Vale do São Patrício

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vale do São Patrício
Divisão regional do Brasil
Características geográficas
Unidade federativa Goiás
Área 35 978,3 km²
População 280 173 hab.
Densidade 7,79 hab./km²

A Região do Vale do São Patrício é uma das importantes regiões do estado de Goiás, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Teve sua ocupação e desenvolvimento impulsionados pela criação da CANG – Colônia Agrícola Nacional de Goiás em 1941, que trouxe, para esta região, colonos de vários estados brasileiros e também de outros países. O desenvolvimento da região foi consolidado graças aos esforços do administrador da colônia, o engenheiro Bernardo Sayão, um sonhador e realizador e também responsável pela construção da rodovia BR-153, a Rodovia Belém-Brasília.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Está localizada na Microrregião de Ceres, na mesorregião do Centro Goiano. Geograficamente, possui situação privilegiada, com menos de 200 quilômetros de distância da capital Goiânia, e com fácil acesso a Anápolis, Brasília e o Norte do Estado.

É constituída de 23 municípios:

Educação[editar | editar código-fonte]

A região, nos últimos anos, tem se tornado um polo de educação no estado de Goiás, contando com: a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), a UniEvangélica, o Instituto Federal Goiano (If Goiano), além das faculdades que oferecem cursos a distância. Em 2015, a Universidade de Rio Verde (UNIRV) chegou a Goianésia com o curso de medicina.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A região tem alguns representantes no cenário estadual e nacional: no estadual, tem o Goianésia Esporte Clube, time de futebol que faz boas campanhas no campeonato estadual nos últimos anos.Em 2020 o Jaraguá da cidade de Jaraguá irá fazer dupla com Goianesia na série A do goianão de 2020. A nível nacional e internacional, a região é representada por atletas na luta olímpica: Kamila Barbosa e Laís Nunes, da cidade de Barro Alto, e também o competidor da Professional Bull Riders e ganhador do Rodeio de Barretos de 2013 Cláudio Crisóstomo.

A região teve o primeiro campeão do concurso Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo: Aurélio Póvoa, da cidade de Goianésia.

Ver Também[editar | editar código-fonte]