Venda das Raparigas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Venda das Raparigas é uma aldeia portuguesa situada na parte sudeste da freguesia de Benedita, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. É delimitada a sul pelo município de Rio Maior, pertencente ao distrito de Santarém.

É conhecida porque outrora fora um ponto de passagem inevitável para se circular entre Lisboa e Porto, pela antiga estrada mandada construir pela Rainha D. Maria Pia, no século XIX (ainda há vestígios dessa estrada). Segundo consta, em tempos de monarquia havia nessa localidade uma casa de comércio (venda) pertencente a duas mulheres. Daí o nome "venda das raparigas". Atualmente, é atravessada pelo/a IC2/ EN1. Possui algumas habitações e alguns restaurantes de estrada. Esses restaurantes eram bastante frequentados pelos automobilistas que circulavam entre o norte e o sul do país quando a estrada anteriormente referida era a via principal entre Lisboa e Porto.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.