Valery Fabrikant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «Valery Fabrikant» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.


Valery Fabrikant
Nascimento 28 de janeiro de 1940 (79 anos)
Minsk
Nacionalidade Canadá Canadense
Instituições Universidade Concórdia
Campo(s) Matemática, engenharia

Valery I. Fabrikant em russo: Фабрикант, Валерий Иосифович (Minsk, URSS, 28 de janeiro de 1940[1]) é um engenheiro canadense nascido na Bielorrússia.

Imigrou para o Canadá, onde foi professor de engenharia mecânica na Universidade Concórdia em Montreal. Em 24 de agosto de 1992 matou a tiros quatro colegas e feriu um membro da universidade, após anos de comportamento perturbado na universidade.[2] Foi condenado a prisão perpétua.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Nascido na Bielorrússia (então União Soviética) em uma família judaica, Fabrikant é doutorado em engenharia. Imigrou para o Canadá em 1979. Clamava ser um dissidente político, porém pesquisas posteriores de jornalistas da Gazette de Montreal, investigando suas credenciais acadêmicas, descobriram que ele foi demitido de diversas posições na URSS devido a seu comportamento perturbador.

Fabrikant foi contratado pela Universidade Concórdia em 1980, onde trabalhou inicialmente como técnico com salário reduzido. Com o passar dos anos galgou posições acadêmicas. Foi professor e realizou pesquisa independente, apesar de estudantes, funcionários e professores terem relatado problemas de comportamento variando de "indesejável a intolerável".[3]


Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Mathieu Beauregard, La folie de Valery Fabrikant: une analyse sociologique, Paris: L'Harmattan, 1999 (in French)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.