Usuário Discussão:Manuel Anastácio/Arquivo XVI

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ajudas com cats[editar código-fonte]

Primeiro, viste C.&diff=5488798&oldid=5488772 a provocação que te fiz na minha página? :))
Mas os assuntos são outros: (a) onde categorizarias Chuveiro público? Está mal isso lá numa das categorias mães... e (b) já dei tratos à bola mas não consigo pensar numa categoria abaixo de Brasil para Categoria:Jogos eletrônicos produzidos no Brasil. Ela está agora em Categoria:Jogos brasileiros (mas esta eu pretenderia eliminar, já que são todos eletrônicos mesmo). -- Clara C. 17:02, 29 Março 2007 (UTC)


Administração[editar código-fonte]

Caro Manuel Anastácio, obrigado pela confiança que depositou em mim, espero poder estar à altura. Abraço, Ozalid 22:23, 29 Março 2007 (UTC)

Gostaria de dizer que Boiuna é um mito muito importante para a cultura do Rio Tocantins. O verbete sobre Boiuna como nome de cobra se trata de um mito, uma cobra com cabeça de boi. Até gostaria de contribuir com este verbe, mas antes faço esta observação a você que é quem iniciou este verbete na wikipédia. Podemos escrever algo sobre. --Alexandre Jesuita 20:11, 1 Abril 2007 (UTC)

Dale Earnhardt Jr.[editar código-fonte]

Olá Manuel

Prorroguei a votação em Wikipedia:Páginas para eliminar/Dale Earnhardt Jr. para que verifiquem os afluentes, a categoria e os iwiki.

Abraço Adailton msg 22:02, 2 Abril 2007 (UTC)


Manuel, como participaste na discussão em 2005, quando poderes dá olhadela nesta discussão relacionada como os Pseudo-redirect. Um abraço Rei-artur 15:41, 8 Abril 2007 (UTC)

Artigo Mozilla Firefox[editar código-fonte]

Olá! Conforme a discussão do artigo Mozilla Firefox, disse que iria contactar todos administradores da Wikipédia lusófona para tomar providências quanto aquele artigo. Pois bem, aqui estou. O referido usuário presente na discussão, Elsonjunior0110, praticou vandalismo furtivo, desrespeitou os padrões definidos no livro de estilo, ignorou a política oficial O que a Wikipédia não é, ignorou as diretivas de ligações externas, ignorou a remoção de conteúdo por outro usuário, vandalizou-se ao reverter as edições incansávelmente até que o artigo fosse bloqueado e por fim, disse que irá continuar ignorando tudo isto porque irá reincluir o link novamente, após muitos outros usuários o advertir que isto não é o papel de uma enciclopédia. Entendo que tanto ele como eu agimos como vândalos, desrespeitamos os princípios de etiqueta da Wikipédia e, portanto, entendo qualquer atitude que seja tomada contra meu usuário, permitindo que o mesmo seja banido sim, pois sei que errei, mas errei por justa causa, em defesa aos bons costumes da Wikipédia. --v1d4l0k4 23:27, 16 Abril 2007 (UTC)

Very nice to meet you, foi um prazer! Olha, podias me mandar o link do flickr? por email, claro... lol. assim fico com o teu mail já agora. o meu tá na minha página de usuário wikipedista. Mandei as 3 únicas fotos q fiz para o Lgrave. Abraços e até breve! Waldirmsg 22:31, 21 Abril 2007 (UTC)

PS-thanks pelo link do dente de leão :D --Waldirmsg 22:41, 21 Abril 2007 (UTC)

Esqueci-me de dizer :\, nenhuma objecção em relação às fotos. o Dantadd tá no canal :D Waldirmsg 00:03, 23 Abril 2007 (UTC)


Carreguei 48 fotos (algumas muito semelhantes) da minha brevíssima passagem por Guimarães. Já as pus na galeria Commons:Guimarães. Quando puderes e se quiseres, ajuda-me a melhorar a descrição das fotografias em seus respectivos sumários. Obrigado, Dantadd 23:22, 23 Abril 2007 (UTC)

A minhas (e muitas das tuas) estão aqui: http://www.flickr.com/photos/63605133@N00/sets/72157600111511840/ . Abraço, Dantadd 19:55, 29 Abril 2007 (UTC)


O futuro da wikipedia? quem é? teu filho? ASS GUILBOR

Opina! --Lgrave ? 17:48, 30 Abril 2007 (UTC)

interessa por favor responde é urgenTE RESPONDA GUILBOR

Comunicação/convite[editar código-fonte]

Bom dia Manuel Anastácio! Coloquei à discussão uma proposta de política quanto à questão das ameaças de recurso aos tribunais durante as discussões na wikipédiaWikipedia:Votações/Política Não usar a wikipédia para proferir ameaças legais. Apesar de constatar que não te pronuncias muito na esplanada estou certo que a tua opinião neste assunto será do interesse de todos. Cumprimentos, António 14:17, 1 Maio 2007 (UTC)

Desculpa maçar-te novamente mas lembrei-me de uma alternativa, talvez clarificadora, sobre o assunto. Se puderes ver agradeço. António 15:09, 1 Maio 2007 (UTC)

Prezado,

Vendo que recriou, apropriadamente a Espata, fui a fazer a Espata (arma)... depois de ter salvo restou-me uma dúvida atroz, sobre qual das duas cumpriria ficar no verbete principal - se aquele "vosso" ou este "meu" - justamente por conta dos interwikis... Assim sendo, troxe-te aqui a dúvida, sobre se melhor deixar assim, ou "inverter-se" as nomeações... Abraços, Conhecer ¿Digaê 22:32, 1 Maio 2007 (UTC)

Olá Manuel Anastácio. Depois de muito procurar descobri que foste tu que introduziste o termo ateía no artigo Ateísmo. Vê PF esta discussão. Tens fontes credíveis para o significado desse termo? --Lgrave ? 03:49, 2 Maio 2007 (UTC)

Por mim está óptimo. Fartei-me de pesquisar mas não tinha conseguido arranjar nenhuma fonte credível. Até prova em contrário acho que ateía deve ficar. --Lgrave ? 14:00, 8 Maio 2007 (UTC)

Esta mensagem é automática, não é necessário responder.

