Vanguart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

Vanguart
Luiz Lazzaroto, Douglas Godoy, Helio Flanders (Hélio Prado Neto), Reginaldo Lincoln e David Dafré
Informação geral
Origem Cuiabá, MT
País  Brasil
Gênero(s) Indie folk, folk rock
Período em atividade 2002 – atualmente
Página oficial Site Oficial
Integrantes Helio Flanders
Reginaldo Lincoln
David Dafré
Douglas Godoy
Luiz Lazzaroto
Fernanda Kostchak

Vanguart é uma banda de indie rock formada no ano de 2002 em Cuiabá, Mato Grosso, pelo vocalista e violonista Helio Flanders.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente, Vanguart (nome retirado de um vídeo sobre Andy Warhol) era um ato solo de Helio Flanders, logo após sair de um grupo de glam rock. Em seu quarto, Helio tocava violão, teclado e cantava, mandando tudo para o computador. Antes de ir para a Bolívia numa espécie de auto-exílio, no ano de 2003, Helio gravou dois discos: Ready To... e The Noon Moon, que não chegaram a ser oficialmente lançados, foram apenas distribuídos para amigos próximos. Em entrevista à revista Outracoisa, em julho de 2007 Helio disse: "O 'The Noon Moon' tinha canções que a gente regravou num EP, é um disco que dá para entender o que é o Vanguart. Além disso, chamei o Reginaldo para produzir comigo, então podemos dizer que já era um anúncio do que viria"[1]

O EP em questão foi o primeiro registro do Vanguart como banda, Before Vallegrand. As músicas regravadas foram "Blood Talkin'" e "Rainy Day Song", incluídas no EP Before Vallegrand, lançado no ano de 2005 quando Vanguart já era uma banda, composta por Helio (vocal e violão) David Dafré (guitarra), Reginaldo Lincoln (baixo), Luiz Lazzaroto (teclado) e Douglas Godoy (bateria).[1]

Em 2005, a banda começou a participar de festivais independentes, o que fez com que seu som chegasse a outras pessoas. Em 2006 foi lançado o single "Semáforo", que fez muito sucesso na cena independente do Brasil levando a banda para sua primeira aparição em rede nacional, no programa Banda Antes da MTV Brasil. Em dezembro de 2006, o grupo entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum, Vanguart. O álbum foi lançado em julho de 2007 na revista Outracoisa.[1] O álbum arrebatou crítica e público e figurou em praticamente todas as listas de melhores daquele ano.

Em 31 de agosto de 2007, a banda foi ao ar na Rede Globo de Televisão, como convidados do programa Som Brasil (que realiza tributos à artistas consagrados da música brasileira) que, naquela data, homenageou o cantor Raul Seixas. O Vanguart tocou, dentre outras músicas, "Cowboy Fora da Lei" e "Rock das Aranha". Outros convidados deste programa foram o artista Lobão (dono da revista Outracoisa, responsável pelo lançamento do primeiro álbum do grupo), o grupo Móveis Coloniais de Acaju e a cantora Anna Luiza.[2]

Em 26 de Abril de 2008, a Vanguart se apresentou na Virada Cultural, evento que ocorre em São Paulo, no Palco Festivais Independentes, junto com bandas como Mundo Livre S/A, Luisa Mandou Um Beijo, Los Porongas, entre diversos outros artistas. Ainda em 2008, no dia 11 de dezembro de 2008, no Avenida Club, em São Paulo (SP), a banda gravou o CD e DVD "Multishow Registro: Vanguart", que contou com a participação dos convidados: Mallu Magalhães, Maestro Arthur de Faria e Luiz Carlini. O trabalho contava com canções do primeiro álbum como "Semáforo" e "Cachaça", uma versão para "O Mar" de Dorival Caymmi e mais 6 canções inéditas: "Hemisfério", "Mexico Dear Blues", "Entre Ele e Você", "You Know Me So Well" e "Promessas de Navegação". O dvd rendeu a presença da banda em vários programas importantes como Altas Horas e Programa do Jô, da Rede Globo.

Em 2011, após quatro anos desde o primeiro álbum de estúdio a banda lançou "Boa Parte de Mim Vai Embora", composto por 13 faixas e distribuído pela gravadora carioca Deck. O disco conta com a participação da violinista Fernanda Kostchak e teve como canção single "Mi Vida Eres Tu" (Helio Flanders/Reginaldo Lincoln) que ganhou clipe de Ricardo Spencer.

No início de 2012 o Vanguart participou do projeto de comemoração dos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga idealizado pelo produtor Thiago Marques Luiz, gravando uma versão folk para "Assum Preto" no álbum duplo "100 Anos de Gonzagão". No mesmo ano a Vanguart conquistou o prêmio de melhor banda no VMB 2012.

Em março de 2013 o grupo entrou no recém reformado Estúdio Tambor, onde gravaram 12 músicas inéditas, o conceito é muito mais ensolarado que o trabalho anterior, considerado denso por alguns. Com uma produção conjunta de Rafael Ramos e Vanguart, o terceiro disco de estúdio tem previsão de lançamento para julho pela Deck e terá a presença da violinista Fernanda Kostchak, agora integrante fixa do grupo.

Em 2013 a banda lançou sua loja virtual.

Influências[editar | editar código-fonte]

O Vanguart é bastante influenciado por artistas de rock alternativo, blues e rock clássico, tais como Johnny Cash, Bob Dylan, Lobão, The Beach Boys, The Velvet Underground, The Beatles e Neil Young como também de estilos musicais típicos do Mato Grosso. Seu repertório inclui músicas em três idiomas: português, inglês e espanhol. Essa variação linguística foi um dos principais impasses na hora de selecionar as músicas que fariam parte de seu primeiro álbum. Segundo Helio Flanders, "Todo mundo queria um disco em português."[1]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discos caseiros[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - Ready To...
  • 2003 - The Noon Moon

EPs[editar | editar código-fonte]

  • 2005 - Before Vallegrand

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

  • Cachaça (dir. Paulinho Caruso, 2006)
  • Semáforo (dir. Paulinho Caruso, 2008)
  • Mi Vida Eres Tu (dir. Ricardo Spencer, 2012)
  • Estive (dir. The Wolfpack, 2013)
  • Meu Sol (dir. Ricardo Spencer, 2014)
  • Eu Sei Onde Você Está (dir. Leo Longo e Diana Boccara, 2015 - parte do projeto Around The World in 80 Music Videos)
  • Olha Pra Mim (dir. Raoni Reis e Laerte Kessimos, 2015 - clipe extraído do vídeo Cabo Polonio, Onde As Coisas se Perdem)

Singles[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Bragatto, Marcos (Julho de 2007). "Vanguart" (Revista Outracoisa).
  2. Redação TVCA. Banda Vanguart de MT é destaque no Som Brasil (em português) TV Centro América. Visitado em 9 de janeiro de 2008.
  3. Banda lança disco multiplataforma Diário do Pará (17 de agosto de 2011). Visitado em 19 de agosto de 2011.
  4. https://itunes.apple.com/br/album/meu-sol-single/id746070429

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.