Valentina Lisitsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Valentina Lisitsa
Informação geral
Nome completo Valentina Lisitsa
Nascimento 1973 (44 anos)
Local de nascimento Kiev
 Ucrânia
Gênero(s) Música Clássica
Ocupação(ões) Pianista
Instrumento(s) Piano
Afiliação(ões) Alexei Kuznetsoff
Página oficial [http://www.valentinalisitsa.com/

Valentina Lisitsa é uma pianista clássica Ucraniana nascida em Kiev em 1973. Valentina vive atualmente na Carolina do Norte, EUA e é casada com Alexei Kuznetsoff, que é também pianista e seu parceiro em vários duetos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tendo nascido em Kiev em 1973, numa família de não-músicos, Valentina começou a tocar piano aos 3 anos, e, aos 4 anos, fez o seu primeiro recital a solo. Mas, ao contrário de muitos prodigios musicais, Valentina não pensava em seguir carreira musical: ela sonhava ser enxadrista profissional.

Com pouco esforço, Valentina passou pelo Conservatório de Kiev, onde conheceu o seu futuro marido Alexei Kuznetsoff, que a fez pensar mais seriamente na sua carreira musical. Em 1991, o casal venceu o 1º prémio na competição para dois pianos da fundação Murray Dranoff [1].

Como pianista solo, Lisitsa atuou em inúmeras salas prestigiadas, como o Carnegie Hall; o Avery Fisher Hall de Nova Iorque; Musikverein de Viena e o Concertgebouw de Amsterdã. Valentina também se apresentou com diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Brasil), a Orquestra Filarmónica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga.

Lisitsa gravou oito álbuns para a Audiofon Record Company, bem como um DVD com 24 estudos de Chopin. Lançou ainda dois DVDs: um com temas de Schubert e Liszt e outro com Obras-primas de Ravel e Liszt. Ambos foram lançados no outono de 2006.

Valentina colaborou ainda com o grupo Horse the Band, na canção "Rare Escape", do seu álbum Desperate Living. Em Agosto de 2011, apresentou-se no Festival Beethoven, no Rio de Janeiro e em São Paulo, acompanhada da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. *Valentina Lisitsa e Alexei Kuznetsoff. Southern Arts Federation.
  2. *Calendário de eventos e exibições. National Museum of Women In The Arts.
  3. *Valentina Lisitsa, piano Fresno Philarmonic.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.