Usuário Discussão:Renato91

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Renato91, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Łυαη fala! 17:41, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "Gff". Isto pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

girino 21:00, 26 Março 2007 (UTC)

Reciclagem


Caro usuário,

Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes !

Você modificou/criou o artigo Reciclagem com trechos copiados de http://www.eticagest.com/content/, o que não está de acordo com a política da Wikipédia.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

Obrigado. JSSX uai 22:01, 26 Março 2007 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Vendetta"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Vendetta. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Sr. Tumnus deixar mensagem 17:08, 28 Março 2007 (UTC)

Obrigado pela informação--Renato Freitas 17:11, 28 Março 2007 (UTC)

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "Vendetta". Isto pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Sr. Tumnus deixar mensagem 17:14, 28 Março 2007 (UTC)

Caro Renato? Entendo seu ponto-de-vista, mas não concordo. Existe uma recomendação dentro da Wikipédia para incentivar que os editores gastem o menor número possível de edições para se fazer um artigo. Isso economiza espaço nos servidores da Wikipédia. Releia a mensagem acima, do colega Sr. Tummus. Como exemplo do que estou falando, veja o artigo Reino da Prússia. Veja a primeira edição!. Procure utilizar ao máximo o botão "Mostrar previsão".

Quanto ao artigo, não basta apenas estar bem escrito. É necessário demonstrar no mesmo a sua relevância. Por que o jogo é enciclopédico? Isso é algo que precisa ficar bem claro no artigo.

O artigo ia, inclusive, ser eliminado por eliminação rápida. Só não foi porque tive dúvidas quanto à relevância do mesmo. Por isso, foi iniciada a votação para que a comunidade avalie e decida democraticamente sua permanência ou não.

Recomendo que leia os tutoriais presentes na página de boas-vindas no alto desta página. E, mesmo que o artigo seja eliminado, não desamine. Continue contribuindo para o projeto. É normal ter dificuldades e dúvidas no início.

A votação ocorre durante sete dias. Durante este período, você pode fazer melhorias no artigo e, após isso, avisar os editores que votaram para que reavaliem seus votos.

Espero ter ajudado. Abraços e boas contribuições! JSSX uai 17:28, 28 Março 2007 (UTC)

Inicialmente descupe pela demora. Não consultei a minha caixa postal e somente de madrugada vejo a sua mensagem. Foi desbloqueado e solicito que não vandalize a página de votação de um artigo.

Poderá sim, escrever na secção Comentários caso ainda não tenha direito a voto. Reedite o artigo de forma enciclopédia e poderá solicitar uma revisão de votos. Abraços e boas edições.

Sobre Vendetta é o seguinte.... é muito comum criarem este tipo de artigo, mas a Wikipédia não tem por finalidade receber este tipo de texto. Veja por exemplo o artigo da Wikipédia em inglês SimCity. Lá nada fala de como jogar. Falam sobre o jogo. Falam filosoficamente sobre o jogo. Nada de manual de jogo.--OS2Warp msg 03:59, 29 Março 2007 (UTC)

Recebi a sua msg e você se encontra desbloqueado, como pode ver na seguinte listagem. Eu não sei io que esteja acontecendo, talvez algum bug do software MediaWiki. Crie uma outra conta, se for o caso.--OS2Warp msg 17:31, 29 Março 2007 (UTC)

Já não é necessário! Eu vi que já estava desbloqueado, só que não conseguia editar o meu artigo, por isso é que lhe mandei uma mensagem! Neste momento já está tudo bem! Obrigado pelo seu incómodo!

Bons artigos!--Renato Freitas 18:59, 29 Março 2007 (UTC)

Votaste em Wikipedia:Páginas para eliminar/Vale Tudo (UOL), votação já encerrada veja a data. Por favor não faça mais.--Fabianopires 19:25, 31 Março 2007 (UTC)

Eliminação[editar código-fonte]

Fiquei sem saber se artigo Vendetta foi eliminado, éque ele ainda lá está! Gostava de saber se já posso tirar o aviso!

Respondam por favoro comentário precedente deveria ter sido assinado por Renato91 (discussão • contrib)

Olá Renato

Se retirar a tag {{tl|apagar}} novamente terei de bloqueá-lo !

Abraço Adailton msg 09:03, 3 Abril 2007 (UTC)


Caro(a) Renato91. Segundo as regras definidas em Wikipedia:Direito ao voto pela votação em Wikipedia:Votações/Direito ao voto e confirmada em Wikipedia:Votações/Direito ao voto (adendo) informamos que por enquanto não podemos aceitar o teu voto em qualquer votação. De facto, para minimizar a possibilidade de fraudes, tivemos de estabelecer que qualquer wikipedista, para ter direito ao voto nesta comunidade tem de estar registrado (registado) pelo menos há 45 dias e ter pelo menos 100 edições válidas no domínio principal (artigos) antes do início da votação.

