Usuário Discussão:Victor Lopes/2021 (2º semestre)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A página supracitada foi marcada para EC por mim. Só passei para avisar já que você é um dos que contribuiu com ela. Editor Master Plus (discussão) 19h56min de 5 de julho de 2021 (UTC)

Calendário de eventos de julho do GU Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Confira a agenda de eventos do Wiki Movimento Brasil em julho e junte-se a nós!

Participe do último evento da Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga 2021 neste webinar seguido de maratona de edição sobre louça paulista!

Neste sábado, conheça as regras do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia e participe da editatona Independência da Bahia! Pelo YouTube.

  • 12/07: FAU em Prosa: GLAM-Wiki

O Wiki Movimento Brasil compartilhará seus processos GLAM-Wiki às 17h durante o programa FAU em Prosa, organizado com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Pelo YouTube.

Em nosso décimo primeiro encontro de educadores, teremos as falas O projeto Tainacan e o compartilhamento de conteúdos livres de instituições culturais e educacionais, com Luciana Conrado (Percebe/Tainacan), e Por trás do conteúdo livre: o Wikidata enquanto banco de dados livres, com Tiago Lubiana (IME-USP). Participe conosco!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de entrevistas com cientistas e edições ao vivo comandada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (discussão)

Wiki Loves Bahia: Boletim quinzenal | Julho - quarta edição[editar código-fonte]

Em quinze dias de competição do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia, foram criados 85 artigos e editados outros 470, com cerca de 2 milhões de bytes adicionados e 30 novas imagens carregadas no Wikimedia Commons.

Destacamos neste boletim algumas contribuições que demonstram a pluralidade do estado da Bahia em diferentes temáticas.

O Usuário(a):BCalassara criou uma entrada sobre o Bembé do Mercado, ou candomblé de rua, uma celebração afro-brasileira que comemora Abolição da Escravatura e reforça a resistência dos povos Negros. Reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, a celebração agrega dimensões religiosas, políticas, culturais e sociais e ocorre anualmente, desde 1889, no dia 13 de maio na cidade de Santo Amaro.

Outros exemplos de contribuições que têm possibilitado que o patrimônio histórico e cultural de pequenos municípios seja conhecido são os artigos do Fórum do Desembargador Cândido Leão, localizado em Ituaçu, criado pelo Usuário(a):Mtvdanilo; e o da Casa e Capela do Engenho de São Miguel e Almas, de São Francisco do Conde, criado por Usuário(a):Rafaelsoaresdelima. Aos poucos, a pluralidade das cidades também é descortinada por nossos editores. Como o artigo sobre o município de Adustina, ampliado pelo Usuário(a):Érico, e as imagens do município de Rio Real, carregadas pelo Usuário(a):Daffonceca.

Compartilhamos também que lançamos a primeira parcial quinzenal do wikiconcurso! Confira a lista completa aqui com as respectivas pontuações dos participantes.

Marque na sua agenda

No dia 14 de agosto às 14h (sábado) teremos a Editatona Cidades da Bahia! Haverá um webinar com especialistas sobre o tema, seguido de atividade prática de edição na Wikipédia. Participe e aproveite para contabilizar pontos para o Wikiconcurso! Inscreva-se aqui.

Até mais. ABatata (WMB) (discussão)

w== We need your feedback! ==

Olá. Apologies if this message is not in your native language: please feel free to respond in the language of your choice. Obrigado!

I am writing to you because we are looking for feedback for a new Wikimedia Foundation project, Structured Data Across Wikimedia (SDAW). SDAW is a grant-funded programme that will explore ways to structure content on wikitext pages in a way that will be machine-recognizable and -relatable, in order to make reading, editing, and searching easier and more accessible across projects and on the Internet. We are now focusing on designing and building image suggestion features for experienced users.

We have some questions to ask you about your experience with adding images to Wikipedia articles. You can answer these questions on a specific feedback page on Mediawiki, where we will gather feedback. As I said, these questions are in English, but your answers do not need to be in English! You can also answer in your own language, if you feel more comfortable.

Once the collecting of feedback will be over, we will sum it up and share with you a summary, along with updated mocks that will incorporate your inputs.

Also, if you want to keep in touch with us or you want to know more about the project, you can subscribe to our newsletter.

