Vertigo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vertigo
A Mulher que Viveu Duas Vezes (PT)
Um Corpo que Cai (BR)
 Estados Unidos
1958 •  cor •  128 min 
Direção Alfred Hitchcock
Roteiro Alec Coppel
Samuel A. Taylor
Elenco James Stewart
Kim Novak
Barbara Bel Geddes
Género Suspense
Música Bernard Herrmann
Direção de arte Herny Bumstead
Hal Pereira
Direção de fotografia Robert Burks
Figurino Edith Head
Edição George Tomasini
Companhia(s) produtora(s) Paramount Pictures
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Vertigo (br: Um corpo que cai / pt: A mulher que viveu duas vezes) é um filme estadunidense de 1958, um suspense psicológico dirigido e produzido por Alfred Hitchcock. A história foi baseada no romance de 1954, D'entre les morts (dentre os mortos) por Boileau-Narcejac. O roteiro foi escrito por Alec Coppel e Samuel A. Taylor.

O filme estrela James Stewart como o ex-policial detetive John "Scottie" Ferguson. Scottie é forçado à aposentadoria precoce, porque um incidente na linha do dever o levou a desenvolver acrofobia (medo extremo de alturas) e vertigem (uma falsa sensação de movimento de rotação). Scottie é contratado por um conhecido, Gavin Elster, como investigador particular para seguir Madeleine (Kim Novak), esposa de Gavin, que está se comportando de forma estranha.

O filme foi filmado em São Francisco, Califórnia, e no Paramount Studios em Hollywood. É o primeiro filme a utilizar o zoom dolly, um efeito na câmera que distorce a perspectiva para criar desorientação, para expressar a acrophobia de Scottie. Como resultado do seu uso no filme, o efeito é muitas vezes referido como "o Efeito Vertigo".

Vertigo recebeu críticas mistas após a libertação inicial, mas agora é frequentemente citado como um clássico filme de Hitchcock e uma das obras marcantes de sua carreira. Atraindo críticas acadêmicas significativas, ele substituiu Cidadão Kane (1941) como o melhor filme já feito na pesquisa crítica Sight & Sound de 2012 do Instituto de Cinema Britânico 2012. Em 1996, o filme passou por uma grande restauração para criar uma nova impressão de 70 milímetros e trilha sonora DTS. Ele tem aparecido repetidamente nas pesquisas dos melhores filmes pelo American Film Institute, incluindo um ranking de 2007 como o nono melhor filme americano de todos os tempos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena do trailer do filme

Depois de um incidente num telhado, quando um policial morreu devido a acrofobia e a vertigem do detetive da Policia de San Francisco (Califórnia) John "Scottie" Ferguson, ele se aposenta. Scottie tenta superar seu medo mas sua ex-noiva Midge Wood sugere que apenas por outro choque emocional ele seria curado.

Então Gavin Elster, antigo amigo de faculdade, pede para que Scottie siga a esposa dele, Madeleine, afirmando que a mulher está possuída por um espírito. Scottie relutantemente aceita e segue Madeleine que vai a vários locais, inclusive uma sepultura de uma mulher chamada Carlota Valdes e num museu de arte onde está o retrato da falecida, que se assemelha a ela.

Um historiador local explica que Carlotta Valdes se suicidara. Gavin revela que Carlotta (cujo espírito suspeita que tenha possuído a esposa) era a avó de Madeleine, apesar dela não se lembrar. Continuando a seguir a mulher, Scottie tem que salvá-la de afogamento na Baía de San Francisco, numa aparente tentativa de suicídio.

Scottie acaba se apaixonando por Madeleine, mas novamente sua doença não consegue impedir que ocorra uma tragédia com a mulher. Scottie fica muito afetado com o ocorrido e se interna num sanatório, quase catatônico e sofrendo de depressão. Ao se recuperar, Scottie avista na rua uma mulher parecida com Madeleine, mas vestida com roupas mais vulgares. Ela se identifica como Judy Barton, de Salina, Kansas. Scottie fica obcecado por Judy e insiste que ela mude de roupas e penteado para ficar parecida com Madeleine. A mulher aceita por estar apaixonada por ele, mas lhe esconde um segredo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Depois de uma perseguição num telhado, onde seu medo de altura e vertigens resultam na morte de um policial, o detetive de São Francisco John "Scottie" Ferguson se aposenta. Scottie tenta superar o seu medo, mas sua amiga e ex-noiva Midge Wood diz que um outro choque emocional grave pode ser a única cura.

Um conhecido da faculdade, Gavin Elster, pede Scottie para acompanhar sua esposa, Madeleine, alegando que ela foi possuída. Scottie concorda com relutância, e segue Madeleine a um florista onde ela compra um buquê de flores, à Missão São Francisco de Assis, à sepultura de Carlotta Valdes, e a um museu de arte onde ela olha para o retrato de Carlotta. Ele a observa entrar no McKittrick Hotel, mas durante a investigação que ela parece não estar lá.

Um historiador local explica que Carlotta Valdes tragicamente cometeu suicídio. Gavin revela que Carlotta (que ele teme estar possuindo Madeleine) é a bisavó de Madeleine, embora ela não tenha conhecimento disso, e não se lembre dos lugares que visitou. Scottie segue Madeleine a Fort Point e, quando ela se joga na bahia, ele a resgata.

