Van Canto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
van Canto
van Canto ao vivo no Wacken Open Air de 2008 (da esq. pra dir.: Inga Scharf, Dennis "Sly" Schunke e Stefan Schmidt. O baterista Bastian Emig pode ser visto atrás de Inga.)
Informação geral
País Alemanha
Gênero(s) Heavy metal, power metal, a cappella
Gravadora(s) Gun Records, Sony BMG, Napalm Records, Nuclear Blast
Página oficial http://vancanto.de/

Van Canto é uma banda alemã que mescla o estilo a cappella com o estilo heavy/power metal, criando um estilo que eles chamam de "hero-metal a cappella". Composta por cinco vocalistas e um baterista (Bastian Emig), não há teclados, baixo ou guitarras nas canções. Dois dos vocalistas (Philip Dennis Schunke ("Sly") e Inga Scharf) cantam da maneira convencional, enquanto que os outros três cantam riffs de guitarra e linhas de baixo, sendo Stefan Schmidt ("Stef") e Ross Thompson os "guitarristas" e Ingo Sterzinger ("Ike") o "baixista". Stefan chega a fazer solos em algumas canções. Amplificadores ajudam os músicos a cantarem com distorções que aproximam suas vozes aos sons de uma guitarra.

Alguns membros da banda tocam instrumentos em outras bandas e a banda geralmente usa o piano para compor a base de suas músicas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Assim que a banda foi fundada, lançou seu álbum de estreia A Storm to Come, lançado pela gravadora General Schallplatten. Tinha sete faixas originais e dois covers, sendo um da canção "Battery" do Metallica e outro da canção "Stora Rövardansen" do filme Ronja Rövardotter. Três canções ganharam vídeos: "The Mission", "Battery" e "Rain".[1] No dia 30 de setembro de 2007, eles anunciaram um novo baterista, Bastian Emig,[1] para substituir Dennis Strillinger. Em dezembro, assinaram um acordo mundial com a GUN Records/Sony BMG. No mesmo mês, anunciaram que participariam do Wacken Open Air de 2008.[1] Também anunciaram o segundo álbum, Hero.[1] O álbum foi lançado em 16 de setembro de 2008 com o produtor Charlie Bauerfeind.[1]

Van Canto fez uma turnê pela América do Sul entre 23 de junho e 2 de julho de 2008. A maior parte das apresentações foi feita no Brasil,[1] terra natal de Ike.[2] Logo depois, voltaram para a Alemanha para tocar no Wacken. Uma nova canção, "Speed of Light", foi lançado como um single digital em 8 de agosto, acompanhada de um vídeo.

Em 2009, a banda começou a gravar o seu terceiro álbum, Tribe of Force, com Charlie e a gravadora Napalm Records.[3] O álbum (anunciado no site da gravadora Nuclear Blast tem 13 faixas, sendo dois covers ("Master of Puppets" do Metallica e "Rebellion" do Grave Digger) e três com participações especiais de vocalistas de outras bandas: Victor Smolski (do Rage) em "One To Ten", Tony Kakko (do Sonata Arctica) em "Hearted" e Chris Boltendahl (do Grave Digger) em "Rebellion".[4]

Recentemente, Van Canto anunciou em seu site que a banda fará participações especiais nos novos álbuns das bandas Blind Guardian e Grave Digger (At the Edge of Time e sem-título, respectivamente); e da cantora Tarja (What Lies Beneath, na faixa "Anteroom of Death").[5]

Em novembro de 2015, a banda anunciou que Ingo "Ike" Sterzinger os deixaria para focar em outros projetos, e que ele seria substituído por Jan, do coral de Stimmgewalt.[6] Em 11 de março de 2016, a banda lançará seu sexto disco, a metal opera Voices of Fire. Em 18 de janeiro, lançaram o lyric vídeo da primeira faixa do disco, "Clashings on Armour Plates".[7]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

  • Philip Dennis Schunke ("Sly") - vocal principal (2006–atualmente)
  • Inga Scharf - vocal principal (2006–atualmente)
  • Stefan Schmidt ("Stef") - vocais baixos, solos de guitarra (2006–atualmente)
  • Ross Thompson - vocais altos (2006–atualmente)
  • Jan - vocais profundos (2015–atualmente)
  • Bastian Emig - bateria (2007–atualmente)

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Ingo Sterzinger ("Ike") - vocais profundos (2006–2015)
  • Dennis Strillinger ("Strilli") - Bateria (2006–2007)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f «Notícias no site oficial de van Canto». 
  2. «Entrevista com Stefan (Van Canto)». Consultado em 2008-05-22. 
  3. «New Album, New Label». van Canto's official blog. 2009-10-27. Consultado em 2009-10-29. 
  4. Tribe of force no site da Nuclear Blast
  5. Notícias no site oficial da banda
  6. «Ike leaves Van Canto, Jan new bass singer». Página oficial do van Canto no Facebook. Facebook. 3 de novembro de 2015. Consultado em 3 de novembro de 2015. 
  7. «German A Cappella Metal Band Van Canto Releases 'Clashings On Armour Plates' Lyric Video». Blabbermouth.net. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 28 de janeiro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Germany.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.