Varennes-en-Argonne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Varennes-en-Argonne
  Comuna francesa França  
Varennes-en-Argonne
Varennes-en-Argonne
Varennes-en-Argonne
Símbolos
Brasão de armas de Varennes-en-Argonne
Brasão de armas
Localização
Varennes-en-Argonne está localizado em: França
Varennes-en-Argonne
Localização de Varennes-en-Argonne na França
Coordenadas 49° 13' 37" N 5° 02' 06" E
País  França
Região Grande Leste
Departamento Meuse
Características geográficas
Área total 11,81 km²
População total (2018) [1] 658 hab.
Densidade 55,7 hab./km²
Código Postal 55270
Código INSEE 55527

Varennes-en-Argonne é uma comuna francesa na região administrativa de Grande Leste, no departamento Meuse. Estende-se por uma área de 11,81 km².

História[editar | editar código-fonte]

A aldeia tornou-se célebre quando do episódio da detenção do Rei Luís XVI e de sua família, na noite de 21 de Junho de 1791, ponto final da fuga frustrada da família real, iniciada na véspera, 20 de Junho. Seu projeto era de se reunir às tropas ainda fiéis à Monarquia em Montmédy. O rei e sua família foram detidos por causa de Jean-Baptiste Drouet, chefe do posto de troca de equipagens de Sainte-Menehould, que os havia reconhecido quando de sua passagem pela cidade e que consegue ultrapassar a comitiva real em Varennes, alertando as autoridades locais.

Durante a Primeira Guerra Mundial, quando ocupada por tropas alemãs, Varennes foi quase que totalmente destruída por 4 anos de bombardeios franceses. Ao contrário de determinadas vilas do Meuse, que nunca mais recuperaram sua vida, Varennes foi inteiramente reconstruída.

Seu museu, o Museu d'Argonne, recosntitui o passado da aldeia e de sua região, desde a época galo-romana até o século XXI, passando pela detenção de Luís XVI e os anos sombrios da 1ª Guerra Mundial.

Pode-se admirar igualmente, ao lado deste museu, o Mémorial de Pennsylvanie, edificado em 1927 pelos americanos, em homenagem aos regimentos que libertaram Varennes ; esta obra soberba e majestosa, de estilo neo-clássico, domina o burgo. Do alto de seu terraço, descortina-se uma vista esplendida dos campos ao redor.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Varennes é um cantão com cerca de 700 habitantes, bordeado à oeste pela floresta de Argonne, no limite dos departamentos de Ardennes e Marne. É atravessada pelo rio Aire, que tem sua fonte no Sud Meusien e que desagua no rio Aisne, na altura de Senuc.

As comunas limítrofes são : Montblainville (a noroeste), Charpentry (ao norte), Cheppy (à oeste), Boureuilles (ao sul) e Vienne-le-Château (a sudoeste, no Marne).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Varennes-en-Argonne