

Fabiano Tatsch discussão 11h20min de 6 de fevereiro de 2010 (UTC)

Campanha: torne-se um Autorrevisor[editar código-fonte]

Olá JotaCartas, participe da campanha: torne-se um Autorrevisor e indique outros possíveis candidatos.

Sendo um autorrevisor, sua vida vai continuar a mesma, pois não receberá maiores responsabilidades. Como você é um usuário experiente e de confiança, terá todas as suas edições marcadas como revisadas, facilitando a vida de quem monitora aspáginas novas e as mudanças recentes. Você não perde nada, e a Wikipédia só tem a ganhar.

Para participar é fácil, acesse Wikipedia:Pedidos a administradores/Autorrevisor e crie seu pedido, depois clique[1] para adicioná-lo na lista de pedidos.

Por uma Wikipédia livre de vandalismos, conto com a sua participação, que é muito importante. Saudações cordiais.

OffsBlink (discussão) 00h58min de 13 de março de 2010 (UTC)

De nada. Abraço e boas contribuições. OffsBlink (discussão) 18h11min de 13 de março de 2010 (UTC)
Aprovado. Boas edições. Ruy Pugliesi 00h48min de 18 de março de 2010 (UTC)

fix redirects[editar código-fonte]

Ola, por favor, peço-lhe que pare de "consertar" os redirects, e se possível reverta as suas edições, pois isso não só não adianta rigorosamente nada em termos de performance, como prejudica a acessibilidade, nomeadamente nos softwares de leitura para invisuais, além de prejudicar a usabilidade ao impedir que se saiba em que contexto um determinado termo é usado. Leia mais aqui sobre esse assunto. Cumprimentos, --- DarwinAhoy! 07h22min de 8 de maio de 2010 (UTC)

Por favor, pare com o "fix redirects", já lhe disse que isso só prejudica os artigos.--- Darwin Ahoy! 07h27min de 8 de maio de 2010 (UTC)
Aparentemente está a usar um bot nessa conta, uma vez que não reage, pelo que pedi o seu bloqueio.--- Darwin Ahoy! 07h33min de 8 de maio de 2010 (UTC)
Bom dia! Folgo muito em ver que é um ser humano que está aí, então... Quando vi que mesmo após os avisos as edições automatizadas continuavam, presumi que fosse um bot e por isso pedi o bloqueio, pois os bots só são permitidos em contas próprias. Bom, eu já reverti tudo até ontem, mas convém que veja o que foi revertido pois pelo meio pode ter ido qualquer coisa que não seja "fix redirect". Reparei que tinha mudado o nome de um partido, e aí essas edições estavam correctas, como é claro. Essa opção devia estar desactivada nesse "WikiEd" (que eu nem sei o que é, pois nunca usei). Abraços,--- Darwin Ahoy! 08h01min de 8 de maio de 2010 (UTC)
Parece que em tempos diziam que os redirects atrapalhavam a performance dos servidores, e isso gerou uma má ideia generalizada de que era útil substituí-los por piped links, que hoje já foi desmistificada pelos programadores da wikimedia. Foi pena só ter visto as alterações quando passou pelo Freitas do Amaral, que está nos meus vigiados, mas mais vale tarde que nunca. Retirei o pedido de bloqueio, uma vez que tudo não passou dum mal entendido. Abraços e bom descanso,--- Darwin Ahoy! 08h34min de 8 de maio de 2010 (UTC)

Anexo:Lista de pessoas que participaram na guerra colonial portuguesa[editar código-fonte]

Olá JotaCartas. Antes de mais parabéns pelas tuas contribuições! Queria perguntar-te só uma coisa em relação ao que acrescentaste no anexo. Américo Tomás, participou mesmo na guerra colonial, ou consideraste que foi pela sua posição como chefe de estado ? Abraços --João Carvalho deixar mensagem 12h59min de 27 de maio de 2010 (UTC)

Obrigado pela resposta. Acho que foi bom alterar "Insurrectos" porque não é correcto. Abraços --João Carvalho deixar mensagem 22h40min de 27 de maio de 2010 (UTC)

"Deputados à Assembleia Constituinte"[editar código-fonte]

Colega, não seria mais prudente definir de que lugar e época é essa "Assembleia"? Portugal, Brasil e outros países lusófonos, participantes desta Wikipédia, tiveram suas assembleias. E alguns, como o Brasil, várias, conforme os grupos no poder achavam conveniente.

Que tal, então, criar algo do tipo Categoria:Deputados à Assembleia Constituinte de Portugal de 1920 (um exemplo), enquanto a categoria está pequena? Não é melhor do que criar um problema maior no futuro?

Outra questão é de ordem linguística: aqui no Brasil usamos deputados da Assembleia Constituinte... (e não à). Esse uso (à) é comum em Portugal?

Cordialmente, Yanguas diz!-fiz 17h42min de 10 de junho de 2010 (UTC)

Consultei uma gramática brasileira (Celso Pedro Luft, Dicionário Prático de Regência Nominal), onde consta a (ouà ou ao) como forma correta. Então creio que esse pormenor não precisa ser retificado. Boas.Yanguas diz!-fiz 19h10min de 10 de junho de 2010 (UTC)

Hã???? Alchimista Fala comigo! 13h16min de 11 de junho de 2010 (UTC)

Pode-te interessar[editar código-fonte]

Caro JotaCartas,

Como meu conterrâneo da cidade do Porto, contacto-te sobre um assunto que, creio, te poderá interessar.

Não sei se acompanhaste, mas recentemente houve uma grande polémica em torno da reformulação do artigo do grande poeta nacional Luís de Camões. O artigo estava francamente pobre e houve um editor do Brasil que se dedicou a melhorá-lo. O trabalho efectuado foi notável -- há que admiti-lo -- mas o problema foi que todo o texto foi vertido para português brasileiro e, apesar dos pedidos feitos, o editor brasileiro recusou-se a aportuguesar o texto.

Na sequência disso, perante o crescimento exponencial de editores brasileiros na Wikipédia (o que, apesar de ser bom, não está a ser acompanhado de idêntico crescimento do nosso lado) e tendo em conta as inquietações que tenho ouvido da parte de muitos portugueses, achei que fazia falta uma regra que, pelo menos, protegesse os temas tipicamente portugueses de situações idênticas à que se passou com Camões.

Para tal, fiz uma proposta que advogava que todos os artigos intimamente ligados a um dado país lusófono passassem necessariamente a ser escritos na variante em uso nesse país. Assim, Tripas à moda do Porto, Luís de Camões, Serra da Estrela, União Europeia, Aníbal Cavaco Silva,Portugal Telecom, etc. ficariam sempre em português europeu; Inconfidência Mineira, Machado de Assis,Amazônia, Mercosul, Luiz Inácio Lula da Silva, Embraer, etc. em português brasileiro; Reino do Congo,José Luandino Vieira, Kilamba Kiaxi, José Eduardo dos Santos, Sonangol, etc. em português angolano e por aí fora...

Criei uma tentativa de consenso sobre o tema mas,ao fim de um mês de debate, 11 dos 39 participantes discordaram da proposta e reclamaram por uma votação que teve início na passada terça-feira.

Como este é um assunto que, creio, também é do teu interesse, convido-te a votares. Obrigado e um abraço, -- Manuel de Sousa msg 09h01min de 17 de junho de 2010 (UTC)

Ola JotaCartas, parece-me que te faltou um. Olha eleaqui. Abraços, --- DarwinAhoy! 23h44min de 17 de junho de 2010 (UTC)

E falta também o da Ribeira Brava, até tinhas criado uma cat para ele no Commons. Se ainda tiveres paciência para criar faróis, diverte-te. ;) --- Darwin Ahoy! 23h49min de 17 de junho de 2010 (UTC)
Eheheh pois não! E espero que já me tenhas desculpado aquela vez em que te confundi com um bot, não me perdoo... ;)--- Darwin Ahoy! 23h57min de 17 de junho de 2010 (UTC)

Contesto sua alteração feita aqui. Por que 130 e não 110, 120, 140, 150...? Porque este número arbitrário? Sem falar que a aparição de basicamente estádios portugueses no final da lista é, no mínimo, suspeita... Robertogilnei (discussão) 01h10min de 28 de junho de 2010 (UTC)

Não, não está resolvido. Se você tivesse tido o cuidado de ao menos ter verificado a listaanglófona, perceberia que a sua lista não condiz com a realidade. Há dezenas de estádios maiores que os da Copa. Como não quero entrar numa guerra de edições, vou aguardar que você termine seu trabalho. Mas a pergunta que fica é: quantos estádios pretende pôr na lista? Pelo visto, vai ultrapassar os 200. Robertogilnei (discussão) 01h48min de 28 de junho de 2010 (UTC)
Engana-te. Pela adição de informações fora da realidade, confoirme visto na lista anglófona, sua edição poderia ser interpretada como Wikipedia:Vandalismo. Portanto, não tenho razão alguma para pedir desculpas. Como disse acima, eu que não entendo: se há dezenas de estádios no mundo maiores que os da Copa do Mundo, por que a obrigatoriedade de eles aparecerem na lista, se não estão entre os maiores??? Robertogilnei (discussão) 02h01min de 28 de junho de 2010 (UTC)

Fora do lugar?[editar código-fonte]

Parece-me que respondes a algo na página errada aqui Predefinição:Cinema/Convite. JohnR (discussão) 16h14min de 4 de julho de 2010 (UTC)

Mas o Melhor é mesmo eliminar, não?[editar código-fonte]

