Valdemar da Prússia (1868–1879)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Valdemar
Príncipe da Prússia
Valdemar da Prússia (1868–1879)
Nascimento 10 de fevereiro de 1868
  Berlim, Prússia
Morte 27 de março de 1879 (11 anos)
  Potsdam, Alemanha
Sepultado em Igreja da Paz, Potsdam, Alemanha
Nome completo  
Joaquim Frederico Ernesto Valdemar
Casa Hohenzollern
Pai Frederico III da Alemanha
Mãe Vitória do Reino Unido

Valdemar da Prússia, nascido Joaquim Frederico Ernesto Valdemar (Potsdam, 10 de fevereiro de 1868Berlim, 27 de março de 1879) foi o sexto filho do Imperador Frederico III da Alemanha com Vitória, Princesa Real do Reino Unido.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Valdemar era o filho preferido da Princesa Real e do seu marido. Era um rapaz cheio de vida, alegre, ruidoso e bem disposto e de uma natureza independente e honesta. Aprendia depressa e a sua mãe achava que era um prazer ensiná-lo. "Valder" tinha o carácter de alguém que se gostava de divertir, assim como um óptimo sentido de humor e adorava animais. Uma vez, durante uma visita à sua avó, a Rainha Vitória, Valdemar soltou o seu crocodilo de estimação no seu escritório para grande choque da rainha idosa. A Princesa Real escreveu que ficaria muito infeliz quando Valdemar fosse para a escola pois "ele é o meu rapazinho". Especula-se que ela gostava mais de Valdemar do que dos seus irmãos mais velhos Guilherme e Henrique.

Morte[editar | editar código-fonte]

Menos de quatro meses após as mortes da sua tia Alice, Grã-duquesa de Hesse e da prima Maria, Valdemar ficou gravemente doente com difteria e morreu em Berlim, Alemanha a 27 de Março de 1879. Foi enterrado no mausoléu real dos Friedenskirche em Potsdam, perto do altar e do seu irmão mais velho, o Príncipe Segismundo da Prússia. Os seus pais foram lá enterrados mais tarde, não muito longe, no centro do mausoléu por baixo da cúpula.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Richard Hough, Advice to a Grand-daughter. Letters from Queen Victoria to Princess Victoria of Hesse. London, 1975, p. 12.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.