No dia seguinte, Scottie segue Madeleine. Eles se encontram e passam o dia juntos. Eles viajam para Muir Woods e Cypress Point na 17-Mile Drive, onde Madeleine corre em direção ao oceano. Scottie a agarra e eles se abraçam. Madeleine narra um pesadelo e Scottie identifica a sua localização como a Missão San Juan Bautista. Ele a leva até lá e eles expressam seu amor um pelo outro. De repente, Madeleine corre para a igreja e vai até a torre do sino. Scottie, parado nos degraus por causa de sua vertigem, vê Madeleine mergulhando para a morte.

A morte é declarado um suicídio. Gavin não culpa Scottie, mas ele se abala, torna-se clinicamente deprimido e está em um sanatório, quase catatônico. Após a alta, Scottie freqüenta os lugares que Madeleine visitou, muitas vezes imaginando que ele a vê. Um dia, ele nota uma mulher que o faz lembrar de Madeleine, apesar de sua aparência diferente. Scottie segue-a e ela se identifica como Judy Barton, de Salina, Kansas.

Um flashback revela que Judy era a pessoa que Scottie conheceu como "Madeleine Elster". Ela estava imitando a esposa de Gavin como parte de uma trama de assassinato. Judy redige uma carta para Scottie explicando seu envolvimento: Gavin tinha tomado deliberadamente vantagem da acrofobia de Scottie para substituir o corpo recentemente morto de sua esposa no aparente "salto suicida". Mas Judy rasga a carta e continua a farsa, pois ela ama Scottie.

Eles começam a se ver, mas Scottie continua obcecado com "Madeleine", e pede a Judy que mude suas roupas e cabelo para que ela se pareça com Madeleine. Após Judy consentir, esperando que eles possam finalmente encontrar a felicidade juntos, ele nota que ela está usando o colar retratado na pintura de Carlotta, e compreende a verdade. Ele insiste em levá-la à Missão.

Lá, ele lhe diz que ela deve reencenar o evento que o levou à loucura, admitindo que agora ele entende que "Madeleine" e Judy são a mesma pessoa. Scottie a obriga a subir à torre do sino e a faz admitir sua mentira. Scottie chega ao topo, finalmente derrotando sua acrofobia. Judy confessa que Gavin lhe pagou para representar a "possuída" Madeleine. Gavin falsificou o suicídio, atirando o corpo de sua esposa da torre do sino.

Judy implora que Scottie a perdoe, porque ela o ama. Ele a abraça, mas uma figura sombreada surge do alçapão da torre, assustando Judy, que dá um passo para trás e cai para a sua morte. Arrasado novamente, Scottie para na borda, enquanto o vulto, uma freira investigando o ruído, toca a campainha missão.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Oscar 1959 (EUA)

Festival de Cinema de São Sebastian 1958 (Espanha)

  • Alfred Hitchcock foi premiado como melhor diretor e, James Stewart recebeu o prêmio de melhor ator.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O livro "D'Entre les Morts", de Pierre Boileau e Thomas Narcejac foi escrito especialmente para Alfred Hitchcock, após os autores tomarem conhecimento de que o diretor tentara adquirir, sem sucesso, os direitos de adaptação de outro livro deles, Diabolique.[1]
  • Hitchcock queria a atriz Vera Miles para o papel de "Madeleine", mas ela ficou grávida e não pode atuar no filme. Porém, mais tarde, a mesma apareceu no privilegiado Psicose (também de Hitchcock).
  • O diretor aparece no filme aos onze minutos, vestindo terno cinza e caminhando no estaleiro.
  • A iluminação no filme muda quando algo importante vai acontecer.
  • Barbara Bel Geddes tornou-se mundialmente famosa e conhecida do público não-cinéfilo muitos anos depois, ao interpretar a matriarca Eleanor Ewing, na popular série de televisão Dallas, nos anos 70 e 80.
  • O filme criou um efeito pioneiro no cinema que mais tarde seria usado largamente. O efeito provoca uma sensação de vertigem (título original do filme: vertigo = vertigem). O efeito foi tão original que um de seus nomes é Vertigo effect. Outros nomes: dolly out, Hitchcock effect. O efeito Vertigo se propõe a distorcer o cenário, aproximando o que está em primeiro plano e aumentando o que está em segundo plano.
  • A trilha sonora da versão brasileira (dublada) do filme é, na maior parte, distinta da versão original, composta por Bernard Herrmann.
  • Este filme foi exibido pela primeira vez na televisão portuguesa através da RTP1. A sua estreia em televisão efectuou-se na rubrica "Lotação Esgotada" de 1 de Novembro de 1989, às 21 e 25 da noite.
  • Aquando da estreia, o filme foi mal compreendido nos EUA, o que levou a que o filme fosse um grande fracasso de bilheteria, mas a Paramount não ficou desiludida, pois fracasso foi coisa que não aconteceu no estrangeiro. Hitchcock foi obrigado pelos distribuidores europeus a filmar uma nova cena, a acrescentar ao final do filme, exigência que foi alegremente aceite pelo mestre, e ajudou a que o filme obtivesse mais sucesso. Mais tarde, o filme foi reconhecido pelos espectadores americanos na sua reexibição, e com o passar dos tempos, o filme foi se tornando num dos maiores sucessos de sempre de Hitchcock, alguns considerando-o como "o melhor filme de todos os tempos".
  • O filme foi restaurado e remasterizado em 1986 pela família de Hitchcock, mas os negativos originais do filme, deteriorados pelo tempo e pela má conservação, esses foram restaurados completamente em 1996, a um custo de um milhão de dólares, por Robert Harris e James Katzos, os mesmos laboratoristas que recuperaram os originais de Lawrence da Arábia e Minha bela dama.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Informações sobre Um Corpo que Cai no AdoroCinema. Página visitada em 15-06-2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vertigo (filme)