Eu estou um bocado aborrecido porque fui eu que indiquei o nome do título e não reparei no erro que dei por distração nessa indicação. Como o texto já está salvo, o melhor é mesmo eliminar, ou não? Agora o artigo novo tem outra vez esse erro, mas só no corpo da página, logo ao início, portanto, vou corrigi-lo. o «Cintra» aparece em algumas referências da Net ao livro. Não sei se foi alguma vez em algum lado escrita correcta, mas nem vale a pena ir investigar, porque a segunda edição, da Imprensa Universitária de Coimbra, o que tem no título é Sintra, e «a obra maior» do Braamcamp Freire é mesmo essa segunda edição, muito enriquecida em relação à primeira. Portanto, se não houver qualquer problema, elimine mesmo. o «Brasões da Sala de Sintra» é que está correcto.Jorge alo (discussão) 01h50min de 6 de julho de 2010 (UTC)

Fixe, até à próxima,Jorge alo (discussão) 01h57min de 6 de julho de 2010 (UTC)

  • Está porreira, e se encontrar uma do Braamcamp Freire, também meta lá. Há um artigo sobre ele na Wiki Luso., mas o nome dele não está na subcategoria Portugal Genealogistas, e pode ir para lá. Ele foi Historiador e Genealogista (a sério, e não era um pechisbeque como muitos actuais que até são referenciados em cursos universitários e tudo: coitado deste país!). Vou prá cama. Até um dia destes.Jorge alo (discussão) 02h21min de 6 de julho de 2010 (UTC)

Pedido interesseiro de colaboração[editar código-fonte]

Jotacartas, dado que você gosta não só de corrigir como também de alindar artigos com imagens, aqui vai uma proposta meio oportunista. Eu e o Silveira estamos a fazer um artigo sobre o Vasco Martins de Melo que pretendemos com todos os itens. Sem este fabiano muito provavelmente não tinha havido nem D. João I nem, se calhar, a revolta em Lisboa de 6 de Dezembro de 1383. Deve ter sido ele que, desde Castela, preveniu a Corte em Lisboa do que se estava a preparar no reino vizinho, mas nós só vamos poder deixar, quanto a isto, questões no ar, para não levarmos com "a investigação inédita" nas trombas. Bom, de qualquer modo a ideia é fazer um excelente artigo para o propor a destaque (dado que temos por cá poucos artigos destacados, e só por isso). Se quiser dar uma ajuda tanto na confirmação de TUDO (se bem que aquilo já esteja confirmado e mais que confirmado (na biografia; porque na filharada e restante família ainda vamos ter que mexer), como no melhorar do português e no "embelezamento" com ilustrações, está desde já convidado.Jorge alo (discussão) 02h12min de 7 de julho de 2010 (UTC)

Pedido de Bot[editar código-fonte]

Sim, vou fazer assim que possa, só tenho que descarregar o dump mais recente para ver se apanho o máximo de ocorrências. Abraços. Lijealso (discussão) 13h18min de 11 de julho de 2010 (UTC)

Sim, já coloquei o meu bot em funcionamento. Daqui a uma hora, sensivelmente, já deve estar tudo OK. São cerca de 800 página no total, o nº de links não sei bem. Lijealso (discussão) 14h19min de 11 de julho de 2010 (UTC)

Ok mesmo que você não pode ajudar fiquei grato pelo menos respondeu que é coisa que ne uma wiki eles não fazem.KnuxD (discussão) 11h10min de 17 de julho de 2010 (UTC)

É disparate[editar código-fonte]

Escrevi antes outra mensagem por engano. Estive apenas a ler a história e nem sequer reparei no «governador de Macau».

Proposta: pedir a Tokiohotelover que refira a fonte do «governador de Macau» e, não a encontrando (como vai suceder), que apague ele próprio o que inseriu. Dar-lhe, sem o dizer, 24 horas. Se não a referir e não apagar o inserido, apagar o «governador» e avisá-lo que à próxima é pedido o seu bloqueio. Estar em cima das edições do usuário e, se reincidir, recorrer de immediato à medida. E caso alguém se venha queixar que partilha o endereço: que arranje um novo. É possível que estejamos a lidar com um troll. Por acaso, dum contacto muito superficial que tive com Tokiohotelover, tinha à primeira vista uma ideia diferente dele. Mea culpa minha...errare humanum est.

A História está um pouco lendária mas escapa. Veja-se a Net . O que não separa são os factos, digamos, confirmados ou verosímeis dos aspectos lendários. Nota particular: atenção a qual era realmente a marca da metralhadora. Jorge alo (discussão) 15h57min de 17 de julho de 2010 (UTC)

ACHEGA: quem inseriu o quadro foi Tokiohotelover. Pedir-lhe à mesma que refira a fonte. Ou Tokiohotelover tem menos de 15 anos ou é muito possível que seja um troll. Se houver tal probabilidade, estar em cima das edições dele, em particular das fontes que cita e tentar encontrá-las na Net, quanto mais não seja, numa referência geral nas listas de publicações e colecções das bibliotecas. Se tivermos algum editor que passe a vida na biblioteca municipal ou outra, imediatamente pedir-lhe que confirme essas fontes. Não sei se se pode pedir isto ao Luís Silveira, que vai com frequência à sua biblioteca municipal de Angra do Heroísmo. Precisamos de identificar, para isto e outras coisas, quais são os nossos editores "ratos de biblioteca" (eu não sou; sou mais "rato de cave"; não responda a esta achega que eu só li a última nota que me mandou depois de a ter escrito. Tentar ver (na verdade) que idade tem Tokiohotelover).Abraço,Jorge alo (discussão) 16h50min de 17 de julho de 2010 (UTC)

Sertã e Álvares Pereira[editar código-fonte]

As dúvidas sobre o nascimento do homem discutem-se na página sobre Nuno A P e não na página sobre a Sertã.

--MeirelesSilva (discussão) 18h31min de 18 de julho de 2010 (UTC)

  1. 00FF00 Olá denovo sou o KnuxD lembra já criei minha wiki não sei se você viu assima mais eu ainda preciso de ajuda não consigo colocar os links do lado da página do lado esquerdo da página por favor se você souber fale-me só tem uma pessoas registrada na minha wiki,você não precisa se registrar você não conheçe o Game Srb2 KnuxD 21h05min de 18 de julho de 2010 (UTC)
Muitíssimo obrigado pela ajuda!! Até à próxima!  :) CumprimentosQuiiiz (discussão) 05h40min de 19 de julho de 2010 (UTC)

Farol da Fiura em Cabo Verde[editar código-fonte]

Como vim aqui à sua página, pareceu-me numa leitura rápida que se interessa por faróis. Posso informa-lo sobre o faról em epígrafe... mais uma vez cumprimentosQuiiiz (discussão) 05h46min de 19 de julho de 2010 (UTC)

Então falaremos sobre isso. até breve!Quiiiz (discussão) 06h03min de 19 de julho de 2010 (UTC)
Olá! vi que estão na Wiki quatro faróis de Cabo Verde, mas este não está ainda. Poderá encontrar referência a este farol na pág do Engº Raul Pires Ferreira Chaves que o construiu com um material que inventou (encontra info sobre isso na pág q referi). Podemos criar uma pág. sobre este; eu tenho uma foto que poderei inserir. Posso aproveitar a ocasião para me iniciar no commons (eventualmente com a sua ajuda), pois queria inserir algumas outras imagens.
Aproveito para lhe perguntar (caso saiba) porque é que aquele artigo (que criei há dois dias) não aparece na pág de pesquisa do Google?Quiiiz (discussão) 14h43min de 20 de julho de 2010 (UTC)
Olá! Só agora vi a sua comunicação; não sei se ainda vai a tempo. Em todo o caso: é esse mesmo o farol da Fiúra (o da ponta norte da ilha do Sal), "Fiosa" foi confusão da minha memória. Entretanto segui os seus links e vi fotos do estado actual, não fazia ideia de que está em ruínas. Eu tenho foto da época de construção; Na época chamava-se Farol da Fiúra, mas só conheço detalhes relativos à sua construção. Desconheço é aquele tipo de informação especifica que costuma estar incluída, tipo: cor da luz; quantas vezes acende; distancia a que é avistado; coordenadas GPS; etc.
Se ainda for a tempo, crie a página e eu irei acrescentando informação.CumprimentosQuiiiz (discussão) 22h48min de 23 de julho de 2010 (UTC)
Olá! Vejo que já se ausentou. Aguardo o seu regresso para trabalharmos no assunto do Farol, então quando puder diga qualquer coisa.
Vi que criou uma página sobre a pastelaria, a qual expandi, uma vez que já tinha material preparado, com diversas fontes, para a criar. Também quando puder veja o que fiz por lá; tentei nao mexer muito no conteúdo da sua intervenção mas troquei "modernismo" por "Movimento Moderno" pois é mais estrito - o termo "modernismo" só pode ser, naquele caso, usado no sentido lato.
Então, até breve e boas férias!Quiiiz (discussão) 02h19min de 29 de julho de 2010 (UTC)
Viva! Já entrou em acção, pelo que leio. O que quer dizer, ou para que serve Predefinição:Defaultsort? Ainda: um administrador apagou uma morada que introduzi numa outra página. Qual é o critério? O colega colocou a morada da pastelaria numa secção independente; isso é regra?
E sobre o farol da Fiura? Quer avançar? CumprimentosQuiiiz (discussão) 01h20min de 4 de agosto de 2010 (UTC)

Resposta[editar código-fonte]

Defaultsort

Serve para ordenar dentro das categorias; é a ordenação por defeito, i.e. em todas as categorias de que o artigo faz parte, será ordenado pelo nome escrito dentro do {{DEFAULTSORT:nome para ordenação}} .

Moradas

Por vezes as moradas são consideradas publicidade, nomeadamente se estiverem no inicio ou em lugar relevante do artigo. Eu optei nos faróis por colocar as moradas numa secção de Acesso ou Outras informações, mas não é regra.