Hope to hear from you soon! -- Sannita (WMF) (talk to me!) 09h54min de 2 de agosto de 2021 (UTC)

Calendário de eventos de agosto do GU Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Todos são bem-vindos a participar das atividades de agosto organizadas pelo WMB!

Participe com o Wiki Movimento Brasil dos eventos de agosto!

Confira a palestra de João Alexandre Peschanski, professor da Faculdade Cásper Líbero e presidente do WMB, pelo YouTube, organizada pelo CiteLab da Univeridade Federal Fluminense (UFF)

Participe da editatona Cidades da Bahia, com transmissão pelo YouTube e redes do WMB (@wmnobrasil). Aproveite para editar conosco no contexto do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia.

  • 15 a 17/08: Apresentações do WMB na Wikimania 2021

O Wiki Movimento Brasil participará de mesas sobre GLAMs, Educação e Wikidata no Wikimania 2021! Confira a programação completa da conferência, inscreva-se e participe!

Em nosso décimo segundo encontro de educadores, teremos as falas O projeto Tainacan e o compartilhamento de conteúdos livres de instituições culturais e educacionais, com Luciana Conrado (Percebe/Tainacan), e Educação, pesquisa histórica e plataformas wiki, com José Hermes Martins Pereira (Museu Paulista). Participe conosco!

Neste Wikidata Lab ligado ao projeto Reimaginando o Wikidata pelas margens, discutiremos como trazer mais contribuidores e conteúdos do Sul Global para o Wikidata. Participe!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de entrevistas com cientistas e edições ao vivo comandada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (discussão)


Pedido de ajuda, por favor[editar código-fonte]

Prezado, como você já editou a página foco da discussão seguinte [1] no passado, poderia conceder alguma ajuda? Fundamentei a notoriedade da mesma, mas estou encontrando dificuldades de ter meus argumentos examinados, em virtude da resistência de outros usuários que não gostam do assunto. Aceito inclusive críticas à versão atual do artigo e estou disposto a fazer eventuais adaptações. Muito obrigado! Atenciosamente, Luidje (discussão) 05h12min de 7 de agosto de 2021 (UTC)

Calendário de eventos de setembro do GU Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Prepare-se: o mês de setembro está repleto de eventos do WMB!

Confira a agenda de eventos do Wiki Movimento Brasil de setembro e participe conosco!

Maratona de edição com alunos do programa de pós graduação em Comunicação da UFF sobre Humanidades Digitais. Colabore editando verbetes sobre o tema!

Aproveite o espaço da oficina para se conectar com educadores interessados nas plataformas Wikimedia!

Além do webinar e atividade prática de edição sobre terras indígenas e quilombolas, anunciaremos neste evento os resultados e os vencedores do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia. Não perca!

Neste editatona em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), trabalharemos com a temática do modernismo no Brasil, com destaque para a Ariel - Revista de Cultura Musical.

Confira a programação do Creative Commons Summit e participe da sessão com o WMB sobre o projeto Reimaginando o Wikidata pelas margens.

  • 24/09 - 19h: Reunião aberta do Wiki Movimento Brasil

Todos são bem-vindos a participar deste encontro aberto do WMB via Google Meet, no qual falaremos sobre o Wikiprojeto Women in Red e o Código Universal de Conduta (UCoC) da Fundação Wikimedia.

Como aquecimento para a WikidataCon 2021, cujo tema é “um futuro sustentável para o Wikidata”, teremos três webinários transmitidos pelo canal do WMB com palestrantes da América Latina tratando de decolonialidade e potenciais do Wikidata para instituições GLAM, universidades e organizações do conhecimento livre. Confira!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de entrevistas com cientistas e edições ao vivo comandada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)

Calendário de eventos de outubro do GU Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Em outubro, participe das atividades organizadas pelo WMB!

Confira a agenda de eventos do Wiki Movimento Brasil de outubro e participe conosco!

Fotos autorais novas ou antigas de monumentos brasileiros podem concorrer a prêmios. Saiba mais aqui.

  • 01/10 - 14h: Evento de abertura do Wiki Loves Monuments Brasil 2021

Conheça as regras do concurso e saiba como participar. Pelo YouTube, Facebook e Twitter.

  • 09/10: Saída fotográfica Wiki Ocupa Itu

Em outubro, vamos melhorar a cobertura de Itu nos projetos Wikimedia! Saiba mais aqui.

Evento de aquecimento ao WikidataCon, com o GLAM das Bibliotecas da USP.