Você está recebendo esta mensagem pois manifestou opinião através de voto em Wikipedia:Páginas para eliminar/The Best Damn Thing. Após novas condições o artigo foi recriado e uma discussão foi aberta. Em respeito ao seu voto, peço opinião se o novo artigo deve permanecer ou não. Mais informações em Discussão:The Best Damn Thing. Grato, Leonardo Stabile msg 05:46, 2 Maio 2007 (UTC)

O cerco do norte parte 1[editar código-fonte]

Olá Manuel,

Até concordo com você, mas realmente não vejo como o resumo de um episódio de uma série seja relevante para a Wikipédia. Imagine o resumo de todos os desenhos animados, seriados de TV, de cada capítulo de uma novela, aqui na Wikipédia, ela viraria um guia de TV! E como já vi alguns capítulos dessa mesma série serem apagados e outros não, isso depois de votação - o que é no mínimo incoerente, se apaga tudo ou nada - e como artigo está péssimamente escrito, possivelmente seja cópia de algum lugar, resolvi marcar como lixo, pois não acho que numa votação consiga convencer a maioria, da mediocridade desse tipo de artigo. Sds. Plant 20:55, 4 Maio 2007 (UTC)

Feito!!. Plant 21:16, 4 Maio 2007 (UTC)

Visto que colaborou activamente na definição deste projecto venho comunicar-lhe que concretizei a ideia através deste trabalho. Espero ter traduzido bem o consenso estabelecido e que mereça a sua concordância. Cumprimentos, António 16:08, 6 Maio 2007 (UTC)

Olá, em 18 de Novembro de 2005 colocou em Algoritmo a menção de que há autores que defendem que a palavra poderia provir de Al-goreten. Eu procurei em várias fontes e todas apontam apenas para Al-Khwarizmi. Como a opinião desses autores é tão pouco ortodoxa, penso que seria melhor indicar a fonte de onde proveio esta informação. O que acha? Um abraço, Salgueiro discussão 07:51, 7 Maio 2007 (UTC)

Obrigado. Salgueiro discussão 09:06, 7 Maio 2007 (UTC)

Olá. Vim agradecer teu voto. Agora tenho muito que aprender, conto contigo! No mais, espero sempre poder estar à altura de continuar a merecer a tua confiança. Obrigada! Belanidia Msg!!! 13:35, 8 Maio 2007 (UTC)

re: guia prático de elimição[editar código-fonte]

Se calhar não chegaste a ver: falou-se nisto nas propostas, depois nos anúncios, e depois nas gerais. Já agora, peço a tua participação na discussão. Abraços, Waldir msg 09:44, 10 Maio 2007 (UTC)

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Log&type=block&page=Usu%C3%A1rio:201.30.78.2

não será tempo a mais?

É que o IP corresponde a:

Ass. Bras. de Educadores Lassalistas - Inst. ABEL

Tudo indicará, sendo uma associação, que poderá ser utilizado por mais que uma pessoa. Que achas? Lijealso ? 15:32, 10 Maio 2007 (UTC)

Só historial de vandalismo? tens que avisar o Nuno, que lhe deu umas boas-vindas...eheh. Deixa lá, que era só para saber a tua opinião, confrontando-a com a política de bloqueio. Cumprs. Lijealso ? 16:10, 10 Maio 2007 (UTC)

Manuel: é esse link que te dei acima. A partir das contribuições de um dado IP: [1], em cima carregas em

Para 201.30.78.2 (discussão | bloquear | Registo de bloqueio | Registos)

Registo de bloqueios. Lijealso ? 17:58, 10 Maio 2007 (UTC)

No caso de bloqueio de IPs, a questão do aumento de bloqueio progressivo não é tão linear como no caso de usuários registados. Supõe-se que um usuário registado seja uma só pessoa, enquanto que nos IPs poderá não ser. Cumprs. Lijealso ? 18:02, 10 Maio 2007 (UTC)

Depende de nº de artigos vandalizados na actuação X, tempo que separa as edições do IP após bloqueio, tipo de vandalismo, proveniência do IP, se é IP fixo ou dinâmico, etc, etc. Não costumo ligar à reincidência. Os meus bloqueios são normalmente de 2 horas ou 1 dia, raramente 3 dias e mais raramente 1 semana.

Podes ter uma noção da sensibilidade do resto dos administradores quanto ao tempo de bloqueio que aplicam a IPS, na página dos logs de bloqueios de IPS. Cumprs. Lijealso ? 18:54, 10 Maio 2007 (UTC)

Igreja Adventista[editar código-fonte]

Manuel, já postei bastante em sua pág de dscussão, e reconheço q nem sempre por motivos com importância para isso. Mas agora creio que é necessário. Estive lendo o artigo sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e senti que ele poderia estar melhor. Não quanto a parte de história, mas principalmente ao final, na parte das doutrinas. Fui até a discussão e vi que esse assunto já foi revirado e discutido bastante, e q vc havia postado tbem, o q me trouxe dps de tanto tempo até sua discussão. Manuel, sou adventista e conheço as divergências e controvérsias que andam ocorrendo, principalmente pelo assunto da Trindade. Aceito, ainda que não concorde de jeito nenhum, que aqueles que têm opiniões contrárias exponham suas idéias, mas em outro lugar. Aquele verbete se propõe a ter informações sobre a Igreja, mas daquilo que está reconhecido e tido como oficial. Acharia ótimo que fosse criado outro artigo, como "Controvérsias da Igreja..." ou algo assim, para que o verbete da Igreja propriamente dita não se torne uma vitrine das opiniões não-oficiais. Penso até que um artigo separado geraria uma página de discussão muito interessante.

Estive quase a marcar o artigo como imparcial, mas como já cometi mtas besteiras aqui na Wikipédia agindo por impulso, resolvi consultá-lo, já q é mais experiente aqui, para saber sua opinião. Espero q tenha sido bem claro em expor o q pretendia, qualquer coisa o aguardo na minha página de discussão.

Muito obrigado (de novo). F.H. Mundus Tranquillus Hic 16:59, 10 Maio 2007 (UTC)

Tá certo então, eu só queria saber se as controvérsias sobre o assunto do artigo ficariam no mesmo ou em outro. Mas já que é assim, vamos trabalhar para que o artigo não fique sem as exposições de ambos os lados. Muito obrigado, espero que possa sempre com sua ajuda qndo tiver alguma dúvida. F.H. Mundus Tranquillus Hic 22:38, 10 Maio 2007 (UTC)

Na seção do "Desenvolvimento das Crenças Adventistas" há um parágrafo inteiro com argumentos antitrinitarianos, que considero desnecessário, já que se fosse assim o artigo teria que discorrer com o mesmo nível de detalhes com as outras 27 crenças também. E há o parágrafo de "Controvérsias, Divergências..." que é aquele que proponho que seja transformado em um artigo novo, com ligação na seção de "Artigos relacionados" do artigo principal. Mas se eu estiver errado, não há problema, já que antes de tudo eu proponho a liberdade de expressão, mesmo que isso fira meus princípios. F.H. Mundus Tranquillus Hic 22:52, 11 Maio 2007 (UTC)

Keine problem...[editar código-fonte]

Manuel...