Farol da Fiura

Vou avançar, e quando tiver um esboço do artigo, informa-lo-ei.

Olá o que posso tirar de proveito nesta Wiki,como posso contribui-lá.Acho que se eu edita uma vez já vou ser banido como eu contribuo ?

Obrigado plea sua atenção. User:KnuxD 16h19min de 26 de julho de 2010 (UTC)

Prezado Joao, obrigado pelo auxílio. Eu consultei 3 dicionários da lingua portuguesa (Aurelio, Caldas Aulete e Houaiss) e somente o Houaiss prevê a locução advrebial "em via(s) de". Os outros não tem o s. Mas já que existe respaldo (pelo menos no Houaiss) eu não alterarei mais este tipo de expressão. Um forte abraço, Ricardo Ferreira de Oliveira disc 22h01min de 2 de setembro de 2010 (UTC)

Realmente quanto mais leio mas vejo que o assunto é polêmico. No Brasil o Governo do Esatdo do Piauí publicou ummanual de redação que afirma que a expressão "em vias de" não existe. Entretanto vi em sites portugueses que se usa "em vias de". Um forte abraço! Ricardo Ferreira de Oliveira disc 22h26min de 2 de setembro de 2010 (UTC)

Prezado JotaCartas, A sua ponderação é perfeita, não há o que se desculpar pela suposta intromissão. Grato, Carlos Luis Cruz (discussão) 23h08min de 2 de setembro de 2010 (UTC)

Lista de Wikipedistas[editar código-fonte]

Inclui seu nome aqui por ter ultrapassado 2 mil edições, pois o seu nome pode ser visto aqui e também numa lista geral, vistoaqui. Alguma coisa a declarar? Bruno Leonard (discussão) 17h26min de 5 de setembro de 2010 (UTC)

Sinto-me muito orgulhoso. Obrigado. --JotaCartas (discussão) 18h16min de 5 de setembro de 2010 (UTC)
Citação: Você escreveu: «Sinto-me muito orgulhoso. Obrigado. --JotaCartas (discussão) 18h19min de 5 de setembro de 2010 (UTC)» Obrigado pela sua resposta e boas contribuições.Bruno Leonard (discussão) 18h32min de 5 de setembro de 2010 (UTC)

Convite para grupo de trabalho a formar[editar código-fonte]

Tá bom JotaCartas?

Meia dúzia de nós têm desenvolvido algum trabalho de entreajuda no campo da história e genealogia. No decurso dessa entreajuda surgiram também questões e necessidades no campo da Heráldica. Como já se criaram hábitos mínimos de trabalho em conjunto, nasceu a ideia (ou renasceu, porque o Tony::jeff, pelo menos, já antes a teve) de avançar para um (projecto) grupo de trabalho e estudo que entrelace os campos da História e das suas ciências auxiliares Genealogia e Heráldica. Para já está tudo na fase de preparação e ainda nem sequer temos nome para o projecto, mas o campo de acção, para já, seria este: a biografia, a genealogia e a heráldica. A ideia não é a de impor "leis férreas" (até mesmo porque a Wikipédia não deixa), mas a de facilitar e ajudar a desenvolver o trabalho de todos os que queiram participar. Algumas coisas já se têm conseguido como, por exemplo, a recolha na Web de muitos dos volumes da História Genealógica da Caza Real Portugueza do António Caetano de Sousa.

Neste momento, estão com o projecto o Tony::jeff, o Luís Silveira e eu. Você quer alinhar?

Abraço, Jorge alo (discussão) 07h55min de 21 de setembro de 2010 (UTC)

Boas. Tenho reparado que tens andado a incluir todos os monumentos nesta categoria. Não é que seja exatamente contra, mas parece-me que isso vai contra a norma (que tem exeções), das páginas que são categorizadas numa subcategoria não o sejam numa de nível superior. Por ex: o Castelo de Portalegre está, e bem, em Categoria:Castelos classificados como monumento nacional em Portugal, pelo que indiretamente já estava em Categoria:Monumentos nacionais em Portugal. Isto para não falar que esta categoria vai ficar enorme. Não será melhor dividir para reinar? Já cá não está quem falou se isso resultou de algum consenso. Sds. --Stegop (discussão) 04h52min de 23 de outubro de 2010 (UTC)


Viva Stegop, desculpe a demora mas fiquei sen Net desde as 7H00, ora aqui vai a resposta:
Efectivamente, o trabalho que estive a desenvolver não resultou de nenhum consenso, e eu próprio também já não estava muito seguro e tinha parado. Posto isto, passo a explicar o que me levou a esta tarefa. Pretendi colocar o templateIGESPAR da Commons em todas as categorias que fossem Monumentos nacionais de Portugal para popular a Category:IGESPAR; para isso socorri-me da Categoria:Monumentos nacionais em Portugal que já tinha uma centena de elementos e que eu julgava estar mais ou menos completa. Posteriormente verifiquei que faltavam muitos e 'corri' os anexos por distrito para popular a categoria, ao mesmo tempo que actualizava no Commons. Chegado agora a 2/3 do trabalho verifiquei que a categoria esta a ficar muito longa (irá ter cerca de 400 elementos). A tua chamada de atenção também me levou a parar para reflectir.
Assim, penso agora que possivelmente será melhor passar todos os monumentos para as várias sub-categorias deCategoria:Monumentos nacionais em Portugal por tipologia que já estão definidas. Os que não se enquadrarem em nenhuma das tipologias já definida deverão ficar (esta é a minha duvida) na base da Categoria:Monumentos nacionais em Portugal por tipologia ou na Categoria:Monumentos nacionais em Portugal, até que sejam criadas tipologias em falta (de modo a que não fiquem monumentos 'perdidos' como até aqui).
Possivelmente será melhor colocar esta questão no café dos categorizadores, mas/e agradeço desde já a tua opinião. Cumprimentos. --JotaCartas (discussão) 16h42min de 23 de outubro de 2010 (UTC)

Atenção às concordâncias! MOSTEIRO é MASCULINO.

A categoria "Categoria:Mosteiros classificadas como monumento nacional em Portugal" teve de ser removida e todos os artigos passaram a constar da "Categoria:Mosteiros classificados como monumento nacional em Portugal". Um erro repetido 28 vezes dá trabalho a corrigir...

Alexg pqntc? 19h38min de 29 de outubro de 2010 (UTC)

Vila Nova de Famalicão[editar código-fonte]

Boa noite, um IP fez vários vandalismos no artigo Vila Nova de Famalicão, e como no caso de várias alterações seguidas eu não saber como se desfazem solicito a sua ajuda. Como o IP fez outros vandalismos (que já resolvi) se calhar seria bom mandar-lhe uma advertência ou bloqueá-lo. Abraços. Luís Silveira correio 02h05min de 12 de novembro de 2010 (UTC)

Viva, só agora vi a sua mensagem, e já reverti o artigo Vila Nova de Famalicão. Não creio ser necessário tomar outras atitudes por agora; este IP 'fez das suas', mas possivelmente ficará por aí. Em todo o caso poderá sempre entrar com um IP diferente. Sei que se pode mandar uma mensagem ao IP, mas não estou muito familiarizado com esses processos. Às vezes o melhor é não dar muita importância (ver: Wikipedia:Não insulte os vândalos). Abraço --JotaCartas (discussão) 03h58min de 12 de novembro de 2010 (UTC)
Andei à procura e encontrei as mensagens para Usuários novos: Wikipedia:Namespace predefinição/Avisos e alertas/Usuários.
Talvez mandar-lhe a mensagem {{subst:bv-av|artigo}} seja suficiente.
Aqui tem mais mensagens: Usuário:GoEThe/Wikipedia:Predefinições de mensagens/Namespace Usuário Discussão. Abraço--JotaCartas (discussão) 05h40min de 12 de novembro de 2010 (UTC)

RE: Predefinição:Info/Monumento[editar código-fonte]

Boas Jota. Já movi. Oportunamente vou ver se corrijo todos os afluentes para que {{Info/Monumento}} possa vir a ser utilizada como infocaixa genérica (que faria todo o sentido existir). Um abç. --Stegop (discussão) 18h36min de 30 de novembro de 2010 (UTC)

Obrigada por ter dado uma olhada no meu artigo acrec do hotel Infante Sgres. è um grande hotel do Porto, a minha cidade natal. Temos muito muito bons Hóteis em Portugal! Planeio continuar a trzaer novas publicações para a wiki acerca deste assunto. Hotelaria e Design são dois assuntos que me fascinam imenso! O problem é que não sei bem ao que se referem como publicidade, para mim é um artigo simples..Vou dar outra olhadela, e ver onde posso estar a ser muito opinante o artigo. Obrigada pela ajuda e pela dica ;) Boas escritas!--Tanyavops (discussão) 15h23min de 23 de dezembro de 2010 (UTC)

Obrigadão Jota![editar código-fonte]

Obrigadão Jota. O artigo ficou muito melhor ;) Sinta-se livre para mais contribuições ;) Boas Festas!--Tanyavops (discussão) 15h29min de 23 de dezembro de 2010 (UTC)

Porque é Natal[editar código-fonte]

Boas

Festas!

