Versão beta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A versão beta é a versão de um produto (geralmente software) que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes e são disponibilizados para que os usuários possam testar e eventualmente, reportar bugs para os desenvolvedores. No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final.

Na prática, sempre que um programa é lançado em versão Beta, significa que o próprio desenvolvedor admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas, porém já está em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia.

A ideia é usada há muito tempo na computação, com as versões beta e alfa (as alfa são ainda mais inacabadas e geralmente lançadas em caráter meramente experimental) os usuários podem experimentar e testar características novas e detalhes das novas versões, enquanto os desenvolvedores recebem informações valiosas sobre como o novo produto\versão deve ser melhorado, já que as pessoas que usaram aquela versão de testes podem apontar facilmente o que gostaram e não gostaram ou dar uma opinião sobre o que pode ser mudado.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Geralmente, em jogos eletrônicos, principalmente do gênero MMORPG, têm-se as terminologias Closed Beta (CB) e Open Beta (OB), que se referem à fase em que somente alguns jogadores poderão testar o jogo em versão beta, em uma fase mais fechada (daí o nome "closed", do inglês "fechado"), e à fase em que ainda não está completa, mas é aberta para todos (daí o nome "open", do inglês "aberto"). Em versões "closed" geralmente quem os testa são os administradores, criadores do jogo ou jogadores selecionados por meio de inscrição ou até mesmo sorteio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.