Falei aquilo no sentido de que todos - e todos mesmo - devemos realmente melhorar a forma de nos expressarmos, aqui. Não poderia imaginar que o Girino e você fossem levar adiante a discussão - até porque na maioria das vezes a gente fica se repetindo, de modo interminável...

Queria, antes de falar a ti diretamente, lembrar de algo que ocorreu entre eu e o Machocarioca. Por minha iniciativa, passamos a nos tratar de modo ríspido - sem que para nenhum dos dois figurasse ofensa. Era, para mim, divertido, provocá-lo e ser por ele provocado... Mas, certa feita, recebi uma "bronca" de outro user... e só então dei-me conta de que, para quem não nos conhecia, ou soubesse que era algo "lúdico", a leitura era mesmo de acirrado conflito e mútuo desrespeito... Não me senti alvo de puritanismo - apenas tive de compreender que isso aqui já cresceu o bastante para que venhamos a melhorar a forma de lidarmo-nos uns com os outros...

Falando a ti: concordei com o Girino, na sua primeira colocação, embora você depois houvesse levado o termo cabeçalho como uma ironia (uma acepção que eu, particularmente, não percebi) - porque também eu já levei minhas broncas ao chamar a atenção para erros crassos cometidos por outros... lembro-me até onde: no verbete Capitães da Areia, cujo título estava de Areia... Outro, que vieram reclamar-me: os comentários em Guerra de Canudos, que estava dos Canudos... fui ríspido, grosseiro mesmo...

No primeiro caso, justifiquei-me, pois queria mesmo chocar, chamar a atenção (e foi por este erro estar sendo repetido até por professores - um deles certa feita chegou a apostar comigo que o título da obra amadiana era com de) - mas fiquei "escaldado"... O fato é que parecemos arrogantes - para não dizer pedantes - quando agimos assim...

Não me senti magoado - apenas vi que poderia usar outras palavras, para dizer o mesmo - sem ser ofensivo.

No mais, creia-me, não foi em outro sentido que levei minha concordância, e peço não a veja além disso: apenas um uso indevido das palavras. Por quem as domina, como poucos, aqui. Não concordo, ou tampouco assino embaixo, aos desdobramentos posteriores...

Acho que devo colocar-te algo, por lá - embora muitas vezes, quando as partes continuam um debate paralelo àquele que interessa numa dessas votações, minha postura seja agora a de esquivar-me em opinar - para que não cresça mais o bolo...

Saiba que a intenção minha não foi, nunca, a de desanimá-lo... talvez, sim, a de deixá-lo um tanto escaldado - como este próprio que vos fala... he, he... fique bem, e receba meu abraço. Conhecer ¿Digaê 00:35, 12 Maio 2007 (UTC)

Igreja de São Gião[editar código-fonte]

Ops, Manuel, vim aqui para tratar de outro assunto e não pude resistir a "investigar" as razões da mensagem acima. My god! Só te digo duas coisas: (1) ao meu ver, o melhor daquela discussão está na graça que o Lijealso fez... (2) a wikipédia está a ficar puritana sim! Que pena...

Mas vamos ao assunto que me trouxe: está-se a tentar descobrir usos para imagens que foram carregadas aqui no passado, ainda não transferidas ao Commons e que estão órfãs. Daí, investigando usos possíveis para elas, deparei-me com esta tua edição, onde reformulas de forma significativa o artigo Igreja de São Gião. Veja, por favor, o que escrevi em Wikipedia:Páginas para eliminar/Imagens órfãs/4#Imagem:Gião1.gif e subtítulo seguinte. Deixa lá um esclarecimento, pode ser? Um abraço -- Clara C. 05:39, 12 Maio 2007 (UTC)

Com certeza... E obrigada pelo esclarecimento! -- Clara C. 08:10, 13 Maio 2007 (UTC)

Ainda o assunto...[editar código-fonte]

Disse princípios no sentido de convicções religiosas, mas de qualquer forma muito obrigado.

Desculpas e clarificação[editar código-fonte]

Primeiramente, peço novamente desculpas pela discussão em Wikipedia:Páginas para eliminar/Lista de insultos. Não era realmente minha intenção que ela se transformasse no que se transformou. Entendo claramente que não era sua intenção ofender ninguém, só queria expor minha opinião de que não se deve usar palavras como "m***da" nas votações, mesmo que devidamente "disfarçadas" pelos asteriscos. Errei ao manter a discussão por lá quando você solicitou que usasse a sua página de discussão, admito esse erro e peço desculpas. Errei também ao discutir com o Usuário:JSSX sobre assuntos alheios à votação, e peço desculpas por isso também.

Errei também ao usar ironia no meu comentário inicial, fato pelo qual não tive oportunidade de me desculpar pois a discussão já havia degenerado, então peço aqui desculpas pela ironia. Não acreditei haver mal no uso da ironia pois diversos editores mais experientes que eu abusam desse recurso nas discussões, o Conhecer por exemplo, e o próprio Usuário:Lijealso o fez também com seu comentário conciliador (apesar de devidamente identificado como humor). Entretanto, admito que foi meu erro usá-la em situação inoportuna, e por isso peço desculpas.

Entretanto, gostaria de deixar claro que meu voto na votação nada tem a ver com a discussão ou a palavra usada no cabeçalho. Verifiquei pelo histórico que a página foi criada por usuário experiente, que tem mais de 1 ano de existência e que por lá já passaram diversos administradores (inclusive você mesmo, apesar de apenas estar revertendo vandalismos). Acredito que esses fatos justificam a permanência do artigo. Deixo claro com isso que meu voto nada tem a ver com a discussão (o que torna a discussão ainda mais "errada", já que nada tinha a ver com a votação, nem mesmo como justificativa de meu voto).