Com este postal venho desejar um feliz Natal, que espero seja cheio de alegria, serenidade, paz, harmonia, bem aventurança, muitas prendas e sobretudo a esperança num amanhã melhor. Não posso também deixar de dizer, que desta forma pretendo contribuir, mesmo que modestamente, para a PAZ que se quer no mundo. Abraços destas ilhas encantadas dos Açores.
Boas contribuições,

Luís Silveira correio 23h30min de 23 de dezembro de 2010 (UTC)

Imagens de Moçambique[editar código-fonte]

Caro Jota, muito obrigado pelas ligações às suas imagens. Espero poder usá-las. Já agora qual seria a licença a utilizar? E agora curiosidade minha: tirou as fotos durante uma visita a Moçambique? Mais uma vez obrigado! Teixant(discussão) 19h44min de 28 de dezembro de 2010 (UTC)

Obrigado por suas correções e acertos; suas edições são muito importantes ao projeto. Abraços, —Auréola συζήτηση 08h19min de 1 de janeiro de 2011 (UTC)

Boa dia. Certamente o AWB pode fazer as alterações, não entendo como esta não é feita. Quanto às alterações de pt-pt/pt-br digo para deixar de lado tais alterações enquanto não houver o consenso, (só vai arrumar dor de cabeça!) já que muitos editores ainda optam pelo acordo ortográfico de 1943 e 1945, também prefiro o acordo ortográfico de 1990 que está sendo implantado lentamente.

Se interessa, criei faz algum tempo um script (Usuário:Fabiano Tatsch/teste.js) para fazer diversos ajustes em páginas enquanto faço a edição manual. Mas é preciso cuidado ao usar as regras, já que pode alterar "possue" e "possue"m para "possui" e "possui"m.

Façamos assim, coloque os erros no discussão dos typos, vou adicionando elas aos poucos às regras. Já possui o AWB? Se não, faça o pedido de aprovação. Fabiano Tatsch 10h13min de 7 de janeiro de 2011 (UTC)

Olá J! tudo bem? O assunto é potencialmente confuso... : vi que mudou o Prof Cristino da Silva de Cat. Ele foi professor do curso de Arquitectura quando este pertencia à ES de Belas Artes de Lisboa, antes do curso ser autonomizado em Faculdade de Arquitectura e que acabou por ser integrado na Universidade Técnica de Lisboa. Ainda mais recentemente a ES de Belas Artes de Lisboa transformou-se em Faculdade de Belas Artes e foi integrado na Universidade Clássica de Lisboa. Então: ele nunca foi prof de nenhuma destas Universidades! Em que é que fica? Categorizá-lo na Técnica seria mais correcto embora, de facto, mesmo aí, ele nunca tenha sido professor... Tenho andado pela wiki anglófona e por lá estão a levantar-se as mesmas questões a propósito da categorização de professores e alumni portugueses... Cumprimentos Quiiiz (discussão) 15h28min de 25 de janeiro de 2011 (UTC)

Viva Quiiiz. Quanto ao caso em apreço, não tenho muito a afirmar/contestar, pois não aprofundei a questão. Tenho andado a passar umas dezenas de professores da categoria genérica Professores de Portugal para outras mais específicas, como Professores universitários de Portugal ou de universidades específicas quando tenho essa informação no próprio artigo. Aceito/espero quaisquer correcções. (P.S) Talvez uma solução seja coloca-lo nas duas categorias:Categoria:Professores da Universidade de Lisboa e Categoria:Professores da Universidade Técnica de Lisboa pois ambas se consideram herdeiras da antiga Escola de Belas-Artes de Lisboa. Cumps. --JotaCartas (discussão) 23h28min de 25 de janeiro de 2011 (UTC)
Bom dia! (assunto foto do farol da Fiura nao tá esquecido) Talvez o mais correcto fosse mesmo abrir uma nova categoria: Professores da Escola Superior de Belas Artes Lisboa, que poderia incluir professores das antecessoras Escola de Belas Artes de Lisboa e da mais antiga Academia Nacional de Belas Artes. Cumps Quiiiz (discussão) 09h36min de 27 de janeiro de 2011 (UTC)

Olá JotaCartas, não pude deixar de notar sua imensa contribuição relativa à correção ortográfica da Wikipédia e isso me fez lembrar de um antigo objetivo meu, que era remover os barbarismos da Wiki.Aqui estão alguns exemplos que eu creio que possam ser removidos. Vc conhece alguma regra que impeça essas modificações? Tem interesse em ajudar? Obrigado. Bozomal<::(*o*)::> 05h19min de 28 de janeiro de 2011 (UTC) ps: favor ignorar os erros nesta mensagem e nas minhas páginas de usuário. =B

Viva Bozomal. Obrigado pelos reconhecimento. Quanto aos barbarismos tenho algumas duvidas, pois muitos acharão mais correcto usa-los em detrimento de palavras em português genuíno. Creio também não haver regras estabelecidas sobre o assunto, e assim será válido que fique no artigo a forma de quem o escreveu, pelo que as correcções poderão ser revertidas. Posto isto e em conclusão, acho que há que ter muito cuidado, e possivelmente por à votação qualquer correcção "em lotes" de barbarismos, para não criar guerras de edição.
Eu, p.ex. nas correcções que tenho feito de ortografia, só avancei em erros que acredito serem universalmente aceites, deixando os caso duvidosos (como algumas formas gramaticais muito usadas no Brasil) para uma fase posterior, em que tentarei obter um consenso prévio dos utilizadores da Wikipédia.
Claro que estou disposto a ajudar na medida das minhas possibilidades. Cumps. --JotaCartas (discussão) 03h23min de 30 de janeiro de 2011 (UTC)

Ora, só ter o pensamento de programador já faz diferença em muitas situações. Eu só fiz um ano de faculdade de computação e foi o suficiente pra mim. Mudei de faculdade, mas o pensamento nunca mais foi o mesmo. Qnd descobri o awb e o q ele podia fazer pela wikipedia, poxa, pra mim foi, tipo, acabou o projeto manutenção, vai ser tudo robo agora =) Nem tanto. Na verdade vai ser o oposto, o robo vai catar artigo e categorizar pros usuários arrumarem. Só o projeto wiki diz q um terço dos artigos tem coisa pra ser arrumada.

Mas ainda sonho com um programa revendo todos os artigos novos automaticamente, ou revisando na hora que se faz a edição (o script do Fabiano lá em cima me deixou mt feliz, sempre quis aquilo), quem sabe um dia rodar um bot pra rever todos os 670 mil artigos. Rjclaudio msg 00h47min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)

Depois pega o script pro awb q ando fazendo (e nunca devo acabar) no projeto awb. Tem alguns bugs, mas to sempre arrumando (e sempre criando mais regra e assim criando mais bug) Rjclaudio msg 00h48min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)

O q houve com o seu HotCat, q uma hora o sumário tá em inglês outra tá em português?Rjclaudio msg 00h51min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)

???. Já tinha notado, mas não tinha dado muita importância ao facto. A única explicação que encontro é ter tido simultaneamente uma janela aberta na en.WP (com o mesmo user) para auxilio na classificação, e criação de interwikis, usando também lá o HotCat. Não sei !? --JotaCartas (discussão) 01h16min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)

AO: Resumo da situação nos países e regiões lusófonas[editar código-fonte]

João, antes de mais queria dar-te os parabéns pelo excepcional trabalho que tens vindo a desenvolver na Wikipédia, com particular destaque para os temas relacionados com o Porto.

O propósito do meu contacto é, no entanto, outro. Tem a ver com a tabela de criaste sobre a aplicação do AO nos países e regiões lusófonas. Acho que falta distinguir dois níveis de ratificação: do próprio AO e do 2.º protocolo modificativo. Como saberás, quando foi assinado o AO em 1990 previa-se que todos os países o ratificassem rapidamente, de modo a tê-lo em vigor em 1 de Janeiro de 1994! Pormenor importante que é muitas vezes esquecido, é que Portugal foi o 1.º país a ratificar o AO (a 22 de Agosto de 1991) e o único a fazê-lo dentro dos prazos. Foi precisamente porque o prazo inicialmente fixado foi largamente ultrapassado que houve necessidade de assinar protocolos modificativos, sendo que o 2.º (o que mais nos interesse actualmente) previa que, em lugar da ratificação por todos os países, fosse suficiente que 3 membros da CPLP ratificassem o documento para que este entrasse em vigor.

Ora, na tabelaResumo da situação nos países e regiões lusófonas acho que devia haver 2 colunas: "Ratificação do AO" e "Ratificação do 2.º protocolo modificativo". Em alguns países foi simultânea, mas noutros (como Portugal, Brasil, Cabo Verde), os actos ocorreram separadamente.

