Vacalar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portugal Portugal Vacalar 
  Freguesia  
Símbolos
Brasão de armas de Vacalar
Brasão de armas
Localização
Localização no município de Armamar
Localização no município de Armamar
Vacalar está localizado em: Portugal Continental
Vacalar
Localização de Vacalar em Portugal
Coordenadas 41° 07' 53" N 7° 41' 17" O
Município AMM.png Armamar
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 6,04 km²
População total (2011) 205 hab.
Densidade 33,9 hab./km²
Outras informações
Orago Nossa Sra. da Graça

Vacalar é uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, com 6,04 km² de área e 205 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 33,9 hab./km².

Muito próximo do rio Douro, Vacalar é uma das freguesias mais a norte do município. Dela faz parte a povoação de São Joaninho.

Em tempos, tanto Vacalar como São Joaninho foram lugares anexos da freguesia de Armamar. Em 1958, Vacalar recebeu a sua autonomia administrativa.

A padroeira do Vacalar é Nossa Senhora da Graça com igreja construída num lugar onde havia existido uma capela medieval da mesma invocação.

Do património religioso da povoação faz ainda parte a capela de Santa Ana. Existem também duas capelas de invocação a São José, ambas particulares; uma na Quinta de São José do Barrilário (1747) e outra na Quinta do Vilarinho. A Quinta do Temilobos possui também uma capela da segunda metade do século XIX dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Em São Joaninho refira-se a capela da Nossa Senhora do Carmo (reconstruída em 1898).

A freguesia é produtora de vinhos de mesa e vinhos generosos (vinho do Porto) de excelente qualidade. Nesta zona abundam as quintas onde se trabalha debaixo de temperaturas que no verão facilmente ultrapassam os 35 graus Celsius. Para além do vinho, também se produz bastante azeite e de muito boa qualidade.

Uma cultura que foi muito popular no século passado[qual?] foi a do sumagre (arbusto que dá um fruto redondo avermelhado e que tem aplicação em tinturaria e farmácia). Este produto era vendido para Vila Real (a 3$50 a arroba) para a indústria de curtumes.

Do Vacalar eram naturais os beneméritos Gaspar e Manuel Cardoso que deixaram uma considerável fortuna para a construção do Hospital de Armamar. Os seus bustos podem ser vistos na fachada do edifício, atualmente propriedade da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, onde funciona o Centro de Saúde.

População[editar | editar código-fonte]

Nº de habitantes [1]
1960 1970 1981 1991 2001 2011
502 423 386 343 263 205

Freguesia criada pelo decreto-lei nº 41.963, de 18/11/1958, com lugares da freguesia de Armamar

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.