Vasco Fernandes de Lucena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outras pessoas com o mesmo nome, veja Vasco Fernandes.

Vasco Fernandes de Lucena foi um dos primeiros europeus a viver no Brasil, na capitania de Pernambuco.

Nada se sabe de sua vida até o momento da chegada dos donatários que receberam no Brasil capitanias hereditárias, na década de 1530. Ao desembarcar em Pernambuco para tomar posse de sua capitania, Duarte Coelho lá encontrou este português, casado com uma índia tabajara. Graças a ele a tribo da mulher renegou a aliança estabelecida com os franceses a fim de unir-se aos portugueses.

Em torno dele foi criado um mito. No momento da disputa pela preferência, quando os índios cercaram os colonos, Lucena teria discursado para a tribo, pedindo a adesão a Portugal e ameaçando os que preferiam os franceses com a morte, caso ousassem atravessar um risco que traçou no chão com a espada. Cinco teriam tentado e morrido fulminados por um raio. Por causa do milagre, o risco que traçou teria sido usado como base para a construção da principal igreja de Olinda.