É só esta recomendação que te quero deixar. Um abraço e continuação do bom trabalho! -- Manuel de Sousa msg 10h22min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)

Viva Manuel, quanto a "galhardetes", eu eu é que o posso "parabenizar" (à brasileira ... pois para lá caminhamos aqui na WP), i.e. felicitar pelo seu trabalho, nomeadamente pelas centenas de fotografias que ilustram o Porto; são quase todas suas.
Quanto ao AO, já tinha um outro quadro mais completo, (pode ver aqui, e aqui há um outro ), mas achei-o demasiado pesado não acrescentando muito de relevante. No entanto quanto ao facto que referiu (1ª ratificação do AO por Portugal), que eu não tinha reparado, é importante e irei tentar compor a tabela, sem a sobrecarregar demasiado. De toda a forma, como é evidente, sinta-se à vontade para fazer as alterações que achar por bem.
P.S. - tinha também uma cronologia preparada, mas mais uma vez não queria sobrecarregar o artigo. Abraços.--JotaCartas (discussão) 16h43min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)
Parece-me relevante que não seja esquecido que Portugal foi o primeiro país a ratificar o AO e que não foi a reboque do Brasil, como os detractores do AO insistem em fazer crer, atiçando o nacionalismo bacoco do portuga contra o brasuca! Na tabela, para ganhares espaço -- permite-me que nos tratemos por tu, seguindo a informalidade própria da net --, podes substituir "2 de setembro de 2009" por "02-09-2009", por exemplo. Um abraço, -- Manuel de Sousamsg 16h56min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)
P.S. - Sobre parabenizar, parece que o indicado em português europeu é parabentear, mas nunca ouvi ninguém usar!
Feito Incluí também a cronologia. Abraço --JotaCartas (discussão) 18h55min de 12 de fevereiro de 2011 (UTC)

RE:Parabéns![editar código-fonte]

Obrigado JotaCartas, e quanto a citação do poema, não mereço isso rs. Bom, como tem vigiado a página, deixo para você responder a última seção se quiser. Acredito que 100% das mensagens que chegaram foram enviadas pelo botão "Informar um erro" e não pela ligação direta WP:IUE. Aparece um formulário pequeno antes do erro ser enviado onde diz, com negrito e cor especial que não devem ser informados telefone/e-mail e o que acontece? Provavelmente na ânsia da informação ser corrigida os IPs/novatos não leem e logo digitam. Se colocar uma informação em quaisquer lugares, provavelmente não dará resultado. Então, o jeito é continuar respondendo eles, e essa tarefa eu acho agradável quando o erro é fácil. Hihi Quanto a ser um "hit" até me assustei, pois para quem não limpou o cache não aparece(ia) o botão. Se ainda não apareceu, quando aparecer para todos sem ser necessário apertar Ctrl+F5, prepare-se! haha Abraços! Christian msg 13h30min de 14 de fevereiro de 2011 (UTC)

Pedido aprovado. Já pode usar o awb. Rjclaudio msg 15h48min de 18 de fevereiro de 2011 (UTC)

Pelotão de Operações Especiais (FAB)[editar código-fonte]

Prezado Jota! no artigo acima percebi que o software usado para corrigir a ortografia acertou em aconselhável, porem na palavra "mantem" ele modificou para "mantém". A questão é a seguinte: é uma falha ou um ajuste para a comunidade lusófona? Os demais artigo não examinei. Fico no aguardo. Saudações!Bomba Z (discussão) 18h37min de 22 de fevereiro de 2011 (UTC)

Sem problemas, eu entendo os bots eles ajudam, mas dão cada susto... rsrsrsrsrs Saudações! Bomba Z(discussão) 19h38min de 22 de fevereiro de 2011 (UTC)
Olá JotaCartas! Haha Boas suas edições com o AWB, porémaqui (e pode ser que em outros casos) você substituiu alguem por aguém. Abraço. Christian msg 21h44min de 22 de fevereiro de 2011 (UTC)

Boa noite, Obrigado pelo contacto. Estou de acordo com o que propõem sobre a categoria Categoria:Políticos dos Açores, no entanto vou pedir a opinião ao Usuário Angrense, já que ele é uma pessoa bastante indicada para opinar sobre o assunto. Quanto ao uso dos termos capitão-donatário e capitão-general é de manter o hífen. Abraços dos Açores.Luís Silveira correio 19h32min de 25 de fevereiro de 2011 (UTC)

Condes de Almada[editar código-fonte]

Olá, Cartas! Espero que não se tenha importado com minhas alterações nas categorias dos Almadas. Removi algumas que entendi redudantes e aquelas que eram comuns aos três joguei na Categoria:Condes de Almada (como a de Proença a Velha). Vejo que é um colaborador importante dos verbetes e está fazendo um excelente trabalho. Melhores cumprimentos! tony :: jeff ¿ 22h12min de 2 de março de 2011 (UTC)

Caro Jota, não deve fazer correcções aos textos de páginas de discussão como fez aqui. O que cada um escreve e assina é da sua total responsabilidade, incluindo os erros. Sei que a sua intenção é a melhor, mas olhe que há gente que pode levar a mal! Um abraço, -- Manuel de Sousa msg01h59min de 5 de março de 2011 (UTC)

Políticos dos Açores[editar código-fonte]

Parabéns pelo excelente trabalho de categorização. Tentarei arrumar os restantes ao longo da próxima semana. Bom Carnaval.Angrense (discussão) 14h21min de 5 de março de 2011 (UTC)

Havia / haviam[editar código-fonte]

Boas Jota. Em relação a esta correção: o sujeito da frase não é "os esforços"? PS: bom trabalho, esse de andar a corrigir ortografia com o AWB; bastante falta faz! Abç. --Stegop (discussão) 00h49min de 6 de março de 2011 (UTC)

Sim, um ou outro erro é inevitável, mas o saldo final é largamente positivo. Eu até me arriscaria a dizer que é provável que a grande parte dos erros em artigos no geral bem escritos será detetado, pois tendem a ser artigos vigiados por quem se preocupa com redação correta, pelo que a probabilidade de fazer estragos duradouros é ainda mais baixa; nos casos em que os erros abundam, não faz mal nenhum se forem corrigidas umas dúzias de erros e for adicionado um. --Stegop(discussão) 01h48min de 6 de março de 2011 (UTC)

Provocação[editar código-fonte]

O comentário despropositado que deixou noutra página de usuário (sabe bem qual), acerca da minha pessoa, constitui uma provocação directa a mim, o que só por si seria razão para ser bloqueado, mas contrariamente ao que pensa ou diz, não me preocupo com a sua pessoa ou as suas opiniões. Caso lhe interesse saber, aqui não há donos de artigos, apenas sou o coordenador do projecto Angola, e como tal coordeno a sua manutenção e os seus artigos, e obviamente, que sendo angolano sei mais do assunto do que enxeridos de outros lados, que gostam de impor os seus POVs especialmente no que se trata do AO 92, e que têm a mania que as coisas devem ser como eles querem e não admitem que existem países (como o caso de Angola) que não aderiram (não é indirecta para ninguém, é mesmo para si). Da mesma forma que existe uma lista de toponímicos relacionados com Portugal no AO 92, o mesmo foi feito no AO 1945, onde estão os toponímicos de Angola. Ora Angola rege-se presentemente por esse acordo e como tal, nos artigos que lhe são relacionados, a grafia deve estar conforme o mesmo, se não compreende isso ou não quer compreender e chama a isso imposição, paciência, para mim imposição é quem quer impor à força um acordo que só existe em alguns países lusófonos, quando esta wiki é de todos os países lusófonos e não apenas do Brasil e Portugal. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 19h56min de 9 de março de 2011 (UTC)

Exactamente por ter tido a maturidade de colocar na minha página de discussão o comentário despropositado que fez sobre a minha pessoa na página de outro utilizador, é que não pedi o seu bloqueio. Se tem algo a dizer-me diga-o directamente, não comente a minha pessoa em locais que não são chamados ao assunto, pois isso é considerado provocação e tal como referi, passível de bloqueio. Já agora fique a saber que sou pessoa aberta a discussão, sem ter problemas em relação a isso, e se ultimamente tenho andado stressado por assuntos que não dizem respeito a wiki, é por essa mesma razão que tenho evitado ao máximo estar por cá e tenho procurado efectuar o mínimo possível de edições, tenho pena que tenha assumido a minha atitude em relação à sua pessoa como prepotência ou bulling ou o que quer que não quis referir, tal não me é usual apesar do que quis dar a entender, mas compreendo que é esse o seu parecer em relação a mim, devido ao nosso anterior contacto, infelizmente não posso fazer nada em relação a isso. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 20h32min de 9 de março de 2011 (UTC)

Agradeço o seu apoio, Jota. Eu acredito numa Wikipédia inclusiva, por isso me dou ao trabalho de trazer as pessoas ao diálogo. Nem todos fazem isso, eu sei, mas eu acredito que esta é a atitude que mais frutos dá a longo prazo. Um abraço, --Manuel de Sousa msg 21h49min de 9 de março de 2011 (UTC)

Revisão em Soul Reaver[editar código-fonte]

Muito agradecido pela revisão realizada no artigo Legacy of Kain: Soul Reaver amigo. Confesso que, por estar contribuíndo do serviço, por vezes, faço as coisas de maneira rápida e certos erros acabam escapando-me nas traduções.

Novamente, muito obrigado! Saudações. FabioSilenoz ℵ™ 12h01min de 10 de março de 2011 (UTC)

Com certeza, tudo é passível de falhas e erros - até ferramentas criadas para detectar os referidos! Mas ainda assim, agradeço pela colaboração. O intuito é o de sempre buscar a perfeição, ainda que ela esteja completamente fora de nosso alcance mundano, não é mesmo? Forte abraço amigo. FabioSilenoz ℵ™ 13h15min de 10 de março de 2011 (UTC)

Património de Portugal[editar código-fonte]

Olá JotaCartas, desculpa não ter respondido antes o pedido de discussão sobre Info/Monumento de Portugal e Info/Castelo de Portugal. Creio que se der para fundir numa só, seria óptimo, desde que não se torne demasiado complicada para o editor final (que é o do artigo).

