Vassíli Kamiênski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vassíli Kamiênski
Vassíli Kamiênski
Nascimento 17 de abril de 1884
Perm
Morte 11 de novembro de 1961 (77 anos)
Moscovo
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania Império Russo, União Soviética
Ocupação poeta, dramaturga, piloto, ilustrador, pintor, prosista
Prêmios

Vassíli Vasilevich Kamiênski (em idioma russo: Васи́лий Васи́льевич Каме́нский), (proximidades de Perm, 17 de abril de 1884 - Moscou, 11 de novembro de 1961) foi um poeta futurista russo , romancista e um dos primeiros aviadores russos.

De infância e juventude difíceis, perdeu os pais com cinco anos de idade, indo viver com uma tia, entre trabalhadores rudes, e tendo que abandonar os estudos com 16 anos. Como trabalhador, foi preso por participações em greves, tornando-se, posteriormente, aviador e envolvendo-se nos eventos literários mais importantes de sua época.

Em 1910 se torna um dos organizadores do grupo Cubofuturista, participando daquela que é considerada a primeira antologia futurista, incluindo poemas de Velimir Khlebnikov, Aleksei Kruchenykh, Elena Guro, e os irmãos David e Nikolai Burliuk.

Quando o outro grupo futurista da Rússia entrava em decadência, saiu em turnê pelo país, divulgando o futurismo, juntamente com David Burliuk e Vladimir Maiakovski[1].

Seus poemas estão frequentemente no limite entre a fala e o canto. Utlilizou grafismos à maneira do futurismo italiano e a linguagem Zaum[2], explorando a fala cotidiana e rural.

Também publicou livros de memórias.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.