Vasco da Gama (bairro do Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vasco da Gama
Bairro do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Área: 100,31 ha (em 2018)
Fundação: 8 de setembro de 1998
Imigração predominante: Portugal Portugal
IDH: 0,833[1](em 2018)
Habitantes: = 20.126 (em 2018)[2]
Domicílios: 9.312 (em 2018)
Limites: São Cristóvão, Benfica e Caju[3]
Subprefeitura: Centro e Centro Histórico[4]
Região Administrativa: São Cristóvão

Vasco da Gama é um bairro da Zona Central do município do Rio de Janeiro. Criado em homenagem ao centenário do Club de Regatas Vasco da Gama, em 1998, é onde se localiza a sede e o famoso estádio do clube, popularmente chamado de Estádio São Januário, em virtude da Rua São Januário, que margeia o estádio; sendo desmembrado da parte leste do Bairro Imperial de São Cristóvão.

Seu IDH, no ano 2018, é de 0,833, o 64º melhor da cidade do Rio de Janeiro (analisado junto com o bairro de São Cristóvão).[5]

História[editar | editar código-fonte]

Estima-se que os primeiros moradores chegaram à área onde hoje é o Vasco da Gama por volta de 1920, em sua maioria imigrantes portugueses. Em função disso, hoje localizam-se também dentro do bairro algumas indústrias e vasto comércio, com forte ligação portuguesa se aglomera a população da região forma geral.Atualmente está sendo revitalizada pelo poder público: a sua área fica próxima ao Porto Maravilha

O bairro foi criado a partir de um projeto de lei do vereador Áureo Ameno,[6] um radialista vascaíno em primeiro mandato,[7] e sancionado pelo prefeito Luiz Paulo Conde.

Até então não havia a ideia de que ali fosse um bairro à parte e a noção de bairro Vasco da Gama foi introduzida naquele instante. O bairro de São Cristóvão, sempre foi considerado grande, e em virtude disso, sempre foram utilizadas outras referências geográficas, entre as quais a Rua São Januário, utilizada como referência em transportes públicos, e citada na música "O bonde de São Januário", de Wílson Batista e Ataulfo Alves.[8] Esse fato, juntamente com centenário do clube, foi motivador do desmembramento sofrido por São Cristóvão.

O bairro de Vasco da Gama faz parte da região administrativa de São Cristóvão. Os bairros integrantes da região administrativa são: Benfica, Mangueira e São Cristóvão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons