Vale do Jatobá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vale do Jatobá (Belo Horizonte)

'Vale'

—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Vale do Jatobá é um dos bairros mais antigos da regional Barreiro, na cidade de Belo Horizonte.

Nele está localizado o Distrito Industrial do Vale do Jatobá que abriga várias empresas de pequeno, médio e grande porte. Exemplos: Beloaço, Brandt Meio Ambiente e AlmavivA do Brasil. Existe também no bairro um pequeno centro comercial, com lojas de pequeno e médio porte.

Dentro do Âmbito Esportivo, encontra-se no bairro o "Centro Esportivo Vale do Jatobá", onde São disputados jogos das principais competições de Futebol Amador, promovidas pela FMF / UMA DFAC, Copa Centenário, [Promovida pela PBH e Rádio Itatiaia em parceria com uma FMF / DFAC. Copa Itatiaia é uma competição que ganhou notoriedade por fazer parte do calendário da Rádio Itatiaia. Esta competição começa logo após o término do Campeonato Brasileiro. Participam da Copa os clubes amadores que se destacam nas principais competições da Federação Mineira de Futebol promovidas pelo Departamento de Futebol Amador de Belo Horizonte e Copa Centenário promovida pela PBH. A Copa Itatiaia é divida em duas chaves: Chave BH e Metropolitana principais com os clubes das cidades próximas a Belo Horizonte.

No Vale do Jatobá, são destaques os principais clubes o "Estrela do Vale" eo Independente RD com participações em campeonatos de futebol amador e também na citada copa Itatiaia, vencida pelo Estrela do Vale em 1991. Destaque para o melhor goleiro da Várzea naquela época, para Daltinho.

Outro grande destaque da região é ER Universal, campeão invicto em 2000, da Copa Centenário, venceu o Univila (Barreiro de Cima) de forma espetacular por 4x0, com destaque o principal jogador para fazer Universal, Paulinho (Paulo Sérgio Marcelino). O ER Universal é do bairro Independência, mais por não Possuir campo, manda A maioria dos seus jogos no Centro Esportivo Vale do Jatobá. Este clube, Juntamente com Estrela do Vale, Independente RD, AE Marieta, diamantinense, Vargem Grande, AE Petrópolis e Petrópolis, são os principais clubes de futebol amador da região. Os grandes clássicos ficam por conta dos jogos entre Estrela do Vale, ER Universal e Independente RD.

Na cultura o destaque é uma renomada banda de música "12 de Março", regida pelo grande maestro Francisco Guimarães, atualmente acontencem seus ensaios na Escola Municipal Professor Hilton Rocha.

A Igreja Metodista no Vale do Jatobá, foi a primeira Igreja implantada Ser Um no bairro. Esta situada na Avenida Djalma Vieira Cristo, 1155 e conta com vários trabalhos na área social. Destaque para uma Assistência Social um várias famílias, com donativos de roupas, calçados e cestas básicas. Quem quiser visitar uma Igreja Metodista, como atividades regulares são: terça-feira, culto às 19h30, quinta-feira, estudo bíblico domingo às 19h30, às 09h00 Escola Dominical e Culto às 19h30.

Na área educacional, existem várias escolas no bairro. São elas: Escola SESI Hamleto Magnavacca, Escola Estadual Dr. Aurino de Moraes (uma das mais antigas), Instituto Educacional Caminhar, referencia pela prefeitura local em educação infantil, Colégio Clotilde Leite (antiga Pequeno Príncipe), Escola Municipal Professor Hilton Rocha, Escola Municipal Eloy Heraldo Lima, Escola Municipal Luís Gonzaga Júnior e Escola Estadual Professor Cláudio Brandão.

As principais vias de acesso ao bairro são um Via do Minério e a Avenida Senador Levindo Coelho.

Dentre os bairros vizinhos encontra-se: Independência, Jatobá IV, Mangueiras, Marilândia, Parque Elizabeth, Santa Cecília, Tirol, Renato Ernesto do Conjunto Nascimento e Vila Santa Rita.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.