Vance Brand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde abril de 2019)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vance Brand
Nome completo Vance DeVoe Brand
Nascimento 9 de maio de 1931 (87 anos)
Longmont, Colorado,
 Estados Unidos
Progenitores Mãe: Donna Mae Brand
Pai: Rudolph William Brand
Cônjuge Beverly Whitnel
Filho(s)
  • Susan
  • Stephanie
  • Patrick
  • Kevin
  • Erik
  • Dane
Alma mater Universidade do Colorado em Boulder
Universidade da Califórnia em Los Angeles
Ocupação
Serviço militar
Serviço Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
Anos de serviço 1953–1957
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Tempo no espaço 31 dias, 2 horas, 2 minutos
Seleção Grupo 5 da NASA 1966
Missões
Aposentadoria janeiro de 2008
Prêmios Medalha de Serviço
Distinto da NASA
(2)
Medalha de Serviço Excepcional da NASA (2)
Assinatura
Vance Brand signature.svg

Vance DeVoe Brand (Longmont, 9 de maio de 1931) é um ex-astronauta dos Estados Unidos, veterano de quatro viagens espaciais a bordo das missões Apollo-Soyuz e dos ônibus espaciais Columbia e Challenger.

Aviador naval do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos nos anos 1950 e piloto de testes civil da empresa Lockheed no começo dos anos 1960, Brand entrou para a NASA no grupo de dezenove astronautas selecionados pela agência em 1966, onde inicialmente trabalhou nas equipes de testes de câmaras de vácuo dos protótipos do Módulo de Comando Apollo e integrou as equipes de apoio das missões Apollo 8 e Apollo 13. Nos anos seguintes, foi piloto substituto da Apollo 15 e das missões Skylab.

Missões[editar | editar código-fonte]

Brand foi ao espaço pela primeira vez em 15 de julho de 1975, em companhia dos astronautas Thomas Stafford e Donald Slayton, como piloto da da primeira missão conjunta Apollo-Soyuz, o pioneiro encontro no espaço entre americanos e soviéticos, numa tentativa de aliviar tensões durante o período da Guerra Fria e de mostrar a possibilidade de cooperação internacional no espaço. Do lado da União Soviética participaram do projeto os cosmonautas Aleksei Leonov e Valeri Kubasov.

Em novembro de 1982, ele voltou ao espaço no comando da quinta missão do ônibus espacial Columbia, STS-5 – até então o único existente - a primeira com uma tripulação de mais de dois homens, demonstrando a capacidade de operação da nave com uma tripulação completa, lançando no espaço dois satélite comerciais de comunicações.

Brand ainda iria ao espaço mais duas vezes, comandando as naves Challenger e Columbia, em 1984 e 1990; na primeira, STS-41-B, o astronauta Bruce McCandless realizou o primeiro passeio espacial completamente livre no espaço, testando um equipamento individual de manobra espacial; a segunda, STS-35, foi a primeira missão dedicada apenas à astronomia, com o lançamento de dois telescópios ASTRO em órbita terrestre.

Ao completar esta missão, Brand, aos 59 anos, tornou-se o mais velho astronauta a ir ao espaço, sendo superado apenas em 1998, quando o pioneiro John Glenn, então senador, fez sua segunda viagem espacial participando da missão STS-95 no Discovery, aos 77 anos, destinada a avaliar o comportamento de pessoas da terceira idade na microgravidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronautas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.