Vermoim (Vila Nova de Famalicão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Vermoim  
—  Freguesia  —
Bandeira de Vermoim
Bandeira
Brasão de armas de Vermoim
Brasão de armas
Localização no concelho de Vila Nova de Famalicão
Localização no concelho de Vila Nova de Famalicão
Vermoim está localizado em: Portugal Continental
Vermoim
Localização de Vermoim em Portugal
Coordenadas 41° 24' 56" N 8° 26' 58" O
País  Portugal
Concelho VNF1.png Vila Nova de Famalicão
Fundação Séc. XI
Administração
 - Tipo Junta de freguesia
 - Presidente Manuel de Carvalho (PPD/PSD.CDS-PP)
Área
 - Total 4,86 km²
Altitude (ponto mais alto) 352,61 m
População (2011)
 - Total 2 930
    • Densidade 602,9 hab./km²
 - Alojamentos 1 209
Gentílico: Vermoínense
Código postal 4770
Orago Nossa Senhora do Rosário
Sítio terrasdevermoim.com

Vermoim é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,86 km² de área e 2 930 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é de 602,9 hab/km².

História[editar | editar código-fonte]

Vermoim é uma das freguesias com mais história do concelho de Vila Nova de Famalicão. Também aquela cujo povoamento inicial pode ser mais fácil de analisar, através dos vestígios arqueológicos encontrados.

Nesta localidade pode-se encontrar um castro importante, integrado numa Civitas anterior à época romana, na zona mais a norte da freguesia, estrategicamente colocado por ser também um local com uma altitude que permitia controlar toda a periferia.

A maioria dos lugares de Vermoim tem origem em nomes de pessoas: Vila Mende (deriva de Villa Mendi de alguém chamado Mendo); Breia (termo arcaico "verea" - Vereda); Penelas (diminutivo medieval de "pena", rochedo ou fortificação sobre o rochedo); Vinhó (diminutivo medieval de vinha) e Longras e Combros (nomes arqueológicos).

Segundo as "Crónicas dos Godos" (Chronica Gothorum), também os Normandos atacaram esta zona, mais precisamente o Castelo de Vermoim no ano de 1016. Esse ataque dos piratas normandos comandados por Gumdáredo ao Castelo de Vermoim provocou a morte do então conde do Condado Portucalense, Alvito Nunes e de toda a população de Vermoim.

Documentos relatam que a zona envolvente ao Castelo de Vermoim ficou deserta após o ataque dos Normandos. Foi então, no ano de 1032, que Arias de Brito, fundou um Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho. Mosteiro esse que viria a evoluir para a atual Igreja Paroquial.

Paróquias do Julgado de Vermoim em 1220.

A antiguidade do povoamento do território que corresponde à atual freguesia de Vermoim data já de diversos documentos do século XI onde muitos fazem referência ao castro e Castelo de Vermoim, tipicamente designando como Vermui ou Vermudi. Esse nome derivaria do conde D. Forjaz Vermuiz, que estaria fortemente ligado à construção deste castelo.

De facto, o mais antigo documento, vem das "Crónicas dos Godos" (Chronica Gothorum) e relata a incursão normanda ao castelo "Era MLIV. VIIIº idus Septembris veniunt Lormanes ad castellum Vermudii, quod est in provincia Bracharensi. Comes tunc ibi erat Alvitus Nuniz", que foi traduzido pelo Padre Benjamim Salgado como "Na era de 1054 (ano de 1016), a 6 de Setembro, vieram os Normandos atacar o Castelo de Vermoim, na província de Braga. Na contagem, não havia Alvito Nunes".

Outras localidades vizinhas, como Joane e Requião, aparecem localizadas, usando a proximidade ao monte do Castelo como ponto de referência, em documentos do Séc. XI e XII.

Num inventário de bens do Mosteiro de Guimarães, datado de 1059 aparece a primeira referência a uma Igreja de Santa Maria próxima do Castelo de Vermoim. No entanto, essa deve ser a Igreja de Vermoim, porque não existia próximo do Castelo nenhuma outra igreja com esse título.

"Santa Maria" foi então o nome inicial da população que residia na base do monte, acrescentando-se-lhe "Vermoim" no século XII, devido à proximidade da referida fortaleza.

Vermoim é citado já nas inquirições de 1220 sob o nome de "Sancta Maria de Vermui" e era em grande parte propriedade da Coroa.

Vermoim deu o seu nome ao importante Julgado, do qual veio a nascer grande parte do atual concelho de Vila Nova de Famalicão. À terra e Julgado de Vermoim pertenciam 64 paróquias, das quais algumas já estão extintas, outras pertencem ao concelho de Guimarães e a maior parte delas pertencente ao de Famalicão.

