Usuário Discussão:Mschlindwein/Histórico/2005/Janeiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Histórico de mensagens
2004
Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2005 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Mensagens de 01/2005

Burocrata

Caro Marcelo,

Obrigado pelo convite, fico honrado por saber que depositas a tua confiança aqui no puto para exercer essas funções, mas vou decliná-lo, pois como por certo já deves ter reparado tem-me sido muito difícil vir aqui nos últimos tempos, e continuará a ser ao longo dos próximos meses, por motivos profissionais óbvios; logo, mal teria tempo para desempenhar o papel de burocrata (já nem o de administrador, quanto mais...). Obrigado na mesma, desculpa-me a recusa, acho que os outros nomes propostos darão bons burocratas e exercerão bem esse papel... Um abraço, --André 15:05, 2 Jan 2005 (UTC)


Marcelo, bloqueaste-me! Não foi propriamente a mim, mas o engraçadinho que anda a mexer no pobre do Gandhi, que partilha pelo menos parte do meu IP de Lisboa. Eu desbloqueei para te escrever esta nota e vou bloqueá-lo de novo agora, mas por um período de uma hora! Entretanto, vou estar no commons... Muriel 20:45, 2 Jan 2005 (UTC)

  • Não era eu, que estive sempre logada! Pelos vistos este IP que ando a usar é partilhado por outras pessoas (faz sentido, é netcabo). Eu bloqueei o engraçadinho e depois deixei de ter problemas. Confusões... Benvindo a 2005! Muriel 21:02, 2 Jan 2005 (UTC)

Reversão

Marcelo, reverti sua alteração no Wikipedia:Pedidos de burocrata pois estava com um esquema de votação já pronto. Veja se ficou adequado. gbitten 00:46, 3 Jan 2005 (UTC)

Você leu a minha mente. gbitten 01:07, 3 Jan 2005 (UTC)

Madrasta era o nome que se dava em Portugal a Chennai nos anos 50, quando Oxford era Oxfórdia e Mainz era Mogúncia :D Concordo que o artigo deva estar em Chennai e vou fazer as mudanças (se não as fizeste já). Muriel 10:40, 3 Jan 2005 (UTC)

(c)

Oi Marcelo

A imagem peguei do artigo que estou traduzindo, devo importar a licença de de lá ou fazer referência à imagem original?

Aproveito para tirar uma dúvida, colocando a figura no Commons, o nome deve estar obrigatoriamente em inglês? Se não, como outros wikipedistas irão saber que a figura existe para que possam usar?

Obrigado --jic 22:02, 3 Jan 2005 (UTC)

Correções ortográficas

Caro Marcelo, em primeiro lugar Feliz Ano Novo!!! Em segundo lugar, não sei como agradecer a baita mão (tchê!!!) que você tem dado ao corrigir gramatical e ortograficamente os textos que edito. Meu tempo como vivo dizendo é bastante controlado, e você tem ajudado e muito!

Gostaria de saber como procedo no caso de alguém corrigir do Português Br para o Português Pt nos textos, simplesmente reverto? Ou existe mais algum passo para cumprir para evitar prováveis conflitos. Um abraço, agora vou tomar um mate (paranaense, eheheh)Angeloleithold 19:30, 4 Jan 2005 (UTC)

Eliminação com consciencia

Na última verificação de mudanças recentes verifiquei a sua eliminação de página sem votação. Continui o processo que estou procedendo do mesmo modo. Administradores responsáveis não serão recriminados por afastarem vandalos. Conte com o meu apoio. Hinkel 19:31, 5 Jan 2005 (UTC)

Boa atitude. Ninguém nos recriminará. Conte com o meu apoio. ~Lixo é lixo. Vc foi eleito como administrador para tomar esta atitude drástica, verificando o histórico. Seremos eliminados como administrador pelos burocratas, não por ips indesjáveis. PARABÉNS. Hinkel 21:07, 5 Jan 2005 (UTC)

britânicos

Olá Marcelo. Não gosto nada da palavra britânicos (na wikipédia). Prefiro separar por ingleses, irlandeses, etç. Já fiz isso nas sub-categorias de "Música". Ainda por cima fui eu que criei a categoria:Actores britânicos (nem sei onde é que estava quando fiz isso). O que é que achas sobre o assunto? abraço. Paulo Juntas 22:44, 5 Jan 2005 (UTC)

Pois, parece que tens razão. em tempo irei desfazer as categorias inglesas que criei. obrigado. abraço. Paulo Juntas 23:03, 5 Jan 2005 (UTC)

Bem, já arrumei as paginas Sehmsucht e Herzeleid. Ehhh, bem, eu sou novo aqui, por isso que me confundi um pouco. Ainda preciso de ajuda apra fazer as outras cpoisas que você falou e colocar imagens. Pode me ajudar?

Anjo da guarda

Marcelo,

Obrigado pelas dicas e bom acompanhamento que tenho recebido de você. Eu estou deveras impressionado com a riqueza deste ambiente wiki. Gostaria de saber se minhas contribuições na categorização de "categorias sem categorias" estão adequadas. Gostaria de mudar minha identificação de FCPTN para outra mais próxima de meu nome; como deo fazer? Saudaçoes daqui da Amazônia. --FCPTN 11:08, 7 Jan 2005 (UTC)

Template apagar

Olá Marcelo, usei somente {apagar} porque não era para apagar cromossomas e sim o que você fez, redirecionar. Eu já tinha mudado o texto do template e colocado exatamente o que você me disse para fazer, colocar a página apagar em Wikipedia:Páginas_para_eliminar, estou conciente disso, obrigado, abraços. --LeonardoGregianin 19:45, 7 Jan 2005 (UTC)

Rotação da Terra

Rotação da Terra

Olá! Bom, achei interessante que alguém tenha modificado alguma linha do que escrevi pois não podia ser perfeito. Realmente não é! Mas a correção que vc fez não tem razão de ser. Está explícito em relação a quê se dá o movimento anti-horário de rotação: em relação ao eixo da Terra, que é uma referência concreta. Se vc tirar o sentido anti-horário de lá, podemos entender que a Terra está girando em qualquer sentido... o que não é verdade. Para ficar com português mais claro modifiquei a ordem das palavras e mantive o sentido anti-horário. Obrigado por mostrar que sempre posso melhorar o artigo. Fupis 23:02, 7 Jan 2005 (UTC)