Queria chamar-te a atenção para o apelo que fiz sobre uma actividade que a Wikimedia Portugal está a organizar,Wiki Loves Monuments. Por favor dâ uma vista de olhos emWikipédia:Esplanada/geral/Wiki Loves Monuments 2011 (11mar2011), e vê se podes/estás interessado em ajudar. Saudações, --Nuno Tavares 03h54min de 11 de março de 2011 (UTC)

Obrigada JotaCartas, o apoio de pessoas como vc me dão mais estímulo ainda. Já tinha visto teu nome por aí, mas nunca tínhamos falado antes. Fui olhar tua página de usuário e vi que és do Porto, cidade que ainda não conheço, mas que um dia, sem dúvida, conhecerei. Abraço, --Nice msg 19h00min de 14 de março de 2011 (UTC)

Willy oath

Avada Kedavra! 16h10min de 25 de março de 2011 (UTC)

Donatários e Madeirenses[editar código-fonte]

Oi JotaCartas, estás a fazer alguma confusão nessas categorias. Os donatários não são os capitães, mas sim aqueles a quem era doada a terra, como o Infante Dom Henrique. Também não se chamam "capitães-donatários" como está na categoria dos Açorianos, mas sim Capitães do donatário. "Capitão-donatário" é estropianço do termo anterior. Em relação aos madeirenses, estás a colocar enssa categoria (que nem devia existir) uma data de gente que não é madeirense, como o Bartolomeu Perestrelo, o Zarco, etc. Eles são povoadores, mas não nasceram lá. A categoria dos Naturais da RAM também está errada, pois devia ser "Naturais da Madeira", já que é ridículo dizer, por exemplo, que alguém nascido no século XVI é "natural da RAM". Parece-me que fizeram ali uma tremenda confusão.--- DarwinAhoy! 07h03min de 26 de março de 2011 (UTC)

O uso do termo "capitães-donatários", embora incorrecto, está infelizmente muito generalizado, mas penso que devia ser evitado aqui na Wikipedia pois induz em erro, levando à presunção errada de que eram donatários quando eram tão somente uma espécie de feitores do donatário. Em relação aos "Madeirenses", penso que essa categoria devia ser extinta, e após ser limpa feito redireccionamento para os Naturais do Arq. da Madeira. Na verdade o termo "natural de" em sentido lato é tão ou mais apropriado para descrever alguém que não tendo nascido num sítio, reside por muito tempo nesse sítio, está "naturalizado" lá, e nesse sentido é usado na documentação antiga, onde geralmente "natural de" não significa que tenha nascido lá, mas tão somente que está lá estabelecido. Como isto é coisa que se presta a alguma confusão, creio que devia ser usado somente para quem nasce num sítio, ou está documentado como "natural de" mesmo não tendo nascido lá. Em relação ao uso de Madeirenses para descrever alguém que tem relação com a terra, sinceramente não me parece apropriado, e cria bastante confusão. Duvido que João Gonçalves Zarco apareça em algum lado como "madeirense", embora ele tenha vivido lá a maior parte da sua vida. Mesmo a Maria Aurora, que quase todos nós consideramos mais Madeirense que muitos Madeirenses, de facto não o é, embora o termo possa ser usado uma vez ou outra por questões sentimentais. Abraço, ---Darwin Ahoy! 04h07min de 27 de março de 2011 (UTC)

Manuel de Melo, 2° conde de Olivença[editar código-fonte]

Olá Jotacartas, vim de constatar um lapso importante que fiz ao criar este artigo... e é que Manuel de Melo nunca foi conde de Olivença ! Como aliàs fica dita no artigo sobre seu irmão Rui de Melo que foi o primeiro e único, por não têr sucessão varonil. O seu irmão ficou apenas alcaide-mór de Olivença, e era o que eu cria escrever. Obrigado pela sua intervenção que me fez abrir os olhoo, mas já que estamos com isto, não poderia modificar então o título desse artigo, para Manuel de Melo, alcaide-mór de Olivença ? Eu não sei fazer isso. Agradecimentos anticipados. Victor Usuário Discussão:Victorcouto

Obrigado, eu pensava em Manuel de Melo, alcaide-mór de Olivença, por serem muitos os Melos em Portugal, e mais cedo ou mais tarde haver fazerem-se artigos sobre outros Manuel de Melo... mas não importa, por enquanto está bem assim. Um abraço Victor Usuário Discussão:Victorcouto

Acho que você esqueceu de modificá-lo, rs.[2][3] Abraço. Christian msg01h36min de 3 de abril de 2011 (UTC)

Pedido de Revisão[editar código-fonte]

Amigo Jota, lembro-me de que você realizou (acredito que tenha sido por meio de um programa corretor, se bem me lembro) uma revisão ortográfica no meu artigo sobre o game Legacy of Kain: Soul Reaver. Poderia abusar um pouco de sua boa vontade e pedir-lhe que passasse este programa na lista de Personagens de Legacy of Kain por favor? Notei que há vários errinhos como as palavras "atravéz" e "exeção" escritas diversas vezes. Mesmo que eu faça a correção, posso deixar escapar algo e quero muito que este artigo fique perfeito. Se não for possível, estará tudo bem da mesma forma.

Grande abraço e desculpe a amolação!!! FabioSilenoz ℵ™ 13h46min de 7 de abril de 2011 (UTC)

Imensamente grato amigo. Agradeço sim toda a ajuda que puder e quiser enviar, ficarei em grande débito!
Mais uma vez, muito obrigado amigo Jota! FabioSilenoz ℵ™ 20h45min de 7 de abril de 2011 (UTC)

Joana Amaral Dias[editar código-fonte]

Ora aí está!!! Os brasileiros e os acordos ortográficos da treta é que alteraram o sistema!... A verdade é que não só esse acordo nunca foi implementado como além do mais nunca em todo o ensino primário e secundário alguma vez algum professor sequer mencionou tal abominação. Obrigado pela informação. Mais uma m... impingida pelos brasileiros e pelos politiqueiros cá do burgo. Eu por mim sempre escreverei com maiúscula, que é como se faz nos países civilizados como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América. Não é proibido, e não fica uma boa m... 195.245.149.70 (discussão) 17h22min de 12 de abril de 2011 (UTC)

Imagem a ser excluida no commons[editar código-fonte]

Ola. Como vi que fez algumas melhorias na pagina que criei (Comedian Harmonists) venho aqui para tirar algumas duvidas. O Wikimedia Commons colocou uma pré-definição de eliminação dessa imagem (Comedian_Harmonists1930.jpg) salientando que não defini as autorias e tals. Queria saber o que devo fazer para manter a imagem, se ela foi tirada em 1930, não sei quem tirou, provavelmente ja morreu e nem sei quem detem os direitos da imagem? Tentei usar uma imagem que estava no mesmo artigo em inglês (Comedian Harmonists) só que não consegui coloca-lo na minha BOX. Alguma dica? Diogo Lima (discussão) 11h03min de 15 de abril de 2011 (UTC)

Farol de Chindenguele[editar código-fonte]

Obrigado pela tua foto do Farol de Chindenguele!. Saludos, --AdelosRM (discussão) 08h03min de 16 de abril de 2011 (UTC)

Grupo de trabalho para Arquitectura Moderna em Portugal[editar código-fonte]

olá! Pecebi que o assunto lhe interessa minimamente, então faço aqui uma especie de um forward de uma comunicação de um novo colega:

"Bom dia. Estou neste momento a reunir editores interessados em Arquitectura Portuguesa no século XX, tendo em vista uma proposta para formação de um wikiprojecto. Fiz um breve texto sobre os objectivos e áreas de actuação nesta subpágina do meu perfil Usuário:Polyethylen/wikiprojecto arquitectura moderna em Portugal. Quando tiver disponibilidade, não hesite em dar uma vista de olhos. Polyethylen (discussão) 04h33min de 25 de abril de 2011 (UTC)"

Talvez possa dar uma ajuda. Cumprimentos Quiiiz (discussão) 00h28min de 26 de abril de 2011 (UTC)

Ordenação de categorias[editar código-fonte]

Boas Jota. De certeza que estás a ordenar bem a categorização, por exemplo [4] (Heresias cristãs segundo a Igreja Católica)? Tudo com "*"? Outro pormenor menos importante é o uso de "*" - tenha a sensação que há muitos "consertadores desses detalhes" que usam espaço em vez de asterisco ou "!". Abç.--Stegop (discussão) 10h21min de 3 de maio de 2011 (UTC)

O verbete Anexo:Lista de ditadores, editado por você, foi nomeado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A discussão foi iniciada aqui. Caso tenhadireito ao voto, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos e discutir com outros participantes sobre a exclusão ou não do artigo na Wikipédia. Boas contribuições! RafaAzevedo disc 18h50min de 3 de maio de 2011 (UTC)

O verbete Anexo:Lista de ditadores do século XX, editado por você, foi nomeado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A discussão foi iniciada aqui. Caso tenhadireito ao voto, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos e discutir com outros participantes sobre a exclusão ou não do artigo na Wikipédia. Boas contribuições! RafaAzevedo disc 13h17min de 10 de maio de 2011 (UTC)

"Marquei outras ocorrências com {{o quê}}, por não saber ao certo o pretendido ("desfrauda-se" e "preda")."

Amigo Jota, estas palavras que você marcou como não saber ao certo significam:

Preda - Vinda do termo "Predar" ou "Predador", alguém que caça algo ou outro alguém.

Desfrauda-se - "Desacortina-se" um termo mais elaborado paea "inicia-se".

E agora como podemos fazer? Não encontrei maneiras de inserir o significado das palavras no corpo do texto, e acredito serem elas bem dentro do contexto (transforma-las em meros "caça" e "inicia-se" tiraria boa parte do drama). Quero deixar o artigo completo para que possam ser retiradas sua restrições, só gostaria de saber como sanar este problema. Ah! Mais uma coisa: Como vai notar, eu referênciei o artigo, não creio que sejam mais tão vitas as chamadas "notas de rodapé" não é mesmo? Portanto aquele aviso já poderia ser retirado também?