A Igreja da freguesia não era ainda Padroado Real no século XIII. No século XVIII, aparece apresentada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, de Lisboa, tendo o vigário 30.000 reis de renda por ano.

Uma história de séculos, a de Vermoim, que confunde-se com a do concelho de Vila Nova de Famalicão. Vermoim, outrora uma das povoações mais importantes de Portugal, agora, resume-se a uma modesta freguesia com muito passado, mas também com muito futuro.

Património Arquitetónico e Religioso[editar | editar código-fonte]

Igreja de Vermoim.

Igreja Paroquial de Santa Maria de Vermoim[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Igreja Paroquial de Vermoim

A Igreja Paroquial de Vermoim, considerada o maior património religioso da freguesia, não só pela sua extrema beleza, mas também pela sua história de séculos. A sua arquitetura pode ser inserida no estilo Barroco, principalmente o interior.

A sua história data desde a construção de um Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho no mesmo local, sendo reparado pelos frades em 1692 e totalmente reconstruída em 1764.

Palácio da Igreja Velha[editar | editar código-fonte]

O Palácio da Igreja Velha foi construído no ano de 1881, por mãos de privados. Atualmente é utilizado como quinta para eventos, sendo contudo propriedade cultural e simbólica da freguesia. Palácio de estilo barroco com duas torres acasteladas e com capela anexa (Capela S. Francisco de Assis) de estilo neo-gótico, caso muito raro em Portugal.

Capela Nossa Senhora do Amparo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Capela Nossa Senhora do Amparo

A Capela Nossa Senhora do Amparo localiza-se na freguesia de Vermoim, nas proximidades da Igreja Paroquial. Caraterizada por uma arquitetura muito similar à da Igreja Paroquial de Vermoim, porém com dimensões modestamente inferiores a esta. Foi construída por particulares, pertencendo agora à freguesia que a utiliza como capela mortuária.

Património Arqueológico[editar | editar código-fonte]

Afirma-se que as primeiras ocupações humanas do local remontam a um castro pré-histórico, posteriormente romanizado. Esse castro terá evoluído para um castelo, na época medieval, que foi destruído após um ataque Normando em 1016.

Perdida a sua função estratégica, o castelo foi possivelmente abandonado em finais do século XIV, caindo em ruínas e vindo a desaparecer.

Nos nossos dias subsiste apenas um bloco rochoso, onde se observam estruturas escavadas. A norte existe um entalhe no rochedo, que seria uma estrutura para o encaixe da porta, e a sul e sudoeste, alguns entalhes, possivelmente de alicerces. À superfície observam-se inúmeros fragmentos de telha e de cerâmicas com características medievais.

Não foi ainda determinado se dois taludes ou três fossos, que reforçam a defesa na ligação do esporão, pertencem a esta época ou a uma anterior ocupação, da Idade do Ferro.

Escavações no Castro de Vermoim nos anos 80.

Pré-História[editar | editar código-fonte]

Proto-História[editar | editar código-fonte]

Idade Média[editar | editar código-fonte]

Mapa e Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa de Vermoim.

A freguesia de Vermoim situa-se 8 Km a este da cidade de Famalicão, região do Minho, bem no coração do Vale do Ave. A geografia da freguesia apresenta-se bastante distinta nas suas vertentes Norte e Sul.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Norte, apresenta maior altitude, chegando aos 382 metros[2] no seu ponto mais alto que se situa exatamente na interseção das fronteiras entre Vermoim, Joane, Pousada de Saramagos e Telhado. Este terreno é bastante íngreme, apresentando oscilações de altitude muito bruscas, sendo que por esse motivo é geralmente terreno não cultivado, composto maioritariamente por Eucaliptos e alguns Pinheiros e outras árvores típicas da região. Dada a larga população de Eucaliptos, esta região apresenta um solo seco, tendo infelizmente, efeito direto em algumas nascentes de água que existem nesta zona. A noroeste, no lugar de Vinhó há algumas cultivações de vinhas de vinho verde com inclinação acentuada.

A zona Centro e Sul da freguesia é geralmente plana, com alturas a variar os 120 e 140 metros[2], relativamente ao nível médio das águas do mar. Esta região apresenta um desenvolvimento urbano maior, sobretudo na região próxima dos lugares de Penelas e Monte dos Combros e ao longo da EN206. Facilmente se encontra ainda bastantes zonas de cultivo e indústrias nesta zona.

Hidrograficamente, a freguesia é atravessada por alguns ribeiros que nascem a Norte desta e acabam por desaguar no rio Pele que passa a Sul de Vermoim.

Vista Panoramica Oeste.

Divisões Administrativas[editar | editar código-fonte]

Faz fronteira com esta freguesia, as freguesias de: São Martinho do Vale e Requião a Oeste; Telhado a Norte; Pousada de Saramagos e Castelões a Este e Ruivães a Sul.