Olá Marcelo! Se vc estivesse imóvel, em pé sobre a Terra ou no pólo Sul ou no Norte ou em qualquer outro lugar, a Terra estaria parada para vc e não girando. O céu se movimentaria. Uma comparação seria como se vc estivesse dentro de um carrossel em um parque de diversões: em relação a vc o carrossel está parado. O mundo ao redor está em movimento. Para um referencial fora do carrossel, o carrossel está girando. O mundo ao redor não. Se vc estiver no espaço olhando para o pólo sul ou norte ou equador, aí sim, o que vc descreveu é válido. Mas NÓS NÃO SOMOS PONTO DE REFERÊNCIA. Seria muito egocentrismo. A Terra está girando para algum lado e depende de ponto de referência podemos dizer algo em relação a esse movimento. Mas a referência é o eixo de rotação da Terra, uma linha imaginária que vai do pólo sul ao norte (magnético, creio eu). Tente imaginar-se dentro da Terra, exatamento no eixo. Toda vez que nos deparamos com um movimento circular ou giratório a referência é seu eixo ou ponto central. O que posso fazer é acrescentar alguma linha na explicação do gráfico dizendo que aquela imagem é vista do espaço como se fosse olhando para o pólo norte do planeta, mas insisto que o conceito está correto. Fupis 23:51, 7 Jan 2005 (UTC)
Fiz umas modificações. Gostaria que olhasse e desse sua opinião. rotação da Terra, Fupis 00:04, 8 Jan 2005 (UTC)



Olá de novo! No seu artigo sobre o Everest vc diz: "A altitude oficial é de 8850 metros acima do nível médio das águas do mar.". No meu artigo sobre a rotação da Terra digo: "(...) ao movimento giratório que a Terra realiza no sentido anti-horário ao redor e em relação ao seu próprio eixo.". Comparando:

  • acima = em relação ao seu próprio
  • mar = eixo
Supondo que seja possível chegar de helicóptero a 8800 metros do nível do mar e eu esteja olhando para o Everest. Para mim ele tem apenas 50 metros de altura. Mas possui 8850m em relação ao mar. Agora, supondo que eu esteja olhando para a Terra exatamente sobre o pólo Sul, do espaço. Para mim a Terra está girando no sentido horário. Mas anti-horário em relação ao seu eixo. Quando vc diz que o monte Everest está a 8850m do nível médio do mar não significa que o observador está no nível do mar. Ele pode estar no helicóptero fictício que falei. O mesmo ocorre com o meu texto: o observador não está sobre o eixo da Terra dentro dela. (=mar). Está em algum lugar lendo este texto na superfície do planeta (=helicóptero).

Para evitar mais "flame" resolvi colocar tudo como referencial no espaço, como vc sugeriu e não simplesmente apagar o "sentido anti-horário" pois aí ia errado mesmo!

E sinto informá-lo mas a imagem está com legenda correta. Ou o Sol nasce no Oeste? Aquele terremoto na Ásia abalou tanto assim a rotação do planeta? Leia mais em Earth en.wiki. "Viewed from Earth's North Pole, the motion of Earth, its moon and their axial rotations are all counterclockwise.". (obs:counterclockwise=anti-clockwise) Fupis 01:05, 8 Jan 2005 (UTC)

Indignação

Se entendi o teu propósito, que é o mesmo que o meu, não perderemos esta conquista para os vandalos inconvenientes. O Manuel tem razão, regras foram criadas e devem ser respeitadas. Vc se antecipou em modificá-las. Votei junto com a sua indignação e, de certeza, e dos demais que ficaram centenas de horas em prol do nosso objetivo. Se depender de mim. os vandalos não vencerão. Um abraço. Hinkel 02:10, 8 Jan 2005 (UTC)

Espectometro

Tomei uma certa liberdade de interpretação das regras de eliminação rápida e eliminei o artigo. Acho que temos rescrever essas regras, do jeito que está não nos atende e coloca no administrador um poder de interpretação da regra que não me agrada. O que você acha? gbitten 11:36, 8 Jan 2005 (UTC)

Seu ponto de vista é válido e sei que é compartilhado por muitos. Talvez vez o meu desejo por uma certa burocracia (ou seria burrocracia) seja por que administro ambientes de rede da empresa onde trabalho, podemos dizer que eu tenho o poder de fazer qualquer coisa dentro deste ambiente. Esse poder é restingindo através de normas e procedimentos, por vezes elas atrapanham e emperram, mais são importantes para diminuir as pressões que o cargo sofre e para definir a responsabilidade em caso de problemas. Porem um ambiente corporativo é bem diferente do que um ambiente de colaboração comunitária da wikipédia, talvez esse rigor que muitas vezes eu proponho não caiba na wikipédia. Não tenho ainda uma idéia definida sobre o assunto. Por isso acho importante o debate. gbitten 13:15, 8 Jan 2005 (UTC)

Votações

Caramba Marcelo, isto é só votações lol... um gajo já não se pode ausentar por um mesito que quando regressa tem a caixa de correio cheia a avisar que é preciso decidir isto e aquilo lol... Obrigado pelos avisos e chateie sempre ;) --André 17:11, 8 Jan 2005 (UTC)

Carimbador

Não faço a menor ideia. Eu mesmo hj também estou experienciando uma série de dificuldades em trabalhar com a wikipédia? será algum problema do novo software? Só para lhe dar um exemplo, os artigos que tenho estado a criar sobre as antigas províncias portuguesas, depois de os criar, aparece-me uma página em branco, tenho que retroceder milhentas vezes até enfim me aparecer a página guardada... o mesmo na categoria respectiva, em que me aparecem duplicados 3 e 4 vezes o mesmo artigo... isto não é nada normal mesmo... --André 17:48, 8 Jan 2005 (UTC)

É verdade, Marcelo e André. O novo software está pejado de erros. Não se consegue gravar nada sem tentar várias vezes depois de ele avisar que o artigo não existe; os históricos estão corrompidos de uma forma incrível; o acesso às páginas é de uma lentidão desesperante. Fui ver a John Napier e nem sequer consigo abrir a página, dando um erro estranhíssimo. Enfim. Mais valia voltarmos ao software antigo que, ao menos, funcionava!... Manuel Anastácio 19:27, 8 Jan 2005 (UTC)

Resposta á benvida

Grazas pola benvida, en principio só estou aquí para poñer ligazóns interwiki coa wikipedia galega. Felicitacións polo traballo que están a facer aquí. Un cordial saúdo. --Prevert 21:35, 8 Jan 2005 (UTC)

Escoceses

Oi Marcelo. Na minha opinião faz sentido manter a categoria "escoceses" ou "galeses". Quando ouço que fulano é escocês e viveu no século XVIII tenho logo uma noção do tipo de pensamento, ou problemas associados a pessoas neste contexto. Esta informação é-me útil. Acredito que por estes mesmos motivos seja útil fazer uma categoria "açorianos", "madeirenses", "paulista", ou o que se quiser. Repare-se que na wikipedia inglesa aparecem muitas vezes ambas as categorias (David Hume aparece entre as categorias "filósofos escoceses" e "filósofos britânicos").

