Vírus da hepatite C

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de VHC)
 Nota: Este artigo é sobre a partícula viral. Para a doença, veja Hepatite C.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVírus da hepatite C
Microfotografia electrónica do vírus da hepatite C purificado a partir de culturas celulares. A barra negra corresponde a 50 nanometros
Microfotografia electrónica do vírus da hepatite C purificado a partir de culturas celulares. A barra negra corresponde a 50 nanometros
Classificação científica
Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)
Família: Flaviviridae
Género: Hepacivirus
Espécie: Hepatitis C virus

O vírus da hepatite C é um RNA-vírus flavivirus, um dos poucos dessa família (que inclui os vírus da dengue, febre amarela e Nilo ocidental) que não é transmitido por artrópodes.[1] Este vírus tem um genoma de RNA simples de sentido positivo (é usado diretamente como mRNA na síntese protéica). Há vários genótipos (variações) deste vírus, sendo 6 as mais importantes (1 a 6), sendo que estes estão subdivididos em mais de 50 subtipos (1a, 1b, 2a, etc). Os genótipos chegam a apresentar 30 a 50% de diferença no seu RNA. Esta divisão é importante porque cada subtipo tem características próprias de agressividade e resposta ao tratamento.

Reproduz-se no citoplasma e retículo endoplasmático, produzindo dez proteínas virais. Algumas destas proteínas inibem aapoptose (morte programada) da célula e outras inibem a ação do interferon. Tem envelope bilipídico e portanto não sobrevive a condições secas.

O vírus tem uma preferência forte (tropismo), em infectar os hepatócitos do fígado. Os sintomas da hepatite são pelo menos tanto devido à ação necessária do sistema imunitário como aos danos causados pelo vírus.

A hepatite C é atualmente a principal causa de transplante hepático em países desenvolvidos e responsável por 60% das hepatopatias crônicas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Vírus da hepatite C». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 17 de novembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre vírus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.