Peço desculpas por ter me expressado de forma incompleta e termino com um pedido, que não o obrigo a cumprir de forma nenhuma, mas que agradeceria como um favor para um usuário que reconheceu os próprios erros e se desculpou por ele: por favor, evite o uso de palavras como "m***da", por mais que a situação o justifique. Existem diversos editores que se ofendem com essas palavras e que são influenciadas por elas. Existem editores que participam ativamente das votações que são crianças, e que são influenciadas por esse tipo de palavras. Errei na forma como me expressei sobre o assunto, mas meu pedido é sincero.

Obrigado, --girino 16:07, 12 Maio 2007 (UTC)

Resposta[editar código-fonte]

Só queria clarificar um único ponto na sua resposta:

  • Citação: Manuel Anastácio escreveu: «c)Não aceito que me seja apontada qualquer culpa por a conversa ter degenerado.»

Se deixei parecer que essa era minha opinião, me desculpe. Não acredito de forma nenhuma que a discussão tenha degenerado por sua culpa. Tenho uma parcela de culpa nisso, que assumo, assim como culpo em parte outro usuário, que ajudou a degenerar a conversa, mas você, o André e o Lijealso não têm, com certeza culpa nesse ponto.

Sobre o uso das palavras, acho que temos uma opinião discordante, mas tudo bem, entendo-o. Acredito que foi um uso desnecessário de uma palavra ofensiva, você acredita que não o foi. Não há mais o que discutir. Reitero o pedido, então de uma forma menos puritana: tente evitar essas palavras em situações onde podem ser consideradas ofensivas por quem lê. Mas também reitero que isso seria apenas um favor, e não uma obrigação da sua parte.

No mais, agradeço por ter respondido e por termos clarificado (e aceitado) nossas diferenças. Não somos obrigados a concordar, mas é bom que tenhamos deixado claro nossas opiniões sobre o assunto e podermos seguir em frente sem conflitos.

Obrigado, --girino 21:47, 12 Maio 2007 (UTC)


Resposta a Citação: Manuel Anastácio escreveu: «Feito. Só gostaria que me respondesse a uma questão: porque é que a palavra "m***a" é na sua opinião ofensiva, e o rol de alarvidades daquele artigo não é?»

Não é que o rol de alarvidades daquele artigo não seja ofensivo, e é complicado explicar isso em poucas linhas. Estou tendo uma discussão sobre o assunto como parte da minha reconcilição com o JSSX. Repito aqui a explicação curta que dei a ele:

  • Minhas ações nas votações são congruentes com minha ideologia sobre manutenção de informações na wikipedia. Se quiser que eu elabore mais sobre isso, posso fazê-lo, mas de forma resumida: acredito que toda informação possa ser aproveitada e que apenas a informação que não seguir os critérios de Wikipedia:verificabilidade precisa ser eliminada. Além disso, acredito que a única forma de atrairmos especialistas de todas as áreas, e não apenas adolescentes, é se dermos mais liberdade a eles, para criarem o que bem entenderem, desde que com informações verificáveis e de forma imparcial. As minhas votações refletem esse pensamento.

--girino 22:21, 12 Maio 2007 (UTC)

Abruptos lampiões[editar código-fonte]

Olá Manuel. Creio que deve ter havido algum mal entendido acerca da minha apreciação. (Já te esqueceste que devo ter sido o primeiro a expressar solidariedade com o teu escrito?! -Vê "Um agradecimento" acima) O que creio ter afirmado é que percebia alguns dos argumentos: posso perceber o que um adversário me diz mesmo não concordando com ele. Apesar disso há algumas apreciações, nomeadamente sobre JPP e o seu papel, com que concordo de uma forma geral. Mas isso serão assuntos, eventualmente, para uma conversa pessoal. Um abraço, António 21:02, 12 Maio 2007 (UTC)

Obrigado pela confiança demonstrada na votação. Espero estar à altura dos novos poderes. --Lgrave ? 19:52, 13 Maio 2007 (UTC)

  • Obrigado. Eu vi que havia algo errado na formatação edição anterior, mas achei melhor reverter mesmo assim, para depois corrigir manualmente, mas eu me esqueci... Obrigado pela dica! Der kenner Hallo! 22:57, 15 Maio 2007 (UTC)

Exercicios fisicos na vida adulta[editar código-fonte]

Redirect? o título tem erros, não deveria ser um pseudo-redirect? Embora para mim fosse apagar mesmo. --Lgrave ? 21:28, 17 Maio 2007 (UTC)

Então guarda-se o texto [2]! --Lgrave ? 21:37, 17 Maio 2007 (UTC)

O Firefox e as suas abas mais um tanto de pressa, só isso. Obrigado pelo aviso. Luís Felipe Braga Msg 22:16, 17 Maio 2007 (UTC)

eliminação[editar código-fonte]

Bom, se tudo estiver a funcionar como deve ser, isso deve-se ao facto de haver muitos artigos cuja votação expira antes dessa; isso pode-se ver porque a Categoria:!Itens propostos para eliminação está ordenada por ordem cronológica, estando em primeiro lugar os que vão expirar em menos tempo. Se isso não acontecer, avisa-me por favor para eu ver se é algo do software. Waldir msg 23:41, 17 Maio 2007 (UTC)

Sim, é natural, as pessoas demoram a adquirir novos hábitos. Se vires em Wikipedia:Páginas para eliminar#Lista de páginas a apagar, já coloquei aí as instruções a dizer para que se vigiem as categorias, e já anunciei nas 3 esplanadas em diferentes ocasiões. Ainda assim ando constantemente a responder a dúvidas (como agora, por exemplo Haha). Penso que é uma questão de dar tempo ao tempo, se calhar. Waldir msg 15:35, 19 Maio 2007 (UTC)

Impróprio ou Vda?[editar código-fonte]

Caro Manuel Anastácio, este IP está copiando o Código Civil brasileiro para a Wikipédia. Eu comprovei o vda, acontece que o Código Civil é uma obra legal, portanto em domínio público, então vda não se aplica, então minha segunda opção foi marcar como impróprio. Acho desnecessário levar isso até as Páginas para eliminar, mas se voce achar que deve, não tenho nada contra desde que isso saia da Wikipédia.Abraços desde São Paulo.-- Jo Lorib d 20:46, 19 Maio 2007 (UTC)

  • Onde menciono Código Civil, substitua por Código Penal, um erro meu. Abraço.-- Jo Lorib d 11:03, 20 Maio 2007 (UTC)

Reynaldo Gianecchini[editar código-fonte]

Caro Manuel Anastácio, como pode ver não tenho o conhecimentos sobre o wikipedis, mas venho pedir desculpas, na proxima vez que for editar eu tentarei não errar.

