Variável independente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Variáveis dependentes e independentes.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Foto tirada em 2014

Variável independente é a incógnita de uma determinada função , tal que para qualquer real tem-se uma variável dependente . Essa denominação deve-se ao fato de que podemos atribuir qualquer número pertencente ao conjunto de números reais à variável para encontrar o seu correspondente em . Veja os exemplos abaixo que caracterizam bem essa variável:

função polinomial do primeiro grau,de variável independente

, imagem para variável

, imagem para variável

, imagem para variável

Como se pode observar a variável independente pode assumir qualquer número desde que esteja determinado um domínio. Ou melhor, existem funções com as quais não existe uma imagem para a incónita independente , dizemos que a função possui um salto ou buraco, vejamos:

, função quociente determinada

Não existe uma imagem para .

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.