Vespasiano Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vespasiano
VespasianoEC.png
Nome Vespasiano Esporte Clube
Mascote Frango d´água
Fundação 1916
Estádio Ilvo Marani
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Vespasiano Esporte Clube é um clube de futebol da cidade de Vespasiano, no estado de Minas Gerais. Foi fundado no ano de 1916, suas cores são o azul e o branco.

História[editar | editar código-fonte]

Vespasiano Esporte Clube, foi fundado em 27 de setembro de 1916,seus principais fundadores segundo os antigos foram os dois irmãos Senhores Paluca e Juca, o campo iniciou-se na fazenda do barreiro, os mesmos dirigiram o Clube até 1930.Neste ano foi formada uma diretoria completa sendo o Presidente o Sr. Gerson de Moura que na sua gestão elaborou o estatuto do Clube e o registrou no cartório Gero Oliva em Belo Horizonte. Este estatuto vigorou por muitos anos.

Sua primeira diretoria formada que se tem registro e noticias circulada na comemoração dos 80 de fundação foram o seguinte:

Presidente Romeu Romanelli;

Vice-Presidente Miguel Timponi;

Secretarios João Silva e Francisco de Lima;

Tesoureiros João Barbosa da Fonseca e José Emidio Silva;

Diretor Esportivo Antônio de Oliveira;

Treinador Manoel Antônio de Araújo.

Estádio Ilvo Marani[editar | editar código-fonte]

Teve em sua história dois campos, um perto do rio, onde começou o time, era cercado em volta com grade de madeira. Foi desapropriado pelo antigo proprietário, tendo então de procurar outro local para fazer novo campo.

53 pessoas juntaram e deram o dinheiro para comprar o terreno. O Gerente do Banco Agrimisa Zé Campolina, que arrumou a papelada para concretizar o negocio.

Construíram definitivamente o atual com muita luta e participação dos admiradores e da sociedade esportiva Vespasianense, sob a direção direta do seu Presidente Valdir Soares Pereira e seu maior idealizador do projeto Senhor Ilvo Marani, que deu nome ao estádio.

Durante o período de construção das obras do campo, foram diversos estágios,destacaram o plantio do gramado, onde personalidades do time como: Adão Mormela, Sr. Themes, Pedrinho.Horácio e Zé Basilio, Guilherme Rocha, Acácio, Alberci Soares, Zé Rocha, juntamente com muitos adeptos, sempre estiveram participando em diversas áreas do projeto idealizado por Ilvo Marani, ainda destacamos nomes como os Srs Luiz Maria de Souza,Nem Rocha, Ulisses, Sr. Bodé,Pedro Maria, Sr. Themes, Lucas Albano da Costa, Marisio Cedro, Alencar Maria de Souza,Zeca Perpétuo,Sr.Dé e seu filho Robson, Daltinho, Zé Marani,Núbio,Raimundo Lopes,João Araújo.Marcilio Agostinho Jorge,Daniel Araújo,Jaime do Nascimento este responsável pela topografia.

CONSTRUÇÃO

Na década de 1960, um grupo de pessoas abnegadas e unidas com o objetivo de engrandecer o panorama esportivo e cultural de Vespasiano arregaçou as mangas e iniciou a construção do que é hoje a nossa principal área de eventos esportivos e culturais.Naqueles tempos Vespasiano estava longe do progresso que ostenta hoje, mas havia a união das famílias e da sociedade em torno dos ideais. Sem maquinário pesado, sem a força de uma arrecadação financeira que pudesse ajuda-los, construíram o estádio literalmente com as próprias mãos. Um exemplo de que a união, o idealismo e a força de vontade fasem obras mais produtivas e poéticas que o chamado progresso.

No terreno comprado pelos diretores e conselheiros tem inicio aos trabalhos de construção do estádio. O Sr Jaime Nascimento (topógrafo) e o presidente do VEC, Ilvo Marani, deu inicio as obras.

Estavam alargando o rio na época e aproveitando levavam a terra para a área do campo para aterrar, os caminhões pertencentes a Ivo Marani,João Mula Manca,Roberto Rocha,Zé Rocha,Guilherme Rocha, eram os que mais trabalhavam.