Grande abraço Jota FabioSilenoz X 18h46min de 11 de maio de 2011 (UTC)

Jota meu camarada, aqui estou para incomoda-lo uma vez mais! Poderia passar aquela ferramenta de revisão ortográfica no artigoLegacy of Kain: Soul Reaver mais uma vez? Eu estou reformando-a por completo e como a digitação foi realmente muito exaustiva, não pude ainda revisar o texto. Faça-meeste favor por gentileza Jota! Eu agradeço imensamente! FabioSilenoz X 20h57min de 13 de maio de 2011 (UTC)

Olá JotaCartas, encontrei problemas (ver sumário) com o ficheiro acima, carregado por você. Peço por uma correção. Obrigado. --Gunnex msg contrib 08h52min de 18 de maio de 2011 (UTC)

Respondido. --Gunnex msg contrib 09h31min de 18 de maio de 2011 (UTC)

Listas da Turquia[editar código-fonte]

Boas Jota. Percebo que a intenção seja boa (a propósito: parabéns pelo trabalho de categorização e correção ortográfica e que tens vindo a fazer), mas de uma forma geral os anexos que têm {{Anexo transcluído}} não são listas, mas sim páginas que são embebidas noutros artigos. Uso isso porque fica mais fácil editar artigos muito grandes. Abç. --Stegop(discussão) 19h08min de 24 de maio de 2011 (UTC)

Opa Jota! Tudo certo?

Eu propûs um artigo para votação aqui. O artigo é sobre oApocalipse Zumbi.

Por favor, se tiver algum tempo, pediria para dar uma olhada no artigo e seu voto - sendo positivo ou não. Gostaria de aprimorá-lo se isto ainda couber, ou ve-lo de fato promovido se assim ele merecer.

Agradeço o tempo! FabioSilenoz X 15h37min de 1 de junho de 2011 (UTC)

O artigo Música bucal foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Música bucal, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. A justificativa dada pode ser vista na própria página. Você pode melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nasnormas da Wikipédia, no entanto não pode impugnar uma nomeação sem uma justificativa válida. Boas contribuições. RafaAzevedo disc 18h35min de 6 de julho de 2011 (UTC)

Olá. Podias passar todos os artigos da Categoria:Naturais da Região Autónoma dos Açores para Categoria:Naturais dos Açores, usando o teu robô. João (discussão) 12h27min de 7 de julho de 2011 (UTC)

Obgdo. João (discussão) 19h18min de 7 de julho de 2011 (UTC)

Pedido de bloqueio[editar código-fonte]

A usuária Caroline Rossini tem sistematicamente vandalizado páginas que eu editei. Por favor, pode bloqueá-la ou pedir a alguém que o faça? 195.245.149.70 (discussão) 15h05min de 2 de agosto de 2011 (UTC)

Re:Coordenadas nas Listas de património de Portugal por distrito[editar código-fonte]

Obrigado, JotaCartas. A predefinição {{Coor dec}} tinha um erro. Já a corrigi. Em relação às imagens tentei tirar as que vi que estavam erradas, mas é natural que tenham escapado algumas (muitas). Abraço, GoEThe (discussão) 07h55min de 29 de agosto de 2011 (UTC)

oi sera que me podia ajudar nestas votações?

Wikipédia:Páginas para eliminar/Ficheiro:Emblema Benfica 3 Estrelas.png‎

Wikipédia:Páginas para eliminar/Ficheiro:Emblema Benfica 2010-11.png

Wikipédia:Páginas para eliminar/Ficheiro:Emblema Benfica 2011-12.png

JozeSlb (discussão) 17h41min de 6 de setembro de 2011 (UTC)

Wiki Loves Monuments 2011 Caro JotaCartas, já teve início o Wiki Loves Monuments 2011, um concurso de fotografia a nível europeu, com o objetivo de fotografar todos os monumentos da Europa, organizado em Portugal pela Wikimedia Portugal.

O concurso decorre de 1 a 30 de setembro de 2011, com as fotos a terem de ser carregadas no Wikimedia Commons com uma licença Creative Commonscompatível, e como é obvio, tiradas pelos concorrentes. Uma lista dos monumentos portugueses disponíveis está presente emwww.wikilovesmonuments.org.pt, mais completa e actualizada que Lista do património edificado em Portugal e respectivas listas temáticas.

Para mais informações, regulamento e ferramentas de ajuda, consulte o site oficial em [5]

Alchimista Fala comigo! 01h00min de 7 de setembro de 2011 (UTC)

Organização das infoboxes sobre monumentos[editar código-fonte]

Olá. Sei do seu interesse sobre património e tanho uma ideia para um projecto moderadamente ambicioso que envolve alargar e reorganizar as infoboxes para o património. Já tenho esta ideia há algum tempo, entretanto fui lendo documentação, percebendo como funcionam. Tentei ver todas as que já existiam e os projectos para as modificar, muitos deles sem seguimento, outros tão antigos como de 2006. As que temos actualmente parecem-me muito pouco desenvolvidas, sobretudo quando comparamos com outras wikis com a nossa dimensão. A minha ideia tem como base sobretudo a wikipédia francesa. Veja-se por exemplo o que eles têm paraedifícios religiosos oucastelos. Até mesmo estas podiam ser alargadas. Agora compare-se com as nossas como por exemplo o Castelo de Almourol. Gostava de actuar sobretudo nestes pontos:

  • estética, aquela barra azul nos castelos franceses, por exemplo, fica muito bem, e regularizar dimensões, e incluir logotipos na questão do património;
  • "coordenadas": substituir a inserção de coordenadas x/y numa imagem por coordenadas geográficas.
  • "internacionalização": arranjar um modelo que sirva para os países da lusofonia, uma questão que tem sido repetidamente requisitada. Não é que a questão dos campos a preencher seja difícil, o difícil neste ponto é o mapa. Embora talvez se pudesse fazer mudar o mapa consoante o preenchimento do campo "País". Não sei.

Gostava também de pensar na questão do património que não é necessariamente religioso ou militar. Casas, palácios ou mesmo prédios já do século XX que são património, ficam um pouco de fora destas infoboxes. Idealmente e muito ambiciosamente, uma infobox gigante simplesmente para património resolveria. Mas a multiplicidade de campos para preencher/não preencher que isso ia gerar tornava-a muito pouco user friendly. No entanto, para tudo isto convenhamos que gostava de ter ajuda. Polyethylen (discussão) 09h45min de 13 de setembro de 2011 (UTC)

Obrigado pela resposta. Eu gostava de ter as infoboxes no geral organizadas segundo um modelo comum. Eu sei que é extremamente ambicioso, mas gostava de pelo menos começar pelas de património/edifícios. Já falei com o stegop, já me ajudou com uma nova predef para monumento nacional {{MN}} cujo modelo pretendo replicar para IIP e IIM, e também para a classificação brasileira e para património mundial. O resultado esperado pode ser visto aqui, que também era um padrão estético semelhante à uniformização de infoboxes que ocorreu na fr.wiki que gostava de ter.
O que me parece é que ir adiantando as coisas e falando pessoa a pessoa se conseguem resultados mais rapidamente que mensagens em discussões de projecto que ficam meses a marinar sem resposta.
O Stegop falou em construir uma infobox modular para edifícios, onde houvesse um módulo principal para coisas genéricas como localização, foto e nome, e depois sub-módulos consoante a função do edifício, onde também se pudesse incluir um sub-modulo para património, outro para arquitectura, todos opcionais.
Eu para já estou a trabalhar nessas predefinições que depois vão sustentar outras predefinições nas infoboxes. Já agora, o que pensa do ícone em {{MN}}, não lhe parece pouco legível? Polyethylen (discussão) 21h26min de 16 de setembro de 2011 (UTC)
Olá. Durante os últimos dias fiz um levantamento das infoboxes sobre monumentos, do que podia ser corrigido e organizado, uma vez que está tudo um caos. Organizei duas propostas base, bem elaboradas e claras para tentar dar o mote à discussão. Apresenteiaqui. 10 minutos depois estou a levar com insultos sabe-se lá de onde. Às vezes tenho a ideia que estou a escrever com animais. Nunca vi pior ambiente colaborativo. Já saltei fora. Se os quiser ajudar, fale com o Stegop, que me parece mais fácil dessa forma que ambientes da treta em portais. Se quiser, e visto que ninguém se dispõe a organizar as infoboxes como um todo, também estou disponível para melhorar a infobox dos monumentos portugueses. Já que gosta tudo de marrar para o seu lado, que se lixe a colaboração então. Mas eu pelo menos gostava de trabalhar consigo na questão do património português.Polyethylen (discussão) 05h19min de 19 de setembro de 2011 (UTC)

Senhorio dos Lagares d’El-Rei[editar código-fonte]

Fiquei muito agradado com as imagens que colocou nesta página. Um abraço, LourencoAlmada (discussão) 22h24min de 10 de outubro de 2011 (UTC)

O verbete Dragon Ball Z: Burst Limit 2, editado por você, foi nomeado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenhadireito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos. Boas contribuições! Érico Júnior Wouters msg 21h49min de 25 de outubro de 2011 (UTC)

O verbete João de Pina Cabral, editado por você, foi nomeado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seçãoComentários para expor seus argumentos. Boas contribuições! W.SE (discussão) 02h22min de 26 de outubro de 2011 (UTC)

O verbete Galeria Comercial Campus S. João, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenhadireito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos. Boas contribuições!

Visite Wikipédia:Páginas para eliminar/22 de novembro

Lgtrapp (discussão) 18h42min de 15 de novembro de 2011 (UTC)


O verbete Viacatarina, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seçãoComentários para expor seus argumentos. Boas contribuições!

Visite Wikipédia:Páginas para eliminar/22 de novembro

Lgtrapp (discussão) 18h47min de 15 de novembro de 2011 (UTC)

O verbete Dicastro, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito emO que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos. Boas contribuições! VPentD C 21h51min de 15 de novembro de 2011 (UTC)

O verbete Dicastro, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito emO que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos. Boas contribuições! VPentD C 21h51min de 15 de novembro de 2011 (UTC)

O verbete Anexo:Lista de provedores brasileiros, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada aqui. Caso tenhadireito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer hipótese, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos. Boas contribuições! Perene (discussão) 00h28min de 22 de novembro de 2011 (UTC)

Número ordinal - simbologia[editar código-fonte]

Olá!