Em resumo: não tenho nada contra colocar a categoria "britânicos", mas acho que a categoria "escoceses" ou "galeses" deve ser mantida. Abraço --Joaotg 22:39, 8 Jan 2005 (UTC)

Não vi se já colocaste em discussão. Se calhar era de aproveitar a deixa e colocar em discussão também os israelitas, israelenses, norte-americanos, ustado-unidenses, ustadunidenses; tenho falado sobre isso com o Osias, e pensamos que o melhor seria passar-se a utilizar (escritores dos Estados Unidos da América), fazendo referência ao país e não à nacionalidade. que achas? abraço. Paulo Juntas 17:47, 9 Jan 2005 (UTC)

Redirects?

Marcelo, as categorias Mestres do xadrez e Jogadores de xadrez não seriam o caso de redirects? gbitten 11:21, 9 Jan 2005 (UTC)

Você tem novas mensagens

Olá Marcelo. A mensagem você tem novas mensagens aparece continuamente no meu ecrã, embora eu não as tenha. Passa-se o mesmo contigo?. Paulo Juntas 17:25, 9 Jan 2005 (UTC)

Já aconteceu o mesmo comigo, limpei a cache do browser e consegui resolver o problema. -- Get_It 17:59, 9 Jan 2005 (UTC)

Categoria:Escócia

Esse é um problema que eu já vi acontecer, acontece por que esquecem de tirar o interwiki para o português, foi só tirar o [[pt:Categoria:Escócia]] que o link sumiu. gbitten 18:48, 9 Jan 2005 (UTC)

Caro Marcelo, movi a discussão da Esplanada para Wikipedia Discussão:Eliminação rápida/Arquivo 2. Muriel 13:24, 10 Jan 2005 (UTC)

Fair Use

Que tal colocar em votação a eliminação rápida das imagens Fair use? gbitten 13:25, 10 Jan 2005 (UTC)

Burocrata

Olá Marcelo. Deduzo que não tenhas mudado de opinião, e como tal irei novamente colocar o teu nome para a eleição de burocratas. abraço. Paulo Juntas 13:43, 10 Jan 2005 (UTC)

Respondido

-Diego UFCG 23:42, 10 Jan 2005 (UTC)

Estúdios de cinema e estúdios de animação

Marcelo, concordo com você, colocar estúdios de cinema e estúdios de animação dentro de Empresas é uma grande idéia. Estou de acordo. --Ikescs 01:12, 11 Jan 2005 (UTC)

Haja trabalho

Olá Marcelo ... Dei minha opinião (um tanto despropositada) no foro que vc me convidou. Desculpe mas não acho muita graça nestas discusões - em verdade é trabalho árduo e pouco retributivo. Aliás tenho visto tua labuta aqui e ali e, perdoe-me, mas não queria estar em tua pele :-). Melhor redigir e traduzir. Um grande abraço. --RubensL 02:14, 11 Jan 2005 (UTC)

Homem Vitruviano

Caro Marcelo. O artigo Homem Vitruviano foi movido para Homem vitruviano (letra minúscula). Procurei no google e achei quase que na sua totalidade Vitruviano com letra maiúscula. Essa mudança não foi errada? Ou é norma na Vikipedia colocar o segundo nome em minúscula? Por mim tanto faz mas corrigir uma coisa que não está errada não faz sentido pra mim. Um abraço e espero resposta. --NilsonFM 10:33, 11 Jan 2005 (UTC)

OK. Já levantei a questão na Esplanada.

Direitos autorais

Bem, como eu estou tndo uns probleminhas com direitos autorais, vim pedi sua ajuda. Você podee entrar na pagina Itápolis e verificar se a referência obrigatória sobre a foto de satelite esta correta? Oraculo 22:06, 11 Jan 2005 (UTC) Po, obrigado pela ajuda! Oraculo 22:20, 11 Jan 2005 (UTC)

Socorro II

Olá Marcelo ... não demoro e volto incomodá-lo (bem feito por acompanhar o artigo dos Maias :-}). Pois é ! Os problemas são: (1) Acabei sem querer adotando a palavra "Copán" (em espanhol) para designar as ruinas do que seria "Copan" (sem aquela cento) em Português (mas note, não estou muito satisfeito com o n final - mas assim está em minha fonte portuguêsa). Mas não é a ortografia que atrapalha pois posso corrigir tudo rapidinho no texto dos Maias. O Problema é que me antecipei e criei um link (com artigo que tradiso da en:wk)para "Copán"(com acento) e aí não sei como resolver (não adianta corrigir e perder o link); o problema (2) é no próprio artigo Copán pois com a cópia do original para traduzir acabei pedendo as imagens que não sei manejar (na en:wk há belas imagens que, imagino, podem ser trazidas) para cá; e o problema (3) é que, achei necessário criar um link para "estela" entretanto já havia Estela (uma freguesia portuguêsa). O que fiz : Tornei aquela página uma desambiguação (pois havia pouco texto que mantive) e definí basicamente "estela" com um link para monumento onde acrescí uns dedos do assunto que queria atingir. Quanto a isto, queira revisar esta confusão - não sei se é assim mesmo - não sendo, por favor, corrija as besteiras. SDD - --200.138.154.16 23:17, 11 Jan 2005 (UTC) RubensL (não sei o que houve - estou logado ?!)

