Valeparaibano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vale Paraibano)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Valeparaibano
Valeparaibano
Periodicidade mensal
Formato revista
Sede São José dos Campos
Fundação 1952
Fundador(es) Francisco Pereira da Silva e Rubens Lencioni
Diretor Fernando Mauro Marques Salerno
Editor Marcelo Claret

Valeparaibano[nota 1] é uma revista brasileira, de circulação mensal, distribuída em São José dos Campos.

Foi criada inicialmente no formato jornal em janeiro de 1952[1] , na cidade de Caçapava, pelo Professor e policial militar aposentado alagoano, Francisco Pereira da Silva, conhecido como Chico Triste, e pelo gráfico Rubens Lencioni.[2] A primeira edição foi publicada em 6 de janeiro de 1952,[1] e no início as publicações eram semanais, sempre aos domingos.[carece de fontes?] Em 1954 foi transferido para a cidade de Taubaté até que em 1955 foi vendido para Edward Simões e transferido para São José dos Campos onde funciona até hoje. Durante 1955 a 1965 ficou sobre propriedade da Rádio Clube de São Jose dos Campos, do grupo Bandeirantes, até que em 1975 foi comprado pelas famílias Salerno e Lovato. Em 2009, por desacordo entre os sócios, que brigam na justiça pela propriedade do jornal[3] , o sócio Raul Benedito Lovato foi excluido da sociedade, que passou a ser gerida por Ferdinando Salermo e seu filho Fernando Mauro Marques Salerno. Em 2010 a publicação, no formato jornal foi descontinuada, passando a ser uma revista mensal, que continuou usando a marca "Valeparaibano", dirigida de Ferdinando Salermo e um novo jornal foi fundado com o nome de "O Vale"[4] dirigido por Fernando Salermo.

Notas

  1. De acordo com as normas ortográficas vigentes, o nome desse periódico deveria ser grafado Vale-paraibano.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b José Aurélio Chiaradia Pereira (Janeiro de 2004). "De São José dos Campos para o Vale: a Consolidação do Jornal ValeParaibano como Porta-voz da Cultura do Vale do Paraíba" (PDF). Universidade Metodista de São Paulo. Consultado em 9 de novembro de 2015. 
  2. "Morre fundador do Valeparaibano". O Vale. 17 de dezembro de 2013. Consultado em 14 de novembro de 2015. 
  3. Justiça veta transferência de cotas do Valeparaibano
  4. Site O Vale
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.