Vera Maria Brauner Menezes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vera Maria Brauner Menezes (Pelotas, 11 de Fevereiro de 1942 - Pelotas, 20 de Outubro de 2012) foi uma miss brasileira famosa nos anos 60 por ter ficado em segundo lugar no Miss Brasil 1961 e tornando-se posteriormente a Miss Brasil Internacional no mesmo ano. Com a renúncia da vencedora, a mineira Staël Rocha Abelha, Vera foi uma das poucas segundas colocadas a assumirem o trono de Miss Brasil para cumprir o reinado que a vencedora não quis, ou não pôde assumir por algum motivo.

Concursos[editar | editar código-fonte]

Miss Brasil 1961[editar | editar código-fonte]

Natural de Pelotas, foi Miss Rio Grande do Sul, classificou-se em segundo lugar no Miss Brasil 1961, realizado no Rio de Janeiro, então capital do estado da Guanabara, tornando-se Miss Brasil Internacional. No entanto, pela primeira vez na história do concurso, a mineira Staël Rocha Abelha renunciou ao título de miss devido aos ciúmes do namorado, e Vera, então, foi coroada Miss Brasil 1961.

No concurso Miss Beleza Internacional, realizado em Long Beach, Califórnia, entre 52 candidatas do mesmo número de países, Vera foi a segunda colocada, perdendo apenas para a holandesa Stam Van Baer. Ganhou também o prêmio de MELHOR TRAJE TÍPICO.

Terminado seu ano como Miss Brasil, retornou a Pelotas, casou e dedicou-se a família.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Vera Maria Brauner Menezes faleceu em Pelotas, em 20 de outubro de 2012, em decorrência de parada cardíaca.

Precedido por
Magda Pfrimer
Miss Brasil Internacional
1961
Sucedido por
Julieta Strauss