Confira a fala do WMB sobre os cuidados jurídicos para disponibilização de acervos nas plataformas Wikimedia. Inscrições gratuitas.

Maratona de edição dedicada a melhoria de verbetes sobre a cidade de Itu. Junte-se a nós!

Novidade: agora emitimos certificado de participação nas Oficinas Wikimedia & Educação!

Na quarta maratona de edição do Wiki Loves Bahia, vamos falar sobre os biomas baianos.

Organizado este ano pelo WMB e pela WMDE, o WikidataCon: um futuro sustentável para o Wikidata já está com inscrições abertas! Submeta propostas de apresentações, indique iniciativas especiais para o WikidataCon Community Awards e celebre o 9º aniversário do projeto com presentes aqui.

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de conversas e edições ao vivo entre o wikimedista TiagoLubiana e cientistas convidados. Pelo canal do YouTube do WMB e pelas nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)

Nova modalidade de ESR?[editar código-fonte]

Bom dia.

Você participou ano passado da proposta na Esplanada que criou a primeira exceção a WP:ESR-NÃO, isto é, WP:ESR-SIW. Agora em 2021 eu fiz a proposta de criar a segunda exceção, visando os artigos sem fontes mais curtos que não se enquadram em WP:ESR-SIW. Como aquela primeira exceção foi do seu interesse avaliar, imagino que esta segunda exceção também seja.

Se quiser participar da proposta, ela está em: Wikipédia:Esplanada/propostas/WP:ESR-NÃO - Abrir exceção para os artigos sem fontes mais curtos (2out2021).

De antemão lamento se receber esta mensagem lhe incomodar. Faz tempo que não envio convites de participação assim, mas a participação nos tópicos que crio na Esplanada nos últimos meses vem sendo baixa e eu não estou compreendendo se é generalizado em todos os tópicos, se há menos editores experientes ativos, se as propostas que estou fazendo são pouco interessantes, se estou sendo repetitivo, ou o quê. Mr. Sand.Ano ⓬ 14h29min de 17 de outubro de 2021 (UTC)

Não houve "engano" nenhum na eliminação do artigo, como afirmou no WP:FALE. O processo cumpriu todas as exigências de WP:ESR-SIW (sem referências nem IW e marcado com "sem fontes" havia mais de um ano).

Cumprimentos. Yanguas diz!-fiz 12h45min de 4 de novembro de 2021 (UTC)

@Yanguas:, houve sim. Uma série de enganos, na verdade. Primeiro, um usuário que àquela altura era novato marcou o artigo como sem fontes sem se atentar que havia, efetivamente, uma fonte. Depois, você mudou o nome da seção de fontes para "Bibliografia" e marcou para ESR logo em seguida como se não houvesse fontes. E por fim, o eliminador, que provavelmente não chegou o histórico, concretizou a eliminação.
Normal, eu mesmo já cometi esse erro, e olha que quem corrigiu na altura foi o Jo Lorib, que assim como nós dois, não tem paciência para artigos sem fontes. Victor LopesDiga!C 18h09min de 4 de novembro de 2021 (UTC)
Caro, eu mudei o nome para o que realmente era. Ligações ou livros listados ao pé do artigo não são referências — servem pra, no máximo, sugerir leitura adicional, mas não pra referenciar o texto. Como saber a que trecho aquele livro ou link se refere? A referência deve estar ligada à informação, mediante <ref></ref>. O "novato" que marcou "sem fontes", portanto, estava correto. Yanguas diz!-fiz 22h54min de 4 de novembro de 2021 (UTC)
É pra isso que existe {{sem notas}}. Quem colocou aquilo, inclusive como o título da seção já indicava, usou a obra como fonte, mas provavelmente não tinha o conhecimento de que era necessário fazer as citações ao longo do texto. Victor LopesDiga!C 22h01min de 5 de novembro de 2021 (UTC)

Referente ao Thulêan Mysteries...[editar código-fonte]

Oi! Sou o cara que criou o artigo do Thulêan Mysteries! Obrigado pela resposta na minha dúvida.

No caso, pelo que entendi, faltavam apenas algumas partes sem fontes críveis adicionadas e bem, elas foram adicionadas. Você poderia me mostrar como retirar o aviso de texto sem fontes ou me linkar uma página de ajuda da Wiki (pode ser em inglês) que me auxilie a não fazer isso de novo?

