Vesenkha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vesenkha (Russo: Высший совет народного хозяйства (ВСНХ) trad. Vysshiy soviet narodnogo khozyaystva) foi o Conselho Supremo da Economia Nacional da União Soviética.

Formado em 1917 e dissolvido em 1932. Sua atribuição foi supervisionar e controlar as indústrias recém-estatizadas. Tinha poderes de confisco e de expropriação.

Havia organizações subordinadas ao Vesenkha em cada uma das Repúblicas da União Soviética. Referiam-se a estas como BCHX seguido pelo acrônimo da respectiva República. (por exemplo: ВСНХ РСФСР para a RSFSR). Podia-se referir ao conselho supremo da União das Repúblicas como BCHX CCCP. Geralmente os conselhos subordinados tinham reduzido poder de controle, basicamente sobre indústrias menores que usavam matéria-prima das respectivas regiões e abasteciam mercados locais. Qualquer grande empreendimento industrial era controlado por um dos departamentos do setor industrial do conselho supremo.

Após sua dissolução, o órgão central da URSS passou a ser o Gosplan.

Estrutura Organizacional[editar | editar código-fonte]

No Vesenkha os departamentos eram divididos em dois tipos:

  • Departamentos do setor industrial: criados por decreto, em 1926, consistiam em "departamentos superiores", conhecidos como glavki (glavnye upravlenija). Os chefes de todos os departamentos desse setor, juntamente com representantes das Repúblicas da União, formavam o conselho supremo Vesenkha.

Chefes do Vesenkha[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.