Variguinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Variguinho foi uma personagem infantil criada para ser mascote da companhia aérea Varig no fim da década de 1980.

História[editar | editar código-fonte]

A personagem foi idealizada pelo publicitário Delcio Pereira. Tinha o formato de um pequeno avião humanizado, com corpo "rechonchudo", nariz preto e usando as asas como braços.

A figura do aviãozinho foi usada em desenho animado para filmes comerciais para TV, vídeos institucionais e uma série de revistas em quadrinhos que chegou a ter 30 edições publicadas (distribuídas em voos e vendidas em bancas de jornais). A revista era publicada pela Editora Ícaro, da própria Varig, com arte de Carlos Avallone e textos de Sonia Salerno Forjaz, entre outros. As publicações traziam ainda passatempos e informações de curiosidades relativas à aviação.

Para os quadrinhos, Variguinho ganhou uma história pregressa e um conjunto de personagens coadjuvantes: cinco amigos, todos crianças, cada um representando uma raça ou patrimônio cultural da sociedade brasileira. Déa (germano-brasileiros), Taka (nipo-brasileiros), Juva (afro-descendentes), Néte (ítalo-brasileiros) e Rubinho (luso-brasileiros). Os desenhos animados eram produzidos pela Signos Comunicações, a princípio para serem exibidos apenas dentro dos aviões. Depois, a série de 8 filmetes foi veiculada também como anúncio de televisão. Também foram lançados brinquedos, miniaturas, adesivos para carros e outros produtos com a franquia.

O Variguinho chegou a fazer parte do imaginário de uma geração da elite e da classe média das grandes cidades brasileiras, cujos pais eram passageiros (freqüentes ou esporádicos) dos voos da Varig. Os filmes e quadrinhos em geral traziam temáticas educativas e cívicas, como a História do Brasil, as diferentes regiões e culturas do país, os direitos humanos e direitos da criança e do adolescente.

O tema musical dos desenhos fazia referência ao popular jingle da Varig nos anos 1980 e 1990, "Varig, Varig, Varig", com a seguinte letra no refrão: "Varig, Varig, Variguinho / Ensinando com emoção / Varig, Varig, Variguinho / Nosso amigo, nosso avião!".

Em sua concepção e design, o personagem guardava alguma semelhança com outros mascotes de linhas aéreas, como o AAiron da American Airlines, o Capitão Blue Sky da Sabena e o aviãozinho-símbolo da iugoslava JAT. Também lembrava, de certa forma, o aviãozinho Pedro do filme Alô, Amigos (1943) de Walt Disney.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]