V.I. Warshawski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde março de 2018.


V.I. Warshawski
 Estados Unidos
1991 •  cor •  89 min 
Direção Jeff Kanew
Produção Penney Finkelman Cox
Jeffrey Lurie
Roteiro Edward Taylor
David Aaron Cohen
Nick Thiel
Sara Paretsky (livro)
Gênero ação
comédia
romance
policial
Música Randy Edelman
Cinematografia Jan Kiesser
Edição Debra Neil-Fisher
Carroll Timothy O'Meara
Distribuição Buena Vista Pictures
Idioma inglês
Orçamento 24 milhões de dólares
Receita $11,128,309 (EUA)
Página no IMDb (em inglês)

V.I. Warshawski é um filme estadunidense de 1991, uma comédia de ação dirigida por Jeff Kanew para a Hollywood Pictures. Era para ser o primeiro de uma série de filmes a serem protagonizados por Kathleen Turner, mas falhou crítica e comercialmente[1] e os planos para sequências foram abandonados.

O filme é baseado em personagem de série de livros escrita por Sara Paretsky. Os roteiristas Edward Taylor, David Aaron Cohen e Nick Thiel adaptaram o romance Deadlock, mas tomaram liberdades com a história. Paretsky escrevera sobre um mistério em tom sério, mas no filme a abordagem da narrativa é quase de comédia. Paretsky ficou particularmente furiosa com o roteiro, que não seguiu as características da protagonista de ser uma mulher independente, fazendo-a parceira de um homem.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Kathleen Turner V.I. Warshawski
Jay O. Sanders Murray Ryerson
Charles Durning Tenente Investigador Bobby Mallory
Angela Goethals Kat Grafalk, filha de Bernard
Nancy Paul Paige Wilson Grafalk
Stephen Meadows Bernard 'Boom-Boom' Grafalk
Stephen Root Mickey
Frederick Coffin Horton
Charles McCaughan Trumble
Wayne Knight Smeissen

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Victoria "V.I" Warshawski é uma elegante, espirituosa, lutadora marcial e boa atiradora detetive particular de Chicago. Ao ser traída pelo amante, o repórter Murray, vai beber num bar para solteiros e conhece o ex-jogador de hóquei Boom-Boom Grafalk e os dois iniciam um romance. Mais tarde "V.I" está em seu apartamento quando Boom-Bom chega com a filha pré-adolescente Kat e pede à detetive que cuide da menina enquanto ele vai se encontrar com os irmãos, Horton e Trumble. Na mesma noite Boom-Boom aparece morto e Kat suspeita de assassinato cometido pelos tios. "V.I" começa a investigar e logo descobre que a menina acertou sobre o assassinato do pai e que também ela própria corre risco de vida.

Portal A Wikipédia tem o portal:

Referências

  1. 30 de julho de 1991 (30 de julho de 1991). «Weekend Box Office : 'Mobsters' Is the Only Solid Opener - Los Angeles Times». Articles.latimes.com. Consultado em 9 de julho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.