Mais uma vez desculpe, e até a proxima


Glicerol em votação para melhores artigos[editar código-fonte]

Salve colega! Dizem que a propaganda é a alma do negócio. Já o vi você participando de artigos da área de química (Como nitrogênio). Coloquei recentemente o artigo glicerol para votação na Wikipédia na categoria "melhores artigos". Dê uma olhada por lá clicando aqui. Abraços --Mago® 16:09, 20 Maio 2007 (UTC)

O IP foi avisado duas vezes e continua vandalizando o artigo. --Abrivio msg 21:12, 21 Maio 2007 (UTC)

Oi! Não vi que o Abrivio tinha falado contigo também. Bloqueei o IP por duas horas ... acho que não é demais ... assim pode ser que desista de fazer asneiras. Espero que não tenha feito mal - foi a primeira vez que fiz um bloqueio, por isso ... se alguma coisa estiver mal, diz-me por favor! Belanidia Msg!!! 21:21, 21 Maio 2007 (UTC)
Lol! Ok! De qualquer maneira já tenho o IP vigiado. Inté. Belanidia Msg!!! 21:31, 21 Maio 2007 (UTC)

Olá Manuel! Me registrei, conforme me aconselhastes. Usei como referência o mapa, onde o Tadjiquistão aparecia claramente como um país incluído na região. Além do mais, na época imperial da Rússia o Tadjiquistão era parte da província do Turquestão. A propósito, não sei como fazer tais citações. Podes me ajudar? Obrigado. Sergii-rachmonov 22:01, 21 Maio 2007 (UTC)

Tudo bem com você? Já escrevi para o email constante da discussão, vou aguardar resposta, assim que receber eu aviso. Um grande abraço Jurema Oliveira 22:36, 21 Maio 2007 (UTC)

Olá, poderia dar seu voto aqui? Obrigado. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 10:50, 23 Maio 2007 (UTC)

Eheheh, é porque costumo ver só seu nome na lista, e me deu preguiça de pedir isso a outros. Por sinal, essas votações só funcionam se o proponente sair pedido pra votarem? Pensei que uma galera fosse habitué dessas listas. Abs! --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 19:52, 24 Maio 2007 (UTC)

Quero te agradecer pela disposição em analisar o artigo q te passei, assim como de tomar a iniciativa de apresentar a proposta da discussão do artigo. Já coloquei minha participação na página de discussão, espero q vc possa continuar acompanhando comigo este caso, e q eu possa também poder contar com vc nas próximas vezes. F.H. Mundus Tranquillus Hic 16:28, 25 Maio 2007 (UTC)

Imagens órfãs[editar código-fonte]

Era só para avisar que hoje é o último dia da votação em Wikipedia:Páginas para eliminar/Imagens órfãs --Waldir msg 11:40, 30 Maio 2007 (UTC)

Retirado da minha página de discussão: Caro(a) Quelizinha: gostaria que indicasse a fonte em que se baseou para a informação que colocou sobre a alimentação de macacos no artigo Banana. Obrigado. Manuel Anastácio 18:46, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Resposta: Escrevi este parágrafo pois sou médica veterinária e é comum o aparecimento de casos de macacos com má-formação óssea e esqueleto fraco devido a alimentação indevida com bananas. Basta analisar a relação Cálcio:Fósforo da composição química e nutricional da banana para chegar a esta conclusão. Apesar dos macacos estarem culturalmente relacionados às bananas, este é um erro grosseiro visto que no habitat natural destes animais dicilmente eles encontrarão bananas. Macaco no sentido lato é a designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides (exceto o homem), aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo). O Novo Mundo compreende as Américas e as bananeiras são nativas da Ásia. Fonte: Tabela de Composição Nutricional de Alimentos Utilizados na alimentação de primatas não humanos [3] Nutrient Requirements of Nonhuman Primates: Second Revised Edition (2003)

Sorry I don't understand Portuguese, nor Spanish, could you repeat it in English please?

Those is the number of inhabitants in Antwerp, no? If so, then it should be 461 000. That's how many people are living in the city of Antwerp (don't mix up with the province of Antwerp). There exists an unprocessed estimation of how many people that are living in the whole 'agglomeration' of Antwerp, which should be something around 850 000. But this has never been counted and is actually unofficial... Sincerely 86.39.20.145 09:58, 1 Junho 2007 (UTC)

Questionário de pesquisa sobre a Wikipédia[editar código-fonte]

Olá Manuel Anastácio,

Meu nome é Alexandre Rosado, estou na Wikipédia desde 2004 e gostaria de lhe fazer um pedido. Estou fazendo mestrado na área de Educação e Novas Tecnologias e tenho como tema de pesquisa a produção coletiva de conhecimento fora da universidade, estudando portanto o caso da Wikipédia e seus voluntários.

Para realizar esta etapa da pesquisa coloquei disponível um questionário para ser respondido pelos wikipedistas. Na primeira página estão as principais informações necessárias para responde-lo, sendo que a identificação do nome ou apelido na Wikipédia é opcional, podendo ser feito anonimamente.

Tive um retorno baixo de responstas até agora, 33 somente. Gostaria muito que o maior número de wikipedistas respondesse para dar maior precisão aos resultados desta pesquisa. Teria uma forma de você me ajudar na divulgação? O anúncio na Esplanada por si só não gerou um retorno muito alto.

Disponibilizo também meu e-mail (alexandre.rosado@globo.com) e meu MSN (alexandrerosado@hotmail.com) para contatos mais diretos.