Enquanto não cumpres estes pré-requisitos, poderás, contudo, participar de discussões e deixar a tua opinião como entenderes, inclusive nas páginas de votações. Por essa razão, teu voto foi anulado em Wikipedia:Páginas para eliminar/Vendetta.

Esperamos que continues contribuindo ao projeto, desta forma em breve poderás usufruir do teu direito ao voto em qualquer esfera da Wikipédia. Obrigado pela compreensão e bom trabalho! Adailton msg 09:13, 3 Abril 2007 (UTC)

sobre Eliminação[editar código-fonte]

Wikipedia:Páginas para eliminar/Vendetta foi eliminada, Wikipedia:Páginas para eliminar/Vale Tudo (UOL) foi eliminada, Wikipedia:Páginas para eliminar/Santuário de Aracuí ainda está em votação e deve ser prorrogada, se continuar com esses votos. Sr. Tumnus deixar mensagem 11:05, 3 Abril 2007 (UTC)


Caro(a) Renato91. Segundo as regras definidas em Wikipedia:Direito ao voto pela votação em Wikipedia:Votações/Direito ao voto e confirmada em Wikipedia:Votações/Direito ao voto (adendo) informamos que por enquanto não podemos aceitar o teu voto em qualquer votação. De facto, para minimizar a possibilidade de fraudes, tivemos de estabelecer que qualquer wikipedista, para ter direito ao voto nesta comunidade tem de estar registrado (registado) pelo menos há 45 dias e ter pelo menos 100 edições válidas no domínio principal (artigos) antes do início da votação.

Enquanto não cumpres estes pré-requisitos, poderás, contudo, participar de discussões e deixar a tua opinião como entenderes, inclusive nas páginas de votações. Por essa razão, teu voto foi anulado em Wikipedia:Páginas para eliminar/Santuário de Aracuí.

Esperamos que continues contribuindo ao projeto, desta forma em breve poderás usufruir do teu direito ao voto em qualquer esfera da Wikipédia. Obrigado pela compreensão e bom trabalho! Sr. Tumnus deixar mensagem 11:05, 3 Abril 2007 (UTC)

Esta página foi votada favoravelmente para eliminação, não pode portanto ser recriada imediatamente após. Eduardo 14:32, 3 Abril 2007 (UTC)

O artigo foi eliminado há apenas 15 dias! Acha possível criar um artigo com um conteúdo completamente diferente que não seja imediatamente marcado para eliminação rápida por recorrência? Eu acho que não (se não forem contundentes as mudanças). Boas contribuições! Eduardo 22:47, 18 Abril 2007 (UTC)

Leia o livro de estilo e enquadre o artigo nessas normas, então terá boas condições para permanecer. Cumprimentos, Eduardo 13:20, 20 Abril 2007 (UTC)

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "O jogo Vendetta". Isto pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Sr. Tumnus deixar mensagem 18:19, 2 Maio 2007 (UTC)


Prezado iniciante, considere fazer/refazer sua página de usuário baseado em Página de usuário<--clique. A página de usuário serve para assuntos relacionados à habilidade pessoal do usuário ou a assuntos relacionados ao contexto do usuário na Wikipédia. Obrigado! -- Reynaldo Avaré Msg 20h25min de 22 de Julho de 2007 (UTC)


Seu trabalho é importante, leia (antes de começar/continuar a editar) e siga as orientações/ajudas na caixa de boas vindas, principalmente: Primeiros passos, Coisas a não fazer, Erros comuns na Wikipédia, O que a Wikipédia não é, Página de usuário! e "Dicas" <--clique aqui
Obrigado!---Reynaldo Avaré Msg 20h25min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Não coloque links nos artigos...![editar código-fonte]

Aqui é uma enciclopédia e não portal de links...! -20h26min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Olá. Antes de criar um artigo, pergunte a si mesmo: você os encontraria em um enciclopédia? Dê uma lida também em Wikipedia:O que a Wikipédia não é e Wikipedia:Coisas a não fazer. Giro720 15h24min de 16 de Setembro de 2007 (UTC)

Você quer que apaguem sua página de usuário? Para isso, bastaa colocar nela {{ER1|1|~~~~}} que ela será apagada. Boas edições. Giro720 16h37min de 16 de Setembro de 2007 (UTC)

Ligações externas[editar código-fonte]

