Uziel Gal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uziel Gal
Nascimento 15 de dezembro de 1923
Weimar
Morte 7 de setembro de 2002 (78 anos)
Filadélfia
Cidadania Alemanha, Israel
Ocupação inventor
Prêmios Prêmio de Defesa de Israel
Causa da morte câncer

Uziel "Uzi" Gal, nascido Gotthard Glass (Weimar, 15 de dezembro de 1923Filadélfia, 7 de setembro de 2002) foi um desenhista de armas Israelita, mais bem conhecido pela criação da pistola-metralhadora Uzi.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gal nasceu em Weimar, Alemanha. Quando o Partido Nazi subiu ao poder em 1933 Gal mudou-se para a Inglaterra e mais tarde, em 1936, para Kibutz Yagur. Em 1943 foi preso por carregar ilegalmente uma arma e foi sentenciado a uma pena de seis anos de prisão. Contudo, foi perdoado e libertado em 1946, cumprindo menos de metade da sua pena.

Gal começou a desenhar pistola-metralhadora Uzi em 1948, após a Guerra de independência de Israel. Em 1951 a arma foi oficialmente adoptada pelas Forças Armadas Israelitas. Em 1958, Gal foi a primeira pessoa a receber o Prémio de Segurança Israelita pelo seu trabalho na Uzi.

Em 1975 Gal reformou-se do IDF, e no ano seguinte mudou-se para Filadélfia, Pensilvânia nos Estados Unidos, de modo a sua filha Tamar, que tinha sofrido sérios danos cerebrais, pudesse receber tratamento médico.

Gal continuou o seu trabalho como desenhista de armas mesmo depois de se ter mudado para os EUA e até à sua morte em 2002 devido a cancro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]