  • Por mim Copán passa - tanto que não me chamem de analfabeto. Bons sonhos e obrigado --RubensL 23:36, 11 Jan 2005 (UTC)
    • Ficou ótimo... muito bom. Assim é possível ampliar Estela por outros ângulos que não só o dos Maias (pra depois). Obrigado. --RubensL 23:58, 11 Jan 2005 (UTC)

Olá Marcelo! Já tinha visto a protecção, fizeste bem na minha opinião. Ultimamente a primeira coisa que faço quando aqui chego é verificar as contribuições desse IP. Sinto-me responsável porque para eu editar, é preciso que ele esteja desbloqueado (isto diz-nos que ele tem o mesmo servidor de netcabo que eu em Lisboa). Outro artigo fetiche dele(a) é João Braga (o que nos diz que deve ser sportinguista e é outra pista para que gosta de fado). Eu bloqueio-o outra vez, quando sair. É preciso paciência!! Outra coisa, assim que acabar a discussão da eliminação rápida (e espero que a mudança das regras) vou propôr prazos para os mandatos de administrador. Muriel 00:06, 12 Jan 2005 (UTC)

Eu assumo

É verdade Marcelo, tenho bebido uns copitos a mais, mas juro que é para curar esta maldita constipação. Já agora diz-me por favor: Pode-se mover um artigo para outro já existente, ou apenas para criar um novo? e se sim, qual é o comportamento; o texto do artigo alvo é apagado, ou é adicionado o texto novo? abraço. Paulo Juntas 00:01, 13 Jan 2005 (UTC)

Uma ou outra questão

Antes de mais agradeço pelas boas-vindas e pela colocação do Castelo dos Mouros em ordem alfabética na categoria, faz muito mais sentido (vivendo e aprendendo!). Em segundo lugar gostaria de colocar algumas perguntas em que julgo me possa ajudar:

  1. A marcação de página para eliminação rápida necessita ou não de data limite para votação?
  2. Só é possível mudar um título de artigo errado eliminando a página e criando outra nova? Ou fazendo um redirect?

Agradeço a paciência, mas às vezes parece-me que as informações são um pouco difíceis de entender.

E já agora parabéns pelo bom trabalho! --Lusitana 15:40, 13 Jan 2005 (UTC)

Esclarecido, obrigado!--Lusitana 19:59, 13 Jan 2005 (UTC)

Todos os artigos que tem a predefinião {{Evento atual}} tem esse link, exemplo: Terramoto do Índico de 2004. Também podemos coloca-lo na Página principal, no Wikipedia:Portal comunitário e nas Mudanças recentes, o que você acha? gbitten 22:43, 13 Jan 2005 (UTC)

Convite para burocrata

Marcelo,

Obrigado pelo convite para burocrata. Aceito que o meu nome seja proposto. --JoaoMiranda 13:02, 14 Jan 2005 (UTC)

Cubismo

Caro Marcelo, poderia dar uma olhadinha em Cubismo. Me parece que foi copiado na integra daqui [1]. Pode estar ferindo os direitos autorais. Um abraço. --NilsonFM 19:27, 14 Jan 2005 (UTC)

Ok. Da próxima vez eu detono. Um abraço. --NilsonFM 18:26, 15 Jan 2005 (UTC)

Boa !

Grande Marcelo ! Obrigado pela ajuda em Tikal -qquer hora tenho de aprender isto. Um abraço --RubensL 21:12, 14 Jan 2005 (UTC)

imagens no Commons

Obrigado por esclarecer sobre o commons. Agora entendo como se pode ter mais do que uma figura sob a mesma referência no Commons

O material sobre Commons:Plotino está menos errado agora?

Além de categorizar o que mais pode ser feito?

Obrigado e até segunda --jic 22:33, 14 Jan 2005 (UTC)


Entendi. Assim? Lucas Baqueiro 23:16, 14 Jan 2005 (UTC)

Complemento da página dos Títulos Nobiliárquicos

Já coloquei a relação de importância dos títulos lá!

Lucas Baqueiro 23:56, 14 Jan 2005 (UTC)

Imagens

Obrigado por me lembrar. Eu tenho diversas outras imagens minhas em outros artigos que carreguei há algum tempo (só em Orquídea deve ter umas vinte), e sempre "deixo pra depois" esse negócio de especificar a licença de uso. Agora estou colocando a mão na massa. --Monocromático 18:45, 15 Jan 2005 (UTC)

Pronto, todas as minhas imagens estão devidamente licenciadas e categorizadas. --Monocromático 19:04, 15 Jan 2005 (UTC)

Urtiga

Vc conhece uma planta denominada "urtiga". Na curiosidade queria ver como estava o projeto como ip. Quando percebi, tardiamente, loguei com o meu nome de usuário. Não conte aos demais porque ficarei desmoralizado. Um abraço. Hinkel 19:12, 15 Jan 2005 (UTC)

Dedo doendo

É muito a apagar. Não vamos adquirir a tendinite do d2m. Parabens pela vontade e agradecimentos pelos incentivos dados a mim. Hinkel 20:02, 15 Jan 2005 (UTC)

Burocrata

Oi Marcelo, depois de muito pensar decidi não aceitar o convite, estive muito envolvido com a escolha de regras para a eleição de burocratas e não acho adequado participar como candidato desta. Também acho que os candidatos atuais são bons candidatos. gbitten 21:05, 15 Jan 2005 (UTC)

Marcelo, na wiki.nl (fonte da dita foto com copyright) ninguém me disse nada. Escrevi ao museu a pedir autorização e nada. Por isso apaga, pronto... :( Mas vou escrever a pedir outra vez! :) Muriel 23:41, 15 Jan 2005 (UTC)

200.171.149.181

Oi Marcelo!

O usuário anônimo esta criando lixo e danificando artigos, como já fez ontem a noite até ser bloqueado. Ele está com um novo IP.

Campani 01:37, 16 Jan 2005 (UTC)

Sim tenho. Ele gera erros maliciosos e difíceis de determinar (não sei se de propósito ou é um equivocado sincero). Suas edições são sempre de uma linha. Ele é o mesmo Booo ou Booo3 ou não sei qual IP que já foi bloqueado várias vezes. Agora ele está com novo IP. Ontem a noite ele fez uma destruição total nos artigos. Eu e a Muriel passamos horas revertendo. Campani 01:45, 16 Jan 2005 (UTC)

Challenger

Em uma linha ele conseguiu cometer dois erros: 1) não são cosmonautas, mas astronautas 2) não explodiu na primeira missão, mas muuuuuitas depois O resto era lixo.

