V-3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde abril de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
Protótipo em laatzig, Alemanha (agora Polonia).

O V-3 (de Vergeltungswaffe 3) foi um canhão fixo alemão usado na Segunda Guerra Mundial, trabalhando no princípio de multi cargas, onde cargas explosivas secundárias eram aplicadas sobre o projétil já em movimento para aumentar sua velocidade.

Apesar de ser o canhão mais poderoso da época, só foi construído um protótipo em Laatzig, na Alemanha e outro em Pas-de-calais na França.

A arma foi planejada para ser usada para bombardear Londres a partir de dois grandes bunkers na região de Pas-de-Calais do norte da França, mas foram inutilizados por bombardeios dos Aliados antes da sua conclusão. Duas armas similares foram usadas ​​para bombardear Luxemburgo a partir de dezembro de 1944 até fevereiro de 1945.[1]

A ideia foi mais tarde levada aos Estados Unidos e Canadá e aplicada em outros projetos, como o projeto HARP na década de 1960 por exemplo.

O V-3, também ficou conhecido como o Hochdruckpumpe (literalmente "Bomba de alta pressão", HDP, para abreviar), que era um codinome destinado a esconder o verdadeiro propósito do projeto. Foi também conhecido como Fleissiges Lieschen ("Lizzie ocupada").[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Sparks, Mike. «Land Battleships: Ever Hear of the V-3 Super Gun? Big Artillery, So You Don't Go Broke». Combat Reform. Consultado em 21 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre V-3
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.