Varanus bitatawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVarano Gigante das Filipinas
Varanus bitatawa
Varanus bitatawa
Estado de conservação
Espécie não avaliada
Espécie não avaliada
Não avaliada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Varanidae
Género: Varanus
Espécie: V. bitatawa
Nome binomial
Varanus bitatawa
Welton, Siler, Bennett, Diesmos, Duya, Dugay, Rico, Van Weerd, & Brown, 2010
Distribuição geográfica

O Varanus bitatawa, ou Varano da floresta Sierra Madre é uma espécie frugívora de lagarto-monitor que chega a medir 2 m de comprimento.[1]

Em Fevereiro de 2010 biólogos relataram a descoberta desta espécie encontrada nas Filipinas. O réptil encontrado é do tamanho de um homem adulto (1,80 m) e possui um pênis duplo. O hemipénis, como é chamado, é presente em algumas espécies de lagartos e cobras, mas apenas uma parte dele é usada pelo macho para a cópula.

Ao contrário de seu parente mais próximo, o dragão-de-komodo, o lagarto não é carnívoro nem agressivo. O animal se alimenta de frutas. Nomeado de Varanus bitatawa, foi descoberto na ilha filipina de Luzon.

O lagarto passa a maior parte do seu tempo no alto de árvores, provavelmente para se camuflar e fugir de predadores terrestres. De acordo com depoimento de um dos pesquisadores, a espécie não venenosa é uma das mais importantes descobertas de répteis dos últimos anos.

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Varanus bitatawa
Ícone de esboço Este artigo sobre répteis, integrado ao Projeto Herpetológico, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.