Olá Renato, boa noite! A wikipédia é uma enciclopédia e não portal de "links", pelo menos é esta a política aqui... Não existe exatamente um lugar onde se possa colocar uma lista de ligações externas a não ser que um artigo seja "completado" com informações externas. Seria interessante você ler as sugestões do Giro720 aí em cima. Mais ainda que o link que você me indicou não abre (!!!). Um abraço. --Reynaldo Avaré Msg 02h01min de 18 de Setembro de 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal[editar código-fonte]

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. De facto, grande parte da população ainda vê a Wikipédia como o site que os estudantes usam para copiar textos sem sequer os lerem. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que a Wikipédia e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

Para se criar uma filial local da Fundação Wikimedia é recomendável reunir um mínimo de dez pessoas interessadas no projecto. Assim, o que se pergunta é: estaria interessado em ser um associado da Wikimedia Portugal? Se a resposta for sim, peço-lhe que assine a lista (não assumindo nenhum compromisso). Gil 18h24min de 22 de Dezembro de 2007 (UTC)


Caro editor, por favor não apague conteúdo, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez na página "Criacção de um sobre-dotado", pois isso pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

João Sousa DC 12h27min de 9 de Fevereiro de 2008 (UTC)

4º WikiNorte[editar código-fonte]

O WikiNorte resolveu atravessar o Douro.
O WikiNorte nasceu no berço de Portugal, esteve numa das cidades que lhe deram o nome e agora resolveu atravessar o Douro para conhecer, ao vivo e a cores, a Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto...

E contamos com a tua presença!

InterMusicPT[editar código-fonte]

Caro(a) editor(a), esta é uma mensagem de aviso que está recebendo, pois algum editor encontrou erros em uma de suas edições, na página "InterMusicPT". Apagar conteúdo válido, copiar textos de outros sites sem autorização, fazer propaganda, inserir textos sem sentido ou informações que sabe serem erradas e usar palavras ofensivas são erros comuns e é possível que tenha cometido um deles. Se quiser experimentar o software da Wikipédia, pode fazê-lo na página de testes, à vontade. É preferível que se informe com o editor que desfez sua ação e que não insista no erro. Visite nossa página de boas-vindas. Obrigado(a).

Consulte: Políticas | O que a Wikipédia não é | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Comportamento | Página de usuário | Ajuda

Salamat disc 21h57min de 5 de junho de 2010 (UTC) [responder]

Título é Spam[editar código-fonte]

Páginas criadas com endereços de websites no título, desde que não se trate de algum site relevante cujo nome coincida com o endereço Web e o conteúdo é um anúncio caracterizando conteúdo não enciclopédico é infração com as normas e regras da Wikipédia sendo assim permite a Eliminação rápida .Salamat disc 22h13min de 5 de junho de 2010 (UTC)[responder]

O site tem que ser relevante[editar código-fonte]

Páginas criadas com endereços de websites no título, desde que não se trate de algum site relevante cujo nome coincida com o endereço web tal como: Youtube, Globo.com, R7, Baixaki, G1, Uol, Google e Yahoo!.Entendeu? Tem que ser muito relevante ou famosoSalamat disc

Mensagens recebidas[editar código-fonte]

Saudações.

Não convém apagar as mensagens e avisos recebidos, como tentou fazer. Além de inútil (pois o histórico fica preservado), essa atitude pode vir a ser considerada de má-fé.

Sua página de discussão é um espaço público. Se deseja simplesmente liberar espaço, deve mover o conteúdo para uma subpágina e deixar um link visível para consulta.

Cordialmente, Salamat disc 18h17min de 14 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Nossa! Quanto tempo!

Os artigos criados na Wikipédia devem seguir o princípio da verificabilidade, através de fontes fiáveis e independentes que comprovem as informações e atestem relevância. Observo que existe critérios de notoriedade para empresas, produtos e serviços e que páginas oficiais, zines, blogs e redes sociais (como MySpace) não se qualificam como fontes fiáveis. Sugiro também que leia: Não faça propaganda , Conflito de interesse e Nada de pesquisa inédita. Salamat disc 18h17min de 14 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Caro Renato, a Wikipédia é um site "livre" de acesso e edição de seu conteúdo enciclopédico, sendo regido por regras e normas, assim os artigos criados para a Wikipédia tem que se enquadrarem dentro das regras do projeto. Sugiro que você leia os links anteriores. Salamat disc 18h49min de 14 de novembro de 2010 (UTC)[responder]
Wiki Loves Monuments 2011 Caro Renato91, já teve início o Wiki Loves Monuments 2011, um concurso de fotografia a nível europeu, com o objetivo de fotografar todos os monumentos da Europa, organizado em Portugal pela Wikimedia Portugal.

