Ministério da Inteligência e da Segurança Nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de VEVAK)
Ministério da Inteligência e da Segurança Nacional
upright=!Artigos sem imagens
História
Fundação
Predecessor
Quadro profissional
Tipo
Sede social
País
Organização
Empregados
30 000
Website

O Ministério da Inteligência e da Segurança Nacional (em persa: o وزارتاطلاعاتوامنیتکشور Vezarat-e Ettela'at va Amniat-e Keshvar, sendo igualmente conhecido pela sigla VEVAK) é o serviço de inteligência da República Islâmica do Irã. É parte importante da segurança do governo iraniano, sendo bem financiado e equipado. Antes da reforma completa da agência em 1998, comandada pelo presidente Mohammad Khatami, ocorrido após os assassinatos em série de escritores dissidentes e de intelectuais, o VEVAK tinha sido acusado do envolvimento nas atividades terroristas, incluindo o homicídio de dissidente políticos iranianos dentro e fora do país.

História[editar | editar código-fonte]

Qualquer nformação sobre o ministério é difícil de obter-se, a organização deveria substituir a SAVAK, antigo serviço de inteligência do Irã, mas essa continuidade é obscura, enquanto o papel de ambas as orgaizações é similar, sua ideologia é radicalmente diferente. Suspeita-se que o governo novo estava inicialmente removendo pessoas da SAVAK para a organização nova, com muitas pessoas experientes da SAVAK em seus papéis na VEVAK.

A formação do ministério foi proposta por Saeed Hajjarian durante o governo de Mir-Hussein Mussavi. Havia os debates sobre qual filial do estado deveria vigiar a instituição nova, dentre eles está a presidência, o sistema judiciário, e os corpos revolucionários islâmicos. Finalmente, o governo conseguiu a aprovação da Ayatollah Khomeinifazer para fazer-lhe um ministério.

O ministério foi fundado finalmente em 18 de agosto de 1984, então foram desfeitos muitos seviços de inteligência pequenos em organizações governamentais diferentes. Os cinco ministros do ministério desde a sua fundação foram:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]