Vímara Peres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estátua de Vímara Peres na cidade do Porto
criada por Salvador Barata Feyo em 1968

Vímara Peres (Galiza, c. 820873), senhor da guerra cristão da segunda metade do século IX do Noroeste da Península Ibérica. Vassalo do Reino das Astúrias, foi enviado, a mando de Afonso III das Astúrias, retomar o vale do Douro das mãos dos mouros, já que se afigurava uma linha de defesa fundamental para o pequeno reino cristão das Astúrias.

Vímara foi um dos responsáveis pela repovoação da linha entre o Minho e Douro e, auxiliado por cavaleiros da região, pela acção de presúria do burgo de Portucale (Porto), que foi assim definitivamente conquistado aos muçulmanos no ano de 868.

Nesse mesmo ano, tornou-se o primeiro conde de Portucale.

Vímara Peres foi também o fundador de um pequeno burgo fortificado nas proximidades de Braga, Vimaranis (derivado do seu próprio nome), que com o correr dos tempos, por evolução fonética, se tornou na moderna Guimarães, tendo sido o principal centro governativo do condado Portucalense aquando da chega de D.Henrique.

Foi em Guimarães que viria a falecer, em 873. O seu filho, Lucídio Vimaranes (etimologicamente, «filho de Vímara»), sucedeu-lhe à frente dos destinos do condado, instituindo-se assim uma dinastia condal que governaria a região até 1071.

Note-se que na Ibéria Medieval, Conde foi um título e posição equivalente à de Duque.

Casa de Vimara Peres

Descendência

Genealogia

Provável árvore genealógica da Casa de Vímara Peres (em inglês).

Ver também

Precedido por
Conde de Portucale
868873
Sucedido por
Lucídio Vimaranes
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.