O concurso decorre de 1 a 30 de setembro de 2011, com as fotos a terem de ser carregadas no Wikimedia Commons com uma licença Creative Commons compatível, e como é obvio, tiradas pelos concorrentes. Uma lista dos monumentos portugueses disponíveis está presente em www.wikilovesmonuments.org.pt, mais completa e actualizada que Lista do património edificado em Portugal e respectivas listas temáticas.

Para mais informações, regulamento e ferramentas de ajuda, consulte o site oficial em http://www.wikilovesmonuments.org.pt

Alchimista Fala comigo! 01h00min de 7 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Re:Sobre Conversão entre sistemas numéricos[editar código-fonte]

É que a Wikipédia não é um repositório de códigos, então não precisa de um conversor complexo, só algo que demonstre como funciona. Seria melhor você fazer uma versão não tão complexa (Como as que eu fiz com JavaScript), porque do jeito que está fica muito grande e ruim de ler a página.!Silent (discussão) 19h53min de 6 de abril de 2012 (UTC)[responder]


Sinal de alerta
Atenção!
Caro(a) editor(a), por favor não faça propaganda, seja ela comercial, política, religiosa, filosófica ou pessoal, como a ocorrida em Calendário.
Essa atitude é altamente reprovável pela comunidade da Wikipédia e esperamos que colabore.
Caso contrário, poderá sofrer penalidades dependendo das circunstâncias, como em caso de spamming.
Suas contribuições são bem-vindas, desde que sigam o princípio da imparcialidade. Obrigado(a).

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Página de usuário | Ajuda

Py4nf (discussão) 19h31min de 21 de julho de 2012 (UTC) [responder]

Olá, Renato91. Você tem novas mensagens na página de discussão de Py4nf.
Pode retirar esse aviso a qualquer momento removendo a predefinição {{resposta}} ou {{R}} .
Venho por este meio convidar para um encontro em Coimbra, em Setembro deste ano. A data e o local ainda não estão decididos, pelo que se convida também a dar a sua opinião sobre esses detalhes. Queremos fazer deste o maior encontro de Wikipedistas em Portugal, pelo que se pede que divulgue este convite o mais amplamente possível. Obrigado!

GoEThe (discussão) :Mensagem entregue por GoeBOThe (discussão) 14h01min de 23 de agosto de 2012 (UTC) [responder]

Se esta mensagem está na sua página de discussão e você não compreende o porquê, é provável que o seu fornecedor de acesso à internet use endereços dinâmicos, e que seu endereço IP neste momento tenha sido usado anteriormente por outra pessoa, a quem a mensagem se destinava.

--Salebot (discussão) 06h59min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Se esta mensagem está na sua página de discussão e você não compreende o porquê, é provável que o seu fornecedor de acesso à internet use endereços dinâmicos, e que seu endereço IP neste momento tenha sido usado anteriormente por outra pessoa, a quem a mensagem se destinava.

--Salebot (discussão) 07h05min de 29 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Olá, Renato91, receba as nossas boas-vindas.


Caro(a) editor(a): o Museu de Évora, com o apoio da Wikimédia Portugal, está a desenvolver um projeto de colaboração para divulgar, com espírito aberto e colaborativo, o espólio arqueológico, histórico e artístico conservado no Museu. Haverá inúmeras biografias a desenvolver, artigos sobre obras de arte, arqueologia e património a criar e expandir, pelo que toda a ajuda é bem-vinda. Pode encontrar mais informações e acompanhar o projeto em Wikipédia:GLAM/Museu de Évora, e caso pretenda dar o seu contributo, assine desde já a lista de participantes.

Aproveitando a comunicação, estamos a avaliar a possibilidade de realizar um edit-a-thon / workshop no Museu, no dia 21 de maio, como celebração do Dia Internacional dos Museus. Se tiver interesse e disponibilidade em participar, por favor comunique-o em Wikipédia Discussão:GLAM/Museu de Évora/Coordenação#Edit-a-thon 21 de Maio?.

Atenciosamente, Alchimista Fala comigo!

O artigo Advanced Trigonometry Calculator foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Advanced Trigonometry Calculator, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Athena La vie est drôle! 21h43min de 15 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

O verbete ainda não apresenta fontes fiáveis e independentes, por isso a marcação foi recolocada. Hume42 08h51min de 16 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Edições em sua PD[editar código-fonte]

Olá, lamento,foi um engano meu, ao ver que todas os textos estavam em tamanho grande fiquei curioso em saber o motivo e sem querer acabei gravando quando só deveria sair da página sem gravar.Jo Loribd 12h52min de 23 de junho de 2020 (UTC)[responder]