Um grande abraço,

Alexandre Rosado 22:17, 1 Junho 2007 (UTC)

  • Olá Manuel, em primeiro lugar queria agradecer por responder ao questionário. Você foi um dos que mais se aprofundaram nas respostas. Surpreendentemente os autores da Wikipédia economizam palavras ao responder o questionário :) Quanto ao número de respondentes estou otimista e esperando chegar a 100. Com esta abordagem mais individual consegui alcançar hoje 46 respondentes. Está começando a ficar bom, pois para se fazer estatística um número ideal seriam mais de 200! Estou otimista e espero ultrapassar as expectativas! Um forte abraço, Alexandre Rosado 22:39, 2 Junho 2007 (UTC)

Confundir WP com página oficial de partido, televisão, etc[editar código-fonte]

Olá Manuel. Há muito tempo que eu já me tinha apercebido que há muita gente que confunde a Wikipedia com a página oficial de partidos políticos, televisões, empresas, etc. Aliás ultimamente esta confusão tem aumentado. O que achas que podemos fazer para diminuir este erro? Colocar um banner em letras gordas no topo de Wikipedia:Contato/Linha direta? Abraço. --Lgrave ? 11h10min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Gostaria de comunicar a criação de um arquivo que seria a tradução do artigo Movimento pró-pedofilia em inglês[4]. Desta forma criamos um artigo desprotegido e desprotegido, ao contrário do existente e protegido activismo pedófilo sempre vigiado por administradores. Grato __ Observatore 14h01min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Como vai, Manuel? Não entendi o que quis dizer com ironia lá na Esplanada. Você está questionando ou não meu comentário. Só para saber. Abraços, meu caro! JSSX uai 18h06min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Se quiser, podemos conversar sobre o assunto. Abraços! JSSX uai 18h39min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Não seria interessante alterar um pouco os artigos e os títulos? Proponho o segunite:

Artigo Serralves, que fale sobre a Casa, o Parque e o Museu, mas de forma sintética, com ligação aos artigos principais: Casa de Serralves, Parque de Serralves e Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Penso que pela importância da Casa para a arquitectura portuguesa esta mertecia um artigo à parte. Cumprimentos. SPK 18h26min de 8 de Junho de 2007 (UTC) (Este comentário está, também, aqui)

Guimarães (Ligações externas)[editar código-fonte]

Pensei, na secção das Ligações Externas, criar um parágrafo só para os blogues sobre Guimarães. Queria saber se esta ideia é despropositada ou não. SPK 18h32min de 8 de Junho de 2007 (UTC) (Este comentário está, também, aqui e nas páginas de discussão de todos os usuários na categoria Wikipedistas em Guimarães.)

(Quanto a Serralves) Muito bom! Penso que fica melhor assim! Agora, a "cereja em cima do bolo", seria mudar o redireccionamento Casa de Serralves para Fundação de Serralves, enquanto não se escreve o artigo Casa de Serralves. Quanto aos blogues tem razão. Eu pensei nisso pois era uma forma de acabar com a incorporação de alguns blogues nos links "principais", como fiz com o Ócio. No entanto pensei agora que talvêz fosse melhor criar um blogue com todos os links de blogues vimaranenses, organizados por categorias, e colocar na Wikipédia uma ligação para esse blogue. Ou então não, e fica tudo como está. Abraço! SPK 01h48min de 9 de Junho de 2007 (UTC)
Já agora, ignore alguns erros e trocas de caracteres dos meus comentários anteriores. SPK 01h49min de 9 de Junho de 2007 (UTC)
Obrigado pela compreensão. :-) Tenho andado muito cansado! Boa noite! SPK 01h56min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

Pascal vs Delphi[editar código-fonte]

Sinceramente, não entendi patavina do que o editor quis dizer com aquilo, a menos que falasse da conectividade das linguagens de programação com os SGBD (como as camadas ODBC e afins...). Mas, de qualquer forma, Delphi é uma evolução do Pascal... se bem que não me lembro do Pascal ter conectividade com os SBGDs actuais. Por esse motivo, vou voltar a por Delphi. Grande abraço, -- Nuno Tavares 02h05min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

Espírito wiki[editar código-fonte]

Vendo o que se está a discutir em Wikipedia:Esplanada/propostas#Proibição de criação de páginas por IPs (além de outras tantas discussões da Esplanada que sempre recomeçam do zero, sem memória a referenciá-las) e sendo editora da WP desde o início de 2005, pensei que seria uma boa (ou passada) hora de construirmos uma página que referenciasse os mais novos acerca daquilo que muitos de nós entendemos e citamos como "espírito wiki". Caí do cavalo ao perceber que quase nada está escrito sobre o assunto (ou eu não fui capaz de encontrar). Ainda perplexa, criei Usuário:Clara C./Espírito wiki: um mero esboço, ao qual gostaria de contar com a tua contribuição. Caso conheças outras páginas/reflexões que possam servir de referência ou, ainda, queiras desenvolver uma reflexão própria, por favor, edite-a. Gostaria que disto, sem pressa, saísse algum tipo de trabalho coletivo. -- Clara C. 06h14min de 11 de Junho de 2007 (UTC) ET: Esta mensagem está a ser enviada a vários wikipedistas.

Manuel protegi o artigo pois estava ocorrendo uma guerra de edições, como não conheço sobre o assunto peço que verifique. Não gostaria de cometer uma injustiça com ninguém. Um abraço. --Fabiano msg 19h55min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

  • Desprotegi o artigo e vou observar. Um abraço e obrigado. --Fabiano msg 22h17min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Você está convidado ao WikiSampa Três: O Wiki-Nique!

Olá! Pensei em fazer alguns melhoramentos na página Guimarães. Gostava da sua opinião. Algumas propostas, aqui. Um abraço! SPK 01h12min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

IP novo, hábitos velhos[editar código-fonte]

Olá. Já agora queria dizer-lhe que sou uma usuária. Agradeço-lhe a si e a João Carvalho o tempo dedicado aos atritos do artigo Loriga. Quero aqui justificar porque reverti a edição, repondo o brasão que é insistentemente apagado.

[5] [6] [7] [8].

Duvido que a arrogância do vândalo do costume lhe permita ver algo mais que o seu ego, mas aqui tem factos e não ideais. Ele não vai parar enquanto não vir as suas ideias plasmadas na Wikipédia. Nessa altura voltará a chamar de "site confiável". Duas caras, dois pesos e duas medidas. Haja saúde :). Trebaruna

Como já tinha comentado ao João Carvalho, infelizmente, a "festa" continua, no sítio do costume: às 21:00 há brasão, às 22:00 já não. Pelo visto, há mesmo um conflito, iniciado há anos, acerca do brasão, que eu desconhecia, o que não é justificação para que o usuário detrás do IP 213.22.178.52 (= IP 213.22.178.4) usasse a linguagem que usou para se expressar (ou aliviar). Até à próxima. Trebaruna

Wikipédia no Público de hoje[editar código-fonte]

Manel, Parabéns pelo artigo na edição em papel da Digital do Público de hoje. Disseste coisas acertadas e (até) ficaste bem na foto! Espero rever-te no próximo dia 7 de Julho no Cais de Gaia no encontro WikiNorte 2. Um abraço, Manuel de Sousa 14h07min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Olá Manuel? Não estás interessado em apresentar candidatura para burocrata? Lusitana 08h27min de 18 de Junho de 2007 (UTC)