Campani 01:54, 16 Jan 2005 (UTC)

Nao consigo entender voces com esses blocks, uma total falta de espirito wiki.

Indira Gandhi

Oi Marcelo, essa imagens deve ser apagada, foi obtida de outra wiki, vou ver se consigo uma outra imagem sem problema de copyright. Jurema Oliveira 03:30, 16 Jan 2005 (UTC)

minhas paginas

Ola marcelo, nao sei se voce notou mas a unica coisa que eu tava tentando fazer era apagar minhas proprias paginas. Eu tinha pedido antes mas ninguem deletou por isso eu pus um redirect. Eu nao gosto desse usuario e nem uso ele mais. Sera que voce pode por favor apagar para mim.

  • Marcelo, eu nao estava apagando minhas contribuicoes, so as minhas paginas, aquilo nem seria possivel.

Bem, nunca tinha visto tal coisa! Se ele quer apagar a página, não vejo porque não. Redireccionar para a página principal é que não é boa ideia. O que ele pode fazer, e eu sei que na Wiki.en dá, é transferir as contribuições de uma conta para outra. Mas isso implica pedir a um developer. Muriel 13:34, 17 Jan 2005 (UTC)

Brizola

Dissestes: Campani, reverteste o Leonel Brizola por "princípio de imparcialidade". Ora, se bem entendi, o que estava relatado eram fatos! Se os fatos relatados são a favor ou contra o Brizola, deixa o leitor decidir... Acho que foste rápido demais nessa reversão. Lê o artigo antes da reversão e me diz o que achas, por favor. Marcelo Schlindwein 12:08, 17 Jan 2005 (UTC)

Começo dizendo: não sou Brizolista, nem anti-brizolista. No entanto, achei o artigo muito tendencioso e a edição que reverti pior ainda. Olhando o artigo, 25% dele tem a biografia pessoal e política de Brizola, 75% é falando mal. Seria como um artigo sobre o Lula que falasse de sua vida 25% e falasse do Waldomiro Diniz e as maracutaias do PT no congresso nacional nos outros 75%. Campani 14:20, 17 Jan 2005 (UTC)

Prezado Mschilindwein,
Sendo você "membro sênior" da wikipedia, acho que a sua contribuição na página de discussão de Brizola seria muito útil:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Leonel_Brizola
200.182.62.152 15:49, 17 Jan 2005 (UTC)
PS - Como sei que vc é aderente do espírito democrático da wikipedia, por favor não leve a mal o "membro sênior"... ele não exprime autoridade, apenas aponta para a sua experiência aqui, ok? :-)

Americanos -> Estado-Unidenses

Olá Marcelo, Obrigado pelas correcções de ortografia nos artigos, mas penso que a troca de "Americano" para "Estado-Unidense" seria desnecessária. -- Get_It 20:46, 17 Jan 2005 (UTC)

Imagem:Antarctica.jpg

Imagem:Antarctica.jpg foi tirada do CIA Fact Book e está no domínio público. --JoaoMiranda 00:00, 18 Jan 2005 (UTC)

Peço desulpa, a imagem não devia ter saído como saiu. --JoaoMiranda 01:33, 18 Jan 2005 (UTC)

Imagens fair use

Respondi na minha página de discussão, de modo a facilitar a compreensão do diálogo.N&n's 22:15, 19 Jan 2005 (UTC)

Bug

Marcelo, está um bug em Wikipedia:Resultados de votações. Consegues dedetizar?N&n's 00:06, 20 Jan 2005 (UTC)

Resposta na minha página de discussão. N&n's
Idem ;) N&n's

uniao europeia

Se alguem procurar por uniao europeia sem acentuar, nao consegue chegar ao artigo. Foi essa a razao.

Ok, concordo com voce. Diotti 02:54, 21 Jan 2005 (UTC)

Xerox

Boas! Tem a certeza dos dados que alterou na página Xerox Corporation?? É uma diferença substancial, e não está em conformidade com o artigo... -- Ntavares 17:34, 22 Jan 2005 (UTC)

Imagem, quando e como usá-las?

Olá,

Me desculpe, mas não entendi exatamente essa questão da imagem. Quando posso e quando não posso adicionar uma imagem em um artigo? Não posso retirá-la de uma hp e apenas informar seu endereço? Obrigado.

--Mephistopheles 03:37, 23 Jan 2005 (UTC)

Bloqueio

Sem querer bloquei vc, como troca involuntária de um ip indesejado. Como Reverter? Hinkel 23:16, 23 Jan 2005 (UTC)

Caminhão

Não sabia. Campani 16:41, 24 Jan 2005 (UTC)

Jbctba.jpg

Respondendo: a respeito da figura "Jbctba.jpg", a fotografia foi tirada quando eu (Fábio Soldá) e minha amiga Mayra Terzian estávamos no local. Retirei as informações sobre o autor da fotografia porque não tenho certeza se fui eu ou se foi ela quem bateu a foto; a câmara fotográfica estava com ela, mas no mesmo filme eu havia tirado várias outras fotos. A respeito da outra imagem, peço desculpas, pois eu recebi a imagem de terceiros e realmente desconhecia a licença.


Marcelo, não sei se estou fazendo correto, se não, por favor, me corrija e corrija esta mensagem também.

Não entendi o seu comentario sobre minhas mensagens, aonde posso encontrar o carimbo que posso colocar nas imagens, tipo: PD, etc.. nao entendi..

Obrigado e desculpe-me minha seria ignorancia.

Obrigado Gustavo --Glum 23:27, 22 Jan 2005 (UTC)

Marcelo, olá. Importas-te de dar uma vista de olhos em Veja. Parece-me um *bocadinho* faccioso, mas como uma revista do teu lado do Atlântico não estou muito a par do conteúdo da mesma. Muriel 17:36, 24 Jan 2005 (UTC)

Info Empresa

Adicionei sede à Predefinição:Info Empresa, agora resta corrigir as páginas relacionadas [2]. Um abraço, -- Nuno Tavares 20:17, 24 Jan 2005 (UTC)

densidade das camadas internas da Terra

Oi Marcelo!

