Utilitário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Utilitário (desambiguação).

Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operativos(fazem parte conjuntamente com os programas de sistemas de um dos dois blocos da quarta camada de computadores). Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, partilha de conexões, etc.

O programa utilitário contrasta com o programa de aplicação, que permite aos usuários realizar tarefas como: criação de documentos de texto, jogar, ouvir música, ou navegar na web. Ao invés de prover esse tipo de funcionalidade voltada para o usuário, o programa utilitário normalmente está relacionado ao modo de funcionamento de uma infraestrutura computacional (incluindo hardware, sistema operativo, armazenamento de dados e programa de aplicação). Devido tambem a esse foco, os utilitários geralmente são mais técnicos do que os programas aplicativos, e por isso costumam ser usados por pessoas com níveis mais avançados de conhecimento sobre computação.

A maior parte dos sistemas operacionais já incluem muitos utilitários pré-instalados.

Utilitários em Mainframes[editar | editar código-fonte]

Utilitário também é a designação atribuída a programas que suprem algumas funcionalidades básicas das aplicações em instalações Mainframe. Alguns deles são utilizados para o estudo de JCL (Job Control Language). Podemos incluir nos utilitários programas para: classificar arquivos - SORT, alocar e/ou remover arquivo IEFBR14, acessar arquivos sequenciais ICEGENER, etc.

Categorias de Utilitários[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.