Olá! Reparei que existem dois artigos para a mesma pessoa. Armando Teixeira (músico) e Armando Teixeira. Que devo fazer? Eu pensei em fazer um redireccionamento na página Armando Teixeira para Armando Teixeira (músico). Como sou um novato resolvi perguntar. Espero que tenha paciência para as minhas dúvidas... :) (Sei que existe um projecto de tutoria, mas prefiro esclaracer-me consigo.) Um abraço! E parabéns pelo que disse no Público. Como disse, sou um novato aqui e posso não perceber muito bem o "funcionamento" da comunidade, mas penso que o que disse no Digital é acertado. E a foto está fantástica! Outro abraço! :) Spicka 20h22min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

Obrigado! Eu pensei +/- em fazer isso, mas tenho medo de fazer alguma asneira e portanto preferi perguntar. Espero não incomodar com as minhas perguntas de novato:) e agradeço as respostas e a paciência que tens comigo. (Já agora, quanto ao tu e ao você, eu prefiro tratar-te por tu, se não te importares...) Abraço, Spicka 23h47min de 21 de Junho de 2007 (UTC).

Igreja de Vilar de Frades[editar código-fonte]

Belo artigo, Manuel, acabei de dar uma primeira passada de olhos mas já estou encantado. Tenho duas questões menores: 1-o que chamas de grutesco é a mesma coisa que grotesco ? 2- O Pedro Alexandrino que citas é mesmo esse paulistano ou outro de mesmo nome? Abraços desde São Paulo.-- Jo Lorib d 00h24min de 22 de Junho de 2007 (UTC)

Posso propor seu nome para continuar com burocrata. Creio que vc é um bom burocrata.--JP 20h46min de 24 de Junho de 2007 (UTC)

Se tiver um tempinho, poderia dar seu parecer na discussão acima? Obrigado. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 12h51min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Obrigado pelo apoio. Se necessitar de mim o meu mail particular é:

luis_silveira@sapo.pt

Abraços dos Açores

silveira 17h02min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Vandalismo no artigo Guimarães[editar código-fonte]

Olá Manuel. Não sei como reverter o vandalismo no artigo Guimarães. Penso que é devido ao futebol, visto terem sido acrescentadas palavras como Espanha e Espanhóis... Enfim. Penso que podes fazer alguma coisa. Abraço!

Penso que consegui colocar a última edição correcta, mas não sei se é assim que deve ser feito. Fui ao enlace permanente, recuei nas edições e salvei a última correcta. Abraço. Spicka 21h06min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Afinal não fiz nenhuma asneira e consegui desenrascar-me sozinho :) Obrigado! Spicka 00h04min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Pelo seu voto positivo no artigo: João Carlos da Silva, de que fui autor.

Abraços dos Açores

silveira 22h37min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Relembro que o prazo de votação para o segundo WikiPrenda termina às 23:59 de domingo. Boa sorte! Eduardo 12h02min de 29 de Junho de 2007 (UTC)

Resposta atrasada[editar código-fonte]

Olha, não posso responder pelo país inteiro, mas até onde eu saiba fabricação é muito mais utilizado que fabrico. Abraços, Sturm 04h38min de 30 de Junho de 2007 (UTC)

Estou a ser perseguido e intimidado... Como fazer?[editar código-fonte]

Meus caros,

Será que o usuário Rangel me vai obrigar a beber cicuta com fizeram a Socrates por delitio de opinião? Senão, parece ser essa a sua vontade apenas por divergi das suas opiniões. Será isso um delito que mereça bloqueio?

O que tenho assistido neste projecto ao longo do tempo que aqui tenho participado é uma espécie de grupos, altamente organizados, que parecem ter tomado de assalto este projecto sobre a bandeira de uma wikipedia livre e democrática. Mas valores que não existem verdadeiramente porque são minados pelos interesses difusos e destruidores desses grupos, que organizadamente manipulão as votações e, quando o não conseguem, partem para as ameaças de bloqueio, etc. Será que este senhores são os donos da Wilipedia?

Como podem ver pelo meu perfil, tenho contribuído bastante para o enriquecimento da Wikipedia com vários e extensos artigos sobre direito e economia. Alguns deles, que iniciei, nem sequer estão registados.

Mais, verifico vários plágios e utilização de textos de livros da minha autoria que nunca exigi que fossem removidos por VDA. Pensei que se fechasse os olhos a essa violação poderia ajudar a enriquecer e fazer crescer o projecto. Parece que estou enganado.

Apesar da minha postura construtiva e com grande espírito de contribuição disso e porque tomei a iniciativa de colocar para eliminação algumas paginas, atitude que justifiquei cabalmente (como poderão confirmar) mas que para o usuário Rangel foi uma afronta, já que algumas (apenas algumas) dessas paginas foram editadas por ele (nem eu sabia isso), resolveu ameaçar-me com o meu bloqueio da wikipedia. Tenta desta forma intimidar-me a não votar contra as suas propostas, paginas, etc. Pelo que tenho visto, esta é uma atitude consciente e continuada.

Considero que esta atitude é pidesca, ignóbil e não cumpre o espírito que se pretende viver nesta comunidade, como me poderei proteger dela?

A AMEAÇA

[9]

Cumprimentos,

--Orson Vaughn 09h48min de 3 de Julho de 2007 (UTC)

Demorei, mas enfim respondi, desculpe-me pela demora. Utilizei a Especial:Emailuser/Manuel Anastácio para responder a sua mensagem do Commons, espero que a tenha recebido (se não recebeu, posso enviá-la para outro endereço). Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 17h44min de 3 de Julho de 2007 (UTC)

Parabéns! O seu artigo foi o vencedor da medalha de ouro do segundo WikiPrenda na modalidade Novos artigos! A tabela de resultados pode ser vista aqui! Eduardo 08h26min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

1º Lugar no WikiPrenda

Parabéns pelo 1º lugar na modalidade Novos Artigos! Alegre

Boas contribuições! EuTugamsg 09h28min de 6 de Julho de 2007 (UTC)

Olá Manuel!,

já contei ao Nuno, só faltas tu: lembras-te daquele filme que tivemos há uns tempos, a propósito do Italiano que dizia que era o verdadeiro Duque de Bragança? :) Vê só o que lhe aconteceu -> aqui. Alice no País das Maravilhas, versao italiano sessentao. Beijinhos, Muriel 13h11min de 6 de Julho de 2007 (UTC)

Obrigado pelas dicas.

