Variedade de Finsler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Finsler manifold. Ajude e colabore com a tradução.

Em Matemática, particularmente em geometria diferencial, uma Variedade de Finsler é uma variedade diferenciável juntamente com a estrutura de uma estrutura intrínseca de um espaço quasimétrico em que o comprimento de qualquer curva retificável γ : [a,b] → M é dada pelo comprimento funcional

L[\gamma] = \int_a^b F(\gamma(t),\dot{\gamma}(t))\,dt,

onde F(x, · ) é uma norma de Minkowski (ou, pelo menos, uma norma assimétrica) em cada espaço tangente TxM. Uma variedade de Finsler não-trivial generaliza variedade Riemaniana no sentido de que eles não são necessariamente infinitamente Euclidiana. Isto significa que o padrão (assimétrico) em cada espaço de tangente não é induzida necessariamente por um produto interno (tensor métrico).

Élie Cartan chamou de variedade de Finsler porque Paul Finsler, foi quem estudou esta geometria em sua dissertação (Finsler 1918).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.