Grato pela sua ajuda e desculpe o incômodo. Hamiscliche (discussão) 21h49min de 15 de novembro de 2021 (UTC)

@Hamiscliche Olá! A tag está bem no topo do código do artigo, iniciada em "{{Mais notas|...". Essa tags de manutenção podem ser removidas quando o problema é resolvido, ou até se você acreditar que elas não são corretas, mas é sempre bom explicar direitinho no sumário de edições por que você acredita que está errada. Victor LopesDiga!C 23h10min de 15 de novembro de 2021 (UTC)

Matador Records[editar código-fonte]

Olá Victor. Estará com saco para referenciar Matador Records? Ou mandar pro limpo? Se tiver, agradeceria muito.--Rena (discussão) 06h54min de 21 de novembro de 2021 (UTC)

Olá @Renato de Carvalho Ferreira, normalmente eu puxaria umas fontes do artigo em inglês, mas ele também não está em muito bom aspecto. Acho que esse vai pro saco mesmo. Victor LopesDiga!C 22h02min de 21 de novembro de 2021 (UTC)

Convite: questionário e debate sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 na lusofonia[editar código-fonte]

O ciclo de encontros abertos faz parte de uma pesquisa sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 na lusofonia. Participe!

Olá Victor Lopes! O Wiki Movimento Brasil está conduzindo uma uma pesquisa sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 para compreender quais são perspectivas da comunidade lusófona sobre a governança e a tomada equitativa de decisões no movimento. O que queremos saber é: quais são os desafios e possibilidades para a implementação de uma prática coletiva e equitativa de tomadas de decisão sobre os rumos da comunidade do movimento Wikimedia em português?.

Gostaria de lhe convidar para responder a este questionário anonimamente até o dia 20/12. A partir dele, buscaremos entender os posicionamentos da comunidade lusófona e o seu impacto para ações futuras da implementação da estratégia. Mais de 65 pessoas já participaram da pesquisa: sua opinião também importa!

Aproveito também para lhe convidar para participar dos próximos encontros abertos com a comunidade nos dias 27/11 e 18/12 às 14h UTC-3, nos quais conversaremos sobre os temas da pesquisa. Inscreva-se na página da pesquisa para receber o link da chamada. Esperamos te ver por lá!

Atenção: Você recebeu esta mensagem através de um mass message. Caso não queria mais receber nossas comunicações, deixe um recado na minha página de discussão ou envie uma mensagem para lucas.pianta@wmnobrasil.org. LPiantá (WMB) (discussão) 17h32min de 25 de novembro de 2021 (UTC)

Calendário de eventos de dezembro do GU Wiki Movimento Brasil[editar código-fonte]

Participe das últimas atividades do ano do WMB!

Participe com o Wiki Movimento Brasil das últimas atividades do ano programadas para dezembro!

Conheça as fotos vencedoras da etapa nacional do Wiki Loves Monuments 2021! O evento ocorrerá pelo YouTube e redes sociais do WMB (@wmnobrasil), com convidados especiais.

  • 04, 11 e 18/12 - 16h: WikiConvida, com Tiago Lubiana

Em dezembro, o wikimedista TiagoLubiana convida cientistas para uma série de conversas e edições ao vivo na Wikipédia. Pegue uma xícara de café e participe dessa conversa! Pelo canal do YouTube do WMB e pelas nossas redes sociais (@wmnobrasil).

  • 13/12 - 12h: GLAM Office Hours: Wiki Loves Bahia

Compartilharemos com a comunidade GLAM o andamento de parcerias com instituições culturais da nossa iniciativa Wiki Loves Bahia no GLAM Office Hours. O encontro contará com tradução simultânea para português, espanhol e inglês.

  • 18/12 - 14h: Ciclo de conversas: Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 - Da Festa da Wiki-Lusofonia ao futuro do movimento

Participe do encontro aberto sobre a Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 na lusofonia e discuta os rumos da nossa comunidade conosco! O encontro é aberto pelo Google Meet, mediante inscrição, e emitiremos certificado para os participantes.

O Wiki Movimento Brasil gostaria de agradecer a todas e todos pelo engajamento ao longo do ano em nossas iniciativas. É um prazer enorme fazer parte dessa comunidade com vocês! Faremos uma pausa em nossos eventos em janeiro, mas voltaremos em fevereiro com mais novidades!

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)