Um anônimo andou editando no artigo Terra o valor das densidades em camadas internas da Terra. Tanto o valor antigo quanto o novo não fazem sentido para mim. Podes verificar? Conheces o assunto?

Um abraço,

Campani 20:36, 24 Jan 2005 (UTC)

bloquear

Poderias bloquear o usuário Shadowddark2005. Ele está vandalizando direto. Campani 20:51, 24 Jan 2005 (UTC)

tem que apagar as imagens também

Para corrigir o problema gerado pelo vândalo tem que apagar Image:Lindomar.jpg e Image:Lindomar.gif. Imagens de péssimo gosto. Campani 21:08, 24 Jan 2005 (UTC)

Não utilizadas

Olá Marcelo. obrigado pela dica da predef, não conhecia essa. Já agora: ontem perguntei ao Gustavo mas ele não apareceu entretanto. Temos mais de 500 imagens não utilizadas, não se pode e deve fazer qualquer coisa sobre isso? abraços. Paulo Juntas 21:34, 24 Jan 2005 (UTC)

Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Unusedimages. Ou seguindo o link aí ao lado esquerdo "Páginas especiais" e depois "imagens não utilizadas". Paulo Juntas 21:58, 24 Jan 2005 (UTC)

Imagens

Oi Marcelo, obrigado pela nota. Já não carregava imagens há algum tempo e vejo que estamos apertando os critérios. Tentarei seguir essas normas. Acho no entanto o Commons demasiado complicado, o que talvez explique o seu sucesso moderado até agora. Um abraço --Joaotg 22:29, 24 Jan 2005 (UTC)

Novamente, Imagens

Olá, Marcelo. Agradeço e aceito a sua contribuição sobre imagens.

heheh... um dia eu aprendo!

Josmar 00:47, 25 Jan 2005 (UTC)

Necessidade de mudanças na Wikipedia

Caro Marcelo:

Acredito que seja o momento de uma discussão por mudanças nas regras de funcionamento da Wikipedia. O artigo [3], com o qual não concordo inteiramente (porque generaliza um caso particular e desconhece os mecanismos organizativos da Wikipedia), levanta algumas questões interessantes sobre a permissividade na Wikipedia, e os problemas que são gerados por ela. Ele defende, e eu concordo a necessidade de revisão nos artigos da Wikipedia. Toda enciclopédia tem mecanismos de revisão que garantam a confiabilidade do texto. A Wikipedia funciona bem, e a prova é que cresce a uma velocidade espantosa, mas não possui nenhum mecanismo de revisão que garanta a confiabilidade. Minha conclusão passa por três principais modificações:

  • fim do anonimato para edição
  • criação de alguns mecanismos de revisão e controle (quem sabe a criação da figura do revisor, como já existe a de administrador?)
  • possibilidade de "congelar" artigos que tenham atingido maturidade e exijam pouca atualização (com modificações futuras sendo feitas por votação e com revisão)

São ideias para discussão. Um abraço,

Campani 13:51, 26 Jan 2005 (UTC)

Marcelo: lembrete. Não penses que te escapas! Muriel 10:50, 27 Jan 2005 (UTC)

A tua ajuda é mais que bem vinda, mas não preferes participar no concurso? Muriel 14:12, 27 Jan 2005 (UTC)

Coloquei você no juri, caso queira participar do concurso é só tirar seu nome de lá. gbitten 16:11, 27 Jan 2005 (UTC)


Menina do Mar

Marcelo, não sei há quanto tempo foi, mas em "A Menina do Mar", voltou a colocar lixo onde já existia um esboço, depois de este ter sido vandalizado! Manuel Anastácio 19:47, 27 Jan 2005 (UTC)

Vê o link para a Menina do Mar. Quanto ao Hudson: se a música é folclórica, está no domínio público. Como foi ele que criou a imagem, não vejo qualquer problema em colocar em GFDL! Manuel Anastácio 20:53, 27 Jan 2005 (UTC)

Fair Use

Sobre essa discussão do fair use eu tenho duas coisas a dizer:

Isso que coloquei na Esplanada: Ah, agora você usa um argumento extremado para tentar desviar a atenção da questão principal. O cópia de um artigo inteiro da britânica não seria fair use. Não seria mais um caráter ilustrativo como a da imagem para rechear o artigo. O fair use num TEXTO seria o uso de uma CITAÇÃO. Ou vai dizer que você é contra da citação de um parágrafo de um livro que torne mais claro um ponto de um artigo? Seria diferente colocar toda a obra de um pintor ou histórias em quadrinhos inteiro. Seria diferente não AVISAR o leitor de que aquilo tem propósitos ilustrativos e não de distribuição. Eu sei que você teve trabalho eliminando o Fair Use. Mas isso é motivo para justificar que uma decisão desse PORTE tenha sido decidido por 8 PESSOAS? --Julio Oliveira 22:24, 28 Jan 2005 (UTC)

A outra é uma pergunta: Eu considero a decisão do fair use injusta e acredito que ela só passou porque a maioria das votações aqui, não importa a importância delas sejam divulgadas. Minha sugestão foi fazer uma votação para ver se outros concordam com essa opinião (de que que não houve um número de pessoas significativo para uma decisão dessa importância) e em caso afirmativo propor nova votação do Fair Use (que então seja o resultado negativo ou positivo não haveria dúvidas). Sou obviamente pró fair use, mas não violo as regras da wikipédia e vou acatá-las. A pergunta é, se você como administrador poderia me informar se eu como usuário normal posso segundo as regras da wikipedia propor tal votação e se você estaria interessado em escrever sobre os contras de um resultado positivo nessa votação.--Julio Oliveira 22:42, 28 Jan 2005 (UTC)

Fair Use

Isso se chama campanha... Não escondi a votação. E para dizer a verdade pretendo mandar não só para você mas para os outros seis que votaram contra sim... mas pretendia fazer isso depois de terminar minha "boca de urna"

Então aí vai a sua: Propus uma votação sobre a questão do Fair Use que acredito ser do se interesse: Wikipedia:Votações/Revisão do uso do Fair Use na pt.wikipedia

A votação foi proposta devido a uma percepção minha, e compartilhada por outros, de que 8 pessoas não é um número significativo para decidir uma questão tão crucial da wikipédia. Lembro que essa votação não define o resultado final do Fair Use, e tão somente se o seu uso vai ser colocado em nova votação. --Julio Oliveira 00:04, 29 Jan 2005 (UTC)

Marcelo. Obrigado pelo aviso. Aí vai a minha posição,que coloquei na votação do assunto em questão:
  1. Hinkel 11:04, 30 Jan 2005 (UTC). Lamento não ter participado da votação anterior. Não houve o destaque necessário para um assunto de tal importância. O legal e o moral assumem proporções diferentes entre os povos e mesmo entre os indivíduos. Como indivíduo, prefiro uma imagem desfocada ( digo, não artística ) colocada num belíssimo artigo desta wiki.pt que ,se me lembro bem, apresentava a seguinte legenda:"Desculpem a foto, não é minha, foi a minha irmã que tirou", do que ferir direitos autorais de quem quer que seja.

