Varanasi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Varanasi
Varanasi vista do Rio Ganges.
Varanasi vista do Rio Ganges.
Uttar Pradesh district location map Varanasi.svg
Varanasi está localizado em: Índia
Varanasi
Localização de Varanasi na Índia
25° 19' 30" N 83° 0' 25" E
País  Índia
Estado Uttar Pradesh
Área
 - Total 1 550 km²
Altitude 80,71 m (265 pés)
População (2001)
 - Total 3 147 927
    • Densidade 1 995/km2 
Sítio www.varanasi.nic.in

Varanasi ou Varanássi[1] (em sânscrito: वाराणसी, Vārāṇasī, AFI: Loudspeaker.svg? [ʋaːˈɾaːɳəsiː]), comumente conhecida como Benares (em hindi: बनारस e em urdu: بنارس, transl. Banāras, AFI: Loudspeaker.svg? [bəˈnɑːɾəs]) e, localmente, como Kashi (em hindi: काशी, em urdu: کاشی, Kāśī, AFI: Loudspeaker.svg? [ˈkaːʃiː]), é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Localizada às margens do Rio Ganges, tem mais de 3 000 000 de habitantes e é uma das cidades mais antigas do mundo. É a cidade mais sagrada do hinduísmo.

História[editar | editar código-fonte]

A data exata da fundação de Varanasi é desconhecida, já que as únicas fontes de informações partem das tradições hindus. Segunda os brâmanes, Varanasi foi fundada por Xiva[2] há mais de 5 000 anos atrás, o que a faz uma das sete cidades sagradas do hinduísmo. Contudo, estudiosos consideram a hipótese de que a cidade tenha surgido há cerca de 3 000 anos atrás.

Varanasi foi um grande centro comercial e industrial, tendo se destacado na produção e distribuição de marfim, seda e perfumes. A cidade atingiu o posto mais respeitado entre as cidades da Índia durante os tempos de Sidarta Gautama, quando foi a capital do Reino de Caxi.

Varanasi tornou-se um reino independente durante o século XVIII e, sob a tutela do Império Britânico, tornou-se o centro econômico e religioso da região. Em 1910, os britânicos definiram Varanasi como um estado da Índia Britânica.


Referências

  1. Darmapada: a doutrina budista em versos. Tradução de Fernando Cacciatore de Garcia. Porto Alegre, RS. L&PM Editores. 2010. p. 17.
  2. Louis Jacoilliot, Occult Science in India, Capítulo V, The bronze vase - musical accompaniments


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.