Atravessa esta freguesia a EN206 que liga Vila do Conde a Bragança passando por Famalicão e Guimarães entre outras e também com acesso privilegiado à A7. O tempo de distância a Famalicão ronda os 20 minutos, enquanto que a Guimarães e Braga ronda os 30 minutos, por estradas sem portagens. Ao Porto, via autoestrada, leva cerca de 40 minutos. As fáceis acessibilidades tornam Vermoim uma localidade muito bem centralizada.

Vermoim é dividido em 20 lugares, sendo eles: Carides, Agra Maior, Venda, Além do Ribeiro, Breia, Casal, Floresta, Monte dos Combros, Penelas, Presa, Souto, Vila Mende, Estalagem, São José do Monte, Poça do Monte, Outeiro, Boavista, Igreja Velha, Vinhó e Lameiras.

Heráldica[editar | editar código-fonte]

  • Brasão - Escudo de azul, três espigas de milho de ouro, folhadas de prata, postas em pala e alinhadas em faixa, entre coroa mariana de ouro, com pedraria de vermelho, em chefe e pano de muralha, ameiado, de prata, realçado de negro, firmado e movente, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Vermoim - Vila Nova de Famalicão".
  • Bandeira - Branca. Cordão de prata e azul. Haste e lança de ouro.
  • Selo - Nos termos da lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Vermoim - Vila Nova de Famalicão»

Parque Escolar[editar | editar código-fonte]

Escola de Agra Maior.

EB de Agra Maior (Pré-primária e 1º ciclo)[editar | editar código-fonte]

  • Coordenadora: Professora Alberta Gomes
  • Morada: Rua Escola Nova, 101, 4770-751
  • Telefone: 252 991 077


EB da Estalagem (1º ciclo)[editar | editar código-fonte]

  • Coordenadora: Professora Sofia Pinto
  • Morada: Rua da Escola, 13, 4770-758
  • Telefone: 252 993 466

Equipamentos Sociais[editar | editar código-fonte]

Casa cheia para o FC Vermoim vs Unochapecó (do Brasil).

Pavilhão Municipal "Terras de Vermoim"[editar | editar código-fonte]

Este equipamento municipal fica localizado no loteamento dos Loureiros, numa área total de construção de 4.500 metros quadrados. Esta infraestrutura desportiva que, desde logo, se destaca pela sua arquitetura moderna, é constituída por um campo de jogos, balneários, bancada, bar, casas de banho, ginásio, parque de estacionamento e diversas estruturas de apoio.

Campo de Jogos da Breia[editar | editar código-fonte]

O campo desportivo da Breia, fica localizado na bifurcação entre a Rua da Autarquia e a Rua Nova do Souto, ao pé da Junta de Freguesia. Foi alvo de obras de melhoramento em 2016. Está aberto 24 horas por dia para todo o público.

Parque dos Loureiros.

Parque de Penelas[editar | editar código-fonte]

Localizado no lugar de Penelas, mais precisamente na Rua da Saudade, este parque de lazer, inaugurado em 2016, serve a centralidade da freguesia e conta com equipamentos de fitness urbano, um parque infantil, um minicircuito pedonal e mesas de piquenique.

Parque dos Loureiros[editar | editar código-fonte]

Localizado no loteamento dos Loureiros justamente ao lado do Pavilhão Municipal, este parque de lazer, inaugurado em 2017, conta com infraestruturas semelhantes à do Parque de Penelas, sendo atravessado por um ribeiro que fornece água potável para um fontanário localizado nesse mesmo parque. Esta infraestrutura serve principalmente a população da zona mais a norte da freguesia.

Dados estatísticos[editar | editar código-fonte]

Evolução[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Vermoim
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
572 635 649 728 772 745 921 1 187 1 565 1 809 2 051 2 533 2 696 2 893 2 930

População[editar | editar código-fonte]

  • Total: 2 930
  • Masculina: 1 435
  • Feminina: 1 495
  • 0-4 anos: 126
  • 5-9 anos: 154
  • 10-13 anos: 155
  • 14-19 anos: 212
  • 20-24 anos: 175
  • 25-64 anos: 1 669
  • 65+ anos: 439
  • Analfabeta: 117 (4%)
  • Famílias: 997
  • Famílias sem desempregados: 798

Escolaridade[editar | editar código-fonte]

  • Ensino Básico (1º ciclo): 854
  • Ensino Básico (2º ciclo): 547
  • Ensino Básico (3º ciclo): 459
  • Ensino Secundário: 310
  • Ensino Pós-secundário: 20
  • Ensino Superior: 220

Emprego[editar | editar código-fonte]