FAQ

Eu não lembro agora em que FAQ está isso, mas você que gosta tanto deles, deve ter lido em algum: Não leve para o lado pessoal. Discuta idéias. Estou citando de memória, mas se bobear foi até eu mesmo que traduzi... está num desses faqs aí. Ficar tão abalado por causa de uma votação não vai tornar a wikipédia melhor... só vai te aproximar de um infarto.--Julio Oliveira 00:10, 29 Jan 2005 (UTC)

Campo e Força

Ok Marcelo, concordo com você, por favor corrija se puder para mim, ok?

Me desculpe por demorar tanto para responder, tive que viajar urgente para Amsterdã, e nem tive tempo de abrir a Wiki.

Estou reassumindo agora, novamente minhas atividades, a cabeça está virada de cabeça para baixo, demorarei um pouco para retomar minhas rotinas. Espero que compreendas se eu não conseguir acompanhar algumas discussões.

Obrigado e um grande abraço.Angeloleithold 01:41, 29 Jan 2005 (UTC)


Palm

Oi Marcelo. Vi que você escreveu sobre Palm. Poderia me dizer o que é Palmtop? A página http://en.wikipedia.org/wiki/ABC_%28musical_notation%29 cita uma tal plataforma, sem fazer link. Como me baseei nela para escrever ABC e me referi a sistemas operacionais ao invés de plataformas genericamante (software ou hardware?), ficou faltando linkar palmtop. Devo trocar por Palm?

O seguinte link é de um software ABC para Palm. Não vi referências explícitas a nenhum sistema operacional específico para o dispositovo.

http://home.btconnect.com/stevesj/palmabc.htm

Alguma sugestão? Abraço. [p.s. concordo com você sobre `americano' X `estado-unidense' (`estadunidense' também?)] Hudsonlacerda 01:46, 29 Jan 2005 (UTC)

Pedido de desculpas

Olá Marcelo. Gostaria de pedir desculpas por talvez também ter me excedido nos comentários que fiz, principalmente a respeito de você. Me arrependo, mas eu simplesmente precisava dizer aquilo. Não foi o meu propósito difamar a sua pessoa, apesar de que parece muito. Só tive uma espécie de acesso de raiva naquele momento... sei que você também já passou por essas coisas. Como alguém disse em algum lugar (acho que foi o gbitten) não dá para transmitir pelas palavras o tom de voz e muitas vezes se entende de outro jeito o que queria dizer. É mais do que fato que nossas opiniões são bastante distintas, mas não vamos fazer disso um motivo para ficar um clima ruim entre nós dois, afinal este não é o espírito da Wikipédia. Aqui está o meu mais sincero pedido de desculpas. Acho que ambas nossas opiniões devem ser ditas, porém, talvez, com um pouco mais de calma. Até outra hora! :-)

-- Sinceramente, Henriquedisc 02:41, 29 Jan 2005 (UTC)

Marcelo, infelizmente não posso ser útil nessa discussão porque não percebo absolutamente nada de copyrights, a não ser importância de os respeitar e que imagens com mais de 90 anos são Domínio Público. Eu penso que no commons não são permitidas imagens com fair use (que nem sei o que é...), por isso podes talvez pesquisar nas discussões a este respeito para arranjar argumentos para a tua posição. Outra coisa, a proósito do wikiconcurso, queres depois discutir os artigos candidatos por mail? Muriel 20:17, 29 Jan 2005 (UTC)

Fair...

Olá Marcelo. Também sou contra, aliás, estou vendo uma tendência perigosa à qualquer sistema democrático, e a Wiki o é. A tentativa de mudança de regras já definidas, discutidas e votadas pela comunidade. Fiz uma proposta para um tempo de permanência das votações e decisões da comunidade, o que vc acha?.Ângelo.Angeloleithold 20:32, 29 Jan 2005 (UTC)

Fair

Marcelo, é ou não é verdade que a Wiki inglesa permite o Fair use ? --Joaotg 22:55, 29 Jan 2005 (UTC)

Fair Use

Marcelo!

Na Wikipédia, imagens de Fair use não são permitidos. A razão maior foi que queriamos criar conteúdos absolutamente livres. Assim, será possível também imprimir versões da Wikipédia comercialmente. Havia um voto sobre isto há muito tempo atrás. Se precisar posso procurar um pouco para te dar um link direito, mas nesta semana terei muito trabalho fora da Wikipédia.

Ainda não sei quando escreverei um artigo na Wikipédia portuguesa. De um lado me ajudará para não esquecer do meu português, de outro lado tenho muitos projetos na Wikipédia alemã que queria realizar. Mas, estou pensando em traduzir um dos meus artigos que foi votado entre os melhores da Wikipédia alemã (de:Vietnam) a português.