Estou tentando descobrir se, para representar um número ordinal em português, é necessário colocar um pequeno traço logo abaixo da bolinha. Sei que em Inglês só é necessário a bolinha...

Você sabe qual é a grafia correta?

Atenciosamente,o comentário precedente não foi assinado por Luizleroy (discussão • contrib) 12:32, 24 de novembro de 2011

Tua avaliação[editar código-fonte]

Olá! ;D Venho pedir-te, por favor, que você avalie e deixe seu voto no tópico que eu criei para o poetaAugusto Branco. Eu sou novata, mas fiz o melhor possível. Não posso votar, mas agradeço que leias meus comentários na página da votação e avalie conforme os critérios da Wikipedia e de forma imparcial se a página deve permanecer ou ser excluída. Desde já, agradeço tua atenção. Um grande beijo pra você! --BiaGagliardi (discussão) 11h34min de 30 de novembro de 2011 (UTC)BiaGagliardi

Agradecimento[editar código-fonte]

Oi, Jotacartas! Obrigada, mesmo, por tua atenção! Também acho que isto ajuda a esclarecer o equívoco cometido por muitos na internet, e o autor tem sua relevância. Eu é que não soube fazer um artigo direito, mas com a ajuda de vocês eu vou melhorando! Um grande beijo pra você. Até loguinho! --BiaGagliardi (discussão) 16h18min de 30 de novembro de 2011 (UTC)BiaGagliardi

Convite para tentativa de consenso[editar código-fonte]

Olá usuário(a). Estou convidando a participar da tentativa de consenso que tem como objetivo ampliar o Acordo Ortográfico de 1990 na Wikipédia Lusófona. Você está recebendo isso, por ter participado da tentativa de consenso anterior. Boas contribuiçõesPcmsg 21h22min de 5 de dezembro de 2011 (UTC)

Ato de bondade[editar código-fonte]

Peço que reflita que se todos agirmos fazendo atos de bondade (ou maldade) não há como produzir um projeto de qualidade. As páginas a eliminar já são um problema pois acreditam que votamos com base na nossa "bagagem cultural" ou opinião mas assim, com um projeto tão diversicado culturalmente também não iremos para frente. O que interessa no final das contas é o que as famigeradas FF podem nos dizer do assunto. Se você pesquisou e encontrou material enciclopédico para um verbete independente, ótimo! É exatamente isso que esperamos para um artigo, independente de qual assunto for. Se não foram encontradas fontes, independente do quão bonito seja este, devemos apagá-lo. Abraço OTAVIO1981 (discussão) 20h22min de 15 de dezembro de 2011 (UTC)

Porque é Natal…[editar código-fonte]

Boas

Festas!

Com este postal venho desejar um feliz Natal, que espero seja cheio de alegria, serenidade, paz, harmonia, bem aventurança, muitas prendas e sobretudo a esperança num amanhã melhor. Não posso também deixar de dizer, que desta forma pretendo contribuir, mesmo que modestamente, para a PAZ que se quer no mundo. Deixo-lhe como prenda uma foto da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, para mim um dos mais belos lugares do mundo. Abraços destas ilhas encantadas dos Açores.
Boas contribuições,

Luís Silveira correio 22h12min de 23 de dezembro de 2011 (UTC)


O verbete Banda Milleto, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito emO que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenhadireito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porém jamais remover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! Tiago Abreu, TFDA msg 22h16min de 5 de janeiro de 2012 (UTC)

O verbete Anexo:Lista dos principais jogadores do Sport Club Corinthians Paulista, editado por você, foi marcado paraeliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedadeestabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ouManter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porém jamaisremover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! Fabiano msg 21h25min de 17 de janeiro de 2012 (UTC)

O verbete O Salto, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça oscritérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito emO que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seçãoComentários para expor seus argumentos, porém jamais remover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! Tiago Abreu, TFDA msg 12h41min de 4 de fevereiro de 2012 (UTC)

O verbete Nonsense (banda), editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenhadireito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porém jamais remover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! Tiago Abreu, TFDA msg 12h56min de 4 de fevereiro de 2012 (UTC)

O verbete Os Macraios, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça oscritérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito emO que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenhadireito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porém jamais remover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! Tiago Abreu, TFDA msg 16h37min de 4 de fevereiro de 2012 (UTC)

Tá bom, JotaCartas?[editar código-fonte]

Olhe, tenho uma dúvida e pedia-lhe a sua ajuda para a tentar esclarecer. Deixei o pedido de esclarecimentoaqui. Abraço, Jorge alo(discussão) 16h46min de 7 de fevereiro de 2012 (UTC)

Ok, JotaCartas, abraço Jorge alo (discussão) 13h44min de 8 de fevereiro de 2012 (UTC)


JotaCartas, você lembra-se daquela ajuda que me deu no verbete Brasões da Sala de Sintra? (acho que tudo começou porque eu chamei «Cintra», hoje uma cerveja, à cidade de Sintra, que antanho, sendo vila, realmente se chegou a escrever assim mesmo, «Cintra») Bom, eu como me ofereci para ajudar no projecto Wikipédia na Universidade estou finalmente a ler o Livro de Estilo, que é para deixar de ser tão novato como sou e poder dar melhor ajuda aos novatos universitários que aí vêm. Por outro lado, para uma série de verbetes que já existem ou podem ser criados reuni praticamente todas as fontes fiáveis existentes, o que quer dizer que podemos fazer verbetes com toda a informação disponível digna desse nome, ou seja, verbetes que depois podem ser candidatos a bons ou destacados. No entanto, eu de carregamento de imagens não percebo nada, você quer dar-me uma ajuda nisto? (nas calmas, ou melhor, até muito devagarinho, porque eu vou ajeitar ou fazer p'rá aí um verbete em cada duas semanas). E também poderia tratar da apresentação gráfica desses verbetes? Abraço, Jorge alo (discussão) 15h30min de 14 de fevereiro de 2012 (UTC)

Anexo:Lista de canções feministas você editou este artigo e ele está para ser eliminado por votação. JMGM(discussão) 03h52min de 22 de fevereiro de 2012 (UTC)


O artigo Balleteatro foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Balleteatro, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 00h29min de 25 de fevereiro de 2012 (UTC)

Imagens "baris"[editar código-fonte]

Tá bom, JotaCartas?

  • É possível "sacar" a imagem da folha da reunião das Cortes destapágina? Penso que não há quaisquer direitos de autor. A legenda do livro de Oliveira Marques diz: «Primeira figuração conhecida de reunião de Cortes, finais do século XV (Lisboa, Biblioteca Nacional, Colecção Pombalina, 443, fl. 41 v.º; cópia). Era uma imagem "porreira" para uma categoria «Cortes Portuguesas». Eu vou tratar, para já, de fazer os verbetes das Cortes no Reinado de D. Fernando.
  • Para o nosso verbete Rico-homem era fixe arranjar um brasão de armas com «pendão e caldeira». Se o brasão de família nobre fosse português ainda melhor. Mas eu não consigo encontrar nada na Net, nem português nem ibérico. Abraço, Jorge alo (discussão) 19h24min de 12 de março de 2012 (UTC)

RE: JotaCartas, «caldeira» é: um caldeirão. Daqueles que as nossas avós ou bisavós tinham, no campo. Pendão é o normalíssimo pendão de armas. Acho magnífica a sua ideia de usar imagens das «santas terrinhas» para ilustrar as Cortes. Nas Cortes de Atouguia de 1375 (presumíveis ou hipotéticas) pode-se usar uma imagem de Atouguia da Baleia, que o pessoal de lá vai ficar todo feliz. Leia no texto (só tem que clicar) o livro II (é link aos livros Google) das «Ordenaçoens do Senhor Rey D. Affonso V», a partir da pág. 403. Acho que lá fala mesmo numa praça qualquer de Atouguia. Mas, se não falar, espete no verbete com uma imagem jeitosa da terrinha. Eu, de qualquer maneira, vou ver se contacto a Universidade Nova de Lisboa, para lhes perguntar se dão autorização de reproduzir o diabo da página. Mas faço isso a título pessoal e nem lhes digo para "quem" é. abraço,Jorge alo (discussão) 22h49min de 12 de março de 2012 (UTC)

Livros de 1723[editar código-fonte]

Prezado JotaCartas, Necessito de uma "Categoria:Livros de 1723". Quando e, se possível, pode ajudar? Grato, Carlos Luis Cruz (discussão) 13h15min de 15 de abril de 2012 (UTC)

Bem haja! Boas edições, Carlos Luis Cruz (discussão) 11h09min de 16 de abril de 2012 (UTC)

O verbete Anexo:Lista de tópicos relacionados com Afeganistão, editado por você, foi marcado para eliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ou Manter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porém jamais remover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! José Luiz disc 01h06min de 1 de junho de 2012 (UTC)

Proposta de eliminação de página[editar código-fonte]

O verbete Anexo:Lista de partidos políticos por geoesquema das Nações Unidas, editado por você, foi marcado paraeliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedadeestabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagar ouManter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porém jamaisremover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! MiguelMadeira (discussão) 22h40min de 16 de junho de 2012 (UTC)

O verbete Anexo:Lista das transferências mais caras do futebol brasileiro, editado por você, foi marcado paraeliminação por votação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedadeestabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Apagarou Manter; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos, porémjamais remover o aviso de eliminação que está na página, o que será considerado vandalismo.

Boas contribuições! Fabiano msg 04h36min de 23 de junho de 2012 (UTC)