  • Procura 1º emprego: 32
  • Procura emprego: 193
  • Empregados: 1 251
  • Reformados: 605
  • Empregados no setor primário: 13
  • Empregados no setor secundário: 641
  • Empregados no setor terciário: 597

Infraestruturas[editar | editar código-fonte]

  • Edifícios: 851
  • Alojamentos: 1209
  • Residências arrendadas: 217

Dados estatísticos dos Censos 2011.[3]

Dados eleitorais[editar | editar código-fonte]

Eleições autárquicas[editar | editar código-fonte]

Partido % M % M % M % M % M % M % M % M % M % M % M % M
1976 1979 1982 1985 1989 1993 1997 2001 2005 2009 2013 2017
PS 45,01 4 33,18 4 38,92 5 37,46 4 58,27 6 62,61 6 51,36 5 11,09 1 26,32 3 37,32 4 43,21 4 44,61 4
PSD 23,13 2 39,31 4 24,20 2 27,59 3 37,78 4
CDU / APU 8,72 1 11,21 1 4,88 0 5,82 0 7,42 0 9,23 0 8,98 0 9,00 0 6,15 0 5,94 0 4,47 0
CDS-PP 28,92 3 47,99 7 9,95 1
PSD / CDS-PP 41,25 4 62,22 6 55,07 5 47,49 5 48,26 5
AD 54,64 8
PRD 15,99 1
IND 37,40 4
Brancos 1,26 1,41 0,86 1,18 0,54 1,05 0,84 1,05 1,42 0,59 2,51 1,58
Nulos 1,78 2,06 1,03 1,18 1,23 1,33 0,78 0,23 1,03 0,86 0,86 1,09
Abstenção 29,71 28,20 28,81 32,84 33,54 32,80 29,61 28,52 27,51 29,18 35,35 32,89

Dados eleitorais retirados do website da CNE. [4]

Festas e Romarias[editar | editar código-fonte]

  • Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima;
  • Queima do Judas;
  • Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário;
  • Festas em honra de São Pedro;
  • Festa do Menino Jesus.

Códigos Postais[editar | editar código-fonte]

  • Longras: 4770-750
  • Agra Maior: 4770-751
  • S.José do Monte: 4770-752
  • Além do Ribeiro: 4770-753
  • Boavista: 4770-754
  • Breia de Baixo: 4770-755
  • Breia de Cima: 4770-766
  • Carides: 4770-756
  • Casal: 4770-757
  • Estalagem: 4770-758
  • Floresta: 4770-759
  • Igreja Velha: 4770-760
  • Lameiras: 4770-761
  • Monte dos Combros: 4770-763
  • Outeiro: 4770-764
  • Penelas: 4770-765
  • Presa: 4770-767
  • Souto: 4770-768
  • Venda: 4770-769
  • Vila Mende: 4770-770
  • Vinhó: 4770-771
  • Rua da Paz e Rua Joaquim J. A. Pimenta: 4770-772
  • Rua Hilário Guedes Correia: 4770-773
  • Rua Camilo Castelo Branco: 4770-754
  • Av. João XXI (Breia - nº1 ao nº700): 4770-755
  • Av. João XXI (Souto - nº701 ao nº1020): 4770-768
  • Av. João XXI (Lameiras - nº1021 ao nº1200): 4770-761
  • Av. João XXI (Estalagem - nº1021 ao nº1350): 4770-758
  • Av. João XXI (Além do Ribeiro - nº1351 ao nº1600): 4770-753
  • Av. João XXI (Boavista - nº1601 ao nº1874): 4770-754
  • Av. João XXI (Carides - nº1875 ao nº2013): 4770-756

Associações[editar | editar código-fonte]

Junta de Freguesia[editar | editar código-fonte]

Organização[editar | editar código-fonte]

  • Presidente: Manuel Carvalho
  • Secretária: Cristina Dias
  • Tesoureiro: Licínio Pinto

Horário[editar | editar código-fonte]

  • Terça-Feira: 09h00 - 11h00
  • Quarta-Feira: 17h00 - 19h00
  • Sexta-Feira: 17h00 - 19h00

Informação colhida no website da Junta de Freguesia de Vermoim. [5]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vermoim (Vila Nova de Famalicão)


Referências

  1. «População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano)». Informação no separador "Q601_Norte". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 10 de Março de 2014.. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013 
  2. a b Portal Geográfico do Município de Vila Nova de Famalicão - http://81.90.61.41:8082/pmots_vnf/c?_act=page&_name=mapvnf
  3. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
  4. Comissão Nacional de Eleições - Autárquicas - http://eleicoes.cne.pt/#autar
  5. Junta de Freguesia de Vermoim - http://terrasdevermoim.com