Abraćos! -- Herr Klugbeisser 00:04, 30 Jan 2005 (UTC)

Oizinho mais uma vez: Naturalmente - tudo o que publico pode ser utilisado, tudo é licenciado por GFDL! :-)
O Copyright de fotos que ficam nos artigos que citou é uma pergunta difícil, mas eu não sou especialista de esses assuntos. No momento temos uns usuários que são especialmente restrictivos sobre o assunto dos direitos de autor de imagens que penso que quase é exagerado e não necessário, porque até hoje a Wikipédia alemã nunca teve problemas com estes assuntos. A partir de agora ficarei sem internet para a semana que vem,
lembranćas (do Vietname), -- Herr Klugbeisser 01:49, 30 Jan 2005 (UTC)

Burocrata

pt:
Hello. Você é agora um burocrata. Somente uso Special:Makesysop por políticas dos seus wiki. --Maveric149 09:05, 30 Jan 2005 (UTC)

en:
Hello. You are now a bureaucrat. Only use Special:Makesysop per your wiki's policies. --Maveric149 09:05, 30 Jan 2005 (UTC)

Senhor Burocrata (eheheheh), a Muriel não me conseguiu passar a administrador (diz que deve ter a ver com o & ou o ' no meu nick). Se também não conseguires, avisa-me, de modo a eu me registar com outro nick, ok?N&n's 11:15, 30 Jan 2005 (UTC)

Imagens com restrições (fair use)

Comentários:

E2m

Após ler este teu comentário na esplanada:

Caro E2m, a GFDL diz que tudo é liberado para qualquer uso! Não podemos distinguir uso exclusivo da wikipedia de outros usos. A menos de alterar a GFDL. Ou que a Wikipédia saia da GFDL. --Marcelo Schlindwein 21:55, 29 Jan 2005 (UTC)

N&N

Fiz o seguinte por lá:

Marcelo, eu tenho-me mantido atento à discussão, mas por vários motivos não me tenho manifestadi. No entanto este teu comentário, gerou-me uma dúvida. Tenho visto várias pessoas da wiki pt que tiram fotos da sua autoria e depois colocam-nas num categoria denominada Imagens com restrição ao uso comercial, onde aivsam que não permitem a utilização, alteração ou distribuição da imagem isoladamente, fora do âmbito da Wikipédia, para fins comerciais. Então, na tua opinião, todas essas fotos devem ser também apagadas da wiki pt? Agradecia que me tirasses a dúvida. Obrigado. N&n's 11:15, 30 Jan 2005 (UTC)

Repito aqui, pois tenho dúvidas sobre isso e queria ter a tua opinião sobre o assunto. Obrigado. N&n's 11:15, 30 Jan 2005 (UTC)

Andre_v

Grande Marcelo,
Vc incomoda se eu colar (na página de votação do fair use) a mensagem que vc me mandou em particular (na minha página de discussão), para justificar o meu voto?
Pode até ser que aceite, e pode até haver sites que a usem, mas a Wikipédia, enquanto for gerida pela GFDL, não pode aceitar esse tipo de imagem. Se a Wikipédia não fosse gerida pela GFDL, não haveria problema nenhum. Mas a licença GFDL não nos permite fazer isso! Qual é o problema? No dia em que o Andre_v, ou o Marcelo Schlindwein, ou o JohnSmith do Reino Unido quiserem publicar um DVD-ROM com o conteúdo da Wikipédia anglófona não poderão fazê-lo, pois terão que licenciar o conteúdo do DVD em GFDL (como estipula a licença GFDL que rege a Wikipédia) e isso não será possível, pois conterá imagens com copyright. Por informação, a RedHat quer editar com a Wiki francesa um DVD-ROM com o conteúdo todo, mas estão tendo problemas com as imagens fair use que os franceses aceitaram por lá. Por isso, a RedHat está exigindo que todas as imagens fair use sejam removidas, para evitar ter que pagar royalties da venda dos DVDs aos proprietários dos direitos autorais. E a mensagem do Osias também é significativa: ...A WP em inglês (não é inglesa, mas anglófona) tem um aviso lá que eles querem ser vendidos num DVD pela Mandrake, mas a Mandrake exigiu que não tivesse nenhuma fair use, e então estão lentamente eliminando, para não ter nenhuma na versão 1.0.' (em Wikipedia:Esplanada/Arquivo/2004/Dezembro#Imagens e copyright). Pensa sobre isso...
Vou votar contra - com dor no coração, já que acho um absurdo que processem um trabalho colaborativo como a wikipedia por "violação de direitos autorais", no caso de uso de uma imagem. Por outro lado, também acho nocivos e absurdos os impostos extorsivos a que estamos sujeitos: não obstante, eu os pago... Enfim... em Roma, como os romanos. Se o nosso trabalho não é mudar as regras, temos que nos conformar com elas, sob pena de desperdiçar nossas vidas brigando contra elas. :-( --Andre v 16:35, 30 Jan 2005 (UTC)

Artigo em destaque

O artigo Campo de concentração de Auschwitz não seria mais apropriado para a semana do que o artigo Holocausto? Dê sua opinião por favor. Um abraço.--NilsonFM 13:00, 30 Jan 2005 (UTC)

Administração, imagens, etc

Respondi na minha página, para não variar ;) N&n's 20:39, 30 Jan 2005 (UTC)

Idem. N&n's 23:29, 30 Jan 2005 (UTC)

Agradecimento

Obrigado pelas palavras, Marcelo, guardo boas recordações desse incrível ano de 2004, e com certeza farei o possível para estar por aqui na maior parte de 2005 também. Abraços, Marcelo R. | @ 01:30, 31 Jan 2005 (UTC)

Português diferente

Olá, gostaria de sugerir que a palavra para definir câncro(Portugal) ou câncer (Brasil) fossem substituídas por neoplasia malígna. É um termo científico e aceito por todos. Câncro, no Brasil, não é câncer. É doença sexualmente transmissível. Xpto 20:18, 31 Jan 2005 (UTC) (4~)

Imagens

Marcelo, só vi uma foto "minha" nas listas. Tenho pena que elas venham a ser apagadas, pensando no trabalho que dezenas de usuários tiveram e que estamos jogando fora. Por outro lado os artigos vão ficar bem mais tristes, como vejo na Wikipédia alemã, que geralmente acho de pior qualidade (com excepções claro), não só pelos texto mas também por falta de imagens. Tenho pena de não ter participado mais cedo nos debates. É um tema chato mas é importante. Alguns argumentos que tenho vindo a "remoer" são:

  1. que é que é mais importante ? ter um CD publicado ou ter artigos mais "coloridos" na internet ?
  2. não podemos dizer que um texto copiado de uma página de internet é uma citação ? Podemos estar desperdiçando essa possibilidade.
  3. A licença não pode mudar ?
  4. Não há maneira de manter uma versão online com as fotos e outra em CD sem elas ?

Enfim, sei que já deves estar farto do tema. Não te incomodes a responder agora. Talvez mais tarde o debate volte a surgir, com a nova onda de usuários e escusamos de discutir isto mil vezes. --Joaotg 21:34, 31 Jan 2005 (UTC)