Diretores e colaboradores Zeca Perpétuo,Orsine Xavier,Daltinho(José A.Martins Soares),Sô Bebeto,Pedrinho Português, Waldir Soares,D.Mariquita,Bento,Núbio,Batista. Zé Basilio,Agostinho Jorge,Euler Conrado,Raimundo Lopes,João Araújo,Marcilio,José Rocha,

Luis Maria de Souza,Dé,Nem Rocha,Zé Ulisses, Bodé,Toninho Rocha,Pezão,Roberto Rocha,Alencar Maria de Souza,Toninho,Alencar,Guilherme Rocha,Marisio Cedro,Acácio,Albeci Soares,Temistocles Souza Lima, Sô Temes,Euler Conrado Silva,Adão de Mormelo,Horácio.

Hinos[editar | editar código-fonte]

PRIMEIRO HINO DO VESPASIANO ESPORTE CLUBE

Autoria : Dumas Chalita Chalup

Colaboração : Mariinha e Deuzinha

Vespasiano pelo passado tradicional.

No sertão és o principal,amador veterano.

Vespasiano por tua glória que treinaremos.

Em segurança seremos de um valor insano.

Viva a luta que o ardor controla,nela mostramos o grande valor que temos no manejo da bola.

Revelando o que somos,causamos temor.

Vespasiano a nossa linha é formidável, é um terror.

A defesa invejável e um quiper soberano.

Assim organizado será sempre o vencedor.

E no tempo peso, pesado terá fruto em vez de flor.

HINO OFICIAL DO VESPASIANO ESPORTE CLUBE

Letra e música: Edílson Pereira & Silmar P. Moreira

Arranjos e Interpretação: Ziza & Silmar

Oh dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe VEC.

O mundo se coloriu de azul

O Vespasiano é temido

De leste, oeste, de norte a sul.

Vespasiano és o clube do meu coração!

Com muita raça, vibra com garra e determinação;

O nosso lema é lutar e seu nome honrar

Como o azul do céu reflete o mar

Sua estrela sempre a brilhar.

Tamanha é a nossa euforia

Vespasiano entra em campo para jogar!

Explode o coração de alegria;

Tanta emoção é difícil segurar…

Com forte sol, debaixo d´água;

Por onde passa, deixa mágoa.

É o lutador e vingador

O imbatível “frango d´água”.

Personagens notáveis[editar | editar código-fonte]

Paulo Cota da Fonseca (PALUCA), fundados do Vespasiano Esporte Clube.

Geraldo Raimundo Araujo, foi um dos fundadores do Vespasiano Esporte Clube, foi técnico do time por muito tempo, e um dos maiores jogadores que passou pelo Clube.

Afonso Bandejão foi atleta do VEC sendo um dos maiores jogadores da história do Atlético Mineiro.

Batista um atleta do VEC e um dos melhores que já jogou no Atlético Mineiro.

João Bosco dos Santos (Buião) foi jogador do VEC e transferiu para o Clube Atlético Mineiro. Jogou em vários grandes clubes, como Corinthians e Atlético-PR.

Abdala Mussa Sobrinho, também jogou pelo VEC, como goleiro, um dos principais. Conquistou muitos títulos, entre eles destacamos o campeonato de 1972

Neto, atleta do VEC.

Mundico, atleta do VEC.

Juca do Sobrado, atleta do VEC.

Americo, atleta do VEC.

Dute, atleta do VEC.

Salomão, atleta do VEC.

Mormelo, atleta do VEC.

Tote, atleta do VEC.

Bertolino, atleta do VEC.

Raimundo, atleta do VEC.

José Mansur destacou como dirigente esportivo do Vespasiano Esporte Clube.

Agostinho Jorge, Melhor Diretor do Vespasino Esporte Clube SR, foi homenageado com uma medalha.

Um dos que muito ajudaram o Vespasiano E.Clube foi o prefeito José Elias Issa, Miguel Issa e seu filho Marconi Issa.

Valdir Soares Pereira, foi um dos idealizadores da construção do campo, sendo seu presidente quando das obras, inaugurando o campo. Foi um dos que mais trabalhou para que o sonho se torna-se ralidade, sempre esteve junto dos interesses do clube.

Rui da Varginha era o dono do terreno e doou para para fazer o estádio do clube.

Principais Feitos[editar | editar código-fonte]

O Vespasiano detém em sua história como Clube Amadoristas uma bela marca de conquistas. Nos anos 50 a 60 obteve vários títulos municipais, sendo o maior deles o de Campeão Sertanejo. ,Eleito o Clube Amador mais querido de Minas Gerais, promoção realizada nos jornais Debate e o Diário, título dado por Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Facebook Oficial