Variable bitrate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Variable Bitrate (ou VBR, ou ainda Variable Bit Rate), ou "Taxa de fluxo de dados variável", é um termo usado em telecomunicações e computação que está relacionado à taxa de bits (bitrate) usada para a codificação de som e imagens.

A VBR é diferente da CBR ("Constant bitrate"), que é constante, o que leva a uma economia de espaço mais eficiente, no entanto, a VBR propicia uma melhor qualidade de audio e imagem. Arquivos codificados com VBR apresentam uma variação na quantidade de informação guardada por segmento de tempo: assim, uma maior bitrate é utilizada para segmentos mais complexos (que, como consequência, ocuparão mais espaço) e uma bitrate reduzida é utilizada para aqueles segmentos de menor complexidade, fazendo com que o espaço ocupado seja menor nesses casos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.