Dúvida Commons[editar código-fonte]

Olá! Fiz asneirada aqui e não sei como resolver. Pode ajudar-me? Cumprimentos, Spicka 17h04min de 14 de Julho de 2007 (UTC).

Penso que já resolvi, mas não sei se foi pela forma correcta. Se pudesse dar uma "vista de olhos" agradecia. Obrigado! Abraço, Spicka 17h11min de 14 de Julho de 2007 (UTC).

Wikipedia:Páginas para eliminar/Sociedade, Tempo e Direito[editar código-fonte]

Peço que vote a favor da manutenção do verbete Sociedade, Tempo e Direito. Se há algum indício de irregularidade, que ele seja sanado, mas a simples eliminação não trará nenhum benefício. Paulo Rená 18h44min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

Oi, eu queria te pedir uma ajuda. Onde eu posso encontrar uma explicação para a criação de Infoboxes? Se puder me ajudar agradeço. Alegre Um abraço! Vinicius Siqueira ¿msg? 01h58min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

  • Obrigado pela resposta. Eu entendi sim e, como você, só consigo me acertar com esses códigos errando... Tchau! Vinicius Siqueira ¿msg? 17h59min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Cachoeira do Sul[editar código-fonte]

Caro usuário:

Eu havia votado em Igreja de Vilar de Frades a favor, e peço para que você leia o artigo Cachoeira do Sul (na qual eu sou o editor principal) e vote na eleição para destaque do artigo, independente de ser a favor ou contra. Caso haja algum outro problema, me avise. Atenciosamente, Felipe1219859 04h01min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Obrigado pela atenção e pela sugestão. Felipe1219859 17h47min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Olá. Convido-te a participar da discussão que vem ocorrendo aqui. Estou a convidar os usuários mais activos, não pretendendo causar qualquer transtorno com este pedido, se causei, por favor ignora-o. Alegre BelanidiaMsg 10h02min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Não conseguiria ter explicado melhor :) Acrescentei umas imagens e assim que tiver acesso aos meus livros vejo se pode ser acrescentada mais alguma informação. Bjns Lusitana 12h53min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Manuel,

o grupo tem uma publicação acadêmica mensal, produzida ininterruptamente já por um ano e meio, o Constituição e Democracia, que, vale destacar, não tem nenhuma publicidade em suas páginas, dedicando-se inteiramente a textos críticos.

O material tem tido boa aceitação e já foi utilizado para programas da OAB-DF e conta com assinantes esparsos pelo Brasil. Atualmente estão sendo enviados convites para assinaturas para todas as faculdades do Brasil.

O relevante do grupo é sua postura distinta, crítica, e compromissada com a influência na realidade jurídica e política do Brasil. É um projeto sério. Uma pena que não esteja sendo visto dessa forma aqui na Wikipédia lusófona. Paulo Rená 21h55min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Citação: o grande Anastácio escreveu: «ADMITO que ele até tem tido uma atitude engraçada (monty-pythoniana, diria eu) e apesar de eu ter sido o escolhido para bombo da festa, não há problema»

Caro Manuelzinho,
Obrigado pelas palavras meigas. Tomo-as como elogio.
Vejo que a lua esta' favoravel a quem sofre dos fígados. Espero que dure.
Cumprimentos hepáticos, --JP 17h10min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

    • Ora isso e' que e' falar. Eu levo o vinho.

--JP 18h47min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Só acessei hj, não tem mais a lista de votação, mas já vi que foi tudo azulado e o conteúdo é muito bom, já vi que foi para destaque. Sds Machocarioca

A palavra estará a ser utilizada em sentido figurado, significando indiferença. O melhor é mesmo mudar para esta última palavra ou outra de similar sentido. Cumprs. Lijealso ? 09h34min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)

Oi Manuel! Gostei dessa edição! Obrigado! Queria ter desenvolvido melhor o tema, que é interessante. No entanto, minha rotina tem estado bastante corrida. Abraços e boas contribuições! JSSX uai 17h22min de 2 de Agosto de 2007 (UTC)

Viva! Antes pelo contrário, só me deixas preguiçar mais... Eduardo 17h28min de 2 de Agosto de 2007 (UTC)

Grato pelo recado! Fiz essa edição. Abraços! JSSX uai 19h19min de 2 de Agosto de 2007 (UTC)

Olá Manuel. Em informática utiliza-se o termo "suporte" para designar compatibilidade entre sistemas ou tecnologias distintas. Não sei se é um regionalismo brasileiro do eixo sul e Rio-São Paulo, mas é comum ouvir, por exemplo, "O Linux suporta o sistema ext3". Isto significa que pode-se utilizar o sistema ext3 em Linux. A frase do verbete poderia ser reescrita da seguinte forma:

O armazenamento dos códigos Unicode no processamento de texto apresenta o problema de a maioria dos programas de computador escritos no mundo ocidental utilizar somente codificações de 8 bits - 1 byte - (como o padrão ASCII), já que o Unicode começou a ser usado em sistemas computacionais somente nos últimos anos.

Nesse caso, suporte não tem a ver com apoio ou mesmo divulgação, e sim com disponibilidade técnica. Espero que ajude. Obrigado pelas correções no verbete, algumas coisas não teria percebido mesmo lendo outras dez vezes. Sds, --Leonardo Stabile msg 07h28min de 3 de Agosto de 2007 (UTC)

Reescrevi o trecho, estava bastante estranho mesmo. Espero que tenha ficado melhor. --Leonardo Stabile msg 04h27min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Vejo que tens feito algumas (boas) alterações ao artigo, no entanto duas delas soam-me um pouco estranhas: são os mamíferos capazes de mergulhar a uma maior profundidade. o verbo não deveria concordar com o plural? (mamíferos); e até as fêmeas adultas podem ser capturadas - aqui não me imagino uma orca a capturar ( proceder a captura; prender; apreender; arrestar) um cachalote. Abraço, João Sousa msg 12h47min de 3 de Agosto de 2007 (UTC)

Há tempos não faço isto, mas gostaria de que desse uma olhada nesta votação, claro que podendo discordar plenamente da minha posição. Abraços, Conhecer ¿Digaê 01h17min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Claro, nao ha problema algum...  Ð. Indech  図   18h52min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)