VOX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em telecomunicações, VOX (acrônimo para o inglês: Voice Operated Switch ou Voice Operated eXchange) é um interruptor que opera quando é detectado som acima de um certo nivel. Este sistema é geralmente usado para ligar um transmissor ou gravador quando alguém fala, e para desligá-lo quando param de falar. Também pode ser usado para substituir a função Push-To-Talk em transmissores ou para economizar espaço em aparelhos de gravação. Em celulares, pode ser usado para estender a vida útil da bateria.

O circuito geralmente inclui um delay, que deixa o circuito ativado durante um pequeno período de tempo depois que o som cessa. Isso faz com que o sistema não seja desativado durante pequenas pausas na fala.

Existem prós e contras na escolha do VOX ao invés de outros métodos. Em gravações, o primeiro segundo da fala poderá ser perdido pois o nível de som tem que ser verificado antes que a gravação seja iniciada. Som ambiente também pode iniciar a gravação.

Em alguns casos, o termo 'vox' pode ser usado como uma abreviação de 'voz', 'trilha vocal' ou 'canal vocal', basicamente porquê é a forma de "voz" no latim.

Ver também[editar | editar código-fonte]